quarta-feira, 31 de julho de 2013

Síndrome do ombro congelado

Ombro congelado, também chamado de capsulite adesiva, causa dor e rigidez no ombro. Ao longo do tempo, o ombro torna-se muito difícil de se mover.

O ombro congelado ocorre em cerca de 2% da população em geral. E mais comumente afeta pessoas entre as idades de 40 e 60 anos, e ocorre mais frequentemente em mulheres do que os homens.

Anatomia
Seu ombro é uma articulação complexa composta por três ossos: o osso do braço (úmero), a escápula, e clavícula.

A cabeça do osso do braço se encaixa em um soquete raso em seu ombro. Forte tecido conjuntivo, o chamado cápsula do ombro, circunda o conjunto.

Para ajudar o ombro a mover-se mais facilmente, o líquido sinovial lubrifica a cápsula e a articulação.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Recarregue as energias do seu corpo e viva ainda melhor

Conquiste energia positiva. Imagine que você tem uma pilha embutida e, como qualquer bateria, ela só funciona quando está carregada. A diferença entre pilhas e gente é que, enquanto a primeira não se move sem energia, as pessoas até sobrevivem - embora mal. Como a chave de tudo está no equilíbrio, saiba o que é preciso para harmonizar os dois pólos (o positivo e o negativo) e ter vitalidade na medida certa.

Respirar bem
Como a maioria das pessoas não presta atenção na maneira como inspira e expira o ar, não canaliza a energia de modo a aproveitar seus benefícios integralmente. Fisiologicamente, a respiração tem três momentos: inspiração, expiração e pausa, que quase não é percebida. A primeira estimula o organismo e a segunda expulsa as toxinas. A última etapa, que ocorre no pequeno espaço de tempo entre a expiração e a inspiração, é essencial para nós.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Os ossos e a prevenção da osteoporose

Os ossos são elementos importantes da estrutura do corpo. Através das suas articulações realizam o movimento, ajudam na manutenção do equilíbrio e servem como proteção para os órgãos internos. Durante as diferentes fases de desenvolvimento, os ossos sofrem remodelagem, tornando-se mais fortes ou mais fracos a depender de muitos fatores, sendo os mais preponderantes a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares. No processo de senescência (envelhecimento), as modificações são mais impactantes devido à diminuição gradativa dos processos fisiológicos, causando impacto na qualidade de vida. Algumas alterações hormonais importantes levam à fraqueza do sistema ósseo, prejuízos nas atividades funcionais, provocando no indivíduo restrições na capacidade de se mover e atuar na sociedade.

domingo, 28 de julho de 2013

Como usar gelo em uma torção de tornozelo

A entorse de tornozelo é uma lesão que causa estiramento ou ruptura de ligamentos da articulação. Especialistas sugerem frequentemente gelo na região para aliviar a dor e reduzir o inchaço.

A Academia Americana de Médicos de Família oferece estas diretrizes para aplicação da compressa gelada em caso de torção no tornozelo:

- Encha um saco plástico com gelo picado e aplique-o no tornozelo. Mas, primeiro, cubra o tornozelo com um pano fino e úmido.

sábado, 27 de julho de 2013

Dor do arco plantar

Existem dois arcos em seu pé. O arco longitudinal que percorre toda a extensão do seu pé, e o arco transverso que atravessa a largura do seu pé. Os arcos são feitos de ligamentos, que mantêm os ossos de seus pés no lugar. A dor do arco plantar pode ocorrer em um ou ambos os arcos, mas ocorre mais comumente no arco longitudinal.

Como isso ocorre?

Dor do arco plantar na maioria das vezes ocorre como resultado do uso excessivo em atividades como correr, caminhar, andar e pular. Pessoas que têm pés chatos, ou pessoas cujos pés rolam para dentro ao andar (um problema chamado excesso de pronação) são mais propensas a dor do arco plantar. A dor geralmente vem lentamente. No entanto, pode ocorrer de repente, se os ligamentos são alongados ou lesionados durante uma atividade vigorosa, como correr ou saltar.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Atividade física ajuda a retardar o surgimento de varizes e vasinhos

Os vasinhos são capilares da pele que se dilatam inexplicavelmente, de cor avermelhada ou arroxeada, que podem aparecer em diferentes locais do corpo, como rosto, colo, seios, abdômen, costas, pernas e pés. Já as varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, de cor roxo-azulada ou esverdeada, que surgem ao longo das pernas e dos pés e podem causar dor e inchaço.

