domingo, 30 de junho de 2013

11 ALIMENTOS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR!

Se você está com dificuldades em dormir bem, anda sem sono ou não consegue descansar como gostaria, que tal dar uma forcinha consumindo alimentos no jantar e na ceia que favoreçam uma boa noite de sono? 

Veja a seguir quais são esses alimentos:

Leite - ele é fonte de triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina, que relaxa e induz o sono. Uma xícara de leite morno antes de deitar é uma boa pedida.

sábado, 29 de junho de 2013

Vinho previne doenças?

Já não é de hoje que os benefícios do vinho, a chamada bebida dos deuses, são propalados na área da saúde. Acredita-se, por exemplo, que o consumo moderado reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, artrite e até câncer de mama. 

O principal elemento responsável por tantos proveitos é o resveratrol, polifenol com efeito anti-inflamatório encontrado na casca da uva. A substância controla os índices de colesterol ruim, prevenindo contra enfartes e derrames. Já a polpa traz minerais importantes para a saúde, além de compostos antioxidantes que combatem o envelhecimento celular – daí muitos acreditarem que o líquido é um verdadeiro néctar da longevidade.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Alimentação saudável com agrotóxico?

Uma alimentação equilibrada e saudável é aquela recheada de frutas e legumes. Esses alimentos contêm muitos compostos que trazem benefícios à saúde, desde vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios até compostos que previnem doenças. Assim, é fundamental incluir esses alimentos nos nossos cardápios.

Antes de ingerir qualquer fruta ou legume, entretanto, é necessário lavá-los muito bem. Isso porque esses alimentos podem conter microrganismos, que causam doenças. Assim, podemos pensar que as frutas e legumes nos fazem bem, mas carregam vetores de doenças. Por conta desse risco, seria melhor não ingeri-los?

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Alongamento e aquecimento são a mesma coisa?

Há muitas dúvidas sobre o alongamento e o aquecimento relacionados ao exercício físico. Embora isso não seja verdade, há muitas pessoas que imaginam que ambos sejam sinônimos.O aquecimento envolve a preparação corporal, aprontando os músculos, tendões e articulações para prática de exercícios físicos. O aquecimento está diretamente relacionado à diminuição do número de lesões, bem como à melhora do rendimento físico, quando realizado de forma pouco intensa e global.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

8 motivos por que pilates pode e deve ser praticado por homens


Ok, no mundo todo a grande maioria dos praticantes de pilates é mulher – mas este acaba sendo mais um dos motivos pelos quais você deveria aderir. (Agora já são nove.) No começo não era assim. O criador da prática, o acrobata Joseph Pilates, era um homem que treinava outros homens, como o alemão campeão mundial de boxe Max Schmeling (1905-2005).
Os exercícios do pilates são feitos no mat – aquele tapetinho – ou em um aparelho (são quatro, chamados de cadillac, reformer, chair e ladder barrel), algumas vezes acompanhados de acessórios, como círculo mágico, bola bosu e meia-lua. Esses instrumentos se combinam formando um repertório de mais de mil exercícios que acabam sendo úteis para todas as atividades do seu dia. Se você estiver sentado numa sala de espera, carregando uma mala, surfando ou lutando MMA, vai se lembrar das aulas de pilates.
Praticar uma hora, duas vezes por semana, já está de bom tamanho, dizem os professores. Joseph Pilates chamava sua invenção de “contrologia”. Se possuir controle do corpo e da mente é algo que separa homens de meninos, o pilates é de fato esporte de macho – e, veja só, chegamos a dez motivos.
Confira os outros:

terça-feira, 25 de junho de 2013

COMO DORMIR MELHOR NA GRAVIDEZ?

Divisor de águas na vida de uma mulher, a gestação exige cuidados indispensáveis para o desenvolvimento e saúde não apenas do bebê, mas da mãe. Por esse motivo, a partir do momento no qual a gravidez é descoberta, o acompanhamento por meio do pré-natal deve ser iniciado, uma vez que pode evitar fatalidades. A partir de então, torna-se necessário que a gestante fique atenta e divida com o médico toda a rotina da gravidez. Quaisquer anormalidades, como cólicas ou sangramentos, devem ser pontuadas ao especialista.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Uso abusivo de smartphones e computadores causam lesões graves nos membros superiores

A falta de descanso somada a posições impróprias tem consequências silenciosas no organismo e, em alguns casos, podem exigir intervenção cirúrgica

