terça-feira, 29 de julho de 2008

Pilates: Grávidas em Forma


Muitas grávidas optam por aulas de pilates para corrigir problemas de postura e fortalecer os músculo, principalmente — fatores que contribuem bastante para uma gestação mais tranqüila e que favorecem o momento do parto. Segundo a professora Miridan Menezes, a técnica é ideal para as gestantes, uma vez que elas não podem ser submetidas a exercícios de alto impacto.




Miridan alerta, porém, que os exercícios só podem ser iniciados após liberação médica. Para a professora, o ideal seria as mulheres se programarem quando decidirem engravidar. “Quer engordar? Então vamos trabalhar o corpo para isso”, diz.
Além de alinhar o corpo, o pilates fortalece a musculatura adutora, os músculos oblíquos, o reto do abdome e o diafragma. A técnica trabalha também, ainda segundo Miridan, o retorno venoso — aquele inchaço típico das gestações —, além de promover o fortalecimento dos membros superiores e inferiores, das mamas, costas e regular a respiração.




“Certos exercício físicos não podem ser feitos pelas grávidas, pois não podemos pedir muito delas. Trabalhamos a parte de alongamento e equilíbrio. Uma aluna minha tinha problema de dores nas costas devido ao peso da barriga, mas com os exercícios, as dores pararam”, diz a professora.




Exercícios dão disposição e evitam inchaço




A engenheira civil Ana Paula Sobral de Freitas, 33 anos, sempre praticou natação — dos três aos 21 anos mais precisamente, sendo que a partir dos oito passou a treinar mais arduamente para competições. Mas a rotina de uma vida agitada, com muitos compromissos profissionais, a fez parar de nadar por cerca de dez anos. Quando começou a planejar sua gravidez, ano passado, uma das primeiras medidas preventivas que tomou foi voltar a praticar uma atividade física regular. Retomou a natação e as aulas de pilates.




“O resultado é muito bom e importante para a gravidez. Sinto que estou com uma disposição muito maior e que fui logo retomando minha musculatura. Já o pilates trabalha minha elasticidade e força. Já percebi a evolução”, diz Ana Paula, que foi liberada por sua ginecologista para fazer exercícios físicos após a 16ª semana de gestação. A engenheira tem aulas de pilates três vezes por semana, seguindo um programa diferenciado dos demais alunos.




Fonte: Site Tribuna do Norte

Pilates com bola: controle sua ansiedade

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.



Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.


No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes “roubem” o direcionamento da força.

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o nível de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.

A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

Experimente!
Fonte: Revista Pilates - online

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pilates melhora concentração e postura das crianças


As crianças têm se queixado de dores cada vez mais cedo, o que é causado pelo grande número de atividades, peso excessivo das mochilas e uso intenso do computador e vídeo game.

Segundo a professora de educação física Andréa Melo, 20% das crianças com idade entre sete e 16 anos reclamam de dores na coluna e lombares. “Eu não me lembro de sentir dores no corpo com tão pouca idade”, diz ela.

Para aplicar a técnica do pilates nas crianças, Andréa estudou e fez testes durante dois anos e meio até colocar em prática. “A técnica trabalha a postura e as crianças precisam disso. Elas têm que saber como se sentar na hora de estudar e comer”.

Se para os adultos o pilates trabalha o reequilíbrio corporal e reeducação postural, para os mais novos ele previne problemas mais sérios. Ele vem para educar e minimizar problemas de postura e doenças que podem surgir depois.

Para Andréa, um problema sério é a falta de informação das crianças a respeito da postura correta. “Os pais dizem para os filhos se sentarem direito, mas não explicam a eles qual é a forma correta”.

Crianças acima de nove anos já têm capacidade maior de concentração e atenção, fundamentais para o pilates, que trabalha a partir do auto-conhecimento do corpo. Por isso, as que possuem essa idade já podem praticar. Elas utilizam os mesmos aparelhos que os adultos, porém há uma adaptação para atender a altura delas. A professora utiliza almofadas, caixas de diferentes tamanhos e molas menores.

Segundo Andréa, o ideal é que fossem feitas duas aulas, de 50 minutos cada uma, por semana. Porém, diante de tantas atividades que os pais priorizam para os filhos, que seja feito, pelo menos, uma vez por semana. Como qualquer outro exercício, o pilates pede roupas leves, confortáveis. Porém, é feito descalço ou de meia, já que os pés são importantes para expressar o que se passa no corpo. “Através deles percebemos muitas coisas a respeito do corpo”.

