quarta-feira, 30 de abril de 2014

Saiba como queimar mais gordura com a prática da corrida

1. Aposte em treinos mais longos
É claro que os treinos mais longos queimam mais calorias. E quando você executa uma corrida por mais de 90 minutos, melhora a capacidade do corpo de usar a gordura como combustível. Uma vez que este tipo de treino é mais desgastante para o corpo, vale tentar uma vez por semana.

2. Intensidade
Treinos intensos mandam embora muitas calorias, mesmo quando não duram muito. Como a maioria dos corredores geralmente corre em velocidade fácil ou moderada em suas corridas, nem sempre conseguem identificar uma perda de peso muito grande.

3. Frequência
Com qual frequência você corre durante a semana? Grande parte dos corredores responderia de duas a quatro vezes, e, para quem quer ter uma perda de peso significativa, isso não é o suficiente. Correr com mais frequência gera picos de frequência cardíaca e a atividade metabólica, aumentando a perda de calorias.

Fonte: Terra

terça-feira, 29 de abril de 2014

Terapias alternativas contra o estresse

Se você está com dificuldades para dormir, alto nível de estresse, problemas que afetam seu cotidiano e até a sua saúde, algumas receitas simples e naturais podem ajudar você a obter a tranquilidade que tanto precisa.

Confira a seguir 3 receitas tranquilizadoras para colocar em prática agora mesmo.

Travesseiro de ervas

Materiais:

1 manta acrílica de 50 cm x 70 cm para fazer o forro interno

1 saco de TNT costurado em 3 lados

1 kg de espuma em flocos e plumante

1 copo grande de erva de camomila

3 ml de essência de alfazema

Modo de preparo:

Corte e costure o tecido de TNT em 3 lados, deixando uma abertura e reserve. Faça o mesmo com a manta acrílica deixando com 1/2 cm a menos de cada lado. Deve ficar menor para caber dentro do saco de TNT. Encha a manta acrílica com a espuma em flocos ou o plumante, colocando no meio a camomila molhada com alfazema. Costure a manta. Coloque dentro do saco de TNT e costure-o, fechando seu travesseiro.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

5 vegetais brancos que você deveria comer mais

Quanto mais colorido for o prato, mais saudável é a refeição, certo? Mas, não devemos ignorar os alimentos brancos, eles também oferecem os mesmos nutrientes ou mais que os de cor.

Alguns vegetais brancos contêm fartas porções de nutrientes dos quais muitas pessoas carecem, como fibras, potássio e magnésio.

1.Couve-flor
O legume contém compostos de enxofre, que estão associados ao combate do câncer, fortalecimento do tecido ósseo e manutenção de vasos sanguíneos saudáveis. Outros alimentos que possuem estas propriedades são o brócolis, repolho e couve-de-bruxelas.

domingo, 27 de abril de 2014

Entenda a diferença entre tendinite e bursite

Ambas são processos inflamatórios e possuem sintomas bem parecidos. A tendinite é uma inflamação do tendão, caracterizada por inchaço, calor e vermelhidão na área afetada. Já a bursite é a inflamação da bursa (uma “bolsa” cheia de líquido que tem a função de proteger os tecidos ao redor das articulações do corpo), e que se localiza em ombros, cotovelos, quadril, joelhos.

“A bursite é uma inflamação secundária. Ela só acontece após uma lesão no tendão que ela protege (tendinite)”, explica o ortopedista do Einstein, Dr. Eduardo Carrera.

As inflamações nos tendões podem ocorrer por diferentes motivos, como excesso de uso (esporte) e sobrecarga, processos traumáticos, e até mesmo em função de outras doenças, como a artrite reumatoide.
Pessoas e profissões mais afetadas

De acordo com o Dr. Carrera, cada articulação pode desenvolver um tipo de tendinite, isso vai depender da atividade diária do paciente. Por exemplo, jogadores de futebol provavelmente irão ter processos inflamatórios nos membros inferiores, enquanto um tenista tende a desenvolver lesões nos membro superiores (pernas, tornozelos e pés) e no quadril.

sábado, 26 de abril de 2014

Pressão alta afeta não só o coração, mas também o cérebro, rins e olhos

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta, incluindo crianças e adolescentes. A doença acontece quando os vasos sanguíneos se contraem mais do que o necessário, dificultando a passagem do sangue. Além de fazer mal para o coração, a pressão alta pode afetar os vasos do corpo todo, inclusive do cérebro, rins e olhos, como explicaram o cardiologista Roberto Kalil e o nefrologista Décio Mion no Bem Estar.

