sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ácido úrico e suas consequências no organismo




A hiperuricemia é um quadro clínico decorrente do aumento da concentração de ácido úrico na corrente sanguínea. Sua principal consequência é a gota, doença provocada pela inflamação das articulações, decorrente da deposição de cristais de ácido úrico nelas.
A alimentação é um ponto importante no tratamento, pois os alimentos que ingerimos representam um terço da produção de ácido úrico pelo organismo, como resultado da quebra de moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos. Pouco se sabe, entretanto, sobre a identidade e a quantidade precisa de purinas na maioria dos alimentos, especialmente quando cozidos ou processados industrialmente.
Em linhas gerais, dados sugerem que, indivíduos com hiperuricemia ou gota devem seguir uma alimentação equilibrada, com restrição de bebidas alcoólicas (principalmente da cerveja) e baixa ingestão de alimentos de origem animal ricos em purinas (por exemplo carnes, miúdos, peixes, embutidos e frutos do mar).
O consumo de água deve ser estimulado, para auxiliar o organismo a eliminar o ácido úrico pelos rins. Estudos recentes sugerem também que a ingestão de laticínios com baixo teor de gordura contribuem para a melhora do quadro.
Fonte: http://www.einstein.br/blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aproveite os alimentos na íntegra



O que fazer com talos e cascas de alguns alimentos? Todas as partes de frutas, verduras e legumes podem ser aproveitadas.Cascas, sementes e talos são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes fundamentais para nossa saúde.
As opções para deixar a mesa farta, sem desperdício, são muitas. Confira a seguir algumas dicas para criar pratos nutritivos, saborosos e econômicos através do aproveitamento integral de alguns alimentos bem conhecidos dos brasileiros:
Talos de agrião, espinafre, couve: aproveite-os no preparo de sopas, bolinhos e omeletes.
Folhas de salsão: muito nutritivas, utilize-as em bolinhos e sopas.
Casca de manga: é importante lavar muito bem a casca da manga antes de descascá-la. Ela pode ser utilizada para fazer um delicioso suco de manga, basta bater as cascas no liquidificador, coar e adicionar água e açúcar. Pronto! Fica delicioso bem geladinho.
Casca de melancia: pode ser utilizada para fazer um delicioso doce de melancia. Como? Depois de removida a parte vermelha, retire a casca verde e rale a polpa branca que sobrou. Adicione a uma calda com água, açúcar, cravo e canela em pau. Cozinhe até apurar.
Casca de laranja: utilize-a para fazer doces em calda. Para sair o sabor amargo, deixe-as molho em água antes de cozinhá-las.
Sementes de abóbora e girassol: quer fazer um delicioso aperitivo? Basta levar estas sementes ao forno, tostá-las e temperá-las com sal.
Batata: deve-se lavar a batata muito bem, secá-la com papel toalha e aí então pode ser cozida e até frita, com a casca mesmo. Em altas temperaturas, a casca, rica em minerais e fibras, fica bem macia e pode também ser aproveitada no preparo de uma omelete.
Cenoura: a casca da cenoura também deve ser bem lavada antes de consumida - alguns preferem até não arriscar e só compram cenouras orgânicas. As folhas da cenoura que geralmente vão para o lixo servem para deixar refogados, sopas, omeletes e suflês mais nutritivos. As folhas contêm muito betacaroteno e cálcio e, apesar de não serem muito saborosas, enriquecem um bom caldo.
Chuchu: a casca do chuchu é rica em fibras, mas por ser muito fibrosa, deve ser moída no liquidificador e utilizada em sopas ou cozida com o feijão. Beterraba: fonte de vitaminas e minerais, é possível aproveitá-la ainda mais utilizando suas folhas e o talo para o preparo de deliciosos pratos, como o charutinho de folha de beterraba e o risoto de talo.
Couve-flor: sua folha é uma ótima fonte de vitaminas C e A e dos minerais, fósforo e cálcio. Refogada, fica muito saborosa em recheios de esfihas e panquecas. Com o talo é possível fazer bolinhos salgados e sopas.
Salsinha: aproveite o talo da salsinha na hora de preparar temperos, pois ele contém vitamina C, cálcio e fósforo.
Banana: você pode não acreditar, mas, graças à consistência da casca de banana, é possível fazer geléia, bolo, brigadeiro e farofa. Além do mais, ela tem mais vitamina C e o dobro de potássio do que a polpa da fruta.
Mamão: a casca do mamão é uma importante fonte de betacaroteno e ajuda na digestão. Pode ser consumida pura ou em bolos, sucos e até ensopados. Já a semente do mamão favorece o funcionamento do intestino e pode incrementar saladas, por exemplo.
Melão: depois de cozida, a casca do melão pode ser utilizada em farofas e saladas. Para se ter uma idéia da riqueza dessa sobra, a casca tem quase seis vezes mais cálcio e fósforo do que a polpa da fruta.
Ovo: a única parte do ovo que não consumimos é a casca. Mas calma, não é para ser utilizada nas receitas - só que nem por isso deve ser desperdiçada. Após secar a casca no forno, o próximo passo é batê-la no liquidificador: além de afiar as lâminas do utensílio, será triturada. Rica em cálcio, está pronta para ser usada como adubo as plantas.
Fonte: http://www.amaissaude.com.br/saude-e-lazer/Pages/aproveite-os-alimentos-na-integra.aspx

