sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Nem todo tremor nas mãos é Parkinson

Primeiramente, existem duas questões fundamentais: “nem todo tremor é doença de Parkinson” e “nem todo paciente com doença de Parkinson tem tremor”. Em relação ao tremor, a principal causa deste movimento não é a doença de Parkinson, mas outra condição, que é o tremor essencial.
Este é um tremor, normalmente, de ambas as mãos, que pode ser observado durante o movimento como o de segurar uma xícara de café, e pode ocorrer em outros membros da família. Identificar esta diferença é fundamental, já que o tratamento do tremor essencial e da doença de Parkinson é absolutamente oposto.
O tremor essencial é uma das desordens neurológicas mais comuns, geralmente afetando mãos, braços. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e atinge cerca de 3 a 5 em cada 1000 habitantes, sem diferença significativa entre sexos. Pode também atingir a cabeça, a garganta, o rosto, o maxilar, a língua, o tronco e as pernas. Os movimentos são produzidos por contrações incontroláveis e involuntárias dos músculos e a severidade dos tremores pode variar extremamente de hora a hora e de dia para dia.
Outra questão é que nem todo paciente com Parkinson tem ou terá tremores. Isto é possível porque existem outros três sinais motores para se suspeitar de Parkinson: lentidão dos movimentos (bradicinesia), rigidez muscular (hipertonia) e quedas frequentes (instabilidade postural).
Fonte: Hospital Albert Einstein / Wikipédia

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Você sabe o que é Síndrome da Apneia Obstrutiva do sono?

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), conhecida, popularmente como Apneia do Sono, é um distúrbio crônico em que ocorre obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, caracterizado pela ocorrência de apneias (pausas respiratórias) e/ou hipopnéias (redução da passagem de ar) durante o sono.
Isso pode ser causado por pessoas com obesidade, do sexo masculino e de idade avançada. O sintoma característico desse quadro é a sonolência excessiva diurna, gerada pelo fato do paciente apneico não passar por todas as fases do sono, o que impede o processo de restauração física e mental que, geralmente, ocorre em fases mais profundas do sono.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Anvisa inclui 21 substâncias na lista de drogas proibidas

Um total de 21 substâncias foram incluídas na lista de drogas proibidas no País. A decisão foi tomada na terça-feira, 18, pela Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
— As 21 substâncias são drogas novas, criadas para burlar as listas de drogas ilícitas publicadas no mundo. Nenhuma delas tem utilidade como medicamento, são produtos que simulam efeitos semelhantes ao de outras drogas ilícitas já conhecidas, como ópio, heroína e LSD, que agem sobre o sistema nervoso central e podem provocar alucinações, explicou o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Perca quilinhos extras com suco de maçã e salsão

Exagerou na alimentação no jantar de ontem ou acordou com disposição para perder os quilinhos extras? Você sabia que os sucos detox ajudam a eliminar a gordurinha indesejada?
De acordo com a chefe Lourdes Bottura, do Grupo Badebec, o suco deve ser tomado como a primeira refeição do dia, antes dos exercícios físicos ou para se refrescar e se hidratar.
Uma das bebidas recomendadas pela especialista é a base de maça.
— O suco de maçã com salsão é um ótimo remédio caseiro para emagrecer. Ele é muito rico em pectina, um tipo de fibra que forma um gel no estômago, diminuindo e controlando o apetite. Além deste efeito, a pectina também regula o trânsito intestinal, ajudando o organismo a libertar toxinas.
Ingredientes:
— 1 maçã sem casca e sementes, cortada em cubo
— ½ xícara de chá de salsão cortado em cubo
— 250 ml de água de coco
— 50 ml de suco de limão
— 1 xícara de chá de gelo
— Opcional: 1 colher de sopa rasa de açúcar

Preparo: Coloque no liquidificador a maçã, o salsão, a água de coco e o suco de limão e bata bem. Acrescente o gelo e bata para incorporar todos os ingredientes. Sirva em taças decoradas com um talo de salsão.
Fonte: R7

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Conheça os benefícios do limão

O limão é um fruto cítrico produzido pelo limoeiro, uma árvore perene de pequeno porte, do gênero Citrus, que é parte da família Rutaceae.
Os limões são ricos em ácido cítrico, que confere ao fruto um sabor ácido. As frutas cítricas não só apresentam um sabor bem particular, mas também apresentam benefícios à saúde. Citrus e seus produtos são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras alimentares que são necessários para o crescimento, desenvolvimento global e bem estar nutricional.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Gravidez: você sabe a posição certa de dormir e o que comer?

Durante a gravidez, muitas mulheres apresentam dúvidas sobre o que comer, como dormir, entre outras. A ginecologista da Criogênesis Mariana Garcia Martins listou os principais questionamentos das futuras mamães.
Posição para dormir
O mais indicado é que a grávida durma virada para o lado esquerdo. Esta posição ajuda na circulação do sangue, porém, vale lembrar que a melhor maneira é aquela em que a gestante se sinta mais confortável e que a faça relaxar.

