sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pesticida DDT pode ter relação com a doença de Alzheimer

A exposição a um pesticida que já foi amplamente utilizado, o DDT , pode aumentar as chances de desenvolver a doença de Alzheimer, sugerem pesquisadores norte-americanos .

Um estudo, publicado no JAMA Neurologia, mostrou que os pacientes com Alzheimer tinham quatro vezes os níveis de DDT no corpo a mais em relação às pessoas saudáveis.

Alguns países usam em pequena escala este pesticida para controlar a malária.

O Centro de Pesquisas sobre Alzheimer do Reino Unido afirmou que seriam necessárias mais evidências para provar esta relação direta do DDT com a doença.

O DDT foi um pesticida usado em larga escala inicialmente para o controle da malária no final da Segunda Guerra Mundial e, em seguida, para proteger as diversas culturas da agricultura comercial.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O que comer antes de treinar?

O verão está a todo vapor, muitas cidades chegam a atingir a marca dos 40°C durante o dia. Passada a temporada de férias, muitos já retomaram as atividades habituais, inclusive a rotina de treinos. Mas com essas temperaturas tão elevadas, às vezes fica difícil acertar no alimento ideal antes de iniciar os exercícios.

Dependendo do que se ingere, o corpo fica muito pesado e, consequentemente, mais vagaroso, comprometendo os resultados. Se não comer nada, o organismo pode reclamar com tonturas e até desmaios.

Para auxiliar você nesse processo, a Revista Pilates foi conversar com a nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Suco Verde x Suco Rosa: descubra qual das duas combinações é perfeita para você manter a forma

Misturar frutas e verduras em combinações potentes para turbinar o metabolismo e emagrecer virou mania. O popular suco verde, à base de couve e folhas verdes escuras, ganhou a confiança de especialistas e o paladar das famosas.

Mas uma nova combinação cor-de-rosa, que é febre na Europa, desembarcou no Brasil recentemente e promete tomar o posto de “queridinho” do suco verde. A dúvida é: qual deles tomar?

Vamos falar de... suco verde! Rico em polifenois e carotenoides, substâncias que combatem os radicais livres no organismo, o suco verde é um dos grandes aliados não só da boa forma, mas também da saúde: ele desintoxica e desinflama o organismo; tem o poder de melhorar o pique e a digestão, além de deixar a pele mais bonita. Não à toa virou um ícone de beleza e boa forma no cardápio e, por isso, "queridinho das famosas"!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Escovar os dentes e usar fio dental protege o coração

Indivíduos com inflamação na gengiva são duas vezes mais propensos a serem acometidos por uma doença do coração, como uma doença coronariana, do que aqueles com a boca saudável. Pesquisas mostram que bactérias da gengiva se deslocam pela corrente sanguínea e podem se alojar no coração, infeccionando a membrana da válvula, o que causa a endocardite bacteriana.

“Quanto mais grave a periodontite, maior o risco de problemas do coração. Especialistas alertam que o tratamento das doenças de gengiva pode reduzir o risco de doença cardíaca”, diz o especialista em Periodontia, Pedro Augusto Benatti, da Benatti Odontologia.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Novos sinais de que a dieta mediterrânea ajuda a evitar doenças cardiovasculares

Provas fresquinhas de que uma dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir o risco de aterosclerose , uma doença causada pelo acúmulo de placas nas artérias, acabaram de ser publicadas.

A nova análise, publicada no Journal of the American Medical Association, baseia-se no trabalho de um estudo prévio, que pesquisou como uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais, nozes, peixes e óleos saudáveis ​​– ou seja, óleo de oliva – reduz o risco de ataques cardíacos e derrames. Esse estudo anterior descobriu uma diminuição 30 por cento do risco para as pessoas que se alimentam com uma dieta mediterrânea em comparação com aqueles que consomem uma dieta padrão com baixo teor de gordura.

domingo, 26 de janeiro de 2014

5 dicas para quem está com sobrepeso

Praticar atividade física é sempre muito bom, e para quem está com os ponteiros da balança bem acima do esperado é uma forma de fazer o corpo se movimentar e gastar a energia acumulada. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que a prática de exercícios não acabe prejudicando ao invés de ajudar, além disso, exagerar na dose pode trazer lesões e te deixar de molho por algum tempo. Por isso, para ter uma vida saudável e se exercitar sem lesões, é preciso cuidar de algumas coisas:

1. Escolha o exercício adequado

Na hora de escolher uma atividade física é preciso levar em conta alguns fatores, como: preferência, tempo e o estimulo que o exercício te dá. Ou seja, na hora de entrar em alguma atividade é preciso ver o que te agrada mais, assim as chances de você continuar nessa atividade são bem maiores. Além disso, é preciso encontrar um exercício que, além de te agradar, não trará riscos a sua saúde. Por exemplo: caminhar trará benefícios a sua saúde e menos impacto às suas articulações do que a corrida, exercícios de maior impacto devem ser deixados para quando você já tiver eliminado alguns quilinhos. Dê preferência a caminhadas curtas, hidroginástica, musculação, natação e sempre se alongue para diminuir o risco de lesões.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Dicas para emagrecer depois dos trinta

Emagrecer depois dos 30 não é fácil, por isso, confira algumas dicas valiosas para começar a emagrecer.

Grande parte da população tem problemas com a balança, podem até ser apenas dois ou três quilos que incomodam, mas todos queremos melhorar a aparência e se sentir bem com o corpo. E verdade seja dita, quem mais sofre com o peso extra são as mulheres, pode ser muito ou pouco, mas a calça que não fecha, a blusa que marcou demais e aquelas roupas de adolescência que não voltarão a servir fazem com que a briga com a balança seja ainda mais dolorosa .

E se aos vinte já é difícil perder peso a mais para quem está em luta constante com a balança, os trinta trazem uma dificuldade a mais, principalmente pela mudança do metabolismo e a dieta que parece não funcionar da mesma forma!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Shiatsu ajuda a tratar enxaqueca sem nenhum remédio

Dor intensa na cabeça acompanhada de outros sintomas traduzem quadros de enxaqueca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema é a quarta doença crônica mais incapacitante do mundo, atrás apenas da tetraplegia, psicose e demência. O Shiatsu Tradicional é um tratamento alternativo que pode amenizar ou acabar com as crises de enxaqueca sem nenhum medicamento.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Franceses criam camiseta que promete corrigir a má postura da coluna e também dos ombros

Uma empresa de moda baseada em Paris criou uma camiseta que promete corrigir a má postura. Mas nada daquelas hastes rígidas que formam um 'T' nas costas, e que fazem do seu uso uma coisa no mínimo estranha. O design da camiseta incorpora fios elásticos costurados dentro da malha de algodão, e eles fazem com que o vestir torne-se algo mais confortável quanto mais correta sua postura.

"A intenção da camiseta não é forçar a pessoa a entrar na postura correta, o que na verdade enfraquece os músculos das costas. Ao invés disso, ela pressiona o corpo a voltar para a postura correta assim que os ombros tendem a cair", diz o site oficial da Up T-Shirt.

A novidade custa caro. Cada camiseta custa entre US$ 175 e US$ 200. Mas os franceses da Up Couture garantem a durabilidade do elástico utilizado na sua fabricação. E, dado que os problemas de má postura aumentam a cada dia, talvez o preço até valha a pena.

Fonte: Estadão

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Chupeta – o que toda mãe (e pai) deveria saber antes de oferecer uma para seu bebê

A oferta da chupeta se difundiu amplamente na sociedade contemporânea. Trouxe consigo conveniência e comodidade, “simplificando” a tarefa dos adultos em acalmar o bebê. Muitos não sabem ao certo se devem ou não oferecê-la. Desinformação, falta de tempo, busca por facilidades imediatas, desconexão com os próprios instintos da espécie e tantos outros motivos popularizaram o seu uso e fizeram com que formas naturais e gentis de lidar com o choro e as demandas do bebê fossem deixadas de lado. Assim, a necessidade básica de sucção no peito não é plenamente suprida, muito menos as necessidades psico-afetivas do bebê, como um ser humano complexo em formação. O motivo do choro que está sendo silenciado fica sem resposta. A chupeta acaba sendo uma solução mágica e instantânea, que se arrasta pela infância afora e, disfarçada de outras formas, chega até a vida adulta. Por isso, não se iluda! A chupeta não é inocente como parece. Efeitos colaterais advindos do seu uso existem, e aumentam em quantidade e gravidade ao longo do desenvolvimento infantil. Acompanhe, sob uma perspectiva baseada em evidências, as potenciais consequências relacionadas ao uso da chupeta.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Água no tratamento da dengue

