sábado, 31 de agosto de 2013

O que a mulher precisa saber para engravidar depois dos 35 anos

Você resolveu adiar a maternidade e agora, aos 35 anos ou mais, decidiu se tornar mãe, mas não sabe ainda por onde começar. Segundo ginecologistas ouvidos pelo iG, é necessário fazer um acompanhamento antes de engravidar, para mapear problemas de saúde prévios que possam prejudicar sua fertilidade, atrapalhar a gestação ou prejudicar o bebê.
O ginecologista Augusto Bussab, especialista em infertilidade conjugal do Centro de Fertilização Augusto Bussab, explica que os exames de rotina são importantes.
“A mulher deve avisar o médico que pretende ser mãe”, explica. “Assim pediremos exames de sorologia, para ver se ela tem alguma doença que pode ser transmitida para o bebê, hemograma completo, dosagem de glicose e tireoide, porque os hormônios desregulados podem causar um aborto. Também vamos receitar ácido fólico precocemente, porque a carência dele pode levar a alguns tipos de má-formação”.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Alimentos: os top 5 da contaminação

Quem nunca teve um mal-estar, acompanhado de dor de barriga e vômitos depois de comer alguma coisa na rua?

O perigo que pode estar no carrinho de cachorro-quente e no restaurante próximo ao trabalho também pode ser encontrado na geladeira de casa. Por isso, guardar os alimentos corretamente é importante para manter a comida longe das bactérias.

“Todos os alimentos são de riscos se preparados sem higiene e/ou mantidos sem refrigeração ou aquecimento adequado”, alerta Maria Bernadete de Paula Eduardo, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar do Centro de Vigilância Epidemiológica/SES-SP. Cuidados com a higiene e o armazenamento da água também ajudam a evitar problemas de saúde.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

9 passos para se prevenir contra o AVC

A entrada das mulheres no mercado de trabalho trouxe independência financeira e outras conquistas, mas no pacote acabou entrando também o estresse e a adoção de hábitos pouco saudáveis, como passar a semana à base de fast food. Esses hábitos, somados ao uso de anticoncepcionais, podem alterar o fluxo sanguíneo, aumentando os riscos de um acidente vascular cerebral. Segundo o Ministério da Saúde, o número de internações de pessoas entre 15 e 34 anos que tiveram AVC aumentou 21% entre 2007 e 2011. Siga os conselhos do cardiologista João Vicente e fique mais tranquila!

domingo, 25 de agosto de 2013

Fisioterapia previne quedas de idosos

O número de idosos vem crescendo nos últimos anos, principalmente nos países em desenvolvimento. Segundo a OMS, o número de indivíduos com mais de 65 anos vai duplicar nas próximas quatro décadas, o que levará a que as doenças associadas ao envelhecimento assumam proporções importantes.
Entre as doenças que atingem os idosos estão às infecções, devido à carência da imunidade e o declínio das funções fisiológicas; problemas cardíacos, as artérias diminuem sua elasticidade favorecendo o aumento da pressão arterial; problemas neurológicos, como Parkinson e Alzheimer, osteoporose, labirintite, problema visual, afetam o equilíbrio gerando quedas.

sábado, 24 de agosto de 2013

Lesões do manguito rotador

Os músculos que recobrem o úmero (osso do braço), assim chamados de manguito rotador, são quatro: supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular.