Peso
A média de quanto a gestante deverá engordar é de nove a 12 Kg. Mas depende muito de quanto a mulher
pesava antes de estar grávida. Sendo assim, o melhor a fazer é conversar com o médico para que ele calcule seu IMC (Índice de Massa Corporal) antes da gestação.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pesquisadores da USP têm êxito em testes iniciais de vacina contra vírus HIV

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) obtiveram resultados “excelentes” nos primeiros testes de uma vacina contra o HIV, vírus da Aids, desenvolvida na Faculdade de Medicina. O exames foram feitos em macacos Rhesus do Instituto Butantã, e os sinais foram melhores que os anteriores, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

O programa de testes teve início no segundo semestre de 2013, com o imunizante denominado HIVBr18.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Alongamento ou Aquecimento?

O aquecimento e o alongamento são fatores importantes nas práticas desportivas, pois eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade e deixa o corpo mais relaxado e solto. Mas a qual seria exatamente a diferença entre o aquecimento e o alongamento?

Aquecimento: é uma técnica usada antes de qualquer atividade esportiva ou de exercícios físicos e tem como objetivo aumentar gradativamente a intensidade da atividade física. Além desses atributos, o aquecimento ajuda o atleta nos movimentos corporais e na prevenção de futuras lesões. O aquecimento pode ser classificado em dois tipos, o geral e o específico.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Diferença entre Pilates e RPG

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utiliza do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Reeducação Postural Global (ou sua marca registrada RPG) é uma forma de fisioterapia desenvolvida na França por Ph.-E.Souchard. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de “fluagem”.




Fonte: Revista Pilates

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pilates: um retorno à infância

Sabemos que em nossos primeiros anos de vida somos desafiados com experiências motoras a todo instante. Apesar de ser uma fase onde estamos aperfeiçoando nossa coordenação motora e nosso equilíbrio, também somos dotados, desde que não haja nenhuma alteração funcional, de um alongamento, uma flexibilidade e um padrão respiratório invejáveis a qualquer outra faixa etária.

Mas o que isso tudo tem a ver com o Pilates? Simples, a prática do Pilates nos proporciona uma experiência motora desafiadora. A mesma aprendizagem, recrutamento de áreas cerebrais e aprimoramento de movimentos indispensáveis na infância e importantes para o resto da vida.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Calor pode levar à confusão mental, sonolência e até a morte, alertam médicos

Desde o fim do ano passado, boa parte do Brasil vem enfrentando uma forte onda de calor com termômetros que passam dos 30º C e sensações térmicas além dos 50º C. Regiões do Sudeste, inclusive, chegaram a bater recordes nas temperaturas dos últimos 70 anos. De acordo com especialistas ouvidos pelo R7, o calor que atrai as pessoas para praias e piscinas também pode se tornar um grande vilão para a saúde.

O clínico Paulo Olzon, presidente da Associação dos Médicos da Escola Paulista de Medicina, afirma que a desidratação é a principal consequência do calor excessivo e, se não tratada adequadamente, pode matar.

— O calor excessivo pode matar, especialmente os idosos que têm mais dificuldade de lidar com aumento da temperatura corporal e de sentir sede. Se ele morar sozinho, o risco aumenta porque a desidratação pode passar despercebida.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Barriga seca no verão! Inclua alimentos termogênicos na sua dieta

“Pancinha”, “pochete”, “pneu”. Aquela gordurinha extra da barriga já ganhou inúmeros apelidos, de tão inconveniente que é. Porém, muitas vezes, basta fazer alguns ajustes na alimentação para dar adeus ao inchaço na região abdominal e se sentir mais confortável.

Para dar um fim definitivo à saliência, o ideal é aliar em uma dieta balanceada porções de alimentos termogênicos, que ajudam a aumentar a temperatura corporal e ainda aceleram o metabolismo. Dá para desinchar o abdômen em poucos dias e ainda eliminar 1 kg por semana. Quer saber quais são esses alimentos? Acompanhe a galeria!

Com uma dieta desintoxicante, rica em termogênicos, é possível deixar o inchaço da lado. Comece pela canela. O ideal é consumir 1 grama duas vezes ao dia. Pode ser consumida na forma de chá ou polvilhada em frutas quentes como maçã e banana. Além de ser uma delícia, ela é rica em polifenóis, que ajudam o organismo a digerir melhor o açúcar no sangue.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pilates: corpo malhado sem musculação

Movimentos elegantes

Respire e solte todo o ar, sentindo seu abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina. Pena que dure só até a próxima respiração! Você pode, porém, preservar esse momento mágico para sempre ao praticar o pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates — estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante.

“Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”, garante Alice Becker, instrutora e proprietária do Physio Pilates, estúdio em Salvador (BA). “Lembro de uma ex-aluna que dizia que tinha a sensação de estar percorrendo um salão de baile com roupas fluidas, ainda que estivesse atravessando a faixa de pedestre”, conta Alice.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Frio, carne vermelha e positividade: veja fatores que afetam o coração

O início de fevereiro marca o American Heart Month, uma iniciativa de conscientização anual para ampliar o conhecimento sobre a principal causadora de morte dos Estados Unidos: a saúde do coração. Com informações do site do jornal Huffington Post.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, 2.200 pessoas morrem todos os dias por derrames e outras doenças cardíacas.
Enquanto existem fatores de risco que não se pode controlar – como os genéticos, por exemplo –, existem aqueles que são mais fáceis de se dominar. Entre eles estão comer de forma saudável, praticar atividade física regular, parar de fumar e tentar manter o peso ideal.
Claro que também é interessante olhar pra trás e verificar o que as mais recentes pesquisas trouxeram nesta área. Leia a seguir alguns dos resultados mais interessantes descobertos no último ano, relacionados à saúde do coração.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Soro e vinagre aliviam imediatamente queimadura de água - viva

Na alta temporada de verão, a diversão na praia pode ser interrompida pela presença da água - viva, um animal de corpo quase transparente e consistência gelatinosa que, ao ser tocado, injeta toxinas na pele e a queima. Delicado, o ferimento cutâneo deve receber cuidados imediatos até que um médico possa examinar e indicar o tratamento mais adequado ao problema. Feito na areia, muitas vezes pelo próprio ferido, esse primeiro atendimento pode atenuar a dor se soluções certeiras forem usadas no local.

Por isso, ao sentir uma forte ardência na pele e perceber que sofreu queimadura, a primeira providência que o banhista deve tomar é abandonar o mar. “Apesar de as espécies encontradas no litoral brasileiro não costumarem ser venenosas, algumas pessoas podem ter reações alérgicas tão fortes que correm o risco de se afogar”, diz Renata Marques, dermatologista da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Memória – esquecer para lembrar

Você conhece uma pessoa e logo depois esquece o nome dela? Nunca sabe onde largou as chaves de casa, a carteira, os óculos? Vai ao supermercado e sempre deixa de comprar alguma coisa porque não se lembra? E de vez em quando, bem no meio de uma conversa, para e se pergunta sobre o que é que estava falando mesmo? Você não é o único. Bem-vindo ao mundo moderno. Devem existir uns 6 bilhões de pessoas com o mesmo problema. No meio de tudo o que escolhemos e temos para fazer é difícil se lembrar de alguma coisa. Isso você já sabe. O que você não sabe é que a sua memória tem uma capacidade incrível, muito maior do que jamais imaginou. E a chave para dominá-la não é tentar se lembrar de cada vez mais coisas: é aprender a esquecer.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ingerir água diariamente é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. O líquido tem papel na regulação da temperatura corporal, nas reações de digestão que acontecem no estômago e intestino, na absorção dos nutrientes e na atividade dos rins.

A necessidade de ingestão de água varia de pessoa para pessoa, e pode mudar conforme a alimentação, a realização de atividade física e a temperatura ambiente. Quando a temperatura ambiente aumenta, cresce também a perda de água pela pele; quando fazemos uma alimentação rica em sal e substâncias tóxicas, há necessidade de água para eliminação das toxinas; e durante a prática de exercícios há elevação da temperatura corporal, pela transpiração e respiração, que leva também à perda hídrica.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Turbine seu cérebro: descobertas que ajudam a melhorar a capacidade cerebral

Você, homem inteligente, esclarecido e culto, acredita que seu cérebro é seu aliado, certo? Pois saiba que as últimas descobertas da ciência mostram o contrário: sua mente é uma esposa infiel, capaz de enganar da forma mais ágil. Nós apenas não sabíamos disso. A boa notícia é que a mesma ciência que flagrou a traidora criou formas de colocá-la na linha. a psicologia e a neurociência estão desvendando novas técnicas capazes de tornar a mente mais rápida e esperta.
As novas ferramentas da neurociência nos permitem abrir a caixa preta do cérebro: além das lições psicológicas práticas está um magnífico mundo novo em que os medicamentos podem aprimorar a memória e correntes elétricas podem duplicar seu intelecto. As previsões podem soar assustadoras. Aparentemente, essas descobertas seriam capazes de criar um super-homem– e há quem garanta que atletas e soldados já usam muitas dessas técnicas. “Já podemos mudar comportamentos e emoções, informações que são importantes para publicitários e governos”, declara Kahneman. “Ele (o poder da neurociência) apresentará maneiras completamente novas de fazer as coisas.” Fique de olho: esse pode se tornar o tratamento milagroso do próximo século.