Passar muito tempo usando smartphones ou na frente do computador pode causar prejuízos para o organismo e provocar lesões nas mãos, punhos, braços e ombros.
Smartphones e Tablets

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sete frutas laxativas que combatem a prisão de ventre

Prisão de ventre é um problema comum e que causa diversos transtornos. De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 20% da população ocidental apresenta o problema. O mal é prevalente principalmente nas mulheres, tanto que rendeu a pesquisa Saúde Intestinal da Mulher (SIM), realizada pela FBG e a Danone Research em 2012. Duas em cada três mulheres têm problemas intestinais, inclusive a constipação. Isso atrapalha não só o organismo, mas também a parte emocional. Das mulheres entrevistadas, 69% acreditavam que o problema impactava em seu humor e 50% diziam sentir também cansaço e falta de concentração.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mitos e verdades sobre drenagem linfática

A drenagem linfática pode ser uma grande aliada para as mulheres. A massagem terapêutica atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Carne de porco pode apresentar calorias e colesterol em baixas quantidades

A carne de porco já foi tão vilanizada, que até na Bíblia seu consumo era proibido, pelo menos no Antigo Testamento. Apesar de no texto sagrado as alegações serem místicas, o real motivo era a quantidade de doenças que esse alimento poderia passar. Por sorte, isso hoje é passado. "A carne de porco hoje passa por rigorosos processos de produção e higiene. Com o cruzamento genético, associado a esse controle sanitário, ela voltou a ter seu lugar de destaque no grupo das proteínas", explica a nutricionista Nicole Trevisan, da ADJ Diabetes Brasil.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Massagem Anti Estresse

O estresse afeta a todos nós, desde o toque do despertador pela manhã até o último piscar de olhos, à noite. Ele é uma reação natural contra qualquer tipo de pressão ou mudança extra, agradável ou não, imposta ao corpo ou à mente. O estresse é percebido em geral como negativo, porém devemos lembrar que positivamente pode provocar um estímulo necessário para o movimento, realização e finalização de tarefas, ensejando o aumento da confiança e impulsionando a energia.

domingo, 16 de junho de 2013

Respiração lenta ajuda no combate à dor

Respirar de forma lenta e controlada pode reduzir significantemente a sensação de dor, aponta uma pesquisa feita por cientistas do Instituto Barrow de Neurologia do Hospital e Centro Médico Saint Joseph, de Phoenix, no Arizona (EUA).

No estudo, pessoas que sofrem de dor crônica, especialmente fibromialgia, também afirmaram sentir menos dor ao respirar dessa forma – exceto em momentos de tristeza e depressão. A pesquisa foi feita em colaboração com o Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Arizona e publicada na publicação científica PAIN.

sábado, 15 de junho de 2013

MÁ POSTURA AO ANDAR DE CARRO, ÔNIBUS OU MOTO PODE CAUSAR DOR NAS COSTAS

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns dos brasileiros – segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por conta do estilo de vida da população, 80% das pessoas tem, teve ou terá dor nas costas em algum momento da vida. Em uma enquete entre os leitores do site do Bem Estar, esse número foi ainda maior: 95% disseram que sentem dores nas costas.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Exercitar músculos pode não alterar o peso, mas faz diminuir as medidas

Corpo saudável deve ter 80% de músculos e apenas 20% de gordura. 2 pessoas podem ter mesmo peso, mas uma ter mais músculos que outra.
Para ser saudável e resistente, o corpo deve ter de 80% a 82% de músculos e apenas de 18% a 20% de gorduras. Ter a musculatura forte e desenvolvida é importante para sustentar os ossos e prevenir fraturas, como explicaram os médicos do esporte Gustavo Magliocca e Fernanda Lima.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Voltando ao pilates depois da cirurgia

Essa é uma dúvida muito frequente entre os praticantes de Pilates. Como deve ser o retorno aos treinos quando se faz alguma cirurgia. A revista Pilates Style, referência do meio para os americanos, trouxe na edição deste mês a resposta a esta dúvida, enviada por um leitor. Quem responde é o instrutor Rael Isacowitz, reconhecido internacionalmente como um expert da área. Olha só:

quarta-feira, 12 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

O clima afeta a dor nas articulações?


O céu está azul claro, mas seu tornozelo começa a queima com a dor da artrite. Poderia ser uma tempestade se aproximando? Afinal, dor nas articulações podem realmente prever mudanças climáticas?

