segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pilates na gravidez facilita o parto


Foto: Pilates Studio Fit


Durante o período de gestação, o corpo vai mudando rapidamente, e essas mudanças causam muito desconforto, fazendo com que a mulher sinta dores e apresente uma má postura.

Nessa fase os exercícios de condicionamento feitos com o auxilio das Técnicas de exercícios do Pilates pode ser de grande ajuda, amenizando as dores e melhorando a postura. Mas para isso, primeiramente a gestante deve procurar orientação médica, e caso não haja contra-indicação médica, ela poderá inicializar o exercício após completar o terceiro mês de gestação podendo continuar praticando até o final do sétimo mês, mais lembre-se, para isso deve primeiramente comunicar seu médico.

O Pilates durante a gravidez proporciona muitos benefícios tais como: Fortalecimento e alongamento da musculatura do abdome, também dos glúteos e da parte inferior das costas, que é parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral, além de diminuir a sensação de desconforto muito comum entre as grávidas, diminui também o inchaço das pernas e as dores nas costas.

A gestante que pratica Pilates adquire um bom condicionamento físico que proporciona a ela um bem-estar, alem de controlar o peso terá um abdome mais forte que vai tornar o trabalho de parto mais fácil.

Como os músculos do abdome estarão mais fortes irão facilitar o nascimento do bebê. O útero irá se contrair para expulsar o bebê, e automaticamente neste momento como um ato reflexo, a mulher faz a pressão abdominal que empurrar o bebê pelo canal da vagina. Nesta hora pode se perceber os benefícios de pilates, pois um abdome forte facilita e muito esse trabalho. Outra vantagem para quem pratica o Pilates, é que após o nascimento do bebê, se a musculatura estiver bem preparada, a recuperação será mais rápida.

Durante a pratica do Pilates, sem dúvidas a prioridade é que os movimentos sejam executados corretamente, sendo que a grávida deve estar acompanhada por um instrutor qualificado para que possibilite e garanta uma postura adequada da grávida. Nestes casos o principal objetivo é fazer poucas repetições de movimentos e com uma carga leve para que não venha a causar problemas durante agravidez. Para isso procure uma academia especializada.

Afinal você não gostaria de comprometer a saúde do seu bebê, não é mesmo.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pilates como tratamento para Artrite Reumatóide

Muitas pessoas usam a palavra “artrite” para se referir a todas as doenças reumáticas. Porém, a palavra significa literalmente inflamação na articulação; que é inchaço, vermelhidão e dor causada por tecido lesionado ou enfermidade na articulação.

O vários tipos diferentes de artrite englobam apenas uma parte das doenças reumáticas. Algumas enfermidades reumáticas são descritas como doenças do tecido, porque elas afetam o tecido conectivo do organismo, a estrutura de suporte do corpo e seus órgãos internos. Outras são conhecidas como doenças auto-imunes porque são causadas por um problema no qual o sistema imunológico danifica os próprios tecidos sadios do corpo.

Exemplos de algumas doenças reumáticas:

• Osteoartrite

• Artrite reumatóide?

• Fibromialgia

• Lúpus eritematoso sistêmico

• Escleroderma?* Artrite reumatóide juvenil

• Espondilite anquilosante

• Gota

Fonte: revistafashionnews.com
Muito confundida com a artrose, porém diferente, a artrite reumatóide é uma doença auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulações, e em alguns casos, também das estruturas vizinhas e com comprometimento do estado geral do paciente. A intensidade da doença varia de acordo com as características genética do indivíduo, já que a doenças está relacionada com o sistema imunológico. Sua causa ainda não foi comprovada, embora existam hipóteses. Sabe-se que em determinadas situações, a artrite pode ter origem em outras doenças, por isso é fundamental que esta seja diagnosticada.

Afeta mais as mulheres, normalmente entre os 30 e 50 anos. Entretanto, existe uma variante desta doença, a artrite reumatóide juvenil, cujas primeiras manifestações aparecem antes dos 16 anos, mas a freqüência é menor do que nos adultos .

As articulações mais afetadas são as do punho, dedos e tornozelos, porém, todas as articulações podem ser atingidas, normalmente de forma simétrica. Nos indivíduos que possuem artrite reumatóide, é comum se dar a rigidez matinal, importante dificuldade para movimentar as articulações. Embora a inflamação se limite à membrana articular, a articulação aparece inchada e vermelha. À medida que o processo inflamatório avança, ocorrem deformações na região afetada com possibilidade de tornar a estrutura inválida. Com isso, há a probabilidade do surgimento de nódulos que invadem e destróem a cartilagem, podendo afetar outros órgãos como o coração, o fígado, os pulmões, os rins, as artérias e o sistema nervoso periférico. Nestes casos, existem sintomas diferenciados, de acordo com o órgão.