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Linhaça



Fonte de minerais, vitaminas, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, além de um composto chamado lignana, a linhaça é um alimento rico em fibras pertencente à família Linácea. Por ter estas propriedades, é considerada um alimento funcional, saudável, e traz diversos benefícios à saúde:
- Auxilia no bom funcionamento do intestino, devido às fibras presentes;
- Pode ajudar a emagrecer, pois dá saciedade, também devido às fibras;
- Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
- Contribui para regular os níveis de açúcar no sangue;
- Fortalece o sistema imunológico.
De origem asiática, existem dois tipos: a linhaça dourada, plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica, geralmente importada do Canadá, e a linhaça marrom cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos, também cultivada no Brasil.
Dica:Pesquisas indicam que os benefícios da linhaça são maiores quando a semente é triturada ou moída. Para isso, você pode acrescentar em preparações como bolos, sopas, iogurtes, vitaminas, etc.

Fonte:http://www.amaissaude.com.br/saude-e-lazer/artigos-e-dicas/Pages/linhaca.aspx

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pilates para corredores


 
Corra mais rápido e mais longe com menos chance de lesão. 

Se você é um corredor competitivo ou atleta de fim de semana tentando diminuir alguns quilos, não há dúvida de que a corrida é uma maneira fácil de se manter em boa forma cardiovascular. Mas o seu corpo pode levar uma surra - isso é especialmente verdadeiro se tiver  assimetrias.

Assimetrias corporais podem desenvolver por causa de uma deficiência mecânica do corpo, fazendo com que certos músculos sejam sobrecarregados (um traço comum em corredores), enquanto outros se tornam subutilizados. Isso pode resultar em uma variedade de doenças, da menor dor nas costas, à bursite do quadril e problemas no joelho. 

Exercícios para corredores. Por que Pilates? 


Os exercícios de Pilates criam uma coluna mais forte e flexível e fortalece os músculos do core, também promove uma recuperação mais rápida das tensões ou lesões. Para um corredor, a postura é um dos principais ingredientes para o sucesso. E postura é muito dependente um core forte. O pilates desenvolve um core forte, apoiando e fortalecendo os músculos do tronco ombros, quadris e pélvis.Estes podem eventualmente levar a uma enorme diferença positiva em sua postura, técnica, equilíbrio e estabilidade. Ele permite que você perceba onde sua cabeça e pescoço estão em relação à coluna vertebral e pelve,  pernas e pés. Isso tudo torna o movimento mais eficiente e diminui chance de lesão.

Os exercícios de Pilates irão: 

  • Construir os músculos das costas uniformemente 
  • Alongar e alinhar a coluna vertebral para melhor estabilidade 
  • Expandir o diafragma 
  • Aumentar a flexibilidade geral, força e equilíbrio 
  • Aumentar a amplitude de movimento nos quadris e ombros 
  • Aumentar a concentração através da respiração focada 
  • Possibilitar uma postura mais ereta 
  • Ajudar o organismo a recuperar mais rapidamente de lesões 
Benefícios de Desempenho


Um núcleo mais forte e estável ajuda o corredor:

  • Correr para cima de forma mais eficiente com uma musculatura estabilizada.
  •  Funcionar mais eficientemente em declive, com uma área do ciático mais forte e mais equilibrada 
  • Experimentar menos tensão na cabeça, pescoço e ombros 
  • Aumentar a oxigenação e resistência com um diafragma que é capaz de se expandir totalmente 
  • Concentrar-se no próprio movimento com uma melhor consciencialização cinestésica 
  • Diminuir a fadiga por causa da menor pressão sobre o corpo 
  • Baixar segundos do seu tempo porque você se move de forma mais eficiente 
  • Correr sem dor!
Fonte: http://centraldopilates.blogspot.com.br/2012/06/pilates-para-corredores.html

Dez dicas para não sofrer com o incômodo



O que o Pilates faz com o meu corpo?

