quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sobra trabalho e falta saúde?

Se Michelangelo pudesse prever as transformações do corpo humano é provável que David teria que ganhar uns quilinhos a mais para estar mais próximo do homem da atualidade. Pelo menos é isso que uma pesquisa recente realizada com 15.000 profissionais brasileiros revela.
96% dos executivos comem mal, sendo que 40% dos homens brasileiros diretores de empresas são sedentários.
A relação sedentarismo, estresse e hábitos alimentares desregrados gera uma combinação explosiva que pode ter consequências irreversíveis. Os empresários e executivos sabem disso. Segundo a pesquisa o que falta não é informação, a maioria inclusive manifesta vontade de mudar de hábitos. O que falta muitas vezes é persistência, organização, metas tangíveis, orientação adequada e principalmente encontrar a própria rota para uma vida mais saudável.
Se você sabe que segunda-feira é um dia daqueles no escritório, marcar uma aula de pilates justamente no horário mais conturbado não vai ajudar. Se você decidiu começar a dieta na semana que terá vários almoços de negócio também não é muito promissor. As metas iniciais precisam ser tangíveis e um bom caminho é se fazer algumas perguntas e anotar as respostas:

Onde estou e aonde quero chegar naquilo que considero uma vida saudável?
Qual seria um pequeno passo para dar nessa direção de ser mais saudável?
E depois desse passo qual seria o próximo?
Qual a meta que sou capaz de cumprir até o final desta semana?

Prevenção é a melhor alternativa para quem busca ter qualidade de vida e saúde.

Fonte: ekinessblog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O que está escrito no seu corpo?

Stanley Keleman foi um dos pioneiros no estudo das relações que envolvem a corporificação das nossas experiências e emoções. Com diversos livros escritos, entre eles, o célebre "Anatomia Emocional", Keleman nos faz pensar sobre a construção e (des)construção de alguns padrões de postura corporal.

A seguir um trecho do livro "Realidade Somática", onde ele explica claramente a esse respeito:

“O que é crucial, e que geralmente é esquecido pela própria natureza do processo de estereotipia, é que toda pessoa ao crescer criou, praticou e aperfeiçoou padrões de expressão e comportamento social. Ouvimos: Não seja carente, não fique triste, não seja impaciente, aprenda a se controlar. Mas para colocar em prática o que outros consideram comportamentos ideais, talvez tenhamos de inibir os movimentos peristálticos intestinais, interferir no ritmo cardíaco e dos vasos sanguíneos ou contrair a musculatura esquelética. Essas ações impedem a concretização de impulsos como exteriorizar-se, correr ou fazer ruídos.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Osteoartrite x Artrite Reumatoide

Ambas são tipos frequentes de artrites, entretanto, com etiologia e características que diferem entre si.
A OSTEOARTRITE, também conhecida como “artrose”, é o tipo mais comum de artrite, sendo fortemente ligada ao envelhecimento natural do organismo. Caracteriza-se pelo desgaste lento e progressivo da cartilagem articular, muitas vezes chegando à erosão do osso subcondral. Articulações de carga como a do quadril (articulação coxofemoral) e a do joelho são sedes frequentes deste tipo de artrite, que lentamente vai limitando os movimentos da articulação afetada. Radiograficamente, três características clássicas podem ser observadas:
- Diminuição do espaço articular
- Esclerose do osso subcondral
- Formação de osteófitos marginais

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fisioterapia na reabilitação da paralisia facial periférica

A paralisia facial periférica (PFP) ocorre quando há interrupção da condução nervosa do nervo facial, consequência de diferentes fatores etiológicos, tais como traumáticos (pode acometer os indivíduos através de objetos cortantes ou perfurantes, projéteis de arma de fogo, acidentes automobilísticos e outros), infecciosos (causadas pela meningite,otites, herpes zoster e outras), neoplásicos, disfunções metabólicas (Diabetes Mellitus, hipotireoidismo, gravidez), idiopáticos e outros.

De acordo com a fisioterapeuta Nilvânia Pereira, essa doença causa a paralisia de um conjunto de músculos, os quais são responsáveis pela mímica facial, podendo acarretar grandes deformidades fisionômicas que levam a incapacidades físicas, psicológicas e sociais. “A pálpebra inferior fica caída, ocorre inchaço facial, dificuldade de fechar completamente os olhos, mas, claramente, os sintomas variam de acordo com a localização e a gravidade da lesão do nervo facial. A paralisia facial periférica pode causar também outros sintomas, como: os sulcos da testa ficam menos pronunciados do lado paralisado, o globo ocular se levanta ao tentar fechar a pálpebra (sinal de Bell), os cílios do lado afetado ficam mais evidentes do que o lado sadio quando os olhos tentam se fechar, a fenda da pálpebra aumenta, há uma ausência do sulco nasomentoniano e queda da comissura labial”, explica.

domingo, 27 de outubro de 2013

Entenda a importância do ferro para a saúde e como o organismo o absorve

A anemia ferropriva, por falta de ferro, é um dos distúrbios nutricionais que mais têm aumentado no mundo - um dos motivos para isso é o alto consumo de produtos industrializados, pobres em nutrientes.

Porém, por outro lado, alguns setores da indústria têm acrescentado ferro em alguns alimentos, como cereais, leite e iogurtes, por exemplo. No Brasil, onde o índice de anemia é alto, as farinhas devem ter obrigatoriamente ferro, o que consequentemente faz com que pães, bolos, doces também tenham.

Como explicaram a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Tânia Rodrigues no Bem Estar, o ferro é importante para a saúde porque, além de prevenir a anemia, funciona também como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo. Para as crianças, a recomendação diária é de 1 mg a 2 mg por quilo para crianças com até 10 kg; já os homens devem ingerir 10 mg de ferro por dia; para as mulheres, essa necessidade sobe para 15 mg, principalmente após a menstruação ou em caso de gravidez, quando pode ocorrer perda de ferro pelo sangue.

sábado, 26 de outubro de 2013

Benefícios da ginástica facial

Os exercícios para o rosto prometem uma pele mais firme e saudável. Veja os benefícios da ginástica facial.

De todas as preocupações com a beleza, as rugas e a flacidez do rosto são as que mais tiram o sono das pessoas, especialmente das mulheres. Ver que a cútis viçosa, firme e saudável sofre mudanças negativas, com o passar dos anos, é algo que dificilmente se aceita. Embora este seja um processo sabidamente natural e do qual ninguém escapa, as pessoas procuram cada vez mais por alternativas que possam diminuir os efeitos do tempo, sobre as células do corpo. Procedimentos cirúrgicos exigem dinheiro e coragem. Já os cremes faciais são opções de prevenção, que não oferecem risco algum. Os benefícios da ginástica facial podem ser comparados àqueles proporcionados pelos produtos anti-idade, embora não sejam a mesma coisa. Eles são uma forma de se prevenir contra o avanço da idade e podem ajudar a tonificar a pele. Saiba como.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Acupuntura ajuda a aliviar tensão mandibular

A acupuntura busca o equilíbrio do corpo. Após contar seu histórico e queixas de saúde, o paciente é submetido à aplicação de estímulos através da pele, com inserção de agulhas em pontos específicos de canais energéticos, chamados de meridianos. Segundo o cirurgião-dentista, André Porporatti, membro da Associação Internacional de Estudo da Dor (IASP) e especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa, pesquisas mostram que 74% dos pacientes com disfunção temporomandibular (DTM) procuram terapias complementares, como a massoterapia e acupuntura.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dicas alimentares para baixar a taxa de triglicerídes

Alimentação adequada e manutenção de exercícios físicos já foram mais do que divulgados como formas de se ter uma vida saudável. A maioria da população está consciente sobre o que fazer para se obter uma saúde boa. Porém, entender o funcionamento do organismo é algo mais complexo. Dentre os diversos aspectos que podem afetar a “máquina humana”, um deles é o nível de triglicéride.

Os triglicérides são um tipo de gordura, composta de ácidos graxos e glicerol, encontrada no sangue. O corpo humano produz tal substância, mas ela também provém dos alimentos ingeridos, se estes possuírem gordura. Segundo o cardiologista Antonio Glorivaldo Valério de Almeida, cooperado da Unimed Sul Mineira, a função dos triglicérides é basicamente reservar energia para o organismo, e para isso constituem depósitos no tecido adiposo e muscular, além de promover a proteção térmica.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é a presença de sinais e sintomas de disfunção dos nervos periféricos em pessoas com diabetes. Esta lesão nos nervos periféricos, consequentes à hiperglicemia crônica, pode ocasionar perda de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa. Em alguns casos está também associada à lesão de fibras nervosas grossas, com alterações na sensação vibratória e perda da sensibilidade protetora dos pés.

É comum também, em presença de neuropatia, as alterações biomecânicas dos pés, que evoluem com deformidades e alterações nos pontos de pressão plantar, predispondo a ulcerações.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conheça os benefícios da drenagem linfática na gravidez

O aumento da produção hormonal nas gestantes gera, entre outras coisas, retenção de líquidos e, como consequência, o inchaço. Com o passar dos meses, essa retenção hídrica pode gerar certo desconforto nas mamães. Para atenuar o incômodo, é possível recorrer, com segurança, à drenagem linfática, técnica de massagem que direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, eliminando-os.

— A drenagem linfática manual durante a gravidez traz benefícios para a mãe e para o bebê e pode ser realizada a partir de 12 semanas de gestação ou após liberação médica — afirma a fisioterapeuta dermatofuncional Ana Paula Dellalibera Vaz.

Vamos fazer alongamento!

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo elas aumentem o seu comprimento.
Qualquer pessoa pode fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade.
Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios:
• Reduzem as tensões musculares
• Relaxam o corpo
• Proporcionam maior consciência corporal
• Deixam os movimentos mais soltos e leves
• Previnem lesões
• Preparam o corpo para atividades físicas
• Ativam a circulação
• Ajudam no aquecimento à medida que eleva a temperatura do corpo
Fonte: Wikipedia (adaptado)

domingo, 20 de outubro de 2013

Saiba como aumentar as defesas do seu sistema imunológico de forma natural

As defesas são a nossa ferramenta mais importante de sobrevivência. O organismo tem o sistema imunológico para proteger-se das agressões que alteram o seu estado de saúde, por isso é importante tomar cuidado e manter as defesas sempre altas.
  • Frutas e vegetais: Ao ter uma dieta balanceada com frutas e vegetais crus se estimula o sistema imunológico, já que faz com que o pH do corpo torne-se mais alcalino do que ácido, o que ajuda a manter os germes para fora.
  • Água potável: Sempre é preciso manter uma boa hidratação, beber bastante água e evitar tanto quanto possível as bebidas adoçadas artificialmente, já que suprimem o sistema imunológico.

sábado, 19 de outubro de 2013

Perguntas e respostas sobre o método pilates

1. Posso praticar Pilates em casa?

A prática de Pilates deve ser orientada por um instrutor, que vai acompanhar os movimentos do aluno e cuida da sua postura e respiração. Alguns exercícios simples podem ser feitos em casa, mas só se você for bem experiente e já tomou a consciência corporal trabalhada pelo Pilates. Se você está iniciando a prática, não se arrisque a fazer sozinho! Os exercícios mal executados podem machucar e provocar lesões.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Seu corpo precisa de proteínas

Para entrar em forma e manter o foco na saúde, muitas pessoas pensam em cortar a proteína da carne do cardápio, mas isso pode ser muito prejudicial. Cortando esse nutriente da sua rotina alimentar, você vai causar um rebuliço no organismo!

As proteínas participam de processos metabólicos importantes. Para se ter uma ideia, elas precisam reunir 20% das calorias totais de todo o seu dia, segundo o portal Minha Vida. Elas estão presentes nas carnes e ovos, no leite e seus derivados e também nas leguminosas.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conheça os exercícios de Pilates das famosas

Os pilateiros adoram ver as fotos dos exercícios que as famosas conseguem fazer nas aulas de Pilates. As fotos que elas postam nas redes sociais inspiram e motivam os outros praticantes. Elas mostram como o Pilates é prazeroso e desafiante ao mesmo tempo! A fisioterapeuta Jussara Castro, ajudou a gente a entender os exercícios mais avançados que rolam nas redes sociais. Vamos descobrir o objetivo de cada um deles. Olha só:

Isis Valverde mostrou que tem concentração eequilíbrio ao ficar suspensa na bola fazendo uma extensão em isometria. Neste exercício, Isis faz uma contração dos músculos do power house, glúteos, isquiotibiais, grande dorsal, trapézio e da musculatura extensora da coluna. Tudo isso aliado a uma respiração correta e alongamento axial para manter o alinhamento do corpo todo e não cair da bola. Excelente exercício para concentração, equilíbrio e fortalecimento da coluna lombar. Indicado para quem tem dores nas costas ocasionadas pela má postura.
(Reprodução / Instagram)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Como queimar gordura no abdômen sem abdominais

A gordura da barriga é a primeira gordura a aparecer quando engordamos e é a que leva mais tempo para queimar. Se este for seu caso, e você é alguém que considera abdominais abomináveis, temos uma boa notícia para você.
Para remover gordura da barriga, exercícios abdominais não são particularmente eficazes. A razão é treinar esses músculos e intensifica-los, mas não exigir muita energia na sua execução. Outras atividades diárias que você pode fazer quase sem perceber, são muito mais eficaz para queimar grande quantidade de gordura abdominal. Incorporá-las em sua rotina diária lhe permitirá remover a gordura no abdômen, sem ir a academia.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dicas para evitar erros ao comer fora e dentro de casa

Com a correria do dia a dia, muita gente costuma comer fora de casa; mas por outro lado, há também quem consiga fazer as refeições em casa com a família - seja qual for a situação, é importante evitar alguns erros na hora de se alimentar, como alertaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Sônia Tucunduva Philippi no Bem Estar.

Uma das principais diferenças entre a refeição dentro e fora de casa é a oferta de alimentos - de acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, comer em restaurantes pode ser mais tentador e, por isso, quem come fora geralmente escolhe alimentos menos saudáveis e mais calóricos.

Além disso, há ainda a opção do couvert, que chega antes do prato principal, com aperitivos como pães com manteiga e azeitona, por exemplo. É muito comum as pessoas comerem esses petiscos de entrada sem perceber, como mostrou a reportagem da Marina Araújo, mas isso pode influenciar muito no valor calórico da refeição.

sábado, 12 de outubro de 2013

Alimentos com potássio, fitoesteróis e fibras fazem bem para o coração

Fazer atividade física e manter uma alimentação saudável e equilibrada é importante para evitar vários problemas de saúde, como por exemplo, a hipertensão e o colesterol alto.

Iogurtes, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola, por exemplo, são alguns exemplos de alimentos com fitoesteróis – o brasileiro consome em média de 100 a 400 mg dessa substância por dia, sendo o que o ideal é ingerir de 1 a 3 gramas.

Já as fibras, presentes em cookies integrais, bolachas salgadas, pães integrais e barrinhas de cereal, devem ser consumidas na quantidade de 25 gramas sendo que o consumo diário no Brasil ainda é de 15 gramas.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Conheça os benefícios e diferenças entre os tipos de farinha

Farinha de trigo, aveia, centeio, milho, mandioca: todas elas possuem valores calóricos e de carboidratos muito semelhantes, mas têm diferenças na quantidade de fibras.

Além de ser rica em fibras, ferro, cálcio e potássio, vale lembrar que a farinha é um carboidrato e, por isso, o ideal é não exagerar.

Evitar esse excesso é especialmente difícil em Salvador, onde a farinha é a grande preferência dos moradores – a Bahia é o estado que mais consome e um dos grandes produtores do alimento no país. Para os baianos, a farinha de mandioca é uma das preferidas e é boa contra o colesterol, como mostraram os especialistas.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tendinite de aquiles

Tendinite de aquiles, também chamada de tendinite do calcâneo, é a inflamação, a lesão e o inchaço do tendão de Aquiles (o tendão que liga os músculos da panturrilha ao calcanhar).

Causas, incidência e fatores de risco

Existem dois músculos grandes na panturrilha: o gastrocnêmio e o sóleo. Esses músculos geram a força para empurrar com o pé ou ficar na ponta do pé. O grande tendão de Aquiles conecta esses músculos ao calcanhar.

Esses músculos são importantes para caminhar. Esse tendão pode ficar inflamado, geralmente como consequência de uso excessivo ou artrite, embora a inflamação também possa ser associada ao trauma e à infecção.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O pilates educa o corpo de forma harmônica e equilibrada

Uma sequência de exercícios - inicialmente de solo - elaborados por Joseph Pilates continua atraindo pessoas de todas as idades seja para o fitness ou reabilitação. Proporciona o bem estar físico e mental, a partir do condicionamento postural e controle do próprio corpo, o que no início ele chamou de “contrologia”.

O conceito power house do pilates, como denominou seu criador - coordena a mecânica respiratória do diafragma, músculos abdominais e consegue estabilizar a coluna lombar. O resultado é flexibilidade e força.

Sucesso na reabilitação de soldados em campos de guerra, na preparação de bailarinos e atores circenses, astros de Hollywood, ganhou adeptos no mundo todo. O método foi sendo aprimorado com o uso de molas até os equipamentos mais modernos utilizados hoje como o ladder-barrel, reformer, combo chair, cadillac, o wall-unit, entre outros. “Hoje há um foco muito grande no fitness, mas o pilates clínico reabilita”, explica Patrícia Ferraz Braz, fisioterapeuta e professora da FAI (Faculdade Adamantinense Integrada).

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como perceber os sinais de tendinite

O pneu do carro está gasto. O motorista troca o pneu. O alarme de casa dispara. O morador vai verificar o que está acontecendo. As pessoas sabem o que fazer quando recebem um alerta, mas isso só funciona para as coisas. Quando o braço, punho ou ombro começam a doer o mais comum é que as pessoas ignorem o sinal até que ele se transforme em um diagnóstico: tendinite. E uma vez instalada, a doença torna-se difícil de tratar e, muitas vezes, reincidente.

Apesar do quadro desanimador, da disciplina necessária para lidar com o problema, a tendinite não é imbatível. Tem cura, claro que tem.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conheça remédios caseiros que são aprovados em pesquisas científicas

Entretanto, a própria ciência reconhece os benefícios de chás e fórmulas caseiras, quando usados de forma correta.

A habilidade de preparar remédios com produtos naturais, na maioria das vezes, é atribuída às avós. Isso se deve provavelmente ao fato dessas receitas caseiras por muito tempo terem sido passadas de geração em geração, nutrindo o conhecimento da cultura popular.

A prática, apesar de milenar, não foi deixada para trás. Para se ter uma ideia, o Ministério da Saúde está analisando 71 espécies vegetais, utilizadas pela população, para propor novas fórmulas medicinais.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ruptura de adutor da coxa

Essa lesão pode ser evitada com alongamento e fisioterapia.

Quem corre sabe da contribuição que os músculos trazem ao corpo inteiro durante a prática do esporte. Além do trabalho de sustentação do joelho, alguns músculos das pernas, mais especificamente das coxas, também agregam a função de estabilizadores do quadril.

Os músculos adutores, localizados na parte interna da coxa, têm a função de fazer a adução do quadril, ou seja, o movimento de fechamento das pernas. “Esses músculos com os ísquios tibiais são os principais responsáveis pelo movimento da pélvis e têm a função de estabilização do quadril durante a corrida”, explicou o médico de esporte, Glauber Alvarenga, especialista em fisioterapia neuro-músculo esquelética pela Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cuidados diários das mamães com os bebês

Ser mãe é a maior dádiva do mundo, sem dúvida. Mas as tarefas do dia a dia como trocar as fraldas, amamentar, dar banho e ninar no colo podem acarretar lesões nas articulações ou musculares levando a mulher no pós-parto a ter dores em alguns casos até a ter perda parcial de alguns movimentos nos braços e pulsos. Sem contar as dores na coluna e joelhos.

“Relaxamento muscular, prevenção de dores e tensões, sem contar que dá mais flexibilidade, agilidade e elasticidade ao corpo. Essas são algumas vantagens de praticar alongamento todos os dias ou sistematicamente, além de proporcionar maior consciência corporal e preparar o corpo para atividades físicas”, explica a fisioterapeuta Vanessa Marques.