A água no tratamento da dengue é parte importante do esquema terapêutico da doença. Deve-se aumentar a ingestão de água para 2 a 4 litros assim que se suspeita de sintomas de dengue. Isso pode evitar a morte devido à possíveis complicações da dengue, como o choque hipovolêmico, por exemplo.

Beber muita água faz parte do tratamento da dengue, por isso além da medicação prescrita pelo médico para tratar a dengue, beber entre 2 e 4 litros de água por dia, pode salvar a vida de uma pessoa que foi picada uma segunda vez pelo mosquito da dengue e teve uma complicação conhecida como dengue hemorrágica.

O choque hipovolêmico, é uma das complicações da dengue especialmente quando a pessoa é picada uma segunda vez, e a toma de muitos líquidos ameniza a queda da pressão arterial, diminuindo o risco de morte na presença desta complicação quando se está contaminado com a dengue.

Saber quais são os sintomas da dengue é importante para diferencia-la de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comer chocolate reduz o apetite por doces e pode fazer bem para a saúde

Chocolate é uma delícia e é praticamente impossível encontrar alguém que não goste. Apesar de seu valor calórico, o chocolate tem também substâncias que fazem bem à saúde que justificam seu consumo regular e constante - recomenda-se que sejam consumidos de 20 a 40 gramas por dia, preferencialmente os que tenham mais de 60% de cacau, que são os meio amargos e amargos.
No Bem Estar, o endocrinologista Alfredo Halpern, explicou que o doce pode melhorar o humor, reduzir o apetite por doces, diminuir o colesterol ruim (LDL) e ainda ajudar no bom funcionamento do coração. De acordo com o médico, estudos populacionais mostram que o doce ajuda também na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo diabetes, por causa de uma substância chamada flavonóide, que funciona como protetora cardiovascular e ajuda a reduzir a formação de placas de gordura.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pedras nos rins são mais comuns no verão

Considerado a nova epidemia mundial, o cálculo renal, popularmente conhecido com pedras nos rins, é uma doença bastante comum, causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Além da forte dor, o problema pode levar a complicações mais sérias, como doenças cardiovasculares e insuficiência renal crônica, dentre outras.

No verão, a incidência é 20% maior, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Isso porque, durante o calor, suamos mais e, consequentemente, urinamos menos. “Com as temperaturas elevadas, transpiramos mais, e a ingestão de água nem sempre compensa a perda de líquido no organismo”, explica o nefrologista Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN. Com isso, a urina fica concentrada na bexiga, e as substâncias que normalmente são excretadas ficam retidas e acabam formando as pedras.

Estima-se que 15% da população mundial sofra da doença. No Brasil, o número varia entre 5 e 12%, sendo que os homens entre 20 a 40 anos de idade são os mais atingidos. A taxa de reincidência do cálculo renal é bastante alta (de 80 a 100%), e, em metade dos casos, existe histórico da doença na família.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cuidado com o peso da mochila na volta às aulas

As mochilas dos estudantes têm peso superior ao recomendado para o seu corpo. Cerca de 80% das crianças entre 8 a 10 anos já apresentam dores nas costas. O transporte de carga excessiva na mochila escolar pode levar os estudantes a ter sequelas severas em sua saúde, incluindo dores na coluna, alterações na marcha e má postura.

Também a ergonomia escolar inadequada muitas vezes leva os alunos em fase de crescimento e desenvolvimento a apresentar alterações posturais após alguns anos de ida à escola.

Hoje em dia é comum notarmos crianças que apresentam alterações posturais, e que podem ser responsáveis pela diminuição do interesse do estudante pelas atividades propostas em sala de aula.

