sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Perca a barriga e proteja os pulmões



Eis o conselho com base na nova acusação da ciência contra o excesso de gordura, sobretudo abdominal. Enxugá-la amplia a defesa diante de asma, bronquite, pneumonia...

Portanto, QUERER DIMINUIR O TAMANH...O DA BARRIGA NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE ESTÉTICA, É TAMBÉM DE SAÚDE!

A obesidade ganhou status de doença epidêmica e já foi incriminada como coautora de males que vão de infartos e derrames a tumores. Agora, surgem provas que condenam de vez os quilos a mais por sua ligação com o comprometimento do aparelho respiratório. O acúmulo de gordura, especialmente a que se aloja no ventre, atrapalha a atividade dos pulmões, agravando quadros bastante comuns, como asma, bronquite crônica e até pneumonia — uma das principais causas de internação no Brasil, independentemente do peso.

As últimas evidências desse elo vêm de um trabalho recém-concluído na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que avaliou o impacto da gordura abdominal sobre a função pulmonar de 80 mulheres sem sintomas de problemas respiratórios — só 30% delas eram magras; a maioria se encontrava acima do peso. “As voluntárias obesas tinham uma menor capacidade de expansão dos pulmões e um menor volume de reserva respiratória, ou seja, quando elas expiravam, esses órgãos ficavam com uma quantidade inferior de ar”, resume os achados o pneumologista Roberto Stirbulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e orientador do estudo.

Em termos práticos, isso não significa apenas menos gás para subir uma escada ou praticar um esporte, algo vivenciado por qualquer gordinho sedentário. “Se já houver algum problema nos pulmões, o excesso de gordura tende a potencializálo”, aponta Stirbulov. E, seguindo essa lógica, ficaria mais difícil se recuperar e preservar o fôlego e a qualidade de vida.

A barriga pressiona literalmente os órgãos que regem o sistema respiratório. “O excesso de gordura no abdômen eleva o diafragma, o músculo da respiração, e aperta a caixa torácica. Com isso, diminui a reserva de oxigênio destinada às situações de maior desgaste”, explica o pneumologista Mauro Gomes, do Hospital Samaritano de São Paulo. Quem sofre mais é a base dos pulmões, que fica hipoventilada. “Essas áreas que permanecem com menos ar são mais suscetíveis a infecções”, diz Stirbulov. Aí, se uma pneumonia dá as caras, a probabilidade de ela progredir é bem maior.

O cenário fica preocupante para as vias aéreas se levarmos em conta que, de quebra, os quilos indesejados abalam nosso escudo natural contra vírus e bactérias. “Já está comprovado que a obesidade enfraquece o sistema imune, contribuindo, assim, para as infecções respiratórias”, afirma a endocrinologista Claudia Cozer, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. E a gordura na linha da cintura exerce uma participação ainda mais maléfica. É que o tecido adiposo no interior do abdômen libera substâncias que incentivam processos inflamatórios. Esse fenômeno não só deprime as defesas como tem repercussões diretas na árvore respiratória. Quando já há uma inflamação nesses domínios — situação típica da asma, da bronquite e da doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC —, as moléculas fabricadas pela barriga lançam mais lenha no incêndio, aumentando a frequência, por exemplo, de crises de falta de ar.

“O obeso carrega mais substâncias inflamatórias e elas têm uma ação tanto sistêmica como local”, diz o educador físico e epidemiologista Clóvis Arlindo de Sousa, doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. “Sabemos que uma das principais moléculas envolvidas com a inflamação na asma é produzida pelas células de gordura”, completa. Não é que os quilos a mais levem a esse distúrbio, mas, sim, um indício de que eles podem torná-lo mais grave e resistente aos tratamentos.

“A perda de peso reduz os hormônios de ação inflamatória liberados pelas células gordurosas e promove uma melhora na função pulmonar”, explica o pediatra José Dirceu Ribeiro, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista.

Fonte: fisioterapia.com

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que é para que serve a RPG?