Segundo os especialistas, a pressão alta pode bloquear e entupir as artérias do coração, levando à angina ou infarto; no cérebro, pode ocorrer o mesmo bloqueio, causando um AVC.

Já nos rins, o entupimento das artérias provoca falhas na filtragem do sangue, podendo causar insuficiência renal; por fim, nos olhos, o aumento da pressão pode estreitar os vasos oculares, causando até mesmo a cegueira.

Na maior parte das vezes, a hipertensão não dá sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico. Por definição médica, é considerada hipertensão a pressão em 14 por 9 ou acima disso e, nesse caso, talvez seja necessário utilizar medicamentos, que promovam a dilatação dos vasos. Outras medidas como atividade física, dieta saudável e redução de sal na alimentação também podem ajudar.

Estresse
Em situações de estresse ou tensão, a pressão pode também subir já que o corpo fica em estado de alerta. Com isso, os batimentos cardíacos aumentam, o coração bombeia mais sangue para os músculos, o que acaba fazendo uma pressão maior nas paredes das artérias.

Fonte: Bem Estar

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Descubra 10 alimentos que prometem deixar a barriga lisinha e livre de gorduras

Quem não gostaria de eliminar aquela gordurinha extra na barriga? O famoso pneuzinho? Basta fazer alguns ajustes na alimentação para dar adeus ao inchaço na região abdominal e se sentir mais confortável. Para dar um fim definitivo à saliência, o ideal é aliar em uma dieta balanceada porções de alimentos que contribuem para isso.

Aposte no mamão

Comer a fruta ajuda a incentivar a digestão e ainda prevenir a constipação. O segredo para a barriga chapada está na papaína e quimopapaína, enzimas presentes no alimento, que ajudam a quebrar as proteínas e a acalmar o estômago, promovendo um ambiente ácido saudável e, assim, incentivando o intestino a funcionar melhor e mais saudável

quarta-feira, 23 de abril de 2014

São refrigerantes tão prejudiciais quanto cigarro?

Você sabia que beber um refrigerante (mesmo de 350 ml) aumenta suas chances de ter diabetes tipo 2 em aproximadamente 20%? Ou que ele também pode danificar seu fígado e seus rins, causar câncer e demência? Isso mesmo, o refrigerante, que está disponível em qualquer lugar que é divulgado por celebridades em todo o mundo, e que afirma ser sinônimo de felicidade, tem sido considerado, por muitos, um produto perigoso.

O SC determinou que a Autoridade de Segurança e Padrões de Alimentos da Índia (FSSAI) monitorasse e realizasse verificações periódicas em todos os refrigerantes, uma vez que a questão diz respeito ao direito fundamental, dos cidadãos, à vida. Uma banca de juízes KS Radhakrishnan e AK Sikri passou à direção quanto à eliminação de um PIL (Public Interest Litigation), que tenta constituir um painel independente para regulamentar os refrigerantes e, desta forma, proteger os cidadãos dos seus efeitos “venenosos”.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Benefícios do café

O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, e aqui vai mais um motivo para consumi-lo com prazer. Desde 2009, pesquisadores do Centro de Pesquisas Café e Coração, do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP), conduzem estudos para avaliar os benefícios da bebida para o organismo. Até o momento, os dados mostram que ele não causa danos a à saúde e algumas substâncias podem até ser benéficas para o músculo cardíaco.

