terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que é colesterol e por que preciso me preocupar com isso?


Você vai ao médico para sua consulta de rotina, não tem nenhuma queixa, sente-se muito bem. Mas quando o profissional checa o resultado dos seus exames, vem a notícia: sua taxa de colesterol está elevada. E aí, confuso, você fica sem entender nada...

O que é o colesterol? É possível equilibrar a quantidade de colesterol no organismo? O que fazer para o excesso de colesterol não prejudicar o organismo? Descubra agora as respostas para essas e outras dúvidas e aprenda cuidados importantes para manter os níveis de colesterol sob controle.

O que é o colesterol?

“O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das células, para a síntese de hormônios, por exemplo, a testosterona, o estrogênio e o cortisol, e para metabolização de algumas vitaminas, como a A, E, D e K”, explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Existe colesterol bom e ruim?

Há dois tipos de colesterol:

• O LDL (conhecido como ruim) leva o colesterol para as células e facilita a deposição de gordura nos vasos sanguíneos.

• Já o HDL (chamado de colesterol bom) faz o contrário! Ou seja, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais.

Quais são os riscos do colesterol ruim alto?

Altos níveis de colesterol ruim representam fator de risco para as doenças cardiovasculares. Isso porque seu acúmulo pode causar o estreitamento das artérias e, consequentemente, levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Para manter seu coração saudável é importante que a sua taxa de colesterol ruim (LDL) permaneça baixa, enquanto a de colesterol bom (HDL) fique alta.

Lembre-se de que realizar um checkup regularmente e seguir as recomendações de seu médico são passos essenciais para sua saúde. Separamos algumas dicas: aprenda a cuidar do seu colesterol alto.

Como manter os níveis de colesterol sob controle?

• Alimentação saudável contra o colesterol elevado

“Consuma vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), alaranjados (pimentão, abóbora, cenoura) e vermelhos (tomate, pimentão). Ervas e temperos também trazem propriedades nutricionais importantes para a saúde (salsinha, alecrim, pimenta, cebolinha, orégano). Coma mais frutas (de preferência consumidas com casca e bagaço), cereais integrais, carnes magras, sementes oleaginosas e azeite de oliva”, orienta Roseli.

• Consuma fitoesteróis

O que são fitoesteróis? São componentes naturais presentes nos vegetais e óleos vegetais que, quando ingeridos na alimentação, diminuem a absorção do colesterol obtido por meio dos alimentos. Porém, para garantir bons resultados, é preciso que o consumo esteja na faixa de 1,6 a 3 gramas por dia, e os vegetais não dão conta de suprir essa necessidade.

A boa notícia é que você pode encontrar alimentos enriquecidos com essa substância! Sabe onde? No creme Vegeta Becel Pro-Activ, por exemplo! Ele contém fitoesteróis, que bloqueiam parcialmente a absorção de colesterol no intestino e contribuem, assim, para a diminuição dos níveis de colesterol total e LDL (ruim).

• Substitua as gorduras ruins pelas boas

Ao contrário do que muita gente imagina, nem todas as gorduras são ruins! “Há gorduras boas, que auxiliam no fornecimento de energia e também ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis. Por isso, é importante observar qual tipo você consome”, alerta a nutricionista.

Assim, evite alimentos que são fontes de gorduras saturadas e trans. Quando ingeridas em excesso, elas podem aumentar os níveis de colesterol no sangue. Uma opção para incluir no seu cardápio é Bebida Láctea Becel, que contém óleos de canola e soja em sua fórmula, ingredientes que contribuem com as chamadas “gorduras boas”, incluindo ômega 3 e 6, que auxiliam na manutenção do colesterol sanguíneo e na saúde do coração. Além disso, não contém adição de açúcar, possuí 94 calorias por porção individual e pode ser consumido por toda a família.

As gorduras saturadas (ou ruins) estão presentes, por exemplo, na manteiga, no creme de leite, nas carnes, entre outros alimentos de origem animal. Já as gorduras boas (mono e poli-insaturadas) podem ser encontradas nos óleos vegetais e nos produtos derivados desses óleos, como as margarinas, a maionese e os cremes vegetais.

• Invista em hábitos saudáveis

Mudanças no seu estilo de vida são algumas das alternativas para tratar o colesterol ruim. Um exemplo disso é praticar uma atividade física . Mas se não gosta de academias, nada de desculpas! Deixando de lado velhos hábitos da sua rotina, você pode incorporar a atividade física ao seu dia a dia sem perceber! Confira as dicas de como se exercitar sem ir para a academia.

