sábado, 31 de maio de 2014

Benefícios do Pilates para os idosos

Com o aumento da expectativa de vida, são inúmeros os estudos referentes às alterações fisiológicas, orgânicas e funcionais no avançar da idade e o que pode ser realizado para melhorar a qualidade de vida do idoso.

O método Pilates vem sendo aplicado com sucesso em populações especiais. Quando aplicado e orientado de forma correta na população idosa, traz inúmeros benefícios.

Por apresentar poucas contra indicações e baixo risco de lesões, é uma atividade física considerada segura e pode perfeitamente ser praticada por adultos idosos, necessitando apenas de algumas adaptações .

Os exercícios de alongamento, força e equilíbrio podem ser utilizados com diferentes finalidades, e adaptados às necessidades da população idosa, trazendo-lhes muitos benefícios físicos e bem estar geral. São muitas as vantagens trazidas pelo método para esta população, mas podemos destacar:

- Melhora a capacidade física e motora do idoso, a força, a flexibilidade, a mobilidade, o equilíbrio, a manutenção da pressão arterial, influencia positivamente na calcificação óssea, auxilia no tratamento das alterações no sistema osteoarticular como: a osteopenia, a osteoporose e osteoartrite, corrigi desequilíbrios musculares, recupera lesões, alivia dores. Além disso, o Pilates, por propiciar melhoras na aptidão física, aumenta consideravelmente a qualidade de vida do idoso.

Fonte: Revista Pilates

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Abóbora: os benefícios do alimento e as vantagens de cada tipo

Tem ação antioxidante

"A abóbora é riquíssima em carotenoides. Esses pigmentos, que dão a cor alaranjada, são potentes antioxidantes", diz a nutricionista Natália Colombo, diretora da NCnutre. O que significa isso? Prevenção contra o envelhecimento precoce e diversos tipos de câncer, como o de mama e o de cólon.

Protege o coração

"Os carotenoides atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e potencializam o sistema imunológico", diz Natália.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dieta da cicatrização: 10 alimentos que ajudam ou atrapalham a recuperação plena da pele

Veja quais alimentos devem ser incluídos e excluídos na sua dieta antes e após uma cirurgia.

Alimentos que atrapalham a cicatrização

1. Camarão

O crustáceo tem concentrações elevadas de quitosana, uma molécula que favorece a inflamação da pele.

2. Industrializados

Salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados são alguns dos alimentos que figuram na lista de contraindicados a quem tem encontro marcado com o bisturi. É que, além de patrocinarem inflamações, eles são abastecidos de sódio, mineral que promove inchaço, outro fator que atrapalha a cicatrização.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Pilates ameniza cólicas menstruais

Que mulher nunca sofreu, pelo menos uma vez, de cólicas menstruais? Às vezes, nem os remédios aliviam as dores. Sabe qual remédio natural pode te ajudar? O Pilates!

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), o Pilates proporciona alívio das dores da cólica menstrual. O método é uma alternativa ao uso de medicamentos e provou ter eficácia contra dores no ventre, náuseas, cefaléia, cansaço e diarreia.

A pesquisa foi aplicada com auxílio de dez alunas do curso de Fisioterapia, entre 18 e 30 anos. Elas passaram por dezesseis exercícios de solo e bola voltados para a região pélvica. Segundo as voluntárias, os incômodos causados pela cólica menstrual diminuíram radicalmente.

Isso ocorre porque o Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo). Porém, os exercícios devem ser menos intensos enquanto estiver “naqueles dias”, e você deve procurar controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as dores menstruais.

O fenômeno que causa o bem estar pela realização de Pilates é chamado analgesia por exercício físico. É eficaz, pois trabalha força, alongamento e flexibilidade, além de ter o abdômen como centro de força.

Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, ansiedade, tristeza, fadiga, entre outros sentimentos. Dessa forma, todas as dores são amenizadas com os exercícios e o controle respiratório.

É importante também unir os exercícios a uma alimentação mais saudável e aumentar o fluxo sanguíneo do abdome, utilizando-se de uma bolsa térmica, pois o calor ajuda a relaxar os músculos contraídos na região.

Feitos de forma regular e moderada, essas atividades liberam a endorfina, que tem efeito analgésico natural. Então mulherada, vamos deixar os remédios de lado e investir numa alternativa que eleva o astral, diminui a tensão daqueles dias e ainda por cima relaxa e modela o corpo? Pra quê melhor, pilateiras?

Fonte: Revista Pilates

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Paris Hilton faz Pilates para comer fast food

Todos babam pelo corpo da gata, mas mal sabem que ela ama um fast food! “Eu tento comer de forma saudável, mas adoro fast food”, disse à revista Britain’s Ok!