Vasinhos podem ou não estar relacionados com as varizes. Quando isso acontece, são as veias que os alimentam. Um indício de que isso pode estar ocorrendo é quando a pessoa seca o vasinho, mas sempre aparecem outros na mesma região.

Existem algumas técnicas que evidenciam essa possível relação. Pode-se usar a descompressão da região (o médico aperta e solta a pele), visualização direta e aparelhos que enxergam essas veias. Os vasinhos não causam nenhum dano à saúde, a não ser estético. Já as varizes, quando progridem muito, podem provocar úlceras na perna (atrofia a pele da perna), feridas enormes e provocar trombose.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A BARRIGA

Os alimentos que estimulam uma grande produção de insulina pelo pâncreas são os maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal, levando ao desenvolvimento da resistência à insulina. Essa resistência à insulina pode levar ao diabetes. A insulina é um hormônio fundamental para colocar a glicose dentro da célula para produzir energia, entretanto quando produzido em excesso vai causar um desequilíbrio no organismo: vai fazer lipogênese (produção de gordura) na região abdominal e também vai aumentar o hormônio do apetite (grelina) além de diminui o hormônio da saciedade (leptina), aumentando assim a compulsão alimentar.


ALIMENTOS QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL: 

- Carboidrato de alto índice glicêmico (farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces em geral), porque necessitam de muita insulina; 

- Carboidrato de alto e baixo índice glicêmico em quantidade exagerada numa mesma refeição, pois produz excesso de insulina; 

- Gordura trans (biscoito recheado, pipoca de microondas, bolo industrializado, etc.); 

- Gordura saturada em excesso (carnes gordas, pele de frango, salame, linguiça, manteiga, bacon, etc.). 

ALIMENTOS QUE NÃO AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL: 

- Carboidrato de baixo índice glicêmico em quantidade moderada (pão integral, hortaliças, frutas, cereais integrais, grãos, etc.), pois produz nível adequado de insulina; 

- Gordura monoinsaturada em quantidade moderada (azeite de oliva extra-virgem, amêndoa, castanhas, nozes, etc.); 

- Gordura poli-insaturada em quantidade moderada (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, etc.); 

- Antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, betacaroteno, licopeno, antocianina, flavonoides, etc.). A gordura abdominal produz citocinas (substâncias inflamatórias) que oxidam as células e os antioxidantes vão protegê-las. 

FONTES DE ANTIOXIDANTES: 

- Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morango, vegetal verde escuro, etc.); 

- Vitamina E (azeite de oliva, óleo vegetal, oleaginosas, abacate, etc.); 

- Selênio (castanha do Pará, uma grande fonte); 

- Zinco (nozes, frango, feijão, etc.); 

- Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, vegetal verde escuro, etc.); 

- Licopeno (tomate, melancia, goiaba, etc.); 

- Antocianina (açaí, berinjela, cebola roxa, repolho roxo, etc.); 

- Flavonoides (uva, cebola, chá verde, cacau, etc.). 

Fonte: Prof. Rogério Castilho

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pular café da manhã aumenta risco de infarto nos homens, diz estudo

Os homens que não tomam café da manhã têm risco até 27% maior de sofrer um ataque cardíaco, revelou uma pesquisa feita pela Universidade Harvard, nos EUA, e divulgada nesta segunda-feira (22).

O estudo sobre alimentação, realizado entre 1992 e 2008 com quase 27 mil participantes de 45 a 82 anos, mostrou que aqueles que não comiam nada pela manhã tinham mais chances de ter um ataque do coração ou morrer por doença coronária, em relação àqueles que faziam o desjejum.

