sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pilates e artrose

Método original de Pilates ajuda a amenizar os sintomas da artrose.

No dia 26 de julho comemora-se o dia da avó. Muito se fala sobre elas, que são mães por duas vezes, mimam os netos, permitem que eles façam o que quiserem e dão um grande suporte na sua educação. Além disso, elas têm muito a ensinar com a sua vasta sabedoria e experiência de vida.

Mas, envelhecer também tem os seus percalços. Com o passar dos anos, a saúde fica mais frágil e começa a exigir atenção especial. É o momento de retribuir todos os cuidados e carinhos por elas dispensados aos netos e também de demonstrar – lhes o quanto elas são importantes para a família. Elas merecem orientação e ajuda para tomar certos cuidados com sua saúde física e mental.

A artrite ou artrose, conhecida como doença de desgaste do osso, é muito comum e atinge as pessoas idosas A artrose pode ter várias causas: desgaste das articulações (osso com osso), envelhecimento, abuso nos movimentos repetitivos e de impacto nas articulações, como também carregar muito peso. “Uma forma de aliviar os sintomas é praticar atividade física, mas deve-se escolher uma que seja mais apropriada”, afirma a instrutora de Pilates, Inelia Garcia, diretora da rede The Pilates Studio®Brasil.

De acordo com Inelia, pessoas com artrose têm freqüentes dores nas costas, o que aumenta a curvatura lombar (lordose). “A prática do Método Pilates ajuda a amenizar essas dores, porque fortalece a musculatura das regiões do abdômen, coxas e dos glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor”.

A intensidade da dor pode chegar a interferir no dia-a-dia das pessoas, ao diminuir a amplitude de seus movimentos e dificultando atividades comuns como andar, ficar em pé, sentar, subir e descer escadas, colocar meias, amarrar o cordão do sapato. “Os exercícios de Pilates ajudam a manter e a melhorar os movimentos e a execução das funções diárias. Além disso, o método é recomendável por melhorar a circulação sangüínea, a postura e função respiratória proporcionando saúde e bem-estar.”´

São mais de mil tipos de exercícios precisos e simétricos, executados em aparelhos diferenciados ou no solo (MAT Pilates). A aula pode ser em grupo ou individual e dura em média 55 minutos. O Pilates é indicado a partir dos 10 anos e não tem limite de idade, pode ser praticado por qualquer pessoa.