Segundo o cardiologista Bruno Mioto, um dos pesquisadores do Instituto, sempre existiu o temor de que o café pudesse causar prejuízos, principalmente para os indivíduos cardiopatas. O motivo da associação equivocada é que nos primeiros estudos, ao invés de utilizar somente o café, os pesquisadores recorriam a cápsulas de cafeína com doses elevadas. Dessa forma, havia aumento elevado da pressão arterial.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Relação da disfunção na articulação temporomandibular com a postura

A boa postura é um bom hábito que contribui para o bem-estar do indivíduo, são as estruturas do corpo devidamente alinhadas trabalhando de forma equilibrada.
Por outro lado, a má postura pode ser um mau hábito e, infelizmente, muito comum. Defeitos ou alterações posturais têm sua origem no uso incorreto das capacidades providas pelo corpo.
Essas alterações posturais podem ser problemas meramente estéticos, sendo que suas preocupações podem ser limitadas aquelas relativas à aparência. Entretanto, essas alterações podem dar origens há desconfortos, dores e incapacidades, isso pelo desequilíbrio no sistema locomotor.
As alterações morfológicas do Sistema locomotor, decorrentes dos hábitos posturais e da idade, constituem nos dias de hoje uma das mais graves doenças no grupo das doenças Crónico-degenerativas, afetando o equilíbrio e o adequado funcionamento do corpo.
O equilíbrio do corpo bem como os movimentos da cabeça são originados pelo posicionamento do crânio sobre a região cervical, determinando assim a postura do individuo. Dessa maneira, existe uma intima relação entre a postura do individuo com o crânio e consequentemente com a articulação temporomandibular.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Este é seu cérebro sob o efeito de alimentos: A ligação entre comer bem e Saúde Mental

Seria verdade que a máxima de Hipócrates "Deixe o alimento ser teu remédio" aplica-se aos cuidados de saúde mental? Absolutamente, diz a Dra. Bonnie Kaplan, professora da Universidade de Calgary e uma das pioneiras em um campo ressurgido de pesquisa sobre o papel da alimentação e nutrição na saúde do cérebro. Ela diz que a comunidade médica e psiquiátrica está redescobrindo as muitas conexões entre alimentos e doenças mentais, depois de mais de meio século dependendo, principalmente, de medicamentos prescritos para nos aliviarmos.

"Por volta de 1950 mais ou menos, houve um boom de pesquisas sobre medicamentos", diz ela. "A indústria farmacêutica assumiu o tratamento de doenças psiquiátricas, e perdemos séculos de conhecimento."

Antes disso, sabíamos muito mais. Kaplan aponta para a edição de 1855 da The People’s Home Library – exemplar sempre presente nas prateleiras de colonos na América do Norte no final do século 19 e início do século 20. Nele, o autor T.J. Ritter diagnostica a causa da maioria das doenças psiquiátricas como "nutrição imperfeita." Ritter afirmou que para a maioria das pessoas, melhorar a dieta pode ajudar a melhorar a mente.

terça-feira, 15 de abril de 2014

O Pilates emagrece?

Será que Pilates emagrece?Está é uma pergunta frequente entre os alunos e as pessoas que não conhecem a modalidade. Como responder sem geral um desânimo e uma ideia errada sobre o método?

Algumas pessoas acreditam que basta subir na balança e pesar “menos” para que tenham perdido peso. Devemos sempre lembrar a necessidade de manter uma dieta equilibrada e disciplina na prática das atividades físicas. Exercícios aeróbios (caminhada, corrida, natação, pular corda, pedalar, andar de patins), contribuem bastante nesse processo.

O foco principal do Pilates é a consciência corporal durante os exercícios combinado com a respiração e postura, porém, de acordo com o nível do cliente ou a frequência semanal, pode ocorrer perda de peso.

Embora não seja uma prática comum entre as aulas por termos até 5 alunos em sala, podemos elaborar a aula com estratégias de intensidade que podem favorecer nesse processo, usando alguns exercícios que elevem a freqüência cardíaca do cliente. Normalmente a aula é a mesma (contendo as modificações necessárias para atingir o objetivo do aluno), com todos os alunos alternando os exercícios entre os equipamentos.