Para combater o colesterol ruim vale ainda andar de bicicleta, dançar, praticar yoga ou pilates. Outro conselho importante? Leve uma vida sem estresse! Procure relaxar, ouça uma música gostosa e divirta-se com seus amigos. Enfim, seja mais feliz.

Fonte: http://www.portalvital.com/saude/colesterol/o-que-e-colesterol-e-por-que-preciso-me-preocupar-com-isso

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Posicionamento ao dirigir




Posição do corpo
O corpo precisa estar preso ao banco, de tal forma que não escorregue nas curvas. As coxas devem ficar encostadas no assento. A cabeça, próxima ao protetor de coluna.

Posição do banco

As pernas devem ter espaço suficiente para acionar os pedais. Nem muito esticadas, nem muito dobradas. Se ficarem muito longe, o pé pode escapar numa situação de emergência. Se estiverem per...to demais, podem sofrer lesões em caso de choque dianteiro.

Punho no volante

Os braços não devem ficar esticados, nem dobrados demais. A melhor forma de medir a distância certa é colocar os punhos sobre o volante, com as costas junto ao banco.

Altura do banco

A altura correta do banco vai permitir ao motorista um maior campo de visão. Também não pode ficar alto demais, deixando a cabeça tocar o teto do carro.

Coluna de direção

A inclinação e a distância do volante (nos carros com coluna regulável) não alteram a segurança. A melhor posição é a que permitir leitura fácil do painel de instrumentos. As alterações influem apenas no conforto do motorista.

Cinto de segurança

O cinto deve ficar firme no corpo. Nenhuma das duas faixas (abdominal e diagonal) pode ficar frouxa, porque permitirá o deslocamento do corpo em caso de choque.

Manobras com o volante

O volante deve ser segurado com as duas mãos, na posição "15 para as três" (ao lado), deixando os dedos próximos aos comandos das luzes de direção (piscas) e dos limpadores de vidros (acima). Nas curvas à direita, o volante é empurrado com a mão esquerda, e nunca puxado com a direita. Nas curvas à esquerda, faz-se o contrário.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

NESSE DIA DAS CRIANÇAS, ATENÇÃO COM A POSTURA DOS PEQUENOS

Dia das Crianças não é só brinquedos, é importante pensar em incentivar as atividades físicas como parte essencial do dia a dia.


Cuidar da postura das crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil. Quem nunca falou para uma criança "senta direito!", "estica as costas!"? Muitas vezes essas frases tornam-se chatas por serem repetitivas, mas o esforço vale a pena, pois se desde a infância pudermos proteger nossas articulações poderemos evitar sérios problemas no futuro.

Como fisioterapeuta especializada no Conceito Sohier - um método manual que visa desenvolver nas articulações uma harmonia que irá preservar a integridade biológica dos tecidos - preparei algumas dicas para ajudar a cuidar da postura das crianças.

Numa época onde se vê grandes mudanças do comportamento humano em relação à saúde, vejo a necessidade de chamar atenção para a postura com a realização de simples atividades diárias, tanto das crianças como daqueles que as cuidam.

As crianças devem andar descalças, pois o pé possui diversos receptores que informam ao corpo a posição no espaço, o que lá na frente renderá um bom equilíbrio para o indivíduo.

Não deixe as crianças sentarem fazendo uma rotação interna do quadril e rotação interna de joelho (quando a perna, em relação ao quadril, se dirige para fora) como na figura acima. Isso prejudica as duas articulações (quadril e joelho), pois promove uma força resultante que pode danificar a cartilagem dos mesmos.

A criança deve sentar-se sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), com as costas retas, bumbum próximo ao encosto e pés apoiados no chão.

Fonte: http://fisioterapia.com/noticias

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A importância do fortalecimento dos músculos abdominais



Hoje em dia é muito comum ouvirmos a seguinte frase: "o fortalecimento dos músculos abdominais é importante", mas muitas vezes não sabemos o que está por trás dessa afirmativa.

A boa postura é aquela que ajusta nosso sistema músculo-esquelético (ossos e músculos) da melhor forma possível, mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nenhuma das partes do corpo.

Os músculos abdominais fazem parte do tronco (ântero-lateral) e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos, oblíquos internos e transverso abdominal. O reto abdominal também é conhecido por "tanquinho". Os outros três são encontrados na parte mais lateral do abdômen, sendo o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos são de grande importância para a manutenção da postura correta, para a estabilização da coluna lombar e para o controle do corpo.