A Reeducação Postural Global (RPG) foi criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, em 1981, com a publicação da obra “O campo fechado”, após anos de pesquisas realizadas no campo da biomecânica.
Esta técnica chegou ao Brasil no final da década de 90 e hoje é aplicada mundialmente. O principal objetivo do método é atuar na causa do problema e não somente nos sintomas. O tratamento visa cuidar do corpo como um todo e não somente da região que causa dor ou desconforto. A visão é global: alongar, equilibrar, tonificar e reeducar as cadeias musculares de qualquer indivíduo seja para tratar, ou prevenir.
As sessões geralmente são individualizadas e têm duração entre 30 e 60 minutos. Algumas alterações bastante conhecidas e que podem se beneficiar com esta prática são: lombalgias, enxaquecas, alterações posturais como escoliose, problemas reumatológicos, quadros inflamatórios, entre outras.
O resultado é muito positivo e faz com que o indivíduo realmente sinta e entenda a mudança ocorrida, melhorando a percepção corporal para que outras prováveis alterações possam ser evitadas.
Fonte: http://blog.einstein.br/post.aspx?id=366

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pilates contribui para o tratamento do AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como “derrame” acontece quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que enviam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea correta.

Pode ser dois tipos:

- Acidente Vascular Hemorrágico: Ocorre um sangramento cerebral ocasionado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em consequência de hipertensão arterial, traumatismos ou problemas na coagulação sanguínea. Seu avanço é mais grave e pode ocorrer em pessoas mais jovens.




- Acidente Vascular Isquêmico: Ocorre pela ausência de circulação numa região do cérebro provocada pela obstrução de uma ou mais artérias por embolia, ateromas ou trombose. Tem maior incidência, no geral em pessoas mais velhas e fumantes que apresentam: colesterol alto, hipertensão, problemas vasculares e diabetes.





Muitas pessoas que tiveram o AVC encontram no Método Pilates, um importante complemento para o tratamento após a incidência do AVC, diante do controle e fortalecimento muscular que a prática proporciona.

Através dos exercícios o equilíbrio é refeito e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas seja novamente restabelecida.
A prática do Pilates trabalha o corpo aliado à respiração, e prioriza os limites de cada indivíduo, levando em consideração o ritmo e o que já pode ter ocorrido com os músculos do praticante.

O Pilates contribui para a recuperação dos movimentos, melhora a respiração, postura e coordenação motora, não consiste em apenas em exercícios de alongamento e leves, refere-se a uma atividade física e mental.
Fonte: http://www.blogstudiopilates.com.br/

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fratura no quadril é uma das maiores causas de morte entre idosos



Um caso de saúde pública, assim é considerada a fratura no quadril pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje ela é a maior causa de morte dentre as lesões ortopédicas em pessoas acima de 65 anos, e representa cerca de 50% das internações de idosos por trauma em prontos-socorros. Nos Estados Unidos, são gastos 10 bilhões de dólares por ano e a previsão é de que esse número triplique nos próximos anos. No Brasil, há uma estimativa de 10 mil casos da fratura por ano.

Em entrevista ao UOL, o ortopedista Dr. Marcelo G. Cavalheiro, coordenador da divisão de Artroscopia do Quadril na Escola Paulista de Medicina, revela que a maior incidência em idosos se deve à osteoporose. “Este tipo de fratura pode acontecer com jovens, mas somente em casos como acidentes automobilísticos, grandes quedas, enquanto que para o idoso isso pode ocorrer em movimentos corriqueiros”, conta o médico.

Cavalheiro explica que isso acontece porque o esqueleto do ser humano acumula massa óssea até a faixa do 30 anos e, a partir de então, passa a perder 0,3% ao ano. Mas, a perda é maior entre mulheres nos primeiros 10 anos de pós-menopausa, chegando a 3% ao ano em indivíduos sedentários.  “Estima-se que 50% das mulheres com mais de 75 anos venham a ter alguma fratura osteoporótica. Em homens, esse índice cai para 25%”, completa.

Diversas medidas podem ser adotadas para evitar a ocorrência da fratura no quadril. O primeiro passo é minimizar o risco de quedas no ambiente em que o indivíduo vive, com o uso de pisos antiderrapantes, barras de apoio em corredores e banheiros e melhorar a iluminação e alcance de objetos. Melhorar o condicionamento físico é a indicação dos profissionais da saúde para a prevenção de quedas. Através de atividades físicas é possível conquistar força muscular e flexibilidade, além de haver um ganho na coordenação motora, equilíbrio e mobilidade geral.

Muitos especialistas consideram o Pilates como uma atividade perfeita para idosos vítimas da osteoporose. Entre os benefícios relevantes para a terceira idade, estão a recuperação de articulações propensas à artrite, artrose e dores generalizadas, a correção da postura, a ativação da circulação e fortalecimento dos músculos através de exercícios de alongamento. Vale lembrar que a prevenção começa nas primeiras décadas de vida, o que pode reduzir a ocorrência da fratura no quadril e outros acidentes decorrentes da perda de massa óssea.