Os padrões posturais assumidos em sala de aula são muito importantes. Estudos demonstram que a maioria das crianças senta na maior parte do tempo com o tronco flexionado, utilizam a mão sobre o queixo durante as atividades na carteira escolar na tentativa de aliviar o peso da cabeça e a maioria apresenta queixas na região do pescoço e da cabeça.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pilates melhora o sexo e ajuda a ter orgasmo

Você já deve ter ouvido falar sobre os enormes benefícios do pilates para a saúde. A atividade com bola promove fortalecimento e alongamento corporal, além de queimar calorias e emagrecer. Mas você sabia que ele também pode ser um grande aliado quando o assunto é sexo?

Isso mesmo! A prática faz com que o desejo sexual aumente e o desempenho no ato também. Por isso, é uma importante arma para as mulheres que buscam satisfação e felicidade íntima – principalmente porque o pilates também ajuda a ter orgasmos.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios

A artrose, também conhecida como osteoartrite, tem caráter degenerativo e já faz parte da vida de 10 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). O local que a doença mais afeta é o joelho, com sintomas frequentes em 83% dos homens e 87% das mulheres com mais de 41 anos, segundo dados do livro “Osteoartrite – Cenário Atual e Tendências no Brasil”.

O joelho é uma das partes do corpo que mais suporta carga e tem muitas articulações, por isso acaba sendo muito afetado pela artrose. “A artrose é uma doença degenerativa das articulações. As causas podem ser fatores genéticos, sobrepeso, falta de exercício físico, exagero no uso da articulação, sobrecarga em esportes e desgaste das cartilagens”, explica a fisioterapeuta Mariana Schamas. Joelhos com desvios do eixo – mal alinhamento, por exemplo – e traumas de repetição também podem resultar na doença.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Dores musculares podem ser consequência de má alimentação

Você sabia que a má alimentação tem forte influência sobre as dores do corpo? Leandro Sousa, fisioterapeuta osteopata do Grupo LaborAll, explica que algumas doenças estão ligadas diretamente à má alimentação: obesidade, diabetes, hipertensão, etc. Outras, no entanto, dificilmente são diretamente relacionadas. Alguns quadros de dores musculares/articulares são um bom exemplo disso. “O corpo humano funciona em um sistema de hierarquia de funções, ou seja, sistemas “mais importantes” têm prioridade de funcionamento, enquanto sistemas “menos complexos” (ou não vitais, como é o caso do sistema muscular) acabam sendo expostos a distúrbios para conservação dos outros sistemas. Sendo assim, alimentar-se mal acaba criando sobrecarga, por exemplo, num sistema vital (digestório), que por sua vez cria sobrecarga no sistema muscular e articular, causando dores musculares e articulares do tipo referida”.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Seis informações que ajudam a prevenir doenças do verão

Os casos de otite aumentam 75% durante o verão. De acordo com a otorrinolaringologista Mariana Doria, da Clínica Otolife, ela acomete principalmente as crianças devido ao maior período de brincadeiras no mar e nas piscinas. Já as conjuntivites são mais preocupantes no período de volta às aulas, com a sua fácil propagação na forma viral ou bacteriana, segundo o oftalmologista Gustavo Novais, da Clínica Oftalmológica Cittá. Saiba como funcionam as moléstias e veja as dicas dos especialistas para preveni-las.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

8 erros que impedem você de emagrecer

Quem quer emagrecer pode cometer alguns excessos e extremos que prejudicam o corpo e podem atrapalhar o seu objetivo de perder peso. Fazer dietas rigorosas demais, não se alimentar antes das atividades físicas e até a malhação excessiva podem retardar esse processo. Trouxemos uma lista com os principais erros que podem impedir você de emagrecer com saúde. Olha só:

1. Deixar de comer
Algumas pessoas pensam que perder peso é deixar de comer. Isso não é verdade. Existem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, como carboidratos, proteínas e gorduras. A falta deles prejudica a saúde e o corpo passa a economizar energia, o que nos deixa cada vez mais fracos.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pilates também trabalha a memória

Nossa atividade cerebral tem tudo a ver com as atividades físicas, sabia? Os exercícios aumentam a atividade corporal e o fluxo sanguíneo do cérebro, nutrindo nossos neurônios e atenuando o processo natural do envelhecimento.

