segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O que é joanete?

Quem não gosta de andar com as roupas e sapatos da moda, sentindo-se arrumado e elegante? Quase todos, não é mesmo? Principalmente nós, mulheres. Gostamos de sapatos. E os sapatos que nos deixam mais chiques geralmente tem salto. Salto alto. Às vezes salto muito alto. E bico fino. Aí complica um pouco, pois não é nada fácil andar com salto alto e bico fino. Nossos pés definitivamente não foram feitos para isso. Nem para usar sapatos apertados. Por isso muitas pessoas, especialmente mulheres com predisposição genética, desenvolvem o joanete.

domingo, 29 de setembro de 2013

11 benefícios que o riso traz para a sua saúde

Na correria do dia a dia, é muito comum nos estressarmos com os empecilhos da rotina ou ficarmos extremamente cansados no fim do dia, sem vontade de fazer nada. Embora pareçam não ter remédio, esses males podem ter uma solução muito simples: sorrir! É de graça e você não precisa de mais nada além de você mesmo para isso.

O riso, além de trazer aquela sensação de bem-estar que todo mundo conhece, pode ser um grande aliado da saúde, ajudando a prevenir doenças e auxiliando o organismo a cumprir as suas funções diárias. É benefício da cabeça aos pés! Veja aqui tudo o que uma boa gargalhada pode fazer por você:

sábado, 28 de setembro de 2013

Mulheres são mais susceptíveis a ter condromalácia patelar

Por ser a maior e mais complexa articulação do corpo humano e por suportar quase todo o peso do corpo, é muito comum que o joelho sofra lesões ao longo da vida. Entre elas está a Condromalácia Patelar, doença que causa degeneração da superfície da cartilagem, localizada na parte da patela. Mais comum entre as mulheres, a patologia é causada por uma instabilidade ou formato da rótula e o desvio de eixo dos membros inferiores, joelhos muito afastados ou muito juntos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aprenda exercícios para fortalecer a região do quadril e evitar lesões

O quadril é responsável por sustentar o corpo, além de ajudar também a articular o fêmur, osso da coxa, e o osso da bacia. O encaixe desses ossos com o quadril deve ser perfeito e macio e, por isso, há uma cartilagem nessa região para amortecer esse contato.
No entanto, podem existir algumas alterações anatômicas nesse encaixe que podem piorar ainda mais por erros de postura ou com movimentos muito amplos, como os de alguns exercícios feitos na academia, por exemplo – por isso, é importante realizar esses exercícios do jeito correto e ainda outros que ajudam a fortalecer essa região e evitar lesões mais graves, como alertaram o ortopedista André Wever e a fisioterapeuta Laura Proença.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Falta de tempo para malhar pode ser contornada usando a faixa elástica

Administrar um tempo para se exercitar não é fácil. A preguiça ou até mesmo viagens interrompem uma sessão de academia ou até desencorajam aqueles que querem trabalhar o corpo e ganhar flexibilidade. É nesse contexto que a praticidade da faixa elástica entra, já que ela permite que a pessoa faça alongamentos e até musculação, mesmo dispondo de pouco espaço.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como evitar a barriguinha dos 40?

A barriga protuberante após os 40 anos faz com que alguns homens e mulheres se desesperem: é um dos primeiros sinais da meia-idade se aproximando.

De alguma forma, parece quase garantido que, nessa idade, aquele pneuzinho vai se formar na cintura, levando muitos a recorrer a novas estratégias de dietas.

Empregos estressantes, que deixem pouco tempo para que se pratiquem as duas horas e meia de exercícios físicos semanais recomendadas, além de muitas refeições feitas na rua, que muitas vezes têm alto conteúdo calórico – esse estilo de vida, comum a muita gente, faz com que aumente a gordura abdominal no corpo.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Doenças associadas à poluição do ar são similares às do cigarro

Recentemente uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que mulheres expostas a altos níveis de poluição têm duas vezes mais chance de ter filhos com autismo do que aquelas que não sofreram exposição. Com o resultado do trabalho, feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o autismo se soma à lista de males à saúde causados pela poluição.