Segundo o levantamento, os homens que não se preocupam com a primeira refeição do dia tendem a ser os mais jovens e aqueles que são "fumantes, solteiros, menos ativos fisicamente, mais consumidores de álcool e trabalhadores em tempo integral".

terça-feira, 23 de julho de 2013

Um quarto do sódio ingerido no Brasil vem de comida processada

É o sal de cozinha, e não a comida industrializada, a principal fonte de sódio dos brasileiros. Ele responde por 71,5% do total do nutriente ingerido no país.

A conclusão é de estudo da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) com base em dados do IBGE de 2008 e 2009, obtido com exclusividade pela Folha. Os resultados têm aval do Ministério da Saúde.

Cada brasileiro consome, em média, 4,46 gramas de sódio por dia-o equivalente a 11,38 gramas de sal. O limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde é menos da metade: 5 g de sal (equivalente a 2 g de sódio).


O nutriente é associado a maior risco de pressão alta e de doença cardiovascular.

Os produtos da indústria responderam por 23,8% do total da ingestão de sódio. "Essa acusação pesada em cima de nós, de que respondíamos por 80% do sódio consumido, se mostrou inverídica. Os dados do IBGE são insuspeitos", afirma Edmundo Klotz, presidente da Abia.

Segundo ele, as constatações do estudo não alteram o acordo com o Ministério da Saúde de reduzir 20.491 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020.

Pelo cronograma, o macarrão instantâneo deve estar hoje com 32,4% a menos de sódio, e a margarina vegetal deve chegar ao fim do próximo ano 57% menos salgada.

Eduardo Nilson, coordenador substituto de alimentos e nutrição do Ministério da Saúde, diz que Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já está recolhendo amostras e verificando rótulos para checar se o acordo está sendo cumprido.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), as metas estabelecidas são "tímidas", mantendo o consumo de sódio elevado e com pouca alteração do cenário atual do mercado.

Sophie Deram, nutricionista do ambulatório de obesidade infantil do HC da USP, levanta uma outra questão: alimentos que ficaram fora do acordo, como alguns refrigerantes e sucos diet e light.

"São supostamente saudáveis, mas estão cheios de sal. A indústria baixou os níveis, mas há ainda muito sódio escondido", afirma.
Nilson, do ministério, diz que, em um primeiro momento, houve a necessidade de priorizar alimentos industrializados mais consumidos, mas que outras categorias podem entrar em acordo futuro.

Segundo o estudo da Abia, a maior parte do sódio foi consumida nas residências, sendo 59,7% do sal de cozinha. Outros 11,8% vieram do sal adicionado à alimentação fora de casa.
"Foi uma surpresa a indústria responder só por um quarto do sódio, e o sal de cozinha ser o grande vilão", afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do HC.

Na sua opinião, fica evidente a necessidade de campanhas públicas para a redução do sal no preparo e no consumo de alimentos. O ministério diz que já existem campanhas do gênero voltadas para mães e escolares.

"A população tem tendência de colocar muito sal nos alimentos e ainda adicionar mais quando come fora", afirma Sophie Deram, francesa.

Alguns restaurantes de São Paulo já estão retirando o sal da mesa, e só o colocam à pedido do cliente. O advogado Carlos Nunes, 56, diz que se surpreendeu com a novidade em um restaurante do Itaim (zona oeste de São Paulo).

"Colocava sal antes mesmo de experimentar a comida. Agora penso duas vezes."

A região Norte registrou o maior volume de consumo de sódio do país, com 5,41 g por habitante por dia (13,8 g de sal). Só o sal de cozinha respondeu por 10,8 g. Já no Sudeste, os alimentos industrializados foram responsáveis por 29,6% do sódio ingerido.


Fonte: folha.uol.com.br

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Qual a importância da coordenação motora no Pilates?

O que é coordenação Motora?

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos, resultando em uma ação global mais eficiente, ampla e com menos gasto de energia. A coordenação motora é responsável por todos os movimentos do corpo como andar, correr, pular e outros movimentos. Também existe a coordenação motora específica que pode ser desenvolvida nos esportes para que o praticante desenvolva movimentos pontuais, como chutar uma bola, arremessar a bola. E a coordenação motora fina que é responsável por pequenos movimentos que devem ser precisos e eficientes, como escrever, acertar o alvo, recortar algo.