Estes músculos são importantíssimos para os movimentos do ombro e responsáveis pela estabilização da articulação. Sua lesão leva a dor e diminuição de força para elevar e rodar externamente o braço, além de causar dor a certos movimentos tais como: abdução (movimentos de abrir o braço) e colocar o braço para trás como, por exemplo, para pegar um objeto no banco de trás do carro.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O parto ideal para cada mulher

As gestantes de hoje podem se considerar sortudas, pois elas conseguem optar, na maioria dos casos, pelo tipo de parto que terão, se sentirão as dores das contrações, sabem como será a recuperação, a anestesia aplicada, e ainda escolhem o hospital e o especialista responsável. Antigamente, o mais comum era ter os ?lhos em casa, com poucos recursos e ajuda de parteiras. Com tantas possibilidades, as mamães devem saber que não há regras rígidas, mas a decisão deve ser tomada durante o pré-natal com o auxílio de um pro?ssional de saúde para evitar riscos, tanto para as grávidas como para os seus ?lhos. “A mulher deve se informar sobre os prós e contras de cada método com seu obstetra e decidir o que é mais adequado. O parto é uma escolha individual”, a?rma Marcelo Burlá, da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SCORJ). Conheça cada tipo de parto:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SAIBA COMO IDENTIFICAR E TRATAR A FIBROMIALGIA

A fibromialgia é definida não como uma doença, mas uma síndrome (conjunto de sintomas), um processo não inflamatório e crônico, na qual a maior queixa é uma dor que não tem parada. Ora atinge o pescoço e os braços, ora a coluna e as pernas. Resumindo: o paciente sente dores no corpo todo, as quais não consegue definir direito. “Às vezes, a dor é percebida como uma sensação de peso numa parte do corpo. Em outras, compara-se a um forte aperto, uma queimação, um ardor”, define a reumatologista Evelin Goldenberg. Além da sensação dolorosa, podem aparecer outros sintomas como formigamento, irritabilidade, enxaqueca, cólon irritável, pernas inquietas e distúrbios do sono. Embora suas primeiras descrições tenham sido registradas no século XIX, somente em 1976, após os estudos do psiquiatra Harvey Moldofsky e do reumatologista Frederick Wolfe, a fibromialgia foi caracterizada como uma doença orgânica, que atinge de 2% a 5% da população mundial e ainda consegue confundir médicos e pacientes. Isso porque, em quase cem por cento das vezes, a fibromialgia nunca vem só, mas sempre acompanhada de outros problemas de saúde. Essa confusão pode levar facilmente a uma dificuldade de diagnóstico e, por consequência, a uma indicação inadequada de tratamento.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aspectos das unhas: podem dizer muito sobre sua saúde

Ondulações, que, no caso das mulheres, podem ficar aparente mesmo com esmalte: Geralmente indicam traumas (à espátula de empurrar a cutícula pode estar sendo utilizada com muita força); e ainda anemia, doença cardíaca ou pulmonar.

Faixas Negras: Disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma).

Metade branca e metade avermelhada: Problemas renais.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alimentos que rejuvenescem

Quem nunca ouviu falar que somos aquilo que comemos? A boa alimentação tem reflexo no nosso corpo. Cada nutriente tem papel importante para o bom funcionamento do organismo e alguns deles agem inclusive contra o envelhecimento: são os chamados alimentos antioxidantes.

Como o próprio nome diz, esse grupo de alimentos (frutas, legumes e verduras) protege o organismo combatendo a ação danosa dos radicais livres – os quais, em grande quantidade, acabam por danificar as células, promovendo o envelhecimento. Os radicais livres são o resultado dos raios solares, radioterapia, tabagismo, consumo excessivo de álcool, atividades físicas intensas, uso de medicamentos ou drogas, estresse emocional e desequilíbrio nutricional, entre outros fatores.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Curiosidades sobre a prática de atividades físicas

É importante a reposição de líquidos antes, durante e depois dos exercícios físicos, pois perdemos água não só pela pele (suor), mas através da urina. É preciso haver equilíbrio entre a ingestão e a eliminação desses líquidos.

Muitos acreditam que praticar exercícios utilizando muita roupa acelera a perda de peso. Na verdade, esse tipo de estratégia deve ser evitado. O excesso de roupa pode acelerar a elevação de temperatura do corpo, o que pode provocar a desidratação, hipertemia e a redução do desempenho físico. Não basta somente suar, é necessária a evaporação do suor para que o calor seja liberado pelo organismo, algo influenciado pela umidade relativa do ar ambiente.

domingo, 18 de agosto de 2013

Pilates X dor nos ombros

Pare tudo e apenas observe a posição que os seus ombros estão. Muito provavelmente, a maioria de vocês está com os ombros próximos às orelhas, enchendo-os de tensão.