Novidade para os clientes do Espaço Físio Pilates


Como mais um benefício aos nossos queridos clientes, informamos que temos como parceira a Dra. Talitta Maciel, diretora-técnica da Clínica Espaço Reeducação Alimentar, localizada bem pertinho das nossas duas unidades. Dra. Talitta e sua equipe realizam atendimento para Reeducação Alimentar e Nutrição Esportiva, oferecendo aos nossos clientes desconto de 10% na adesão do programa nutricional*. Além disso, contaremos com informações sobre alimentação, Dicas da Nutri, específicas sobre a prática do Pilates. Então, fiquem atentos e sempre compartilhem essas boas notícias!
(*)Para pagamento das consultas com cheque ou dinheiro.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hábitos discretos que prejudicam nossa coluna

Da carteira ao celular, são hábitos discretos que prejudicam nossa coluna sem nos darmos conta disso. Aqui vão 5 dicas sobre os hábitos mais comumente associados à problemas na coluna.

1 – Homens, cuidado com a carteira no bolso de trás, ao sentar, ela acaba criando um apoio que torce a pelve e desequilibra a coluna inteira, além de sobrecarregar um dos lados do disco L5-S1, o que mais comumente sofre de hérnia.

2 – Mulheres, a bolsa tem que ser leve! Faça aquele milagre na hora de selecionar o que vai com você e o que fica no carro ou em casa. E não se esqueça de trocar de ombro de vez em quando, nada de sobrecarregar um lado.

domingo, 13 de abril de 2014

Cabelo fitness

Seu cabelo pode dizer muito sobre você. Está procurando por esse belo chumaço de cabelo saudável?

Um dos problemas mais comuns na vida é o estresse, estamos tão envolvidos com problemas que nos negligenciamos e consequentemente nosso corpo também é deixado de lado. Exercitar o corpo e a mente é muito importante; o que precisamos são de músculos e ossos fortes, para que possamos manter o exercício, o que nos ajudará a aliviar o stress, fator inconfundível da perda de cabelo.

Não há tempo suficiente no dia a dia e você está estressada. Isso pode realmente atrapalhar o seu sono, seu sistema imunológico e até mesmo fazer com que você tenha mudanças drásticas de humor; o que você pode fazer? Você pode simplesmente fazer algum exercício em casa; mesmo que você tenha uma vida agitada com crianças e mil problemas na porta da geladeira para você resolver, ainda há uma maneira de sincronizar tudo. Encontre pelo menos 10 minutos para realizar alguns exercícios que irão motivá-la dia a dia para superar a sua condição. Semana após semana, você poderá aumentar o seu tempo e mês a mês você vai começar a ver os resultados, sua mente vai se sentir mais relaxada.

Pilates, já tentou?

Pilates relaxa o corpo; essa é a principal coisa que precisamos fazer, a fim de soltar todos os nós de stress nos nossos músculos. Este exercício é físico e mental, pois, enquanto seu corpo alonga, este exercício ajuda na respiração, o que libera o estresse através da oxigenação.

Pode ser uma rotina aeróbica diária, de modo que deixe seu corpo ser flexível e faça o que ele precisa, ou seja, oxigenar. Você deve procurar atingir os músculos principais de modo que eles sejam reforçados para melhorar a circulação, com essa melhora na circulação sanguínea a sua cabeça vai começar a funcionar melhor, você condicionará o seu corpo todo e os folículos capilares vão começar a crescer de novo lentamente, melhorando a qualidade do seu cabelo.

Fonte texto: http://www.funkyhead.co.uk/advice/exercise-that-hair-growth/

Fonte imagem: http://hairfashion999.tumblr.com/post/41082937365

Traduzido e adaptado por IKOEH.com

sábado, 12 de abril de 2014

Benefícios do inhame

*EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

*O INHAME AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Os hidratos de carbono e a fibra do Inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea.
Além disso, porque o Inhame é rico em fibras, quando ingerido dá uma sensação de saciação. E mais uma vantagem, o inhame é uma boa fonte de manganésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um co-fator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Razões para sorrir

Sorrir é uma ótima maneira de se fazer sobressair e ao mesmo tempo ajudar o seu corpo a funcionar melhor. Sorria para melhorar sua saúde, seu nível de estresse, e sua atratividade. Sorrir é apenas uma maneira divertida de viver a vida por mais tempo; entenda os outros e sorria o máximo possível.