De acordo com a fisioterapeuta Nina Morena De Lucca, as atividades físicas provocam mudanças na plasticidade sináptica do cérebro, ou seja, aumentam a capacidade de resposta e adaptação dos neurônios ao meio ambiente. “Além disso, os exercícios proporcionam um desafio intelectual constante. O Pilates é um exemplo disto, pois exige do aluno a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo”, explica a especialista.

A atividade age em uma área do cérebro vital para o aprendizado e a memória, o hipocampo. Através do trabalho de respiração, manutenção da postura, equilíbrio e contração de vários grupos musculares ao mesmo tempo, o Pilates exige o treino da memória o tempo todo.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Açaí pode combater células de câncer

Nova pesquisa mostra os poderes anticancerígenos do açaí. Os pesquisadores americanos comprovaram que os antioxidantes contidos na fruta originária da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas de leucemia. O estudo, publicado "Journal of AgriViver Melhorl and Food Chemistry", seria um importante passo no sentido de entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o fruto.
O trabalho mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. Para o professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade da Flórida, Stephen Talcott, a fruta é considerada uma das mais ricas fontes de antioxidantes.
Várias outras pesquisas com o açaí no combate a outros tipos de câncer também estão em andamento nos Estados Unidos. Para o médico brasileiro especialista em medicina esportiva Hélio Ventura, que conhece as pesquisas do açaí contra o câncer, a fruta pode se tornar um excelente medicamento, por seus potenciais antioxidantes e anticancerígenos, além de ser muito rica em nutrientes, entre eles o ferro, mas, por enquanto, deve ser consumida à vontade apenas por quem quer ganhar peso ou não tem problemas com excesso de peso, pois é altamente calórica.
Fonte: O Globo

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como se proteger dos efeitos nocivos do sol

Com a chegado do fim de ano, as estações já começam a aquecer e o clima brasileiro e os efeitos do sol já estão sendo percebidos por toda população. Com o calor há o aumento de algumas doenças dermatológicas ligadas ao verão, como a fitofotodermatose (mancha escura provocada pelo suco de limão na pele), micoses, queimadura do sol, miliarias, acnes solares e manchas são as mais frequentes.

O que deve ser um alerta a toda população, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, 62% dos brasileiros não usam protetor solar. Para se proteger desses e de outros problemas desencadeados pelo clima, a dermatologista Juliana Gumieiro afirma que a prevenção é sempre o melhor remédio.

“Evitar o sol das 10h às 15h, ainda é a melhor opção, mas se for sair neste período não esqueça o protetor solar, chapéu e consuma líquidos, como água, água de coco e sucos, protegendo o corpo dos efeitos nocivos do calor e do sol.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sucos especiais combatem a celulite e reduzem medidas

Refrescantes e saudáveis, os sucos podem ser grandes aliados na busca pelo corpo perfeito. Dependendo dos ingredientes escolhidos para preparar o seu copo, é possível conquistar os objetivos tão almejados durante toda a dieta, eliminando o inchaço e até mesmo a celulite.

Segundo a nutricionista Brunna Reis, eles podem ajudar desde que o consumo seja frequente. “Não adianta tomar uma vez acreditando que o suco vai fazer milagre, é preciso ter o hábito de ingerir esses líquidos que podem ser realmente muito benéficos”, indica a especialista.

Listamos algumas receitas de sucos poderosos para você conseguir entrar em forma. Junto, explicamos para que servem e os benefícios de cada ingrediente.

domingo, 5 de janeiro de 2014

10 alimentos essenciais para ter uma pele perfeita

Antes de recorrer aos cremes e tratamentos dermatológicos para melhorar a aparência da pele, pode ser bom dar uma passada na feira. “Uma alimentação equilibrada, rica em citrinos, fibras, vitaminas e sais minerais é fundamental para a saúde das células e tecidos. Eles são os principais responsáveis pela maciez e o brilho natural da pele”, afirma Maria Paula, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo ela, cada alimento oferece seus benefícios. Confira 10 itens que não podem faltar na sua dieta e saiba qual o poder de cada um deles para garantir a saúde da sua pele, de acordo com a especialista.