O nosso corpo acumula tensão muscular principalmente nos ombros e no pescoço, e essa tensão está associada diretamente ao estresse, considerada a doença do século (para o transtorno diário de milhares de pessoas ao redor do mundo). Quando o organismo já não suporta a carga do estresse, seja ele físico ou mental, o nosso corpo entende que isso é uma agressão e a resposta imediata é a dor e a formação de nódulos de tensão, também chamados de trigger points.

sábado, 17 de agosto de 2013

CONHEÇA A SUA COLUNA

Na maioria dos casos...É tudo culpa da coluna!!! Na experiência clínica encontro muitos sintomas (como dor, formigamento, diminuição da sensibilidade local) em diversas regiões do corpo que são provenientes de problemas da coluna. Sabe aquela dor no seu dedão do pé que você passou por diversos médicos e nenhum conseguiu diagnosticar? Pode ser culpa da coluna! Sabe aquele zumbido que você ouve durante dias mais tensos, ou dias que trazem ansiedade excessiva? Pode ser culpa da coluna! 

Entre cada vértebra de nossa coluna saem nervos que vão para as mais diversas regiões do corpo, cobrindo assim o corpo todo. Temos dois tipos principais de nervos, os aferentes e os eferentes. Sendo que um comanda apenas nossos movimentos (eferentes), enquanto o outro comanda nossa sensibilidade (aferentes). Se há na coluna algo que comprima este nervo podemos ter algumas reações desta compressão. Se ela é aplicada nos nervos eferentes, podemos ter um leve ou grave perda de força em um ou vários grupos musculares.. Agora, se esta compressão é sobre o nervo eferente podemos ter dores ou diminuição da sensibilidade em todos órgãos do corpo. 

Para melhor compreensão:
A nomenclatura C4, T5, L1, S3.... é referente à região da coluna correspondente à saída do nervo. Como cada vértebra é feita de osso denso, os nervos saem da coluna através do espaço entre as vértebras. Ou seja C4 significa o espaço entre a quarta e quinta vértebra cervical (pescoço), T5 significa o espaço entre a quinta e sexta vértebra torácica. E assim por diante. 

Uma dor no dedão do pé, como exemplifiquei acima, pode ser devido a uma compressão do nervo espinal de L4. Um formigamento no polegar pode ser devido a uma compressão do nervo espinal de C6. E assim vai...

Outro exemplo comum na prática clínica: de repente, sem causa nenhuma aparente, aparece uma dor na sua virilha direita. É comum imaginar uma pequena distensão ou contratura da musculatura da virilha. Exames ortopédicos todos limpos, sem nenhuma lesão aparente na região .E a dor local e a dor persiste. O paciente começa a pesquisar mais... Gastroenterologista para pesquisar se a causa da dor é uma hérnia inguinal (quando o intestino passa por um pequeno túnel e chega perto da virilha causando certo incômodo), e nada. Urologista para a pesquisa de algum problema no aparelho reprodutivo masculino, ou ginecologista no caso das moças, e nada. E então ele vai ao neurologista. Este, por exames complementares, encontra uma compressão no nervo da coluna lombar (dermátomo L1) e encaminha para a Quiropraxia.

Muitos problemas são pontuais e fáceis de encontrar sua causa. Mas em alguns casos é necessário maior pesquisa... Pois como vimos uma dor na virilha pode ser caso ortopédico, gastrointestinal, urológico ou neurológico. É muito mais fácil tratar uma dor sabendo a causa dela, e é um grande erro tratar apenas o sintoma e não o que causou este sintoma. É mais fácil começar o tratamento a partir do ponto em que sabemos o que causa o problema em questão.