Somos atraídos por pessoas que sorriem. Há um fator atrativo. Queremos conhecer uma pessoa que está sorrindo e descobrir o que é tão bom. Carrancas e caretas só afastam as pessoas para longe - mas um sorriso as atrai.

Da próxima vez que você estiver se sentindo para baixo, tente colocar um sorriso no rosto. Há uma boa chance de que você mude seu humor para melhor. O sorriso pode enganar o organismo para ajudar a muda-lo de humor.

Quando alguém está sorrindo, ilumina o quarto, muda o humor dos outros, e faz as coisas parecerem mais felizes. Uma pessoa sorridente traz felicidade com ela. Sorria muito e você vai atrair as pessoas para parto de você e canalizar a atenção delas em você.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

7 dicas para o melhor sono de todos os tempos

Da revista Health

Você já fez todo o óbvio, cortar a cafeína de fim de noite, fazer do seu quarto um lugar escuro e acolhedor, evitou filmes de terror ou ação da sua lista de coisas a fazer antes de dormir direito. Então, por que você ainda fica revirando antes de dormir? "Certos hábitos que você desconhece podem estar sabotando o seu sono", diz Kristen L. Knutson, PhD, professora assistente e especialista em sono da Universidade do Departamento de Medicina de Chicago.

Diga até logo para a preguiça

Como você deve saber a falta de pregar os olhos, não apenas te deixará com a vista embaçada no dia seguinte, mas também com distúrbios do sono. Sono insuficiente por longo prazo aumenta suas chances de diabetes, depressão, doença cardiovascular e até mesmo ganho de peso. Então, o que fazer? Experimente estes ajustes e acorde incrivelmente bem descansada.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vacina contra HPV: médico responde 15 dúvidas mais frequentes

A vacina contra o HPV é uma importante aliada para evitar o câncer de colo do útero em mulheres e, além de disponível em hospitais particulares, também passou a ser aplicada gratuitamente na rede pública de saúde em meninas de 9 a 13 anos. Para quem ainda tem dúvidas sobre as doses da vacina e sua eficácia, o pediatra e homeopata Dr. Moises Chencinski esclarece as 12 perguntas mais frequentes sobre o tema.
1) No Brasil existem dois tipos de vacina contra HPV. Qual a diferença entre elas?
Até o momento foram desenvolvidas e registradas duas vacinas HPV. A vacina quadrivalente recombinante, que confere proteção contra HPV tipos 6, 11, 16 e 18, e a vacina bivalente que confere proteção contra HPV tipos 16 e 18. A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, de vulva e de vagina em mulheres, e anal em ambos os sexos, relacionadas aos HPV 16 e 18, e ainda a verrugas genitais em mulheres e homens, relacionadas aos HPV 6 e 11. Já a vacina bivalente está aprovada para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero em mulheres, relacionadas aos HPV 16 e 18. Essas vacinas têm cobertura para faixas etárias distintas. A vacina quadrivalente tem indicação para mulheres e homens entre 9 e 26 anos de idade. A vacina bivalente tem indicação para mulheres a partir de 9 anos, sem restrição de idade.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Semente de sucupira ajuda a combater artrite e outras doenças