O fortalecimento dos músculos que compõem o abdômen fornece estabilidade para as paredes anterior, laterais e posteriores do tronco, evitando a sobrecarga da região lombar. Estudos recentes nos mostram a eficiência no fortalecimento da região abdominal, favorecendo a flexão e extensão do tronco durante as atividades de vida diária e diminuindo os impactos sobre a coluna vertebral. Sendo assim, os benefícios vão muito além da estética, garantindo mais estabilidade e equilíbrio corporal e influenciando positivamente inclusive na correção da respiração torácica e abdominal.

Devemos lembrar também que a coluna é umas das estruturas formadoras do CORE*, sendo assim, a sua estabilização influenciará até nos segmentos mais distais do corpo, como os nossos membros superiores e inferiores, nos seus movimentos e posicionamentos. Concluindo, o fortalecimento adequado dos músculos abdominais favorece a biomecânica correta de todo o corpo durante a prática de qualquer atividade física.

*CORE: 29 músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar. A função do core é estabilizar a coluna e amenizar a pressão intradiscal, e também aumentar a estabilidade da coluna diminuindo erros posturais e lesões.

Fonte:http://www.aasufscacademia.com/news/a%20import%C3%A2ncia%20do%20fortalecimento%20dos%20musculos%20abdominais-/






sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Braços e pernas reúnem 75% dos músculos e precisam ser exercitados

Saiba como evitar perda muscular e acúmulo de gordura ao longo da vida.
Médica e geriatra dão dicas sobre o que comer antes e depois do treino.

Nossos braços e pernas concentram 75% dos músculos do corpo e, para darem sustentação aos ossos, precisam ser exercitados ao longo de toda a vida.

Além disso, os músculos têm “memória”, ou seja, apresentam uma capacidade de “lembrar” como a pessoa já os trabalhou no passado e, assim, responder melhor às atividades. É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece depois que aprendeu – mesmo que se passem décadas de sedentarismo.

A má notícia é que, depois dos 30 anos de idade, a perda de massa muscular e o acúmulo de gordura corporal se acelera, principalmente após os 60 anos.

Para saber como está a sua situação, existe um teste proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS): pegue uma fita métrica e veja a circunferência da sua panturrilha. Se ela for igual ou maior que 31 cm, significa que você tem uma boa reserva de massa muscular e está bem. Se a circunferência for menor que 31 cm, é sinal de tendência à perda de massa magra. Se você estiver doente, pode indicar, inclusive, uma desnutrição.

Segundo o geriatra João Toniolo e a médica do esporte Fernanda Lima, pelo espelho também é possível perceber o aumento dos músculos, principalmente nos braços e pernas.

Uma alimentação equilibrada também é fundamental para dar energia aos músculos. E só fazer musculação, sem pensar em que, quando e quanto comer para ganhar massa magra, pode acabar tendo o efeito contrário.

A principal dica é comer carboidratos antes de malhar e proteínas e fibras depois. No período que precede a musculação, é recomendada a ingestão de carboidratos de rápida absorção (equivalente a duas fatias de pão), pelo menos 30 minutos antes do treino. Isso porque, na hora dos exercícios, a intenção é usar a energia (açúcar) do alimento para garantir um bom desempenho.

Ir para a academia sem nada no estômago ou depois de comer alimentos que demoram a ser digeridos faz com o que seu corpo busque energia dos músculos para trabalhar. Com isso, a pessoa perde massa magra, e esse não é o objetivo.

O que não comer antes do treino: gordura (manteiga, requeijão, etc.), fibras (barra de cereais, granola, etc.) e proteínas (queijos, iogurtes e leite). Como esses três grupos demoram mais para serem digeridos e metabolizados, devem ficar para depois – as gorduras, com muito mais moderação que os outros dois alimentos.

Curiosidades

- Temos mais de 600 músculos esqueléticos no corpo, que constituem de 45% a 55% de toda nossa massa corporal

- Para homens, o percentual de gordura ideal é de 25%. Para as mulheres, até 30%

- Existem exames, como a bioimpedância, que possibilitam medir o percentual de gordura, a massa magra e a quantidade de água corporal. Outros testes mais completos são capazes de medir a composição corporal total, que inclui, além do percentual de gordura e massa magra, a densidade óssea

Dicas

- Antes de começar a praticar qualquer atividade física, faça uma avaliação médica (eletrocardiograma) e um teste físico que envolva condicionamento, flexibilidade e aferição de medidas

- Não ultrapasse o período de 1 hora diária de musculação. Se for passar mais tempo, faça atividades aeróbicas como esteira, bicicleta e step

- Faça atividade física pelo menos três vezes por semana

- Faça musculação supervisionada. Apesar de ser uma atividade de baixo risco de lesão, pode acontecer. Nesse caso, é preciso ficar em repouso

- Procure tomar sol de 10 a 15 minutos por dia para garantir a dose diária de vitamina D e prevenir a osteoporose.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/bracos-e-pernas-reunem-75-dos-musculos-e-precisam-ser-exercitados.html

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

OITO ATITUDES DO DIA-A-DIA QUE PODEM CAUSAR DOR NAS COSTAS


Mesmo quem não sofre de problemas de coluna experimenta algumas vezes dores no corpo, principalmente nas costas. A razão disso é a má postura, gerada por situações e ações comuns do dia a dia. Carregar a bolsa, adaptar-se aos assentos do carro e do trabalho, movimentos impensados, entre outros, vão levando a probleminhas que podem causar dores e até lesões mais sérias. "A médio e longo prazo, causam dores e inflamações, pois a alteração biomecânica dos movimentos leva a compensações. Isso cria novas lesões por novas compensações, principalmente de quadril, que podem ganhar assimetrias, e de coluna, como escoliose", explica o terapeuta corporal Claudio Rogerio Petrin, da Clinica Davantel.

O especialista enumera atitudes comuns que alteram o equilíbrio do corpo e ensina que é preciso buscar reeducar-se no cotidiano, mudando pequenas atitudes para evitar problemas de saúde. "Fazer alongamentos de uma maneira geral também ajuda", afirma ele.

Na cadeira do trabalho

Aqui, normalmente são vários os pontos que merecem atenção. Primeiro, a região lombar costuma não ter apoio, o que faz com que os quadris sejam jogados para frente. Sentar-se assim com as costas, e não com o bumbum, faz com que o pescoço fique mais esticado do que o normal para enxergar a tela, que não fica no nível dos olhos. Além disso, a falta de apoio no cotovelo cria uma tensão adicional nos ombros.

Bolsa nos ombros

Causa desequilíbrio, pois traz alterações musculoesqueléticas pela sobrecarga de um dos lados, principalmente quando a bolsa é muito pesada, atitude comum entre as mulheres.

Salto alto

Os pés influenciam diretamente a coluna. Uma pisada ruim gera tensões desorganizadas. O salto gera uma pisada em desequilíbrio, pois a base anterior fica apoiada, trazendo os quadris para frente, o que gera dores na região.

Movimentos do dia a dia

O principal problema está na combinação de flexão e rotação. Lesões diversas ocorrem, desde pinçamentos e contraturas musculares, fazendo ações do cotidiano, como agachar para pegar algo, deitar ou levantar da cama.

Agachar da forma errada

Dobrar os joelhos e descer em direção ao chão com a coluna reta evita sobrecarga na região lombar e deve ser feito mesmo quando não se vai levantar peso. Agachar rapidamente e esticar-se para pegar algo é arriscado e pode levar a estiramentos.

Relaxar no sofá

Pode soar perfeitamente normal se jogar no sofá após um dia de trabalho, mas esse hábito cria desconfortos musculares. Os principais problemas são sentar apoiando a região lombar e não o bumbum, sofás altos para pessoas baixas e baixos para pessoas altas - dificilmente um modelo atende às necessidades de todos de uma mesma casa. Se possível, tente colocar um apoio nos pés para manter os joelhos em 90 graus e apoie a lombar. Pode ser com a ajuda de uma almofada.

Postura no carro

Quem passa muito tempo no trânsito precisa levar em conta que a postura no carro pode influenciar no equilíbrio do corpo. Mantenha a região lombar bem apoiada, o banco numa inclinação de 100 ou 110 graus e numa altura razoável sem que as pernas tenham de ficar muito esticadas para que os pés alcancem os pedais.

Cicatrizes

Os cortes feitos na musculatura e nos tecidos causam tensão na região, que será compensada de outra forma. É normal tensionar alguma região do corpo após cirurgias plásticas, por exemplo. Mulheres que se submeteram a implantes de silicone podem tensionar os ombros. A médio prazo, haverá dores.

Fonte: http://www.fisioterapia.com/