Fonte: Kindmax Brasil

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EXERCÍCIOS SUPERAM MEDICAMENTOS NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER

Os exercícios resultam em um aumento da eficiência da atividade cerebral associada com a memória.

Transtorno Cognitivo Leve

Embora alguma perda de memória seja normal e esperada à medida que envelhecemos, um diagnóstico do chamado Transtorno Cognitivo Leve, ou TCL, sinaliza uma perda de memória mais substancial e um maior risco de Alzheimer, uma doença para a qual não há atualmente nenhuma cura.

A esperança para lidar preventivamente com a questão veio através de um estudo liderado pelo Dr. Carson Smith, professor da Universidade de Maryland (EUA).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DA DIETA JAPONESA!

Atualmente, a comida japonesa é muito popular, não apenas pela sua apresentação e sabor, mas também por ser considerada uma comida muito saudável.
Uma das características da cozinha japonesa consiste no preparo dos ingredientes de modo a conservar seu frescor e realçar seu aroma e sabor, inclusive conservando suas cores naturais. A dieta japonesa é muito saudável, pois contém todos os nutrientes necessários em uma refeição e possui alguns alimentos com propriedades muito benéficas ao organismo. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Seriam os suplementos e vitaminas ruins para sua saúde?

Um médico americano travou uma guerra contra as indústrias das vitaminas. Ele explica que se você toma uma grande quantidade de vitamina A, vitamina E, beta caroteno ou selênio, você aumenta o risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, e pode encurtar a sua vida". Dr. Paul Offit, pesquisador do The Children's Hospital of Philadelphia, explica que vitaminas e suplementos significam apenas "lucro" para as indústrias e nada mais. 

Dr. Paul escreveu um livro chamado "Do you believe in magic?", e está bem determinado a fazer as pessoas tomarem conhecimento de suas descobertas.
A questão é o quanto todos nós buscamos uma fórmula mágica para nos mantermos saudáveis. Abaixo um trecho de uma entrevista que ele concedeu ao "The Guardian", mostrando insights sobre seu raciocínio a respeito do motivo de nós não precisarmos de tomar vitaminas. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os 10 piores alimentos para o corpo humano

Nutricionista lista os dez piores alimentos para o corpo humano, confira a lista:

10º - Sorvete

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte que esse alimento geralmente tem altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Damasco seco é excelente opção para quem está de dieta

Aproveite para ver como preparar uma deliciosa massa que leva esse ingrediente no recheio.
Também conhecido como abricó, o damasco é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, que também podem ser um pouco alaranjadas ou rosadas. Pode ser consumido "in natura" ou seco e utilizado tanto em preparações doces quanto salgadas.
Rico em fibras, vitaminas A, B, C e E, ácido fólico, betacaroteno, potássio, ferro e outros minerais 
importantes para o bom funcionamento do organismo, 
tem ainda a vantagem de ser pouco calórico. É, portanto, uma excelente opção para quem não consegue ficar sem comer doces durante a dieta. Além disso, por ser um alimento capaz de repor energia rapidamente, também é recomendado para quem pratica exercícios físicos com certa regularidade.

Fonte: www.mercadomunicipal.com.br

domingo, 11 de agosto de 2013

HÉRNIA DE DISCO - SAIBA MAIS

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

sábado, 10 de agosto de 2013

Alimentos para "desintoxicar" sua beleza!

A nutricionista Kimberly Snyder, autora do best seller "The Beauty Detox Foods" e colunista no New York Times, ensinou de uma forma muito interessante quais são os principais alimentos que auxiliam no processo de rejuvenescimento e na beleza. Esses alimentos têm o poder de desintoxicar a pele, o sangue e as células, permitindo que o corpo funcione melhor. 

A fim de obter os melhores resultados, é importante incorporar esses alimentos em sua dieta pelo menos 3 vezes por semana. Em menos de três dias você pode ver a pele mais brilhante - e as mudanças no seu cabelo e corpo!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ômega 3: A Garantia de Ótima Memória e Bom Humor!