“Sabe aquela lista de doenças que você vê estampada nos maços de cigarros como infarto, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão, complicações na gravidez. Então todas elas a poluição também causa, porém em uma escala menor”, afirmou ao iG Paulo Saldiva, professor de patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Laboratório de Poluição Atmosférica da mesma instituição.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Escova de dente deve ser trocada após gripes e resfriados

Uma escovação adequada é fundamental para preservar a saúde bucal. Nesse sentido, vale a pena reforçar que a escova de dente deve ser trocada a cada três meses ou quando se perceber que ela começa a ficar desgastada.

Além disso, é muito importante trocá-la depois de um período de gripe, resfriado, infecção na boca ou dor de garganta. Isso ajuda a diminuir o risco de nova infecção através dos germes que aderem às cerdas.

O alerta é da dentista Rizia Souza, do Hapvida + Odonto, plano odontológico do Sistema Hapvida. “Após três meses de uso, as escovas ficam menos eficientes na remoção da placa dos dentes e das gengivas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos os cantinhos ao redor dos dentes”, explica.

Vale frisar ainda que é preciso deixar a escova de dente secar completamente entre um uso e outro. Isso evita a disseminação de germes, fungos e bactérias que, depois de um tempo, podem se multiplicar em níveis significantes.

Fonte: Casa saudavel

domingo, 22 de setembro de 2013

Os benefícios do Pilates na gestação

Refém de mudanças inevitáveis no corpo e na mente, como manter o equilíbrio durante a gestação? A gestação é uma experiência única e mágica, e a ideia é torná-la também prazerosa para a futura mamãe. Alguns hábitos saudáveis fazem toda a diferença para suportar tantas alterações hormonais, que irão mexer muito com as emoções, e alterações físicas, que irão mudar totalmente o corpo da mulher.

A prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação balanceada, contribui para o bom andamento dessa espera, que dura cerca de 40 semanas. Algumas modalidades são mais procuradas pelas futuras mamães, entre elas o Pilates.

sábado, 21 de setembro de 2013

Você conhece o seu biótipo?

Todas nós temos alguma amiga que come pra caramba e não engorda ou aquela que não come quase nada, treina bastante, mas tem dificuldades para emagrecer… Isso tudo é devido ao biótipo de cada uma.
Biótipo é a nossa herança genética que determina o formato do nosso corpo. Existem três tipos básicos e cada um de nós tem um predominante, mas possuímos algumas características de outros tipos. Devemos levar em consideração a individualidade biológica que nós temos, pois cada organismo funciona de forma diferente. Vale lembrar que fatores externos e avanço da idade podem ter influência na aparência desse indivíduo.

Vamos à apresentação dos três tipos de biótipos.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

5 atitudes importantes para quem tem artrite reumatoide

Só quem tem artrite reumatoide sabe o quanto é importante adaptar algumas atividades rotineiras às novas necessidades do corpo – maneira eficaz de driblar as dores e limitações provocadas. Pensando em facilitar e melhorar a sua vida, a reumatologista Licia Maria Henrique da Mota, de Brasília, coordenadora da comissão de artrite reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, listou cinco ações simples de colocar em prática, mas que fazem uma baita diferença. São elas:

1. Informe-se sobre a artrite reumatoide. Saber sobre sua condição de saúde é fundamental para entender que é perfeitamente possível conviver com a AR sem precisar deixar de fazer o que lhe dá prazer. “Além disso, você fica por dentro das inovações tecnológicas que favorecem sua qualidade de vida e se sente até mais estimulada a conversar com o seu médico antes de acreditar e investir em tratamentos alternativos que prometem milagres, mas não têm qualquer comprovação científica e podem prejudicá-la”, diz a reumatologista.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pilates em Osasco

Sabe o que é Pilates?

O Espaço Físio Pilates em Osasco oferece uma superinfraestrutura para você que quer praticar Pilates em 7 studios diferentes, já imaginou? Além disso, faça Pilates com Fisioterapeutas especialistas na aplicação do método Pilates. As duas unidades do Espaço Físio Pilates estão na Vila Campesina/Vila Yara (ver mapa), próximo à matriz do Bradesco. Há sete anos no mercado, fomos os pioneiros na região.
Então, se você procura por Pilates em Osasco e em toda a grande região Oeste de São Paulo, encontrou! 