Você já ouviu falar da semente de sucupira? Essa planta medicinal é popularmente utilizada para combater inflamações e doenças como artrite, diabetes e câncer de próstata. Para aproveitar os benefícios, recomenda-se fazer um chá com as sementes. Mas será que essa infusão funciona mesmo?
Benefícios da semente de sucupira
De acordo com a nutricionista Paola Moreira, um estudo publicado no ano de 2010 atribui à planta a presença de flavonoides e determinadas proteínas que apresentariam efeitos positivos na redução de dor, principalmente em casos de artrite. “Estes compostos apresentariam ação anti-inflamatória e analgésica”, explica a profissional da Clínica Super Healthy.
Esses estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e ação broncodilatadora. “Além disso, investiga-se a ação da semente de sucupira para o tratamento de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas e a Dengue”, acrescenta a especialista. Na região centro-oeste, o chá feito da casca e do caule é utilizado para combater infecções ginecológicas.
Riscos à saúde
Ainda não há dados que identifiquem riscos à saúde. “Segundo os estudos realizados até agora, tanto a semente quanto o óleo não apresentaram toxicidade”, afirma Paola. Da mesma forma, não há indicação de quantidade para consumo.
Fonte: www.bolsademulher.com

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cálcio e leite

O cálcio é importante. Mas o leite não é a única, ou mesmo melhor, fonte dele.

Não é uma novidade que o cálcio seja essencial para a saúde dos ossos. Obtendo o suficiente de cálcio desde a infância até a idade adulta ajuda a construir ossos e depois ajuda a retardar a perda de massa óssea com a idade. Não está claro, porém, se precisamos tanto de cálcio quanto é geralmente recomendado, e também não está claro se os produtos lácteos são realmente a melhor fonte de cálcio para a maioria das pessoas.

Enquanto cálcio e laticínios podem diminuir o risco de osteoporose e câncer de cólon, seu alto consumo pode aumentar o risco de câncer de próstata e câncer de ovário, possivelmente.

Além disso, os produtos lácteos podem ser ricos em gordura saturada , bem como o retinol (vitamina A), que em níveis elevados pode, paradoxalmente, enfraquecer os ossos.

Boas fontes, não lácteas de cálcio incluem couve, couve chinesa, leite de soja fortificado, feijão e suplementos que contenham cálcio e vitamina D (uma escolha melhor do que tomar apenas cálcio).

domingo, 6 de abril de 2014

Emagrecer rápido pode comprometer a saúde da coluna

Restringir a dieta e optar por alimentos menos calóricos é uma medida tomada por muitas pessoas que desejam obter o emagrecimento em curto período. Muitas vezes o cardápio é combinado ainda com inibidores de apetite, laxantes e diuréticos para conseguir chegar ao peso pretendido. O problema é que essas atitudes podem contribuir para o conhecido efeito sanfona e comprometer a saúde da coluna.

Segundo o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva (Sobrafe), ao eliminar peso de forma rápida a pessoa perde massa muscular, quando na verdade o objetivo deveria ser a queima de gordura. Com isso, deixa a coluna mais suscetível a lesões.

sábado, 5 de abril de 2014

Espasmos aparecem com o estresse e sobrecarga muscular

Quem nunca sentiu uma contração muscular dolorosa panturrilha ou aquelas pequenas contrações que ocorrem na pálpebra? Estes são exemplos de fenômenos neurológicos que ocorrem ao nível do músculo ou suas porções mais delicadas (fibras musculares) e, muitas vezes, são desencadeados por estresse.

Existem diferentes tipos de espasmos musculares. Um tipo mais conhecido seria a câimbra, que nada mais é do que uma contração muscular dolorosa. A maioria das pessoas que tem câimbra apresenta estes espasmos musculares de natureza benigna como uma reação do corpo ao estresse. Mas outras causas bem mais complexas, como algumas doenças neurológicas e distúrbios hidroeletrolíticos, podem ser a fonte de câimbras frequentes. Nesses casos, procurar um especialista é fundamental.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fascite plantar causa dor e rigidez na sola do pé dos corredores

Também chamada de fasceíte, problema surge por conta de uma inflamação gerada pela tensão e sobrecarga da área por excesso de uso.

Para quem pratica corrida de rua, os pés podem ser focos de lesões devido à natureza da atividade física. E um dos problemas mais comuns nessa parte do corpo é a fascite plantar. Ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé, que aparece porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo. Ou seja, essa tensão acaba sobrecarregando suas estruturas. O excesso de uso pode gerar inflamação, dor e rigidez na região.

O que é?

A fascite plantar é uma inflamação do tecido denso na sola do pé, que ocorre pelo esforço excessivo da região. Esse tecido é denominado fáscia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé) que se estende do calcâneo, osso que forma o calcanhar, aos dedos. Ela ajuda a manter o arco longitudinal do pé. A corrida e caminhada aumentam a força exercida sobre o pé, ainda mais quando a sobrecarga ultrapassa a capacidade do pé de absorver o trauma, por isso a dor. A fraqueza dos músculos, para absorver esse impacto, influencia.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tendinopatia é causada pelo excesso de uso dos tendões do pé e tornozelo

Trata-se de uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo dos atletas, gerando muita dor, inflamação e deformidades ósseas em casos crônicas.
A tendinopatia é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas. Os tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos, dando movimento aos mesmos. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite. No pé e tornozelo não é diferente.
Esse é um problema comum entre pessoas que treinam duro, com sobrecarga dos esforços ou são atletas que aumentam a intensidade ou mudaram o treinamento. Os sintomas incluem dor ao mobilizar o pé e tornozelo, principalmente ao longo do curso do tendão. Pode haver formigamento, pontada ou fisgada devido à inflamação do nervo que o rodeia.
A tendinopatia pode ser descrita como um espectro de diagnósticos, envolvendo lesões nessas estruturas anatômicas, como: tendinite, peritendinite e tendinose. O termo tendinite, por exemplo, é usado para processos inflamatórios agudos envolvendo a bainha tendínea (membrana que envolve o tendão), enquanto que tendinopatia é o termo mais adequado para descrever quadros de dor crônica nos tendões, acompanhada dos sinais e sintomas já descritos anteriormente.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Diminuir a carne na meia-idade?

Ter uma dieta rica em proteínas na meia-idade pode aumentar o risco de diabetes e câncer, de acordo com um estudo publicado esta semana na revista Cell Metabolism.
Mas ficar longe de carne por muito tempo não é bom também - o mesmo estudo mostrou que aqueles com mais de 65 precisam de mais proteína para reduzir o seu risco de mortalidade.
Informação
Fator de crescimento semelhante à insulina- 1, ou IGF - 1, é uma proteína do corpo relacionada ao crescimento e desenvolvimento. Estudos anteriores ligaram a IGF-1 a doenças associadas à idade, incluindo câncer. Ratos e humanos com maiores níveis de IGF-1, muitas vezes têm um risco maior de desenvolver estas doenças.
Os cientistas acreditam que a ingestão de proteína desempenha um papel na atividade IGF-1. Comer menos proteína pode levar a níveis mais baixos de IGF-1 no corpo, apontam estudos.
Então, teoricamente, o consumo de proteína pode ser diretamente ligado à incidência da doença e da morte.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Benefícios advindos da prática do Pilates

Na década de 1920, o preparador físico Joseph Pilates introduziu seu método na América como uma forma de ajudar atletas e dançarinos feridos retornar, com segurança, à prática de exercícios e manter a sua aptidão. Desde então, Pilates foi adaptado para atender as pessoas da comunidade em geral.

Pilates pode ser uma forma aeróbica e não aeróbica de exercício. Ele exige concentração e foco, porque você move seu corpo através de sequências específicas de movimento, alonga todos os principais grupos musculares do corpo de uma forma equilibrada e exige concentração, para encontrar um ponto central de equilíbrio, de modo que o seu praticante possa controlar o seu corpo através do movimento. Cada exercício tem uma colocação específica, ritmo e padrão de respiração.

No Pilates, os músculos nunca são trabalhados à exaustão, para que não haja a transpiração ou esforço, mas sim foco na intensa concentração. O treino consiste em uma variedade de sequências de exercícios que são executadas em repetições baixas, geralmente cinco a dez vezes, ao longo de uma sessão de 45 a 90 minutos onde material de trabalho e equipamentos especializados para a resistência são utilizados.