Paris não deixa de ter refeições suculentas e gordurosas quando está com vontade. Mas claro que é só de vez em quando, né gente?!? No dia a dia, a bela aposta em comidinhas mais saudáveis, inclusive orgânicas.

Para comer as ‘besteirinhas’ sem culpa, sabe o que Paris faz? Intensifica os treinos de Pilates.

Quando questionada se há muita pressão da mídia para que sempre apareça magra, ela rebateu: “Não em mim”.

A famosa é adepta e fã do Pilates há mais de três anos e não larga mão dos exercícios, nem quando está viajando.

“Eu me sinto muito feliz. Venho fazendo Pilates para ajudar a manter meu corpo tonificado”, contou.

Quer saber o segredo do corpão invejável de Paris? Olha só: “Se eu estou na cidade, eu faço cinco aulas de Pilates por semana com um treinador. Se estou viajando, malho na academia do hotel ou vou nadar”, conta ela.

Fonte: Revista Pilates

domingo, 25 de maio de 2014

Mers: entenda por que essa doença preocupa o mundo

Um novo vírus está despertando a atenção de pessoas do mundo inteiro: o Mers-CoV. Ele é o causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio, doença que mata de 30 a 40% dos pacientes hospitalizados. No início de maio, esse agente infeccioso – que surgiu em 2012 na Arábia Saudita – chegou aos Estados Unidos por meio de indivíduos que haviam viajado ao epicentro do problema. Daí o motivo pelo qual muitos estão se perguntando se ele também pode se espalhar para outras regiões. O vírus já deu as caras em outros países do Oriente Médio, como Catar, Líbano e Emirados Árabes Unidos, além de ter chegado à Europa (França, Itália e Reino Unido).

sábado, 24 de maio de 2014

Azeite de oliva para evitar os efeitos deletérios da poluição

Pesquisadores da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam mais um benefício desse tempero saboroso: proteger seu coração de prejuízos causados pelos poluentes do ar. Não entendeu? Pois acompanhe o raciocínio: não é de hoje que o alimento se mostra um aliado de peso na prevenção de doenças cardiovasculares. Essas, por sua vez, têm relação íntima com a poluição característica das grandes cidades. Então os estudiosos resolveram testar o impacto do óleo na proteção do peito de quem vive exposto a tanta sujeira. Para isso, eles ofereceram, por um mês, suplementos de azeite a 42 indivíduos que posteriormente foram expostos a poluentes atmosféricos. E as expectativas se confirmaram: quem ingeriu a cápsula do tempero não apresentou piora na função vascular – exatamente o contrário do que aconteceu com a parte da turma que não foi agraciada com o óleo. Um ótimo motivo para regar saladas e outras receitas com o azeite – o ideal é usar três colheres por dia. Mas, atenção: prefira o extravirgem, que preserva mais elementos benéficos, e acrescente-o apenas ao final das preparações quentes, pois o calor excessivo pode levar à perda de polifenóis, substâncias antioxidantes que fazem um bem danado ao corpo.

Outros benefícios do azeite:

- Ação antioxidante;

- Protege o coração e o cérebro;

- Fortalece as unhas;

- Reduz o mau colesterol;

- Efeito analgésico;

- Hidrata os cabelos;

- Protege contra a osteoporose.

Fonte: Revista Saúde Vital (adaptado)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Movimente-se contra o Alzheimer

O tempo vai passando, a idade também, e muita gente só entende os malefícios de uma vida sedentária depois que o corpo começa a reclamar. Se você quer continuar passando seus dias com muita qualidade de vida, a dica do nosso embaixador afirma que inserir a prática de exercícios físicos em sua rotina é um dos principais passos!

“Pesquisas já comprovaram que a prática de exercícios físicos vai te ajudar na prevenção de diversas doenças, entre elas, o Mal de Alzheimer”, afirma Márcio Atalla. Essa informação era apenas uma possibilidade até pouco tempo atrás, mas hoje em dia já ficou mais que provado: o movimento é fundamental para que evitemos essa doença que afeta a nossa capacidade de memória, nosso cérebro.

Para você ter uma ideia, a Universidade de Washington realizou uma pesquisa com 158 participantes, dos quais 107 desenvolveram a doença. As pessoas que se exercitavam 3 a 4 vezes por semana apresentaram um risco 40% menor de desenvolver o Alzheimer.