A perda da coordenação na vida adulta esta associada apenas a patologias como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou mal de Parkinson. Mas, na verdade, se você não exercita o corpo, não habitua os músculos e seu cérebro a se exercitar em conjunto, é bem provável que a sua coordenação motora fique comprometida independente da sua idade.

domingo, 21 de julho de 2013

Gastrite - Sintomas, diagnóstico e como tratar esse problema da mucosa estomacal

Queimação e dor de estômago são as principais queixas de quem sofre com essa inflamação da mucosa estomacal. O desconforto esporádico, porém, não é suficiente para o veredicto de gastrite. Só vale a pena marcar uma consulta médica quando ele dura mais de duas semanas. Para o diagnóstico o especialista pedirá uma endoscopia. As imagens obtidas no exame revelarão se o indivíduo tem um dos dois tipos mais comuns da doença, a aguda, provocada pelo consumo abusivo de álcool ou de remédios, por exemplo, ou a crônica, que tem como causas principais o estresse constante, o cigarro e o café.

Uma bactéria, a Helicobacter pylori, também pode estar por trás do mal. "De qualquer forma, a dieta precisa sofrer mudanças", avisa o gastrenterologista Orlando Ambrogini Júnior, da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. "Alimentos ácidos, gorduras, cafeína e álcool devem serbanidos." Os remédios só entram em cena se, apesar das alterações no cardápio, a dor não for embora.

Veja alguns alimentos "incendiários" e outros "bombeiros" para quem sofre de gastrite.

sábado, 20 de julho de 2013

Cardápio contra a ansiedade

Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. "A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen", conta Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercícios. Mas não é a única.

"Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação", diz Ana Paula Fioreti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas. "A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos", reconhece o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "Mas nenhum alimento é mágico." Patrícia Spada, psicanalista e doutoranda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo, concorda: "O tratamento é multidisciplinar". 

Ressalvas feitas, confira, abaixo, nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.

Ômega-3

Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. A nutricionista Fabiana Honda informa outro possível mecanismo: "Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar". 

Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão

Triptofano

Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina. "Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade", afirma Priscila Meirelles, nutricionista funcional de Pelotas, no interior gaúcho. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue. 

Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora

Magnésio

Segundo Fabiana, a enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. "Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse", conta Ana Paula Fioreti, da Universidade São Francisco. 

Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos

Vitamina C

"Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse", conta Fabiana Honda. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão. 

Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

Arginina e lisina

Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade. "A forma de ação, porém, ainda não é conhecida", avisa Fabiana Honda. 

Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol

Cálcio

Entre suas tarefas estão administrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar a contração muscular. A ausência do mineral, afirma Ana Paula Fioreti, é capaz de gerar uma senhora agitação. 

Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim

Complexo B

Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Mas, de acordo com Priscila Meirelles, a B6 e o ácido fólico são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. "Sem essa dupla do complexo B somada ao triptofano e ao magnésio, ele não é criado." 

Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve

Sossego pós-malhação

De acordo com Felipe Schuch, educador físico e doutorando em psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, as evidencias levam a crer que os exercícios acalmam os nervos porque estimulam a liberação de uma substancia chamada endorfina. "Até agora as atividades aeróbicas, como corrida, pedalada e natação, mostraram-se mais eficientes nesse sentido", completa. Mas para a sessão de descarrego funcionar mesmo é preciso escolher o horário do treino com cautela. Afinal, malhar a noite pode atrapalhar o sono de muita gente e tornar o dia seguinte um verdadeiro pesadelo.

Fonte: saude.abril.com.br

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pontos positivos e negativos de posições para dormir

Nada como uma boa noite de sono após um dia cansativo. Mas, dependendo da posição que se escolhe para dormir, o descanso pode ser comprometido e acarretar dores no dia seguinte. Confira abaixo os pontos positivos e negativos de dormir de barriga para cima, de lado e de bruços, segundo o site FitSugar.

1. Dormir de barriga pra cima
Pontos positivos: a posição é excelente para equilibrar o peso do corpo, mantendo os órgãos internos alinhados e prevenindo dor no pescoço e nas costas. Só não se esqueça de manter um travesseiro sob os joelhos para ajudar a manter o alinhamento adequado das costas.

Pontos negativos: se você ronca, é melhor mudar de posição, porque essa só piora o problema.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROMOÇÃO DE FÉRIAS


Sentar em “W” é perigoso?


As crianças em desenvolvimento costumam trocar diversas vezes de postura, experimentando cada uma delas e descobrindo os limites de seu corpo. Certamente, a alternância entre posturas é muito benéfica para a criança, pois as transferências entre uma e outra ajudam a fortalecer os músculos do tronco, além de proporcionar as primeiras noções de equilíbrio e consciência corporal.

“Sentar em W é normal... O problema é quando a criança permanece a maior parte do tempo nessa posição”

O termo “sentar em W” (w-sitting) refere-se à postura assumida quando a criança senta-se no chão, com as pernas posicionadas no formato de um W, conforme demonstra-se na figura abaixo. Em relação a isso, não há nada de errado, pois é normal que a criança transite entre diversas posturas enquanto participa de brincadeiras. O problema é quando a criança permanece a maior parte do tempo nessa posição. O W sitting pode ocasionar problemas ortopédicos, bem como déficits em relação ao desenvolvimento motor normal.
“O W sitting pode ocasionar problemas ortopédicos, bem como déficits em relação ao desenvolvimento motor normal”.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MESA DO TRABALHO PODE ESCONDER FOCOS DE DORES

Quem trabalha em escritório tem na sua absoluta maioria uma colega de trabalho inseparável: a mesa de trabalho. E por mais que muita gente nem sinta as horas passarem no emprego, a verdade é que grande parte das horas do dia são gastas em torno dessa estação de trabalho, o grande problema é que quando a mesa não é saudável, seu ocupante sentirá imediatamente ou a longo prazo os efeitos.

Por isso mesmo, se algo está ruim no ambiente de trabalho, não é só a produtividade na empresa que pode ser prejudicada, o bem-estar e o corpo também sentem os impactos. "Um ambiente fora do padrão confortável demanda adequações de nossa fisiologia que podem causar sintomas e cansaço", acredita o clínico geral Eduardo Finger, chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do SalomãoZoppi Diagnósticos (SP). A longo prazo, problemas de visão, ortopédicos e mesmo emocionais podem dar as caras. Entre os sintomas, podemos enumerar dor de cabeça, dores musculares, mal estar, irritação, estresse... Quer evitá-los? Então tire um momento para respirar e coloque ordem na sua mesa e ambiente com essas dicas:

terça-feira, 16 de julho de 2013

Pilates emagrece?

O método Pilates age no emagrecimento de 3 maneiras:
- Ao tonificar a musculatura de todo o corpo, o metabolismo é acelerado, o que aumenta a queima de calorias em repouso.
- Define e modela os grandes músculos do corpo.
- Por melhorar a postura, cria um corpo mais alongado, aparentando uma forma mais magra.

Embora o Pilates não é um exercício cardiovascular e a queima de calorias não é seu principal objetivo é uma ótima medida para um programa de perda de peso e redução de medidas, é indicado combiná-lo com uma atividade aeróbia.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prepare-se para o verão, pratique pilates no inverno

Se exercitar no inverno pode ser ultra vantajoso. O organismo, no frio, necessita de mais energia para se manter aquecido; o metabolismo fica mais acelerado e ocorre uma maior perda calórica; praticar atividade física no inverno é ótimo para acelerar o emagrecimento, já que no frio o corpo queima mais calorias que no calor, pois precisa produzir mais energia para manter sua temperatura. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE LOMBALGIAS

A Medicina Tradicional Chinesa é o conjunto de conhecimentos e práticas terapêuticas, surgiu há aproximadamente 4.500 anos e tem por objetivo evitar, curar ou atenuar doenças através da aplicação, inicialmente, de agulhas e moxas. Com o avanço da tecnologia foram introduzidas várias outras técnicas (Wen, 2006).

A acupuntura é um recurso terapêutico da medicina oriental que age fisiologicamente como um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis: local, espinhal (segmentar) e supraespinhal (suprassegmentar), por meio de colocação de agulhas em pontos específicos de estimulação (Wikipédia, 2010).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

ALONGAMENTO: ATIVIDADE QUE REDUZ TENSÕES, ATIVA A CIRCULAÇÃO E RELAXA

Com ou sem exercícios, antes e depois deles, alongar os músculos do corpo é um hábito saudável: aumenta a flexibilidade e deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. Instintivamente, já nos alongamos, ao acordar e esticar os braços para o alto, espreguiçando através de um bocejo, movimentando o corpo quando ficamos muito tempo na mesma posição.

Os alongamentos são derivados de comportamentos humanos. Eles relaxam o corpo e por consequência, a mente. Além disso, o ato de alongar-se promove diversos benefícios como redução das tensões musculares, ativação da circulação, prevenção de lesões, aumento da maleabilidade e relaxamento. Por outro lado, é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos. Por isso, deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, da caminhada à natação.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Pilates melhora a saúde dos diabéticos

Você sabia que existem 12 milhões de pessoas com diabetes no Brasil? E para um diabético, a alimentação regrada não é a única maneira de controlar a produção de glicose no corpo. Praticar exercícios é fundamental nesse processo, além de diminuir os efeitos da doença, ligados à flexibilidade.

O Pilates é bastante indicado aos portadores de diabetes, principalmente por seus princípios de equilíbrio corporal e mental. Ele ajuda a diminuir o estresse, que produz altos níveis de açúcar no sangue. A atividade trabalha as articulações e melhora a circulação arterial, problemas bastante comuns nos diabéticos. Assim, atua na prevençãode problemas cardíacos, intestinais e urinários.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Princípios do pilates: método tradicional

Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. São eles: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez.

RESPIRAÇÃO
A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento. A expiração deve ser forçada e a inspiração, o mais natural possível. Via de regra, expira-se nos momentos de maior esforço dos movimentos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Entenda as diferenças entre o pilates no solo e o pilates com aparelhos


Esforço

Pilates com aparelhos: a estrutura básica dos aparelhos de pilates é composta por molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer - carregando parte do peso que você deveria estar puxando e dando um impulso ao movimento -, ou aumentar, servindo como uma resistência - assim, é preciso "aumentar o tamanho da mola". A escolha de como usar essas molas depende dos seus objetivos, dá para facilitar ou dificultar.

Pilates solo: o pilates solo não oferece essa opção, portanto, pode ser considerado um exercício que exige maior esforço do praticante. "No entanto, isso não significa que a técnica vá ser difícil para todos, há quem tenha um bom desempenho até nas primeiras aulas", conta a fisioterapeuta Débora Alves, professora de pilates da Academia Leven.



Para iniciantes

Pilates com aparelhos: "Como esse método exige menor esforço, pode ser uma boa opção para quem está começando", explica Débora.

Pilates solo: mas se você optar pelo solo, saiba que existem aulas básicas, intermediárias e avançadas, que se ajustam melhor às suas necessidades.

Para quem tem lesões

Pilates com aparelhos: com os aparelhos é mais fácil moderar a amplitude do movimento e a força aplicada pelas áreas lesadas. "Mas a principal vantagem desse método para quem tem lesões prévias é o baixo número de praticantes por turma - que costuma ser de dois a três indivíduos - por isso, a vigilância do professor é maior", explica a fisioterapeuta Débora.

Pilates solo: essa modalidade é comum em academias, com grandes turmas, por isso a supervisão de um profissional pode não ser constante o suficiente para garantir que você não faça nenhum movimento errado, prejudicando ainda mais a lesão.

Preço

Pilates com aparelhos: Como as turmas são reduzidas, o preço do pilates com aparelho costuma ser mais caro.

Pilates solo: mais comum nas academias, as turmas são grandes e o preço costuma se encaixa melhor no orçamento. 

Treino mais diversificado

A fisioterapeuta Débora Alves explica que a identificação com a técnica varia muito de pessoa para pessoa. No entanto, os exercícios feitos em studio, com a ajuda dos aparelhos, costumam ser mais diversificados e por isso caem com mais dificuldade numa rotina. 

Consciência corporal

A bailarina Alice Becker, proprietária da Physio Pilates, conta que ambas as técnicas trabalham igualmente a consciência corporal. "Esse é o elemento essencial do ensino de pilates, independente de ser feito no solo ou em equipamentos". No entanto, os equipamentos te ajudam a sentir melhor o posicionamento e a movimentação das diferentes partes do seu corpo. Para quem tem pouca consciência corporal, a utilização dos equipamentos facilita esta percepção de onde e como o corpo se move. 

Fortalecimento muscular

"Na prática do pilates, pensamos de forma global: o que mais importa não é a força de uma parte do corpo específica, mas sim como ela se integra com todo o resto e como podemos ser mais eficientes usando esta integração, incluindo músculos profundos e superficiais, de todas as partes do corpo", explica Alice Becker.

Pilates com aparelhos: "nos equipamentos podemos trabalhar com uma resistência maior do que apenas a da gravidade e, com isso, aumentar o grau de resistência para os músculos", explica Alice Becker.

Pilates solo: "por ser geralmente mais forte, o pilates no solo pode trazer resultados com mais rapidez que o pilates com aparelhos, caso estes sejam feitos com intensidade menor, ou seja, com a ajuda das molas", explica a fisioterapeuta Débora Alves.

Fonte: fisioterapia.com

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reciclagem de pilhas, baterias e celulares usados

Apesar da aparência inocente e pequeno porte, as pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Classificadas como resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.

A forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contamina o solo, os cursos d'água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

terça-feira, 2 de julho de 2013

O Pilates no trabalho de prevenção a lesões no corpo do bailarino

A prática da dança profissional traz repercussões muitas vezes negativas para a estrutura músculo-esquelética, pois uma das características desta profissão é a repetição excessiva dos movimentos na busca de refinamento das habilidades motoras e coordenação avançada. Em consequência deste treinamento, há modificação nas curvaturas da coluna, excitação e inibição muscular (quando um músculo deixa de cumprir a sua função e o outro tenta assumir, causando desequilíbrios musculares), sobrecarga nas articulações em função dos levantamentos, saltos, quedas e malabarismos, algumas vezes com estratégia motora inadequada. São inerentes à profissão, mas distantes da mecânica corporal natural.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pilates completa a reabilitação

Alinhamento, concentração e controle da respiração. Estes são alguns dos princípios aplicados pelo Pilates, prática cada vez mais associada à reabilitação, reeducação e combate a lesões.

O método, desenvolvido inicialmente para ganho de força muscular, ganhou popularidade no tratamento de diferentes disfunções. O Pilates tem sido muito utilizado pelos fisioterapeutas para tratar pacientes com problemas lombares e ortopédicos, dores crônicas e também desordens neurológicas.

Os exercícios são facilmente adaptados às condições do paciente, respeitando as características e habilidades individuais. Assim, o Pilates pode ser aplicado na reabilitação de diversos públicos.

Nas gestantes, por exemplo, ele ajuda neutralizar a postura e fortalecer o assoalho pélvico, facilitando o parto. Além disso, trabalha a respiração e diminui efeitos como a incontinência urinária. Nos idosos, o Pilates melhora a força e amobilidade, influencia na calcificação óssea e auxilia na manutenção da pressão arterial.

A reabilitação pós-cirurgia também é uma função importante do Pilates. A técnica trabalha a força e a mobilidade progressiva, sendo muito procurado pelos atletas, na recuperação de lesões. É um dos tratamentos mais eficientes para a lombalgia, segundo os médicos, além de diminuir alterações posturais como a escoliose e a lordose.

Seguindo corretamente os princípios do método e respeitando as condições individuais, são poucas as suas contraindicações. A atenção deve estar na busca de profissionais capacitados e especializados.

Mais uma dica: o Pilates não pode ser o único método utilizado no processo de reabilitação física. O fisioterapeuta vai analisar e indicar as técnicas mais adequadas para o caso de cada paciente.

Fonte: revistapilates.com.br