O Ômega-3 faz parte das gorduras polinsaturadas, que por não serem produzidas pelo nosso organismo, CHAMADAS DE ESSENCIAIS, devem ser ingeridas pela alimentação. 

O Ômega-3 está presente em alimentos como:

*linhaça
*nozes
*óleo de canola
*e nos peixes: atum, pintado, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau, truta e salmão.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

AUTISMO - PRIMEIROS SINAIS DO PEQUENO AUTISTA


Receber o diagnóstico de autismo de um filho é como embarcar rumo a um universo desconhecido. É preciso encontrar a maneira de aterrissar nesse pequeno mundo em que a criança parece estar isolada. A doença, uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico, costuma ser identificada pelos médicos entre 1 ano e meio e 3 anos, mas especialistas apostam que os próprios pais são capazes de detectar os primeiros sinais a partir dos 8 meses e, assim, buscar ajuda especializada quanto antes.

Pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, descobriram que a chave para esse flagra precoce está na comunicação não verbal. A equipe do professor de psicologia Daniel Messinger comparou crianças sem histórico familiar do problema com irmãos caçulas de autistas, que teriam um risco maior de herdá-lo. Foi observado o modo como o bebê olha para objetos, o jeito como ele pede o que deseja e como reage quando lhe apontam para alguma direção. Pequenos com falhas gestuais nos primeiros meses de vida apresentaram sinais mais evidentes de autismo após os 2 anos e meio de idade.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O PARTO IDEAL PARA CADA MULHER

As gestantes de hoje podem se considerar sortudas, pois elas conseguem optar, na maioria dos casos, pelo tipo de parto que terão, se sentirão as dores das contrações, sabem como será a recuperação, a anestesia aplicada, e ainda escolhem o hospital e o especialista responsável. Antigamente, o mais comum era ter os filhos em casa, com poucos recursos e ajuda de parteiras. Com tantas possibilidades, as mamães devem saber que não há regras rígidas, mas a decisão deve ser tomada durante o pré-natal com o auxílio de um profissional de saúde para evitar riscos, tanto para as grávidas como para os seus filhos. “A mulher deve se informar sobre os prós e contras de cada método com seu obstetra e decidir o que é mais adequado. O parto é uma escolha individual”, afirma Marcelo Burlá, da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SCORJ). Conheça cada tipo de parto:

terça-feira, 6 de agosto de 2013

JOELHO DE CORREDOR: SAIBA O QUE É A CONDROMALÁCIA PATELAR E COMO EVITÁ-LA

A condromalácia patelar é uma das lesões típicas de corredor. Ela é um dos componentes da síndrome femoropatelar, patologia também chamada de “joelho de corredor”.

Na condromalácia patelar há uma lesão na cartilagem anterior do joelho (patela), que pode ir de um amolecimento até uma perda completa de parte da cartilagem. Alto impacto, desequilíbrio muscular e desalinhamentos que geram sobrecarga no joelho são alguns dos fatores causadores dessa lesão. O diagnóstico e tratamento desses fatores permite o prosseguimento da prática esportiva com grande redução dos sintomas, ou seja, sem dores.

O impacto do corpo com o solo na corrida é de aproximadamente 3 vezes o peso do corpo. Esse impacto é absorvido pelo movimento das articulações e depende da contração muscular. Quando há pouca contração muscular para absorver o impacto as articulações recebem um choque grande, sendo o joelho o alvo mais afetado, o que com o tempo vai gerando desgaste na cartilagem.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TRÊS SAPATOS QUE FAZEM MAL PARA OS SEUS PÉS

Figurinhas carimbadas no dia-a-dia do brasileiro, os chinelos, as sapatilhas e as sandálias anabela merecem cautela redobrada, afirmam especialistas.