Essa é uma das questões mais comuns que encontramos entre as pessoas que começam (ou querem começar) a fazer Pilates. Apesar dos benefícios serem muitos, e alguns deles não serem tão fáceis de serem mensurados, resolvi separar alguns dos benefícios mais comuns da pratica do pilates.
Quando Joseph Pilates criou o método ele muito provavelmente não falava nada a respeito de “barriga chapada” ou sobre emagrecimento, mas sim sobre saúde, vitalidade e melhora postural.
 
  • Melhora o bem estar: Uma das primeiras coisas que aprendemos ao praticar o Pilates é a respiração, já que a respiração é parte fundamental da realização de todos os exercícios do Pilates. Ao aprender respirar corretamente você irá melhora o sistema circulatório, o que oxigenará melhor os tecidos e trará bem estar às células do organismo. Isso resulta em uma maior capacidade de relaxamento, melhora do estresse e melhor controle da pressão arterial.
  • Melhora a postura: Muitos exercícios do Pilates, visam o desenvolvimento saudável da sua coluna. Existem inúmeros exercícios que trabalham a mobilidade da coluna e fortalecimento dos músculos posturais. Isso com o tempo resulta em um melhro alinhamento vertebral o que, em outras palavras, significa melhor postura. Com melhor postura temos menos dores na coluna.
  • Equilibra a musculatura: Eu originalmente sou triatleta, e comecei a fazer Pilates (em especial o Mat Pilates) como uma tentativa de corrigir o meu desequilíbrio muscular e diminuir a minha incidência de lesões no esporte. Encontrei, especialmente nas aulas de Mat Pilates de minha professora (e também namorada) Francini Zanovelo, exercícios naturais e desafiadores que desenvolveram meus músculos apenas usando o peso do meu corpo, já que para o meu nível de desenvolvimento, ainda não usamos acessórios para aumentar a resistência do exercício apenas acessórios para melhorar minha execução de alguns exercícios. O Pilates desenvolve os músculos de uma maneira mais funcional, trabalhando muitas vezes vários músculos de maneira coordenada. Na minha opinião isso gera um corpo mais forte e melhor execução de movimento no meu esporte.
  • Melhora o Alongamento: A prática de Pilates melhora a flexibilidade dos praticantes o que diminui dores e tensões desnecessárias. Deixando o corpo mais ágil e funcional. Para alguns isso significa melhores movimentos para outros pode ser apenas recuperar a habilidade de calçar sapatos e enxugar as costas.
  • Barriga Chapada: Muita gente se mata de fazer exercícios abdominais na academia e não consegue os resultados que deseja. Uma barriga chapada é uma das consequências do treinamento de Pilates. Em quase todos os exercícios do Pilates utilizamos contração dos músculos abdominais (especialmente os músculos oblíquos e transversos abdominais), de maneira a manter uma postura correta. Isso no contexto do treinamento, permite que os músculos se desenvolvam naturalmente e resultem numa barriga mais chapada e harmoniosa.
  • Pilates Acalma e Energisa: Treinar Pilates ajuda a acalmar e aliviar o estresse, pois para realizar corretamente os exercícios é preciso se desconectar dos pensamentos e concentrar-se apenas no movimento e na respiração. Isso ao final da aula faz com que eu me sinta mais calmo e disposto.