- Pilates em grupo (máx. de três pessoas)
- Pilates individual
- Pilates para gestantes
- Pilates para terceira idade

 Assista ao nosso vídeo e conheça um pouco das nossas unidades!
 
Preencha o formulário e agende agora uma aula experimental de Pilates sem compromisso!

Aula Experimental de Pilates em Osasco


Espaço Físio Pilates. Corpo e mente em perfeita harmonia.

Trombose: respeite os sinais de alerta!

Todas nós sonhamos em ter pernas belíssimas: delineadas, fortes e longas, certo? Porém, para ter uma saúde invejável, é preciso sempre ficar atenta quando algo está fora do normal. Por exemplo, aos sinais de alerta da trombose, que acomete milhões de pessoas no mundo, principalmente as mulheres.
Mas você sabe o que é trombose? 
“É a formação de um coágulo de sangue dentro de uma veia. A trombose venosa profunda (TVP) acontece, na maior parte das vezes, nas pernas, porém, pode ocorrer em qualquer veia do corpo”, explica Hilton Waksman, cirurgião vascular membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Essa fase tem alguns sinais que sugerem a sua presença, de modo que devemos solicitar a avaliação de um especialista para um diagnóstico preciso”, auxilia o médico.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Radicais livres: de olho neles!

“Acordar e correr para o trabalho! Café da manhã? Não dá tempo! Hoje é dia daquela reunião importantíssima! Entre um cafezinho e outro tem aquele salgadinho frito salvador para tapear a fome... Almoço demora demais, melhor um lanche: ‘Tempo é dinheiro!’. No final do dia, happy hour com os amigos, afinal, ninguém é de ferro... Academia? Ah, hoje estou exausta, mereço um descanso. Amanhã eu compenso.” Essa rotina parece familiar a você? Se a resposta é sim, cuidado! Está na hora de repensar seu estilo de vida.
Da mesma forma que batalhamos para ganhar a vida no dia a dia, nosso organismo também trabalha sem parar limpando o corpo de toxinas para nos manter “funcionando”. É nesse processo que são produzidos os radicais livres. “São moléculas liberadas com a redução incompleta do oxigênio. Podem combinar com outras moléculas do corpo e, com isso, ser aniquiladas rapidamente, caso sua produção seja pequena. E, no caso de uma grande produção, provocam lesões em vários órgãos, doenças degenerativas, envelhecimento e morte celular”, explica Ana Cristina Belsito, endocrinologista do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro. Mas vamos explicar melhor:

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vitamina C é tudo de bom para a beleza!

A mais popular das vitaminas não favorece “apenas” a saúde, ao fortalecer o sistema imunológico e aumentar a absorção de ferro pelo organismo. “A pele também ganha com ela, já que a vitamina C previne a flacidez e as rugas, além de melhorar a elasticidade e a cicatrização, o que é essencial, por exemplo, após um tratamento estético mais invasivo, como um peeling”, conta a dermatologista Silvia Zimbres, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica da clínica Doux Dermatologia (SP).

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Comeu demais? Vamos fazer uma desintoxicação

Quando sentimos que comemos de mais precisamos desintoxicar o organismo para que ele volte a funcionar normalmente e para nossa dieta voltar a ser feita.

Para este artifício daremos 05:

1) Evite alimentos industrializados, na desintoxicação mesmo alimentos light que sejam industrializados, tem grande quantidade de sódio e gordura.

2) Fique com os temperos naturais, consuma fibras, encontradas em alimentos integrais, farelo de aveia e em outras fontes de fibras elas varem as toxinas para fora do organismo e ainda favorecem no bom funcionamento do intestino.

3) Beba muito liquido ao longo do dia, o hábito é fundamental para a eliminação das toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Sugerimos muitos líquidos como: chás, sucos naturais, água, água de coco, Isotônicos.

4) Aposte em frutas cítricas, a turma da acerola, kiwi, caju, limão e laranja por meio de um composto chamado limonóide, faz com que o fígado libere mais toxinas do organismo.