As delicadas sapatilhas tipo bailarina equivalem a andar sobre um pedaço de papelão, por não ter apoio ao arco do pé, reporta o site especializado WebMD. Isso pode causar um doloroso problema nos pés chamado fascite plantar. Se você ama o estilo, tente palmilhas para evitar uma dor moderada, afirma o website. Ainda assim, elas não fazem milagres, então usar sapatilhas todos os dias não é aconselhável. 

domingo, 4 de agosto de 2013

VOCÊ TEM DOR DE ESTOMAGO? REFLUXO?

A dor de estômago pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera, pancreatite, colecistite, infarto e até mesmo câncer.

Geralmente, essa dor aparece por causa de uma combinação de fatores e hábitos inadequados e, por isso, é possível preveni-la com mudanças simples na rotina e também observando pequenos sinais de alerta. Um deles, por exemplo, é o despertar noturno – se a dor te faz acordar durante o sono, é um indício de que o problema pode ser grave e é hora de procurar um médico.

Outro problema que indica algo mais grave é a perda de peso – muitas vezes, ela acontece porque o paciente tem a percepção de que a comida pode aumentar a dor e, por isso, deixa de comer. Se houver sangue nas fezes ou no vômito, é mais um sinal de alerta, especialmente se for de uma cor mais escura. De acordo com o cirurgião Fábio Atui, esse sangue escuro nas fezes significa que veio da parte mais alta, ou seja, foi digerido e, por isso, não deve ser ignorado porque é também perigoso.

Para tratar a dor, muita gente costuma tomar chá de boldo, no entanto, não há trabalhos científicos suficientes que comprovem sua eficácia. De qualquer maneira, os médicos recomendam saber a procedência da planta e procurar um especialista para usar o chá com cautela para evitar overdose das substâncias presentes nele.

Em relação à alimentação, é importante que o cardápio seja leve e balanceado, pobre em gorduras e rico em carboidratos e derivados do leite, como batatas cozidas ou descascadas, purê de batata ou até mesmo sorvete de creme. Além disso, é importante fracionar a dieta, evitar jejum prolongado e também grandes quantidades de comida, que podem alterar a acidez estomacal.

Fonte: MRfisioterapia

sábado, 3 de agosto de 2013

PRONADA, SUPINADA OU NORMAL?

Você está na casa dos 20 anos e já sente dores no joelho ou na coluna? Percebeu que o seu tênis fica desgastado mais de um lado do que do outro? Sente que poderia correr mais leve e rápido? Então, precisa procurar um especialista. Sem saber, você pode estar pisando de forma errada.

Tipos de pisada
O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos: 

- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

- Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

- Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vivendo bem a “melhor idade”

Os idosos estão arrasando na atividade física e dando um show de qualidade de vida. É verdade, a expectativa de vida dos brasileiros hoje é de 79,4 anos, segundo o IBGE. E o mais legal é que as pessoas estão envelhecendo com mais saúde, melhorando a sua alimentação e mudando hábitos, como a prática de exercícios.

Com o avanço da idade, é normal ter problemas ósseos e perda de massa muscular, diminuindo o equilíbrio e a flexibilidade. Mas o Pilates ajuda bastante a contornar tudo isso. A técnica não só fortalece os músculos como melhora a capacidade respiratória, corrige a postura e alivia diversas dores típicas dessa fase da vida.

Curiosidades sobre a prática de exercícios

É verdade… A hidratação é fundamental para o bom rendimento em qualquer tipo de exercício. Mantemos assim a temperatura ideal do corpo, que transpira e evapora o suor, eliminando parte do calor e substâncias importantes para o equilíbrio interno do corpo, como água e sais minerais. Essa perda varia um pouco de acordo com o peso de cada pessoa, a temperatura e a umidade relativa do ar.

Se a hidratação não ocorrer de maneira adequada, o organismo desenvolve um estado de desidratação, você vai perceber uma queda no seu rendimento físico através das sensações de fadiga e superaquecimento do corpo, aumentando o risco de doenças provocadas pelo calor.