  • Fonte: http://matpilates.com.br/artigos/

    segunda-feira, 12 de novembro de 2012

    Dor no calcanhar requer muita atenção




    Logo ao dar os primeiros passos pela manhã as dores são intensas. A sensação de incômodo também se repete ao pisar no chão depois de um longo período de descanso. Esse desconforto, conhecido como fascite plantar, é um processo de infamação da planta do pé, muito comum em atletas e pessoas sedentárias acima do peso que, do dia para a noite, iniciam a prática de atividade física sem o acompanhamento adequado.
    A fascite é, predominantemente, decorrente de sobrecarga na planta do pé e frequente em pessoas com mais de 40 anos. A incidência dessa doença é sete vezes maior em mulheres. Os grandes vilões são a maior sensibilidade da musculatura das mulheres, os distúrbios hormonais femininos – que as deixam mais propensas ao encurtamento dos músculos posteriores – e o uso de salto alto, fator importante para explicar a concentração de casos entre elas.
    “A maioria está despreparada do ponto de vista físico. Frequentemente a musculatura posterior está encurtada, o que determina sobrecarga em pontos chave do membro inferior, causando dor”, esclarece o Dr. Caio Augusto de Souza Nery, ortopedista do Einstein.
    Alguns pacientes podem, ainda, apresentar uma formação óssea pontiaguda no osso do calcanhar, em formato de gancho. Essa alteração, chamada esporão de calcâneo, é um indício da calcificação de um processo inflamatório e não o motivo das dores agudas, como alguns pacientes acreditam. “Eles tendem a acreditar erroneamente que aquela formação cutuca a planta do pé por conta do formato”, explica o Dr. Marcelo Pires Prado, também ortopedista do hospital.
    Isso significa que o esporão em si não causa dor porque é mais o resultado de um processo do que o agente. "O esporão é uma forma bem imprecisa de caracterizar um problema maior, que é a fascite. A dor no calcanhar gera um processo crônico, que pode se calcificar, gerando a imagem que vemos na radiografia”, ressalta o Dr. Caio. Portanto, a inflação na planta do pé não resulta necessariamente no aparecimento do esporão e nem sempre essa formação óssea está relacionada à fascite, podendo ter outras causas.
    Os especialistas destacam, ainda, que a fascite pode ser um sintoma de outras doenças mais graves e crônicas, como o diabetes ou a artrite. Por isso, a definição da causa é extremamente importante. É essencial que o médico busque a origem dessa sobrecarga para que possa determinar o tratamento mais adequado.

    Tratamento

    Verificada a ausência de outra condição, o médico poderá pedir radiografias, que permitem identificar a presença ou não do esporão, e uma ressonância magnética ou ultrassonografia para verificar a existência de tecido inflamado no calcanhar.
    O tratamento quase sempre é conservador e baseado na tríade: proteção, desinflamação e readequação. A primeira ação é proteger a região do calcanhar de choques por meio do uso de calcanheiras macias ou palmilhas ortopédicas. Na sequência, medicamentos anti-inflamatórios deverão agir sobre as estruturas comprometidas, aliviando a dor.
    O terceiro passo é a fisioterapia, que tem por objetivo readequar as estruturas por meio do alongamento da região posterior: costas, coxas, pernas e pés. “Em geral, os pacientes melhoram com remédios e fisioterapia, mas existem casos em que precisamos entrar com a terapia por onda de choque”, ressalva o Dr. Marcelo.
    Essa modalidade moderna e bastante eficiente utiliza um equipamento que produz ondas físicas de alta intensidade que se propagam dentro de um meio gelatinoso. Sua aplicação direta sobre a estrutura comprometida leva à desinflamação. “Noventa por cento das pessoas ficam bem apenas com tratamentos não-invasivos, como o uso de calcanheira, remédios e alongamento. Dos outros 10%, a maioria (7%) responde bem à terapia por onda de choque. O restante (3%) precisa de cirurgia”, explica o Dr. Caio Nery.
    A cirurgia na região pode ser feita por via endoscópica e visa liberar as estruturas tensas e encurtadas. O procedimento pode levar de 30 minutos a 1 hora e a recuperação depende da idade e condição de cada paciente, mas pode variar de um a três meses.

    Previna-se

    É possível evitar a fascite de forma simples: basta manter uma rotina de alongamentos, principalmente da musculatura posterior do corpo. Além disso, os médicos recomendam respeitar uma planilha progressiva de treinos adequada à condição física de cada um e utilizar calçados específicos para cada modalidade esportiva. “É importante prestar atenção ao tênis. Ele deve ser adequado ao esporte praticado e também ao pé da pessoa. É importante consultar um profissional especializado para saber se o pé é neutro, supinador ou pronador. Na dúvida, a opção deve ser por um tênis neutro”, indica o Dr. Caio.
    E também vale lembrar que os tênis têm data de validade. O fabricante deve ser consultado e informar quantos quilômetros é possível percorrer com determinado modelo. Em geral, esse tipo de calçado dura, pelo menos, 500 km. Depois disso, a absorção de impacto fica comprometida.
    Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude


    sábado, 3 de novembro de 2012

    Tratamento da anemia depende da causa




    Anemia é a baixa dos glóbulos vermelhos no sangue, que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos. Essa deficiência causa fraqueza, cansaço, falta de ar, desânimo e taquicardia em casos mais graves. Se o paciente tiver outras doenças, como um problema cardíaco, pode haver piora da anemia.