5) Adicione maçã e brócolis a sua dieta. Eles amenizam os estragos causados pelas toxinas, os dois alimentos são boas fontes de antioxidante evitando assim a ação dos radicais livres e diminuem os efeitos do envelhecimento.

Fonte: Carol Foltran

sábado, 14 de setembro de 2013

A intervenção da fisioterapia no cancro de mama faz a diferença

O cancro de mama apresenta um elevado impacto na nossa sociedade, sendo o cancro mais frequente e com maior taxa de incidência em Portugal. No dia de hoje, 11 a 13 mulheres serão informadas de que têm a doença. Um total de, aproximadamente, 4500 novos casos a cada ano, apenas no nosso país (dados do Portal de Oncologia Português). Olhando além das estatísticas, importa perceber que o cancro de mama e as intervenções inerentes ao seu tratamento, tais como a cirurgia e as terapias coadjuvantes (quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e hormonoterapia), estão associados a uma ampla diversidade de sequelas físicas e psicológicas que podem condicionar a vida das pessoas ao longo de vários anos, mesmo após o fim dos tratamentos. São disto exemplo complicações como a dor, fadiga, presença de cicatrizes, diminuição das amplitudes articulares e força muscular do membro superior, desenvolvimento de linfedema, alterações posturais, alterações da pele e da sensibilidade, entre outras.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como aumentar a produtividade do trabalhador sem afetar a sua saúde?

Osteopatia mostra-se como uma ferramenta poderosa para as empresas na promoção de qualidade de vida dos funcionários

Hoje, sabe-se que existem diferentes causas que levam aos afastamentos nas empresas: alimentação, traumas, acidentes, fatores psicoemocionais, entre outros. Pesquisas mostram que destas causas, de 20 a 25% dos afastamentos têm relação direta com o trabalho.

Os afastamentos afetam, e muito, a produtividade da empresa, pois tiram o foco dos resultados e podem acabar, inclusive, em processos judiciais. O fisioterapeuta e osteopata Leandro Sousa, diretor do Grupo Laborall, explica que o grande problema na realidade das empresas é que os atendimentos concentram-se nos sintomas e não na observação das causas. “É fundamental que seja realizado no ambiente corporativo um diagnóstico de causas, objetivando entender quando, como, onde e porque aparecem determinadas queixas”.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Respirar pela boca pode provocar alterações no crescimento da face

Tempo seco. Você costuma ficar com os olhos ardendo, a garganta coçando ou o nariz sangrando? Como se proteger nessa época do ano? E o que é melhor: colocar uma toalha molhada ou um balde com água no ambiente?

Quando o ar fica seco, o corpo começa a sentir as consequências, como ardência nos olhos, incômodo na garganta ou até mesmo sangramento no nariz. Além de beber muita água para amenizar os efeitos do tempo seco, uma das dicas mais importantes é usar um inalador com soro fisiológico e água potável, como recomendaram o otorrinolaringologista Agrício Crespo e a pediatra Ana Escobar.

Isso ajuda a hidratrar o nariz, que resseca e fica inflamado por causa da falta de umidade, o que pode ser ainda pior para quem tem algum problema respiratório, como rinite ou asma. Nesse caso, por causa da obstrução nasal, a pessoa costuma respirar pela boca e esse hábito, de acordo com os médicos, pode mudar até a fisionomia do rosto. Em crianças, ao longo do crescimento, podem ocorrer alterações nos seios da face, o que pode deixar, por exemplo, o dente de cima mais aparente e a mandíbula mais caída. Além disso, a criança pode começar a ter sonolência, olheiras, mal rendimento na escola, irritabilidade e mastigação rápida, como explicou o otorrinolaringologista Agrício Crespo.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Saiba evitar doenças transmitidas por pombos, morcegos e ratos



Existem alguns animais que convivem com as pessoas, especialmente nas grandes cidades, e podem oferecer um grande risco de diversas doenças. Por isso, a população de bichos como pombos, ratos, morcegos, por exemplo, deve ser controlada para evitar danos maiores aos homens, como alertaram o infectologista Caio Rosenthal e o biólogo Gladyston.