“Acho importante destacar a o benefício da prática regular de exercícios, pois estamos entrando em uma nova era, onde qualquer médico, de qualquer especialidade, acaba indicando o movimento como uma das maneiras de prevenção”, destaca Atalla. Essas atividades também são bem-vindas para as pessoas que já são portadoras dessa doença, pois elas se beneficiam dos efeitos cognitivos e físicos.

Portanto, não restam dúvidas de quanto os exercícios físicos fazem bem para o nosso corpo e mente, certo? Então se ainda não inseriu esses bons hábitos na sua vida, agora é a hora! Já mostramos para você que nunca é tarde demais.

Fonte: http://comerbemtdb.com.br/movimente-se-contra-o-alzheimer/

quinta-feira, 22 de maio de 2014

7 lanches que não engordam e turbinam a energia

Sabe aquele sono que a gente costuma sentir logo depois do almoço? Ou aquela preguiça que dá antes de ir para a academia? Você pode se livrar do cansaço físico e mental com alguns lanchinhos saudáveis, que, além de conterem nutrientes benéficos para a saúde e que favorecem o bem-estar, são livres de glúten, laticínios e açúcar e, por isso, contêm poucas calorias. As receitas foram indicadas pela nutricionista Dana James à revista americana Cosmopolitan.

1. Mousse de semente de chia
Coloque 3 colheres (sopa) de semente de chia em 350 ml de leite de amêndoas (1 e ½ copo). Mexa vigorosamente e deixe descansar por 15 minutos. As sementes irão inchar e ganhar a consistência de mousse.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Hábito de acumular muitos objetos pode virar um problema

Tem gente que gosta de guardar tudo e encher a casa de objetos, como cadernos da escola, pilhas de jornais, revistas e livros e caixas de sapato, por exemplo. No entanto, esse hábito pode sair do controle e começar a atrapalhar a qualidade de vida dessas pessoas.

Como explicou o psiquiatra Daniel Barros no programa Bem Estar, se a pessoa começa a pegar mais coisas do que deveria, se afasta dos outros e se incomoda muito com as críticas, pode ser um sinal que esse acúmulo esteja começando a virar um problema.

Para o porteiro Roberto Rodrigues, por exemplo, a desculpa para guardar coisas antigas é porque eventualmente elas podem ser usadas no futuro. Como resultado disso, o quintal da casa da família tem de tudo: ferramentas, mochilas velhas e até os instrumentos musicais da época em que ele tinha uma banda.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Doença Celíaca - dieta sem glúten

É uma doença autoimune, que afeta o intestino delgado interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Caso uma pessoa com doença celíaca consuma alimentos com glúten ou traços de glúten, isso vai provocar uma reação imunológica no intestino delgado, uma inflamação crônica que impede a absorção dos nutrientes. A doença celíaca pode se manifestar em crianças, adultos e idosos. Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. Na última década aumentou no Brasil a consciência sobre a doença celíaca. Afeta em torno de 2 milhões de pessoas no Brasil, mas a maioria dessas pessoas ainda estão sem diagnóstico.

Dia 18 de maio, foi o Dia internacional do Celíaco, em homenagem à data, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) lançou a segunda etapa da Campanha Nacional de Reconhecimento ao Celíaco, que visa alertar a população sobre o problema e ajudar quem sofre com ele a viver melhor. Um dos principais alvos da empreitada é lançar luz sobre a chamada contaminação cruzada, que acontece quando um mesmo utensílio de cozinha — seja doméstico ou usado em restaurantes, por exemplo — é empregado indiscriminadamente no preparo de alimentos com e sem glúten. Isso pode até parecer coisa pequena, mas, para o celíaco, pode gerar consequências no mínimo desagradáveis.

A Doença Celíaca (DC) é desencadeada pela ingestão de alimentos que contêm glúten como o trigo, centeio, cevada, aveia e seus subprodutos como malte, farinha de rosca, etc. Ser reconhecido como celíaco por seu médico, sua família, seus amigos, no seu trabalho, no seu grupo social, pela indústria de alimentos e até por si próprio, como pessoa que tem uma nova condição alimentar. De tudo isso depende o sucesso do tratamento do celíaco e a obediência à dieta sem glúten.

Até o momento, a dieta sem glúten é o único tratamento eficaz para a doença celíaca. Os alimentos que contêm glúten devem ser excluídos da alimentação do celíaco, bem como a contaminação cruzada e as fontes ocultas de glúten em: alimentos, medicamentos, suplementos, produtos de higiene e beleza. A contaminação cruzada por glúten, ocorre quando o alimento sem glúten é preparado ou é exposto em um ambiente onde se manipulou o glúten, como exemplo pães, bolos, biscoitos de padaria.

