segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Salto alto aumenta chances de lesões nos pés e joelhos








Cerca de 40% das mulheres que usam salto alto já sofreram acidentes por causa dos sapatos

Sapatos de saltos podem deixar as pernas mais longas e um ar mais elegante ao visual, no entanto, um levantamento feito com 1 mil mulheres pela empresa de calçados MBT descobriu que mais de 40% das adeptas ao salto alto já sofreram acidentes por causa do sapato e caíram. As informações são do The Guardian.

Saltos com mais de 7,6 cm podem aumentar a pressão sobre os pés e afeta todas as partes do corpo da mulher quando ela caminha.

O dilema

Os sapatos altos estão na moda, mas pesquisas mostram o que muitas mulheres já sabiam: que fazem doer os pés e que não são saudáveis para o uso diário. Uma pesquisa da Harvard mostrou que mulheres adeptas do salto alto têm mais chances de desenvolver artrite no joelho e pode danificar a articulação.

Ao usar os sapatos, o peso do corpo não é distribuído de maneira uniforme entre os pés. A pressão fica concentrada na parte dianteira da sola dos pés e dedos. Além disso, elas desenvolvem músculos e tendões da panturrilha mais curtos e grossos, o que causa dor quando colocam os pés no chão e inflama os tendões.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos diz que joanetes, que são inchaços dolorosos ao lado da base do dedão do pé, estão ligados não apenas aos sapatos estreito, mas ao salto alto também.

Cair de salto é deselegante, mas a queda pode levar a uma consequência mais séria, como uma torção no tornozelo. Saltos altos também causam dor nas costas, porque é difícil manter as costas alinhadas com os sapatos.

A solução

A maioria das mulheres usa sapatos que são demasiado pequenos para os pés, o que pode aumentar os danos causados pelo alto alto. Certifique-se de que seus sapatos se encaixam - deve haver um centímetro de espaço entre o dedão eo final do sapato.

Não use sapatos de salto alto todos os dias. Limite o tempo a não mais de cinco horas. Quando você anda de salto, deslize ao invés de bater e coloque o calcanhar no chão antes da parte da frente do pé. Para caminhadas longas, use sapatos baixos.

As meninas mais jovens se começam a usar sapatos altos quando novas, têm mais chances de desenvolver problemas de dores nas costas e nos pés na vida adulta.


Fonte: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5436175-EI16557,00-Estudo+salto+alto+aumenta+chances+de+lesoes+nos+pes+e+joelhos.html

sexta-feira, 14 de outubro de 2011