Assim como os humanos, esses animais precisam de três fatores para sobreviver: água, alimento e abrigo. Justamente por isso, costumam viver perto da população porque é ela que fornece esses elementos nas frestas das casas, porões, sótãos ou até mesmo por deixar comida acessível no lixo ou aberta na despensa. Há ainda as pessoas que voluntariamente alimentam os pombos, por exemplo, o que pode oferecer um grande risco à saúde pública. Vale lembrar, no entanto, que os pombos não devem ser mortos, apenas controlados, já que têm importância ambiental assim como outras aves.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Convênio Bradesco para Fisioterapia e RPG em Osasco


Agora, o Espaço Físio Pilates em Osasco está com uma supernovidade para você: Convênio Bradesco Saúde. As especialidades de Fisioterapia e RPG em Osasco ganharam um novo estabelecimento com profissionais de ponta para atender você e com uma qualidade incomparável.

O Espaço Físio Pilates atua há 7 anos em Osasco e região, oferecendo o melhor em infraestrutura de Pilates em Osasco e, agora, amplia a sua rede de atendimento passando a ser mais um referenciado Bradesco Saúde.

E você que é conveniado em outros convênios médicos fique tranquilo. Estamos procurando novos parceiros e logo, logo teremos mais novidades ainda. Por enquanto, conte com o nosso atendimento em RPG e Fisioterapia em Osasco particulares e desfrute de um atendimento mais do que profissional. Venha conferir!

Colesterol alto: como prevenir e amenizar os sintomas

A maior causa de elevação do nível de colesterol é a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, principalmente de origem animal. Sem contar que a herança genética é outro fator que influencia o desenvolvimento do distúrbio. O colesterol ruim ou LDL participa da formação de placas de gordura que obstruem a artéria. Enquanto o colesterol bom ou HDL retira o colesterol dos tecidos e transporta para o fígado, onde é eliminado.

Agora que você já sabe do que trata esta doença, que tal aprender a preveni-la ou,
para quem já sofre com ela, aprender a amenizar os sintomas?

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pilates faz crescer?

Essa é uma das perguntas mais populares entre os nossos leitores. A instrutora Fernanda Santos Plata, da Pilates Studiofit, explicou pra gente o que acontece de verdade. É que o Pilates é uma atividade diretamente ligada à postura e trabalha o corpo de forma global, fortalecendo todos os músculos responsáveis pela sustentação da coluna, o chamado “core”. Isso equilibra e alonga a postura, por isso quem pratica tem a sensação de que cresceu alguns centímetros.

Com o tempo e a ação da gravidade, além de alguns maus hábitos que levamos no dia a dia, sofremos o enfraquecimento dessa musculatura de sustentação, o que pode levar a uma postura incorreta e curvada. Outros fatores genéticos também podem influenciar na “perda” de estatura, segundo Fernanda. São eles: má formação, fatores neuromusculares (paralisia), inflamações, traumas por fratura ou osteoporose, além de desequilíbrios musculares pela má postura.

domingo, 8 de setembro de 2013

Especialistas explicam como lavar o cabelo para evitar danos aos fios

Cuidar do cabelo em casa é sempre a opção mais prática e barata, mas exige muito cuidado para evitar danos aos fios. Como explicaram a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento no Bem Estar desta sexta-feira (6), até mesmo o jeito de lavar pode interferir na saúde do cabelo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

Por exemplo, no caso do shampoo, é importante saber que a quantidade não precisa ser tão grande para limpar os fios do jeito certo. De acordo com a cabeleireira Jô Nascimento, o produto não precisa fazer espuma para significar que fez a higienização do cabelo, ou seja, não há a necessidade de aplicar tanto na hora do banho. Outra dica importante é o jeito de lavar com o shampoo - primeiro o couro cabeludo, com movimentos suaves e circulares, e só depois o resto dos fios, sem esfregar. Isso porque, ao esfregar a cabeça, as impurezas que estavam nessa região vão parar no fio e, por isso, é preciso limpá-los depois.

sábado, 7 de setembro de 2013

Exercício abdominal tira barriga?

Abdominal emagrece?

Ele é benéfico, mas não faz perder gordura localizada.
Na verdade, quem faz abdominais todos os dias pode ter uma “barriga tanquinho”, mas debaixo de uma camada de gordura.

Mas aí vai nossa dica: se você faz abdominais, não pare, mas tente combiná-lo com exercícios aeróbicos, pois assim você vai queimar suas gorduras, e seu abdomem ficará tonificado.
Outra dica importante é a postura. Como você está sentada(o) agora? Tem que manter a postura ereta: ombros pra trás, cabeça erguida, abdomem contraído.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Algumas curiosidades sobre Joseph Pilates

Aos 46 anos ele conheceu aquela que viria se tornar a sua segunda esposa, a enfermeira Clara: “Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável” dizia ela. Eles se estabeleceram em Nova Iorque e abriram um estúdio.

De acordo com Mary Bowen, aluna de Joseph e Clara, ambos eram igualmente talentosos “Pilates era inventivo, extravagante e otimista. Ela por sua vez, era a retaguarda, segura, a base de sustentação de Joe”.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Qual o melhor jeito de dirigir sem ter dor na coluna?

Veja algumas dicas de postura ao dirigir que podem evitar dor na coluna:

Assento

Mantenha o ângulo entre 100 e 110 graus, de maneira que a coluna permaneça totalmente apoiada e relaxada. Isso evita lesões dos músculos do pescoço e das articulações da coluna.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pilates: o que você ainda não sabe sobre esse tratamento

A grande dificuldade da maior parte das pessoas na hora de entrar em forma é praticar exercícios regularmente. Uma das reclamações mais comuns está voltada para o ambiente muito agitado das academias, com seus salões de musculação cheios. Depois de uma longa jornada de trabalho, o ideal é apostar em atividades que também contribuam para aliviar o estresse. Assim, o pilates vem conquistando cada vez mais que busca ter um corpo mais bonito e saudável.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”, essa frase é de autoria de Joseph Pilates, criador do método. E para revelar como isso é possível e mostrar o que você ainda não sabe a respeito do assunto, o Puretrend conversou com a fisioterapeuta Aline de Castro.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

E se a sua coluna falasse?

O que ela iria dizer sobre os seus hábitos?

Respire fundo, estique as costas e siga nossas dicas para manter a coluna firme:

1. Distribua bem o peso que carrega. Se você apoiar bolsas e sacolas pesadas de um lado só do corpo, pode agravar as dores na coluna.

2. Sente direito. Apoie suas costas no encosto da cadeira e deixe os pés bem apoiados no chão. Se possível, use apoio para os pés e prefira cadeiras com braços.

3. Se quiser pegar qualquer objeto do chão, dobre os joelhos e desça devagar até ele. Fique de cócoras. Assim o peso será absorvido pelos músculos das pernas e não pela coluna vertebral.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

10 dicas para melhor o seu dia

A gente não sabe muito bem porque às vezes acordamos tristes ou de mau humor. Talvez aquela situação mal resolvida no trabalho ou ainda um desentendimento com aquele amigo de infância.

Não fique remoendo esses sentimentos ruins e reverta esse quadro. Veja 10 dicas para melhorar o seu dia!

domingo, 1 de setembro de 2013

Postura errada provoca barriga e dores nas costas

Sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente mais bonito, como também pode evitar dores e lesões na coluna. Para quem se preocupa com a boa forma, vale ainda lembrar que a postura pode gerar barriga. É o que explica o fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Barros. "A má postura cria uma pequena barriga abaixo do umbigo, pois provoca a perda do tônus muscular na região", disse ele.

Segundo Barros, o abdômen é um músculo que precisa de contração e fortalecimento. Quando uma pessoa está com uma postura ereta, obriga a contração da barriga, explicou o profissional. Ele alertou ainda as mulheres que andam muito empinadas, jogam o bumbum para trás e, consequentemente, o abdômen para frente, tendem a ter uma barriga inteiriça causada pela má postura. Já aquelas que projetam o quadril e pescoço para frente, mas encolhem o bumbum, podem desenvolver a barriga abaixo do umbigo.