Fonte: http://revistapilates.com.br/2012/12/04/fratura-no-quadril-uma-das-maiores-causas-de-morte-entre-idosos/



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Saiba como fazer frituras mais saudáveis e os benefícios de assados






Alimentos fritos costumam ser mais gostosos que os assados, mas também são mais calóricos e contêm gorduras que fazem mal à saúde.
Por isso, o Bem Estar desta quarta-feira (28) ensinou opções melhores para você fazer frituras – que não estão proibidas, mas devem ser consumidas com moderação.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira, os óleos de soja, canola, milho e girassol são mais adequados para fritar comida. Isso porque o azeite de oliva, apesar de mais indicado para temperar salada e outros alimentos, não é bom para ser aquecido, porque oxida rapidamente.
Depois do óleo de cozinha, a manteiga é a mais estável no processo de fritura, pois não sofre tantas reações químicas que podem alterar as características dos alimentos. Porém, ela é fonte de gordura saturada e colesterol. Por esse motivo, as pessoas que precisam controlar os níveis de gordura no sangue devem evitar frituras com manteiga.
Ao usar o óleo de cozinha, jamais guarde-o na própria frigideira dentro do forno para reutilizar depois. Segundo a nutricionista, o ideal é usar o produto, esperar esfriar, filtrar e colocar em um recipiente, como uma garrafa PET, para encaminhá-lo a um ponto de reciclagem.

Gordura trans
Formada por um processo de hidrogenação, a gordura trans é uma substância adicionada pela indústria alimentícia para melhorar as características sensoriais dos produtos, como cor, textura, aparência e aroma, além de aumentar a conservação.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui os níveis do bom (HDL). A consequência dessas alterações no sangue, a longo prazo, pode ser a formação de placas nas artérias (aterosclerose) e o surgimento de doenças como infarto e derrame cerebral.
Para substituir a gordura trans, os fabricantes passaram a usar o óleo de palma. Isso se tornou viável porque o produto consegue manter as características de conservação, sabor e “crocância”, sem precisar passar pelo processo de hidrogenação. Apesar de ser menos nocivo que a gordura trans, o óleo de palma não é a opção mais saudável porque é um tipo de gordura saturada.

Receita de cebola à milanesa (da chef portuguesa Lola Vinagre)
- 4 cebolas (as maiores que encontrar)

Para a parte molhada do empanado
- 4 ovos
- 300 ml de leite
- 300 ml de cerveja
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de amido de milho
- 1 xícara de farinha de rosca

Para a parte seca
- 2 xícaras de farinha de rosca
- 1 xícara de farinha de trigo
- Cominho
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Colorau
- Óleo para fritar

Modo de preparo
O corte da cebola é essencial para formar uma espécie de flor. Depois, é preciso retirar a casca. Antes de abrir a cebola, coloque-a na água quente por 5 minutos, até ela levantar da água.

Assim, a cebola fica mais maleável, e deve ir para a água gelada por, no mínimo, 1 hora para passar por um choque térmico e ficar crocante.
"Vamos manuseando com jeitinho, com a palma das mãos para não quebrar. Usando a pontinha dos dedos, procuramos o miolo da cebola para retirá-lo. Primeiro, tiramos com a mão e depois recorremos à faca para não romper tudo. O núcleo é importante para unir todas as pétalas", explica a chef Lola Vinagre.
Para preparar a parte molhada do empanado, misture nos ovos as duas xícaras de farinha de trigo, uma de rosca e uma de amido de milho, além do leite. Em seguida, acrescente a cerveja. Bata tudo para desmanchar as bolinhas.
Para a parte seca, basta juntar a farinha de rosca, a de trigo e os temperos. Misture bem.
A cebola deve ser empanada primeiro na parte molhada, com mão e colher, após sair da água gelada. Depois, passe na parte seca, tire o excesso. Repita a operação para formar uma casca mais grossa.
Em uma panela funda e com o óleo bem quente, frite primeiro a parte de cima por 2 a 3 minutos até dourar. Depois, vire e faça o mesmo com o outro lado.
A cebola é servida quente, com o molho no meio que leva catchup, mostarda e maionese em partes iguais. Destaque primeiro as pétalas de fora para comer como se fosse uma batata frita. A receita serve quatro porções.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/saiba-como-fazer-frituras-mais-saudaveis-e-os-beneficios-de-assados.html