Acredite ou não, a sua previsão do tempo pode ter alguma validade, graças aos efeitos de mudanças de pressão barométrica em seu corpo.

É comum as pessoas culparem o tempo pelo aumento da dor, segundo Robert Jamison Newlin, PhD, professor dos departamentos de psiquiatria e anestesiologia da Harvard Medical School e pesquisador que estudou os efeitos do tempo em pacientes com dor crônica.
"Todo mundo tem uma tia que se queixa de dor no joelho ou tornozelo que diz: 'Oh, o tempo está a mudar".

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Síndrome do Túnel do Carpo impede firmeza e causa formigamento nas mãos

Problema geralmente é causado por baixa de estrógeno.

Você sabia que diabetes, hipotireoidismo e outras disfunções hormonais podem acabar desencadeando um problema de firmeza ou formigamento nas mãos chamado síndrome do túnel do carpo? Este canal é um túnel ósseo, por onde passam o nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos dedos. A compressão e o estreitamento deste canal provocam a síndrome, causando dificuldades para as pessoas segurarem objetos por muito tempo, além de sensação de dormência na região.

domingo, 9 de junho de 2013

Por que as mulheres têm tanta dor nas costas?

Mudanças de hábitos diários podem ajudar com as dores na lombar.
Quem nunca ouviu alguma mulher reclamar de dor nas costas devido ao excesso de peso na bolsa? Ou que ela não consegue mais andar sem sapato de salto alto em decorrência de dores nos pés? Qualquer tipo de dor na lombar é sempre um sinal de que algo está errado e merece atenção especial.

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

sábado, 8 de junho de 2013

Dor no nervo ciático é sintoma de hérnia de disco em 90% dos casos


Muitas vezes interpretada como doença, a dor no nervo ciático – aquela que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas – é na verdade um sintoma de outro problema.

Na grande maioria das vezes, cerca de 90% das queixas, o motivo é uma hérnia de disco que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Os outros 10% podem ter causas como atividades físicas pesadas, posturas erradas, tumores e fraturas na coluna.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bursite no quadril

Engana-se quem pensa que alguns problemas limitam-se a uma determinada região. Por exemplo, a bursite. Muitas pessoas acreditam que a bursite é algo que só ocorre no ombro, o que é um erro, pois no quadril também há a presença de uma Bursa que pode se inflamar e ocasionar a Bursite. Saiba mais sobre a bursite no quadril.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Síndrome do piriforme

A síndrome do piriforme é uma síndrome neuromuscular que envolve a irritação, encarceramento ou compressão do nervo ciático (raízes L4, L5, S1,S2,S3) pelo músculo piriforme, o qual encontra-se em espasmo ou tensão. A dor pode ocorrer devido ao déficit do aporte sanguíneo local e do espasmo ou tensão muscular mantida em determinada postura. O desconforto, caracterizado por formigamento, agulhadas, choques, queimação ou pontadas localiza-se normalmente na face póstero lateral na coxa, podendo, algumas vezes ir até o pé, já que o nervo ciático se divide em tibial que atravessa a panturrilha e vai até a sola do pé ou na parte lateral do joelho provocado pelo nervo fibular comum. O incômodo é mais freqüente após longos períodos sentados, após interrupções nas caminhadas e à noite.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

HEMOFILIA


Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.

Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Qualidade de vida: saiba quais atividades rotineiras podem ajudar a fugir do sedentarismo

Na correria do dia a dia, muitas pessoas se queixam da falta de tempo para praticar exercícios físicos. Mas especialistas garantem que essa “desculpa” não é mais justificativa para descuidar da saúde. Pequenas mudanças de hábito, como abrir mão do controle remoto da televisão, preferir as escadas aos elevadores, organizar horários e até mesmo atividades do cotidiano, como lavar o carro ou passear com o cachorro, podem contribuir na hora de sair do sedentarismo, incentivam à prática de exercícios e ajudam na busca por uma melhor qualidade de vida.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como prevenir complicações do diabetes?

O Diabetes é uma doença crônica que pode vir acompanhado de complicações em grandes vasos (macrovasculares) e em pequenos vasos (microvasculares). As complicações microvasculares mais comuns ocorrem nos olhos, rins e nervos. Existem cuidados que devem ser tomados para que essas complicações sejam evitadas. O cuidado mais importante é o bom controle da glicose através de uma dieta balanceada, atividade física regular e uso de medicação.