quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Saiba como funcionam as fitas adesivas usadas pelos atletas

As fitas Kinesio foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo.
São Paulo - Atletas de diversas modalidades foram vistos nas competições das Olimpíadas de Londres utilizando um acessório curioso e ainda pouco conhecido: Kinesio Tape, fitas coloridas coladas em várias partes do corpo, como ombros, pernas, joelhos e coluna. Mas o que parece apenas um adesivo de enfeite, na verdade possui diversas funções e vem conquistando adeptos, principalmente entre os esportistas de alto rendimento.
As fitas Kinesio, ou Kinesio Tape, foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo. O método não utiliza substâncias químicas e não consiste somente em aplicar as bandagens. É necessário um trabalho conjunto entre quiropraxista e atleta para que seja feito de forma adequada.
As bandagens terapêuticas são elásticas e adesivas e agem de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas. Elas funcionam enviando estímulos ao cérebro e também possuem ondulações que elevam a pele, melhorando a circulação sanguínea.
Essas fitas são utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da propriocepção - capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.
Além das funções já citadas, essas bandagens também reduzem edemas e hematomas, melhoram a circulação linfática e proporcionam suporte muscular e articular aos ombros, costas, joelho, panturrilhas e outras articulações. "Apesar de serem mais conhecidas por atletas, as fitas Kinesio podem ser utilizadas em bebês, para diminuir os efeitos das cólicas e em pessoas que tiveram algum tipo de paralisia muscular, inclusive as causadas por derrame", explica Luiz Miyajima, quiropraxista responsável pela sede brasileira da clínica QuiroVida.
 
Fonte:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/saiba-como-funcionam-as-fitas-adesivas-usadas-pelos-atletas
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pilates X Esporão


A cada ano, cerca de um milhão de brasileiros e 2,5 milhões de americanos procuram os consultórios de ortopedistas queixando-se de dores no calcanhar.

A maior parte desses pacientes apresenta um problema chamado fasceíte plantar, ou fascite plantar, uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão.

Para entender a origem do esporão de calcanhar é importante lembrar que a planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como um braço de alavanca.

Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, que é acionado quando o calcanhar se distancia do solo.

Um estresse excessivo nesta região provoca um estiramento da fáscia, originando fissuras e inflamação. Entre as principais causas estão a retração do tendão calcâneo conhecido popularmente como tendão de aquiles e pés com a curvatura acentuada, rígidos, pouco flexíveis ou pronados.

Doloroso, e incapacitante, as pessoas mais suscetíveis ao problema são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, praticantes de esportes como caminhada, corridas e maratonas.

Há, ainda, incidência significativa de casos entre as que trabalham em pé por longos períodos ou que sofrem com sobrepeso. O tratamento é principalmente clínico, realizado por meio de exercícios de alongamento do tendão de aquiles e da fascia plantar.

Estudos revelam que 80% dos portadores de esporão de calcanhar melhoram após seis a oito semanas de tratamento.

Mas será que podemos praticar Pilates com o esporão?

E no período de tratamento, existe alguma contra indicação?

Conheça os sintomas:

• Dor no calcanhar, principalmente pela manhã quando a pessoa levanta da cama.
• Quando a pessoa fica muito tempo em pé.
• Durante a prática de atividade física.
• Dificuldade de caminhar ou simplesmente pisar por conta da sensibilidade do local ou dor.

Saiba quais são as causas mais comuns do esporão:

• Pessoas que comprimem a região metatarsiana dos pés.
• Pessoas que por algum motivo colocam repetitiva tensão sobre a fáscia plantar (camada protetora superficial dos músculos), ou seja, puxam com força e constantemente a ligação calcânea da fáscia plantar.
• Em alguns casos que o periósteo seja progressivamente puxado para longe do calcâneo, criando um espaço entre este tecido e o osso (a fáscia não é diretamente ligada ao calcâneo, mas é combinada com uma espécie de capa plástica = periósteo).
• No caso das pessoas que criam a tensão na fáscia plantar, essas são suscetíveis a criar também uma fascite plantar (dor e inflamação em algum local da fáscia da planta do pé). Uma causa pode ser conseqüência da outra: Se o periósteo do calcâneo criar a passagem e for para longe do osso, então se cria o esporão ósseo.