    Anemia infantil e adulta

    A princípio, não há diferença entre elas. O que acontece é que algumas causas são mais frequentes nas crianças – como déficit nutricional ou motivo congênito. Nos pequenos, é mais difícil que a anemia seja causada por perda de sangue, perdas gastrointestinais, úlcera crônica ou lesão de intestino, que são causas mais frequentes em adultos.
    Vale destacar que a criança suporta um pouco melhor a anemia do que o adulto. Quanto mais idoso for, menos suportará a doença se comparado a um indivíduo jovem, que possui pleno vigor e tende a apresentar os sintomas mais tardiamente.

    Principais causas

    A anemia possui várias causas. Entre elas, a deficiência de ferro, provavelmente a mais comum, como também o sangramento agudo ou crônico. Também podem haver deficiências congênitas, quando existe um defeito no glóbulo vermelho ou da hemoglobina. Por vezes, mais importante do que tratar a anemia é entender a causa da doença no indivíduo específico.
    As perdas crônicas de sangue mais comuns são as de mulheres que menstruam, em volume, além do que poderiam. A menstruação excessiva acaba levando a uma deficiência vitamínica, habitualmente de ferro. Também frequentes são perdas pelo trato gastrointestinal, úlcera ou lesão no intestino, que pode sangrar.
    O terceiro grupo de causas são as anemias congênitas, por defeitos de nascença dos glóbulos vermelhos ou da hemoglobina, que levam a uma anemia crônica. As mais comuns são a anemia falciforme e a talassemia. O que ocorre é um defeito da hemoglobina habitual e o organismo tende a remover estas células da circulação, justamente por que elas são diferentes.
    No caso dos falciformes, existe um problema adicional além da remoção dos glóbulos vermelhos do sangue pelo defeito da hemoglobina. Este defeito acaba causando vários sintomas de dificuldade de fluxo sanguíneo nas veias, levando a problemas mais sérios, como dores articulares ou abdominais e, às vezes, úlceras nas pernas, em função da ausência de irrigação sanguínea. Na anemia falciforme, a hemácia assume uma forma de foice dificultando que ela circule normalmente pelos vasos.

    Diagnóstico

    O diagnóstico para verificar se alguém tem ou não a anemia é o hemograma. Além disso, a história clínica do paciente é muito importante. É pelo histórico clínico que será detectado se os irmãos ou outros parentes também possuem anemia ou outras doenças, se tomam determinados remédios, e se o paciente já tinha esta doença quando criança.
    A segunda etapa são os exames laboratoriais baseados nas informações relatadas pelo paciente, além de exame físico para tentar entender e confirmar a suspeita da causa da anemia.

    Tratamento

    O tratamento da anemia depende da causa. Se for por deficiência nutricional, que o paciente possui por alimentação ruim, é possível corrigir a partir de uma dieta adequada, ou suplementar, com o que está faltando em termos de vitaminas ou sulfato ferroso. A doença também pode ocorrer em uma pessoa que se alimenta bem, mas que tem dificuldade de absorção de nutrientes. Desta forma, é preciso corrigir este déficit.
    Outras vezes, o paciente possui uma deficiência vitamínica porque perde determinados tipos de vitamina em casos como, por exemplo, pela menstruação. As mulheres, muitas vezes, possuem falta de ferro porque menstruam muito. Além de suplementar o ferro, será preciso ir ao ginecologista para diminuir a intensidade menstrual.
    No caso das anemias congênitas, o defeito inato dos glóbulos vermelhos pode necessitar de frequentes transfusões de sangue ou apenas de medicamentos.

    Prevenção

    A prevenção da anemia dependerá do tipo da doença. Para as congênitas, não existe prevenção. O que se pode fazer é o controle periódico e o acompanhamento para se evitar ou minimizar os problemas desta anormalidade. Em outros casos, a prevenção dependerá de uma alimentação saudável e equilibrada.

    Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao