sábado, 30 de novembro de 2013

Mitos sobre o Pilates

O Pilates já faz parte da rotina das academias, que percebem a necessidade de agregar benefícios como postura,equilíbrio e consciência corporal ao programa de treinamento dos clientes. É uma atividade muito recomendada por médicos e fisioterapeutas para a reabilitação e o tratamento de doenças e lesões.

Mas essa popularidade também gera algumas dúvidas e interpretações distorcidas sobre as características e funções dessa prática no corpo. Veja quais são os mitos mais comuns sobre o Pilates e fique atento:

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pilates ameniza sintomas da osteoartrite

Você já ouviu esse nome? A osteoartrite é uma doença articular degenerativa, que atinge principalmente as pessoas com mais de 65 anos. Ela já foi encarada como uma doença progressiva natural do envelhecimento, sem perspectiva de tratamento. Mas a ciência já comprovou que é possível modificar a evolução do problema.

A osteoartrite é uma das causas mais comuns de dores musculares e ósseas e da incapacidade para o trabalho no país. Ela atinge as articulações por insuficiência da cartilagem, agravada pela sobrecarga muscular e fatores genéticos.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Camiseta inglesa deixa o homem mais forte; mas será que o produto vai ter sucesso?

Buscar um corpo mais bonito pode ser o desejo de muita gente hoje em dia. Há quem cumpra uma dieta possivelmente mais saudável e se dedique às atividades físicas e para tonificar os músculos e 'melhorar' o visual. Mas se você está com pressa, fica mais fácil usar uma camiseta que deixa o corpo mais forte. Essa é a proposta de uma empresa inglesa.

A Funkybod – nome da marca e da fabricante – é uma camiseta com revestimento estofados que prometem deixar a aparência do usuário mais bonita, como se ele fosse realmente mais forte ou 'sarado'. O problema é que o visual que a camiseta proporciona é falso, então pode ser aconselhável pensar bem antes de usá-la.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Começando uma atividade física

A busca por saúde, bem-estar e um corpo mais definido leva ao interesse pela prática de atividades físicas. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como começar. Mesmo escolhendo a caminhada, que é mais leve e fácil de praticar, o primeiro passo para quem quer começar a praticar exercícios é consultar um médico, principalmente quem é sedentário. Ele vai pedir exames, te dar dicas e dizer se você está liberado para as atividades, quais as suas restrições.

Depois disso procure um profissional capacitado para avaliar suas necessidades e testar o seu condicionamento físico. Normalmente, quem nunca fez atividades começa com exercícios que trabalhem o alongamento, a flexibilidade e a postura. Depois, é possível trabalhar os seus objetivos individuais.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Benefícios da vitamina C


Sempre ouvimos falar que a vitamina C é uma das agentes contra os sintomas da gripe. Mas os especialistas afirmam que esse nutriente é fundamental para o nosso organismo. A falta de vitamina C pode causar sintomas como dores nas articulações, inchaço, feridas que não cicatrizam hemorragia nas gengivas e pode ser fatal.

De acordo com a Universidade Gama Filho, além de proteger contra a baixa imunidade a vitamina C ajuda a combaterdoenças do coração e nos olhos, regula os níveis de colesterol e fortalece os vasos sanguíneos. Você vai encontrar essa vitamina nas frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), nas verduras, no tomate, no morango, no maracujá. Veja porque incluí-la na sua alimentação:

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A bola usada como acessório no método pilates


A bola suíça foi desenvolvida nos anos 70 na Suíça para reabilitação de problemas posturais, na coluna e de problemas neurológicos.

A atividade com a bola suíça apresenta uma variedade de movimentos simples para se obter um corpo forte e flexível de uma maneira divertida e confortável, ideal para todas as pessoas que buscam saúde e bem-estar.

Os exercícios com a bola visam:

• Amplitude de movimento
• Fortalecimento de tronco, braços e pernas
• Alongamento global
• Treino cardiopulmonar (melhora a oxigenação e a nutrição celular)
• Mobilização articular
• Manutenção de tônus muscular
• Consciência postural
• Relaxamento

A terapia com a bola, além de trazer resultados físicos, também trabalha com o emocional, pois traz grande motivação para o praticante, fazendo-o se sentir bem e capaz de vencer desafios.

Fonte: EBP Pilates / Revistapilates.com.br (Adaptado)

domingo, 24 de novembro de 2013

15 coisas que você precisa abandonar para ser feliz

Essa lista é uma tradução, o texto original e em inglês é do World Observer Online.

1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo

Há tantos de nós que não podem suportar a ideia de estarem errados – querem ter sempre razão – mesmo correndo o risco de acabar com grandes relacionamentos ou causar estresse e dor, para nós e para os outros. E não vale a pena, mesmo. Sempre que você sentir essa necessidade “urgente” de começar uma briga sobre quem está certo e quem está errado, pergunte a si mesmo: “Eu prefiro estar certo ou ser gentil?” (Wayne Dyer) Que diferença fará? Seu ego é mesmo tão grande assim?

sábado, 23 de novembro de 2013

Pilates: força e flexibilidade na hora H

Inspira, expira, contrai. Os exercícios simples de Pilates nos ajudam muito a melhorar a força, a resistência e a flexibilidade do corpo, não é verdade? Disso você já sabe. Mas outra boa notícia é que o Pilates também é um aliado quando o assunto é sexo.

Os movimentos de contração dos músculos abdominais e pélvicos fortalecem a região e ajudam na disposição e na sustentação do ato sexual. Para as mulheres, isso é ainda mais benéfico, pois pode facilitar e prolongar o orgasmo. O Pilates fortalece a parte interna e externa da coxa, os glúteos e a panturrilha, muito trabalhados durante o sexo.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Exercícios certos podem devolver a barriga após o parto às novas mamães

Quem fez exercícios durante a gestação, pode manter um ritmo mais acelerado do que as mamães sedentárias, mas toda e qualquer atividade física deve ser monitorada por especialistas.

Pensando em ajudar as mulheres a voltar ao que eram, o Lado B procurou especialistas em exercícios pós-parto. Em Campo Grande, o serviço é oferecido em clínicas de fisioterapia obstétrica, muitas vezes acompanhados de Pilates.

Giselle Venciguerra Fernandes, de 33 anos, é fisioterapeuta obstétrica e hoje pratica o que ensina às pacientes. Depois de uma cesariana, a primeira filha está com três meses e só agora que ela voltou aos treinos mais puxados.

O primeiro passo para o exercício vai de acordo com o parto. Se foi normal, o período pode levar de 15 a 20 dias, já no caso de cesariana, são de 40 a 60 dias para voltar à atividade física.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Evite o leite... pela sua saúde!

As indústrias de lacticínios americanas gastaram rios de dinheiro para convencer o público em geral que o leite é necessário por razões de saúde, mas o que não nos disseram é que para os adultos o consumo de leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidades, diabetes, cancro de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins, diabetes tipo 1 em crianças predispostas, em que o pâncreas sofre uma destruição autoimune. Por isso, o alimento pode e deve ser evitado, sem prejuízo para o organismo.

O leite, particularmente o de vaca, é a mais comum das alergias a alimentos [Fonte: Rona, Nowak-Wegrzyn]. Mesmo quando não se é alérgico o leite é frequentemente intolerado no trato intestinal [Fonte: Nowak-Wegrzyn] e o problema vai muito além da intolerância à lactose pois este provoca inchaço intestinal, prisão de ventre e refluxo. Clinicamente, o leite, está ainda ligado ao aumento de problemas de pele (eczema), sinusite, enxaquecas e dores nas articulações [Fonte:  Grant].

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lúpus: várias doenças em uma só

O lúpus é uma doença autoimune ocasionada por um desequilíbrio do sistema responsável por garantir o bom funcionamento do organismo, que passa a produzir anticorpos que atacam as proteínas presentes nos núcleos das células, erroneamente identificadas como prejudiciais à saúde. Os sintomas podem aparecer progressivamente ou evoluir de forma rápida e, por serem tão díspares e singulares, tornam o tratamento difícil. A recomendação dos reumatologistas é de que ele seja o mais particularizado possível.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dor de hérnia de disco

Quem sente dores por causa da hérnia de disco não se restringe em afirmar que aquele incômodo, que muitas vezes começa com a dor nas costas, é insuportável. Se uma já dói, a situação de quem possui duas ou mais pode ser pior ainda, como é o caso da administradora Ludmylla Moura, que está entre os 65% dos casos de população adulta com algum problema na coluna.

Mesmo acostumada a praticar esportes como capoeira e basquete, Moura não escapou do mesmo problema que o pai sofre, as fortes dores por conta da hérnia. O fator genético é um dos principais motivos para o aparecimento desta doença. “Além desse, outros como má postura, esforço repetitivo, permancer horas sentado na mesma posição, obesidade e sedentarismo também estão entre as causas mais comuns”, explica Marcio Penna, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Pará (SBOT-PA), também especialista em cirurgia da coluna.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sucos desintoxicantes: 5 receitas para desinchar

Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, os sucos desintoxicantes melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. A nutricionista Andréa Uzeda da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, explica que “as frutas, verduras e outras substâncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”.

Veja 5 receitas de sucos detox:

Suco detox de cenoura com maçã
Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock
Ingredientes
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Hortelã a gosto

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.


Suco desintoxicante e digestivo
Ingredientes
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


Suco desintoxicante “queima-pneu”
Ingredientes
1 ameixa-preta seca
2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Modo de fazer
Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.


Suco desintoxicante e energético
Ingredientes
4 cenouras
1 maçã
Suco de 1 limão (sem casca)
2 laranjas
1 pedaço de gengibre

Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


Suco detox com gengibre
Ingredientes
200ml de suco de uva integral
1 limão com casca
Gengibre a gosto
Canela a gosto

Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.


Fonte: bolsademulher

domingo, 17 de novembro de 2013

Endometriose: o que é, sintomas e tratamento


A atriz Fernanda Machado, que interpreta a personagem Leila na novela “Amor à Vida”, precisou se afastar das gravações para se submeter a uma cirurgia de endometriose. Ela faz parte de uma estatística alarmante: cerca de 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade sofrem desse problema, que causa uma dor frequente e, muitas vezes, intolerável, fazendo com que as mulheres precisem se afastar do trabalho.

“O incômodo pode ficar ainda maior durante o período menstrual. A cólica menstrual é o pior sintoma, e a dor é incapacitante”, afirma o ginecologista Marco Aurélio Pinho de Oliveira, membro da Comissão Nacional de Endometriose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Ele afirma ainda que é importante que as pessoas se conscientizem de que sentir dor durante a menstruação não é normal. “Nesses casos o recomendado é procurar a ajuda de um especialista”, diz.

sábado, 16 de novembro de 2013

Aftas: o que é, causas e tratamento


Elas atrapalham na hora das refeições e causam incômodo ao longo do dia. As aftas são úlceras na mucosa da boca que, apesar de não serem perigosas, precisam de cuidados básicos para cicatrizar.

No entanto, uma quantidade muito grande de aftas ou mesmo as que persistem por muito tempo precisam ser investigadas porque podem indicar uma queda de imunidade causada por algum outro problema mais sério no corpo.

José Henrique de Oliveira, cirurgião-dentista e diretor de operações e credenciamento do INPAO Dental, explica os principais sintomas da afta e qual a melhor forma de tratar o problema.

O que é

“Aftas são úlceras (machucados) encontradas na boca. Normalmente pequenas – com aproximadamente 0,5 cm – elas são esbranquiçadas e cercadas por uma área avermelhada”, afirma o especialista. Podem aparecer na região da língua, bochechas e gengivas.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Suco de uva integral emagrece, dá saúde ao coração e faz viver mais


As mulheres lindas que vemos na tevê têm vários truques para manter o corpo em forma. Um deles, revelado por estrelas como Ellen Roche, é o suco de uva integral, mais novo queridinho das famosas. Isso porque a bebida ajuda a emagrecer, melhora a circulação sanguínea, protege o coração de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade do organismo e traz longevidade.

O produto pode ser encontrado em supermercados e geralmente é comercializado em garrafas de vidro (fique atenta para o rótulo, que deve indicar que o suco é realmente integral, orgânico e deve ser tinto, tendo cor roxa bem escura). “Ele é diferente do suco de uva em caixa, primeiro porque ele leva a uva integralmente, com casca e semente. Além disso, o líquido passa por um processo onde tem sua temperatura elevada a cerca de 80°C, produzindo assim mais moléculas antioxidantes”, explica a nutricionista Flávia Cyfer.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cãibras sinalizam desequilíbrio de nutrientes no organismo

 


Você pode estar parado, andando, praticando esportes ou até dormindo, não importa! Basta uma oportunidade e lá vem a danada da cãibra para te incomodar.

A dor intensa, que parece uma fisgada, pega qualquer um de surpresa. Caracterizada pela contração dolorosa e involuntária dos músculos, a cãibra é um problema comum que apesar de não sinalizar nenhuma doença grave, funciona como um termômetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes no nosso organismo.

"Quando ela surge, é sinal de alguma deficiência", explica o fisiologista da Unifesp Raul Santo. Para prevenir o incômodo, medidas simples como alongamento e dieta equilibrada são fundamentais.

"Ela é involuntária e dolorosa, porém, se você tomar cuidados como alongar antes de qualquer exercício e usar o sapato adequado, por exemplo, já consegue evitar o problema", afirma o fisiologista.

O que acontece na hora da cãibra?
A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nesta região.

Por isso sua incidência é comum durante ou após a prática de exercícios físicos, após muitas horas em pé e até na hora do sexo. "Como não se caracteriza como doença, a cãibra não causa complicações graves e seus sintomas são basicamente dor e forte contração do local", explica Raul Santo.

Por que ela aparece mais nos pés, dedos e panturrilha?
Embora possa acontecer em outras partes do corpo, a cãibra atinge mais os dedos e toda a superfície dos pés e panturrilha em função do desgaste maior que estas áreas sofrem.

Como são regiões em constante movimento, acabam perdendo seus nutrientes com maior rapidez, daí o fato de serem o foco. "Como usamos pernas e pés com frequência, gastamos todo o combustível disponível ali, fazendo o corpo reagir mandando sinais de que é preciso repor os nutrientes", explica o fisiologista.

"Calçados impróprios para caminhar ou praticar exercícios e uma dieta desregulada podem tornar o problema mais frequente".

E quando ela aparece no meio da noite?
Se a cãibra é uma consequência do esforço muscular de determinadas regiões, porque ela aparece quando dormimos, e portanto, num momento de relaxamento?

Isso acontece porque na hora do sono nosso corpo relaxa e faz um balanço de tudo o que gastou e repôs ao longo do dia e, quando há falta de algum nutriente, ele reage mesmo se estamos dormindo. Outra situação provável durante o sono é o relaxamento brusco do músculo contraído durante todo o dia.

"O corpo está reagindo ao que não apresenta equilíbrio ou sofreu o impacto do relaxamento brusco provocado pelo sono depois de um dia inteiro de contrações", explica.

Banana sim, mas sem exageros
Quem já não ouviu dizer que comer banana ajuda a evitar cãibras? Mas será que é verdade? O fisiologista Raul Santo explica que como é rica em potássio, um dos principais minerais responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico, ela ajuda bastante na prevenção da contração, porém, se não houver a reposição dos demais nutrientes e sais minerais, a medida não é suficiente.

"A fruta é excelente para cãibra, mas seu efeito se torna ainda mais poderoso, se aliado a reposição das demais substâncias necessárias para se alcançar o equilíbrio hidroeletrolítico, inclusive a água", diz Raul.

Tratamento
O melhor tratamento para a cãibra é alongar a área na hora da contração. Segundo o fisiologista, esta prática estimula a circulação no local e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor. "Quando damos aquela puxadinha na ponta dos dedos, principalmente o dedão, ou esticamos a batata da perna, estamos alongando os músculos desnutridos e proporcionado a reposição de vitaminas e sais minerais através da irrigação do sangue no local, daí a dor ir embora. Mas perceba o sinal de alerta. Quando as cãibras se tornam frequentes e contínuas, é melhor procurar um ortopedista e um fisiologista, pois, o problema pode estar relacionado a outros problemas de postura ou articulação", diz Raul.

Cuidados que ajudam a evitar a dor
A cãibra está diretamente ligada aos nossos hábitos de vida e é por isso que medidas simples conseguem diminuir a frequência do problema.

"A combinação para afastar a cãibra é manter alimentação equilibrada, hidratação e condicionamento físico", explica o fisiologista da Unifesp.

- Usar calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas ou para quem fica muito tempo em pé

-Manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para nossa saúde

-Tomar muita água

-Fazer alongamento e aquecimento sempre que for fazer exercícios físicos e antes e depois da rotina pesada do dia a dia.

-Procurar ajuda médica se as dores persistirem por muito tempo

-Respeitar seu limite físico para não causar dores por exaustão

-Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes

Fonte: minhavida

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Correr de salto alto pode afetar joelhos e causar joanete

Nove em cada dez mulheres que geralmente usam salto alto reclamam de dores nos joelhos, sensação de cansaço e joanetes.

"Se usar saltos, caminhe feito uma dama". A recomendação vem de um estudo da Universidade Ningbo, na China, que mostra que mesmo pequenas atividades mais aceleradas não combinam com acessórios nas alturas. As informações são do site do jornal inglês Daily Mail.

Correr para alcançar um ônibus de salto alto, por exemplo, pode afetar os joelhos. Nove entre dez mulheres que geralmente usam saltos reclamam de dores nos joelhos, sensação de cansaço e joanetes.

Para chegar ao resultado, os cientistas avaliaram mulheres entre 21 e 25 anos e mediram os quadris e os movimentos feitos por elas quando caminhavam com diferentes tipos de sapatos. Foram usadas peças rasteiras e com saltos baixos de até 1,5 cm, médios de até 4,5 cm e os altos, com saltos de até 7 cm.

Correr usando sapatos mais altos causa uma série de distensões nos quadris e joelhos, além dos movimentos oferecerem mais riscos de lesões. Pesquisadores também ligaram o uso constante dos sapatos de saltos com maiores riscos de aparecimento de artrite nos joelhos devido ao desgaste da região, já que os solados exigem colocação de mais força para manter a sustentação.

Fonte: Portal fisioterapia

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ronaldinho Gaúcho faz fisioterapia para se recuperar de lesão


Ronaldinho teve em setembro desse ano, uma lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa esquerda, com ruptura total do tendão, problema que teria ocorrido durante o treino.
Com isso, Ronaldinho vem fazendo Fisioterapia intensiva com a intenção de jogar mais um Mundial de Clubes da Fifa, algo considerado um sonho pelo atleta.

Todos as medidas de recuperação do atleta estão sendo tomadas: Fisioterapia, tratamento biológico, acupuntura... Um tratamento de plaquetas também chamado de PRP (plasma rico em plaquetas) também foi realizado.

O PRP é um procedimento relativamente novo, baseado numa idéia revolucionária: injetar nas lesões dos atletas e pacientes em geral uma concentração de células reparadoras do seu próprio sangue. Este concentrado, que é formado principalmente de plaquetas, contém substâncias que ajudam a reparar tecidos, os “fatores de regeneração tecidual”, nossos fatores de cicatrização e crescimento celular. 

Trabalhos publicados no “American Journal of Sports Medicine e The Journal of American Medical Association”, concluem que as aplicações podem ajudar nas cicatriztações de determinadas lesões como epicondilites, mas podem ser menos eficazes em Tendões de Aquiles degenerados.

Fonte: Portal fisioterapia

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

12 alimentos para combater a depressão

A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.

domingo, 10 de novembro de 2013

7 motivos para inserir o azeite de oliva nas refeições

O azeite de oliva tem propriedades e vitaminas que podem prevenir doenças e melhorar a pele. Entretanto, nada de exagerar no consumo: o azeite é bem calórico (cerca de 90 calorias por colher de sopa).
De acordo com o  Fábio Bicalho, nutricionista clínico e funcional (RJ), o ideal é consumir aproximadamente 30 g de azeite por dia. "É indicado inserir no prato uma colher de sobremesa de azeite no almoço e outra colher no jantar", aponta Bicalho.
O azeite de oliva tem diferentes níveis de acidez e quanto menor for o índice, melhor é para a saúde. Por isso o mais indicado é o extravirgem. Nesta opção, o azeite contém diferentes vitaminas (A, D, K e E) e é até capaz de prevenir o câncer.
Confira mais benefícios do azeite para a saúde e corpo:

sábado, 9 de novembro de 2013

Benefícios da quinoa

Você já ouviu falar de Quinoa ? sabe o que é ? . A Quinoa é um grão , que pode ser encontrado na forma de farelo , flocos e farinha . Assim como o Milho é a Aveia , a Quinoa é a base de vários alimentos . O seu sabor é semelhante ao da aveia , e a textura também. É riquíssimo em proteínas , era chamado pela civilização Inca de ‘’ grão sagrado ‘’ . No Brasil os grãos de Quinoa foram estudados na década de 80 , apesar de não ser conhecido pela maioria da população brasileira é considerado um alimento rico e que evita várias doenças . Quinoa é rica em vitaminas B1, B6 , E , C , ferro , proteína , carboidratos e nove aminoácidos essenciais. Tem um alto poder protéico ( proteínas ) de boa qualidade, ideal para quem busca energia sem abusar das calorias . Quinoa é excelente para a saúde cardiovascular , pois é rica em magnésio . É um poderoso antioxidante , ideal para os adeptos de uma alimentação mais saudável. Quinoa pode substituir o arroz integral e os carboidratos ( macarrão) , é considerado o alimento do momento pelos seus inúmeros benefícios . O alimento foi o escolhido para fazer parte da alimentação dos astronautas da NASA em viagens de longa duração. Fonte de boas proteínas , gorduras saudáveis e vitaminas .

Como consumir Quinoa ?
O grão tem um sabor agradável, vai bem com tudo. Pode substituir o arroz e o macarrão numa refeição ou fazer parte do café da manhã como aveia ( cereal ) .

Receita 

Salada de Quinoa

Ingredientes 
250g de Quinoa
150g de aspargo verde branqueado só as pontas
talos de salsão cortados em juliene
150g de couve flor cozida com açafrão ( bouquê)
suco de 1 limão
120ml de azeite de oliva extra virgem
1 pimenta dedo de moça ( sem semente picada )
50g de damasco cortados em cubinhos
50g de nozes picadas
1 talo de alho poro


Modo de preparo 
Coloque a Quinoa de molho em água fria por 1 hora. Enquanto isso, branqueie o aspargo e o salsão. Depois de branqueados corte-os em cubinhos e reserve. Obs. Deixe algumas pontas de aspargos e juliene de salsão para fazer a montagem. Numa panela, cozinhe a quinoa no dobro do volume de água até ela crescer e ficar macia. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Misture o bouquet de couve flor, a quinoa cozida, as nozes, o damasco, o aspargo e salsão cortado em cubinhos . Reserve. Prepare um vinagrete com o limão, o azeite, a pimenta e o sal. Antes de servir, misture quinoa e o vinagrete de limão. Dica: Para mudar a apresentação do prato, você pode decorá-lo com aspargos e utilizar um aro para deixar a salada com um formato definido. Se quiser dar um charme e um gostinho a mais, corte alho poró em tiras bem finas e frite em óleo quente para colocar sobre a salada.

Fonte: Dicas de saúde

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Gelatina tem benefícios além da dieta

Quem está tentando equilibrar a alimentação e perder peso já ouviu falar que a gelatina é uma boa opção para substituir o doce, já que seus componentes estimulam a saciedade e têm poucas calorias.
Mas a gelatina tem outros efeitos importantes para a saúde e o bem-estar. Segundo a dermatologista do portal Minha Vida, Daniela Hueb, o alimento é composto de aminoácidos (proteínas) que ajudam na síntese e renovação do colágeno. Portanto, a gelatina ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo a flacidez.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Fazer Pilates emagrece?

O Pilates pode ajudar na perda de peso, sim. Mas o seu objetivo não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular. O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado. A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento.

Mas para quem quer emagrecer, os especialistas recomendam combinar a prática do Pilates com uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas como a caminhada, a corrida, a bicicleta ou a natação. A quantidade de calorias queimadas também vai depender do seu biotipo corporal e do nível de esforço que você faz.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

8 alimentos que controlam o colesterol

Hoje se fala muito em colesterol, e é cada vez mais comum encontrar adultos e crianças com os níveis de colesterol elevados. Algumas causas desta disfunção são a má alimentação, a falta de exercícios físicos e o estresse.