1. Brócolis - Folhas verdes são ricas em cálcio, zinco e magnésio, essenciais para o bem estar de quase todo tipo de células. Para mantê-las em perfeito funcionamento e exibir uma pele saudável, encha o prato de brócolis ou couve-de-bruxelas.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Excesso de gordura na alimentação é fator de risco para a saúde do fígado

Chega a segunda-feira e muita gente começa a se preocupar em se recuperar dos excessos na alimentação do fim de semana.

Porém, esse exagero pode trazer conseqüências sérias para diversas partes do corpo, como o coração e o fígado. No coração, pode ocorrer um entupimento das artérias, o que pode levar a um infarto; já no fígado, a gordura pode se acumular e provocar a esteatose hepática, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui.

Porém, como alertou o hepatologista Mario Kondo, o maior problema de quem tem doença no fígado é o volume de comida em geral – não só de gordura. Por isso, é importante se preocupar com a quantidade das refeições além de, claro, a qualidade.

A dica é evitar, além das gorduras, também os carboidratos, como farinha branca e batata, e preferir sempre porções menores. De acordo com o cirurgião Fábio Atui, um estilo de vida com alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos é um fator positivo de prevenção contra problemas hepáticos.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Saiba quais os cuidados para evitar danos e proteger o cabelo no verão

Começa o ano e muita gente sai de férias para aproveitar o verão. Mas é preciso tomar cuidado com o excesso de calor, que pode prejudicar o cabelo, como explicou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar.

De acordo com a médica, no verão, ocorre uma dilatação dos fios e as cutículas ficam abertas, absorvendo mais poluição, resíduos de produtos, cloro e sal, por exemplo. Fora isso, o cabelo perde com mais facilidade substâncias importantes, como proteínas e água, ficando mais quebradiço e ressecado.

Mulheres que fizeram algum tipo de coloração, principalmente as loiras, devem tomar ainda mais cuidado nessa época do ano já que os fios ficam mais porosos, vulneráveis e sensíveis, podendo até ficar esverdeados.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pilates combate a TPM

Como se não bastassem todos os benefícios para a postura, definição e flexibilidade do corpo, o Pilates pode ajudar as mulheres a enfrentar aqueles sintomas chatos da tensão pré-menstrual (TPM).

A atividade física é essencial para aliviar os efeitos físicos e emocionais desse período, como a irritabilidade, o cansaço, a insônia, a ansiedade e o inchaço. Isso acontece porque o exercício físico aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea, através do trabalho de respiração profunda.

Esse processo libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ela é uma espécie de analgésico natural, atuando na diminuição da ansiedade e na melhora do humor. O aumento do fluxo sanguíneo também diminui bastante o inchaço neste período.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Um copo de suco de tomate por dia pode ajudar a prevenir câncer de mama

Para quem gosta de suco de tomate, um incentivo a mais para apreciá-lo: estudo da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, descobriu que um copo da iguaria por dia pode ajudar a prevenir câncer de mama. Os dados são do jornal Daily Mail.

O levantamento avaliou níveis hormonais de 70 mulheres a partir dos 55 anos, antes e depois do aumento do consumo de tomate por 10 semanas. Todas tinham excesso de peso ou parente próximo com câncer de mama, colocando-as em maior risco da doença.

Constatou-se que o alimento aumenta em até 9% os níveis do hormônio adiponectina, envolvido na regulação das taxas de gordura e obesidade. O benefício vem do licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate.

“Os resultados demonstram a importância de ideias de prevenção da obesidade. Consumir uma dieta rica em tomates teve um impacto maior sobre os níveis de hormônio em mulheres que mantiveram um peso saudável”, afirmou a cientista Adana Llanos.

Yinka Ebo, do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, comentou que é improvável que comer qualquer alimento específico tenha um grande impacto na prevenção do câncer. “Não há necessidade de começar a estocar os tomates. As mulheres podem reduzir o risco de câncer de mama por meio da manutenção de um peso saudável, beber menos álcool e ser fisicamente ativas”, finalizou Yinka.

Fonte: Terra