Como tratar:

• O tratamento inicial consiste em medicação analgésica e antiinflamatória, fisioterapia com alongamento, palmilhas e redução do peso. Fisioterapeutas especializados no método Pilates podem aplicar as técnicas do método durante o período de reabilitação.
• Na maioria das vezes é o suficiente para resolver o quadro doloroso em oito semanas, com a prática de atividade física normal, porém tomando as devidas precauções em relação a transferência de peso sobre as pernas ou o simples fato de apoiar o calcanhar em alguma superfície rígida. Com os equipamentos e acessórios do Pilates temos muitas opções de superfícies, o profissional deve optar por superfícies elásticas, acolchoadas e entre exercícios onde evite contato essencial dos calcanhares.
• Nas situações persistentes pode ser necessária uma infiltração ou até aplicações de ondas de choque.
• Finalmente existe o tratamento cirúrgico, que é reservado para últimos casos.

No Pilates, pode-se explorar o corpo de forma global, em todos os decúbitos e em planos de movimento. O recurso pode ser um excelente auxiliar no acompanhamento, ou até mesmo na reabilitação de pacientes, desde que com diagnóstico comprovado de esporão calcâneo – a confirmação clínica é importante para evitar autodiagnósticos ou erros de avaliação, o que poderia comprometer qualquer forma de tratamento (doenças erradas tornam os remédios prejudiciais).

O uso do Pilates dependerá do condicionamento atual do cliente e da liberação médica para prática da atividade. Nesse caso contamos com a experiência de cada profissional para aplicarcom técnica o método, de acordo com as necessidades, e com as aplicações das modificações devidas para o quadro clínico individual de cada pessoa e cada exercício.

Fonte: http://revista.tudosobrepilates.com.br/2012/08/09/pilates-x-esporao/

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Invista nas frutas

Todos os alimentos têm o poder de ajudar na cura e resolução de problemas de saúde. O poder de cura é caracterizado para cada espécie e atende a maioria dos problemas e doenças do organismo humano. Com o passar do tempo, o ser humano veio a descobrir que as frutas possuem vários efeitos medicinais, e não apenas um grande valor nutritivo.


As frutas são consideradas os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza a nós, humanos. A maioria das frutas possuem propriedades curativas e preventivas, algumas tendo função adstringente e outras emolientes. Algumas trabalham as funções intestinais enquanto outras, as funções gástricas. Algumas tem efeito desintoxicante, outras suprem o organismo com as vitaminas de que precisam.

Conheça as propriedades medicinais curativas das frutas:

Abacate- o valor medicinal do abacate é notável. Seu consumo ajuda a combater perturbações digestivas, prisão de ventre, abcessos estomacais, afecções dos rins e do fígado. É usado contra o reumatismo e promove a eliminação dos gases. É também digestivo e laxativo.

Abacaxi- é um diurético, digestivo, vermífugo e expectorante. Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, a artrite, o inchaço, a difteria e é bom contra as infecções da garganta e arteriosclerose.

Açaí- protege a visão, a pele e ajuda no combate a diarreia.

Ameixa- é depurativa e purgativa.

Carambola- é uma fruta diurética que age contra eczemas, febres e distúrbios dos rins e bexiga.

Caqui- por ser alcalinizante é bom para as afecções do fígado e o catarro da bexiga.

Cereja- contém grandes quantidades de sais minerais, vitaminas e dá um suco delicioso. As cerejas mais escuras contém mais ferro, magnésio e potássio. Todas são excelentes fontes de vitaminas e silícios. O suco da cereja, segundo alguns, ajuda a evitar a formação de placas cuidando também dos dentes. É eficaz também contra a arteriosclerose.

Coco- combate a febre e os vermes, sendo útil nas inflamações intestinais. Possui propriedades calmantes.

Damasco- contém magnésio e potássio, dois minerais que dão força, energia e resistência. Ajuda na produção de sangue e na beleza da pele e dos cabelos porque possui ferro e silício. Mas a sua qualidade mais destacada é a alta quantidade de beta-caroteno, e interessante é que, entre todas as frutas apenas o Melão concorre com o Damasco no que diz respeito a essa propriedade. O Damasco ajuda o corpo na prevenção do câncer, quem costuma comer damascos maduros e bem firmes está alimentando-se da fonte mais rica de beta-caroteno que existe.

Figo- ajuda no combate de afecções de vias respiratórias e, além disso, atua como laxante no organismo fazendo com que os tecidos amoleçam. Pode atenuar nas inflamações, os inchaços e queimaduras. Também tem propriedades para aliviar dores e curar de forma cicatrizante as feridas.

Graviola- o óleo tanto do fruto como das folhas possuem propriedades que ajudam a tratar o reumatismo. O fruto ajuda no combate de aftas e diarreia.

Goiaba- ajuda a combater tumores e diarreia.

Kiwi- contém potássio, cálcio e magnésio, além de ser uma das frutas mais ricas em vitamina c.

Laranja- é uma ótima opção para prevenir gripes e resfriados. O chá atua com efeito calmante, digestivo e diurético. O suco combate a gengivite e a polpa trata o diabetes. Ajuda a suprir a necessidade de vitamina C, estimula o apetite, regula o intestino. Tem função laxante, diurética, ajuda no combate ao reumatismo, possui propriedades calmantes, digestivas. Também trabalha contra a febre e hemorragias, combatendo a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, combate vermes entre muitas outras coisas.

Limão- possui propriedade que ajuda contra a gripe, além de prevenir a acidez gástrica, acne, afta, gengivite, amidalite e enxaqueca. No combate a gota e a bronquite o limão é também muito eficaz. O suco do limão estimula o apetite e trabalha como diurético. Combate o reumatismo, a febre e supre a falta de vitamina C. Possui propriedades anti sépticas, adstringentes, combate o vômito e ajuda a curar feridas. Cólera, disenteria e outras afecções produzidas por microorganismos são combatidas pelo limão também.

Mamão- a polpa dessa fruta possui propriedades que atuam como laxantes. As sementes do mamão combatem os vermes e seu látex ajuda no combate a calos e verrugas. É laxante, diurético, pode amolecer os tecidos e atenuar em queimaduras, inchações e inflamações. Também ajuda na cura de feridas e auxilia no alívio das dores. Pode produzir uma sensação refrescante.

Maçã- para diarreia, reumatismo e doenças do fígado e baço a maçã é uma excelente opção para tratar tais coisas. As fibras da fruta ajudam a reduzir o colesterol negativo, ela contribui no combate a diarreia e afecções das vias respiratórias, alem de ser um ótimo alimento para o cérebro.

Manga- a ação da manga é digestiva, age contra a bronquite e as cascas ajudam a amenizar dores de cólica. As sementes atacam os vermes.

Maracujá- ajuda a combater a asma além de ter um efeito calmante. Diarreia, tosse, coqueluche, nevralgias e úlceras também podem ser combatidas com a fruta. As inflamações, inchações e queimaduras podem ser curadas com o maracujá. Combate as dores proporcionando alívio e cura feridas.

Melão- existem vários tipos de melão e todos eles fornecem sucos cremosos e energizantes. O melão é uma fruta rica em água e por essa razão é um excelente tônico. Por ter propriedades diuréticas é uma excelente opção para resolver problemas renais. Possui a função de calmante também.

Morango- tem função diurética, ajuda a combater o reumatismo, a febre, é alcalinizante. Elimina toxinas do fígado, atua como laxante e ainda facilita a digestão. Atua como tônico para os nervos.

Pêssego- calmante, diurético e digestivo. Um preciso alimento para quem sofre de diabetes e um excelente remédio para o estômago.

Se você não tem costume de comer frutas, vale a pena mudar a sua rotina alimentar imediatamente. Além de economizar com hospitais, médicos e farmácia, poderá ganhará benefícios ligados ao prazer e bem- estar, ao realizar refeições leves, refrescantes e saboras se incorporar as frutas no seu cardápio.

A boa alimentação combinada com atividade física, boas noites de sono, tomar sol e ingestão de água são soluções práticas e naturais para encontrar equilíbrio, boa forma, satisfação pessoal e saúde estável.

Fonte: http://revista.tudosobrepilates.com.br/2012/08/06/invista-nas-frutas/