Equilibrando as taxas de colesterol bom e ruim no sangue através de hábitos saudáveis, você diminui as chances de sofrer um infarto e doenças cardiovasculares. Para isso, o primeiro passo é diminuir muito a quantidade de gorduras eaçúcares. Carnes fritas, achocolatados, embutidos e gema de ovo são alguns dos responsáveis pelo aumento do colesterol. Você também pode incluir na sua dieta alguns alimentos que melhoram os níveis de gordura no sangue. Além de praticar uma atividade, claro. Veja algumas dicas para montar o seu cardápio anticolesterol:

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Compare nove tipos de pães antes de inclui-los na dieta

Comer um pãozinho com manteiga no café da manhã é quase uma tradição para os brasileiros. Mais do que gostosos, os pães são ricos em carboidratos. Sendo seus nutrientes  importantes para o funcionamento do corpo e não devem ficar de fora da dieta sem aconselhamento médico.
Sempre que ingerimos carboidratos, eles entram na corrente sanguínea e são absorvidos em diferentes velocidades, dando energia para o organismo funcionar. Quanto maior a velocidade de absorção de seus carboidratos, maior será o índice glicêmico do alimento.
"Todos os tipos de pão são ótimas fontes de carboidratos, responsáveis por dar energia ao corpo. Mas, como o índice glicêmico de cada tipo pode variar, é importante saber qual é a melhor hora para comer cada tipo", diz o nutricionista e personal trainer Vinicius Oliveira, da Academia Forum Exere Fitness. Cada pão também possui uma quantidade de nutrientes específica. Conheça mais essas variações.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Você sabe a diferença entre gordura boa e ruim?

O consumo de gordura saturada é um assunto recorrente, e na Grã-Bretanha produtores e vendedores de alimentos se comprometeram em reduzir os níveis deste tipo de gordura em seus produtos.

Porém, além da gordura saturada, outros tipos de gordura estão presentes, naturalmente ou artificialmente, nos alimentos, como as insaturadas e as gorduras trans.

Nem toda gordura é ruim, uma pequena porção na dieta pode ajudar o organismo a absorver determinados nutrientes. E gordura pode ser também uma fonte de energia, proporcionando ácidos graxos essenciais e algumas vitaminas, como as vitaminas A e D.

Então, qual é a diferença entre a gordura boa e a ruim? E quais devemos consumir em maior ou menor quantidade? A BBC listou algumas informações importantes sobre os diferentes tipo de gorduras encontradas em nossa dieta.

domingo, 3 de novembro de 2013

Saiba como aliviar as dores na coluna durante a gravidez

A dor nas costas é uma queixa muito comum entre as grávidas. Mais de dois terços das gestantes sentirão dor lombar e pélvica, geralmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação. As informações são de um estudo publicado no Current Reviews in Musculoskeletal Medicine.

Segundo o estudo Pregnancy-related low back pain, a maioria das mulheres considera a lombalgia como um "inevitável desconforto normal" durante a gravidez. Apenas 50% das gestantes que sofrem com dores nas costas procuram o aconselhamento de um profissional de saúde.

sábado, 2 de novembro de 2013

Impacto é menos quando se usa o tênis minimalista

Há alguns anos surgiu um novo conceito no mundo da corrida: o tênis minimalista. O que no inicio era algo estranho e cercado de dúvidas, aos poucos foi ganhando conhecimento e visibilidade entre os corredores. A maioria das pessoas já sabe reconhecer um tênis minimalista, mas ainda existem muitos equívocos a respeito dos efeitos que ele tem sobre o corpo durante a corrida, principalmente em relação ao amortecimento de impacto.

Vários corredores já me perguntaram: o impacto na corrida com tênis minimalista é maior, já que ele não tem amortecedor? Embora o raciocínio pareça lógico a resposta é não. O impacto na corrida é menor quando se usa um tênis minimalista, desde que se corra da forma correta, que é aterrissando no chão com o meio do pé e não com o calcanhar.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dor nas costas: aprenda a respeitar sua coluna

É delicada porque entre suas 33 vértebras passa a medula espinhal - estrutura sensível que funciona como canal de comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo. É resistente porque representa 40% do tamanho do ser humano e proporciona a flexibilidade e os movimentos realizados pelo corpo.

“A coluna é uma estrutura que tem de ser respeitada e utilizada adequadamente”, alerta José Goldenberg, autor do livro Coluna Ponto e Vírgula , especialista em doenças da coluna vertebral, professor livre-docente da Unifesp, reumatologista e membro do grupo de coluna do Einstein.