O fato de que crianças não podem fazer força, o que impediria o crescimento, é afastado pela professora. Ela enfatiza que todos os exercícios são progressivos e adequados a elas, respeitando os limites. “Ao contrário do que dizem, ele estimula o crescimento”. Ela alerta que esta não é uma atividade aeróbica, portanto, não é usada para perder gordura. “Para isso, tem que fazer algum esporte ou dançar”.

Porém, existe uma linha do pilates que proporciona a perda de gordura. É o aerobic ball, atividade realizada em grupo. São duas aulas por semana, de 30 minutos cada uma. Além desta, também há o pilates fisioterápico, voltado para crianças que nasceram com alguma patologia e precisam tratar com fisioterapia.

“Este é o caso de quem nasce com o pé tortinho e costuma cair muito”, completa ela.
A professora explica que o diferencial da técnica é o fato de os exercícios serem individuais, possibilitando trabalhar o que as crianças mais precisam, atingindo o objetivo de cada uma. Ela acrescenta que a avaliação física também é desenvolvida especialmente para elas.

Entre os benefícios para as crianças que praticam pilates, Andréa aponta a proteção do sistema locomotor, a melhora na postura, no sono e no alongamento. Ele diminui o estresse infantil, proporciona relaxamento e minimiza o desconforto do estirão de crescimento, quando a criança começa a entrar na adolescência e cresce demais, o que provoca dores.
Fonte: Revista Pilates - online

Diferença entre Pilates e RPG



Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.








Reeducação Postural Global (ou sua marca registrada RPG) é uma forma de fisioterapia desenvolvida na França por Ph.-E.Souchard. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de “fluagem”.
Fonte: Revista Pilates - online

terça-feira, 1 de julho de 2008

Pilates: uma atividade em ascensão



Para quem tem arrepios só de pensar em ingressar em uma sala de aeróbica, ou tem pavor de contar repetições entre pesos e alteres na musculação, a alternativa mais procurada atualmente é o Pilates. No Brasil há pouco mais de uma década, o método já cativou milhares de pessoas e continua crescendo em ritmo acelerado por todo o território nacional.

A estudante Camila Fröhlich, 19 anos, de Novo Hamburgo, é uma das pessoas que trocou a academia de ginástica pelo Pilates. Há um ano na atividade, ela diz já ter obtido resultados melhores do que no tempo em que se via entre alteres e a esteira. “Foi a atividade física com a qual eu mais me identifiquei, não falto às aulas e gosto muito dos exercícios”, destaca a estudante.

Os exercícios são feitos por diversos equipamentos que auxiliam no alongamento e no relaxamento corporal, o que proporciona mais conhecimento dos limites do corpo, além de aumentar sua flexibilidade. Além disso, o Pilates melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, além de ajudar a combater o estresse e outros males de uma vida agitada.

Os movimentos da prática lembram os de um acrobata e os equipamentos têm uma aparência rudimentar – mas não tenha receio, é só a aparência.

Os exercícios são classificados como básico, intermediário e avançado e são repassados de acordo com os objetivos e as necessidades do praticante. Nos Estados Unidos, a técnica conquistou a todos e aqui no Brasil está seguindo o mesmo caminho.
Fonte: Revista Pilates online

Gisele Bündchen também faz Pilates

A top model brasileira não dispensa o uso de seu Reformer nas horas vagas no seu apartamento em Nova York.
Dedicada ao auto-conhecimento e práticas para uma vida saudável como a realização de exercícios físicos diários, ioga e pilates, a modelo diz não ser mais sensível ao que as pessoas falam a seu respeito. “Desde muito jovem tenho uma imagem pública, mas essa imagem não corresponde à minha pessoa verdadeira”, diz.
Com planos para um futuro próximo, a modelo garante que nunca deixará de trabalhar e que há mais de um ano pensa em ter a Fundação Gisele Bündchen. Por enquanto, concentra-se em projetos em seu próprio mercado: “Tenho vários planos na área fashion. Se derem certo, daqui a um ano terei novidades. Aguarde!”, profetiza a modelo.
Fonte: Revista Pilates online