O principal sintoma é a dor, proporcional ao grau de inflamação. A princípio, se dá com os movimentos ou pressão sobre a articulação afetada, com a progressão da doença, a dor se manifesta em repouso e acompanhada de atrofia muscular. Ainda, pode ocorrer febre, perda de apetite e de peso. Para a artrite, infelizmente, não existem formas de prevenção.

Vale ressaltar que qualquer pessoa que se submete a determinados esforços mais intensos ou traumáticos, pode desenvolver um quadro inflamatório da articulação que, na fase aguda, denomina-se artrite.

O exercício físico continua sendo importante também a esses indivíduos, porém, é necessário o equilíbrio entre a prática do mesmo e o descanso. Quando os sintomas estiverem intensos, diminua a intensidade e descanse, mas não páre. É importante que as articulações sejam estimuladas para a produção do líquido sinovial, um tipo de “graxa” que ameniza o atrito.

Com o Pilates, é possível dar continuidade a uma gama de exercícios com segurança e com efetividade. Neste período de pico dos sintomas, o programa da aula é direcionado principalmente à mobilização das articulações, mantendo os cuidados apropriados para evitar o cansasso e sobrecarga, assim evitando que os sintomas se intensifiquem. Quando as crises passarem, as dores e os inchassos diminuirem, a prescrição dos exercícios de Pilates podem progredir aos poucos, sem exageros, com a possibilidade de enfocar também nesse momento, o equilíbrio muscular através da força e flexibilidade dos músculos debilitados de forma que as articulações sejam preservadas. Além disso, o Pilates proporcionará uma grande consciência corporal ao indivíduo, que somado às capacidades físicas potencializadas em uma estrutura corporal equilibrada, resultará em um padrão de movimento mais eficiente e econômico, haverá então menos gasto de energia e as articulações estarão mais protegidas nas atividades da vida diárias.

É importante que o profissional e o próprio portador da artrite reumatóide preste muita atenção ao jeito e sensações dos movimentos, facilitando assim a adaptação ao programa de exercícios. Fazer compressas de água quente durante os períodos de crise pode proteger as articulações de um dano adicional.



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Desvios Posturais





Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.

Lordose

É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.
Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).
A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Cifose

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Salto alto: um perigo para a coluna das adolescentes

O uso desse tipo de sapato talvez explique a crescente incidência de problemas posturais entre as jovens

Treme-treme na base

O salto eleva o calcanhar, o que obriga o esqueleto a se reposicionar todo errado

1. Para se equilibrar, a menina força os joelhos para dentro e afasta os pés, provocando o formato em X nas pernas. No futuro podem surgir desgastes nas articulações
2. O peso é transferido para a frente, mudando o centro de gravidade para a ponta do pé. O vício gera adaptações posturais que fazem a garota, mesmo sem salto, andar tombada
3. O quadril inclina ainda mais para a frente, acentuando a curvatura da região lombar, no fenômeno conhecido por hiperlordose. É isso que deixa o bumbum arrebitado
4. A batata da perna atrofia e aí é só descer do salto para a musculatura ter de esticar forçadamente e doer, doer...
5. Com o tempo, a usuária descarrega o peso do corpo na porção lateral dos pés, que projeta o calcanhar para fora. Por isso os calçados altos costumam se desgastar mais na lateral externa
6. A ponta dos pés fica sobrecarregada e aí vêm os calos, os joanetes e as unhas encravadas
O mais confortável

O sapato ideal não aperta, é feito de material flexível, permite a transpiração e tem salto de 2 a 3 centímetros de altura. Se for comprar um calçado assim, deixe para ir à loja no final da tarde, quando seu pé está mais inchado. E sempre verifique se há um dedo de folga na ponta.

• 10 cm de altura no calcanhar e 2 centímetros na ponta do pé. Essa foi a medida de salto mais citada pelas adolescentes na pesquisa que avaliou o impacto desse tipo de calçado na postura delas
• Salto Anabela é o queridinho da turma teen, segundo o mesmo estudo

Além do salto

• Mochila pesada

Esse é mais um dos hábitos que comprometem a postura da adolescente. Tem certeza de que ela precisa levar tudo aquilo na bolsa? O certo seria organizar o material de acordo com a aula, colocando as duas alças da mochila e usando-a na frente de vez em quando.

• Posição em frente ao computador

É impressionante como os jovens em geral podem se sentar tortos, por horas, diante do PC. Lembre-os de voltar ao eixo. A cabeça e os ombros precisam estar retos e a planta dos pés no chão.

• Modos para dormir

Travesseiro fofo, dormir de bruços... — nada disso faz bem. Uma bela adormecida significa deitar de lado, com os joelhos dobrados na altura do quadril e um travesseiro que preencha a altura exata entre o pescoço e o ombro.