Saber que o tratamento da doença celíaca exige, além dos cuidados necessários, o direito de se ter o alimento adequado, o acesso a esse alimento, na quantidade e qualidade necessárias, sem privar outros direitos (Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA).

Estratégia Individual:

Cuidar-se. Continuar com o acompanhamento médico e buscar ajuda de um profissional da nutrição, para se obter um melhor equilíbrio nutricional.

Para se adaptar ao tratamento da DC é importante modificar os hábitos alimentares e de consumo. É também experimentar novos sabores, provar outros alimentos e entender que toda dieta implica em abrir mão do que não nos faz bem.

Consumir alimentos naturais e frescos de produtores regionais, com fontes de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras da dieta). Preparar os alimentos de maneira a preservar as vitaminas e os minerais. Ler atentamente o rótulo e lista de ingredientes de todos os produtos, procurando pela inscrição: “Não contém glúten”.

Fonte: Fenacelbra

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Goji berry: o novo superalimento da moda

Consumida pelos orientais há milhares de anos, goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. Originária do sul da Ásia - China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

Benefícios

A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cálcio para a vida toda

O cálcio é fundamental para o crescimento, além de participar da formação e manutenção dos ossos e dos dentes, atua na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular, na transmissão de impulsos nervosos e ainda tem atuação no ritmo cardíaco. 

Existem diversos alimentos que suprem a necessidade diária de cálcio. Entre os quais estão os produtos lácteos, que possuem grande quantidade e apresentam mais facilidade de absorção, em razão da lactose e da vitamina D. Um adulto precisaria tomar quatro copos de leite de 200ml – que contém 250mg do mineral – para suprir a necessidade diária de cálcio. “O laticínio é boa fonte de cálcio, porém algumas pessoas não toleram o leite puro, então a alternativa é optar pelos derivados, como queijo e iogurte”, indica Silvia Piovacari, coordenadora da Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Por que temos que comer de três em três horas?

Pensar em alimentação saudável e perda de peso hoje em dia tem inúmeras receitas. Seja a dieta da lua, dos pontos ou das proteínas, todas têm um item em comum: comer de três em três horas. A frase é repetida inúmeras vezes pelas nutricionistas, revistas de saúde e por adeptos da alimentação saudável. Mas, afinal, por que precisamos nos alimentar de três em três horas?

Ao fazer uma refeição, nosso corpo começa imediatamente o processo de quebra do alimento e absorção dos nutrientes, é o que chamamos de digestão. Nas primeiras duas horas, há um aumento do nível de glicose presente em nosso sangue, a principal fonte de energia para o funcionamento do nosso organismo. Depois desse período, esse índice começa a cair. Se não nos alimentamos, nosso corpo começa a manifestar os sinais de hipoglicemia (queda da concentração de glicose no sangue): diminuição da concentração, fraqueza, sonolência e até tontura e tremores. Portanto, além de ser importante para manter o nível de glicose equilibrado, a alimentação em frações nos ajuda a evitar aquela sonolência no período do trabalho e facilita a concentração e atenção para realizar as atividades.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Quanto se perde de nutrientes em um alimento cozido?

Boa parte dos nutrientes é perdida quando se mergulha um alimento em água fervente. Mas, é possível diminuir esta perda com algumas dicas de preparo.

As maiores perdas ocorrem em legumes e verduras, pois esses vegetais já contêm em si bastante água e acabam privados, em média, de 50% de suas vitaminas e sais minerais. Frutas, pelo mesmo motivo, também perdem altas doses de nutrientes quando cozidas. "Por isso, o ideal é cozinhar no vapor. Com a panela aberta, perde-se de 40 a 60% da vitamina C dos vegetais. Já no vapor, a perda é de apenas 10 a 30%. No caso do cálcio, a diferença é ainda maior: até 45% se vai com a panela aberta, enquanto, no vapor, vão-se no máximo 5%", afirma a nutricionista Silvana Magalhães Salgado, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Outra boa opção é cozinhar no microondas, mas usando pouca água. Já a fritura é um processo mais rápido, que faz a perda ser menor.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Na automedicação, bom-senso é o melhor dos remédios

Consumo de medicamentos por conta própria exige cuidados. Em maior ou menor grau, todas as drogas podem oferecer riscos.

Possivelmente não será exagero dizer que a imensa maioria das pessoas fez ou fará uso de um remédio por conta própria. Trata-se de um comportamento observado em todo o mundo e até justificável em algumas situações. Seria praticamente impossível recorrer ao médico ou bater à porta de uma instituição de saúde no caso de uma dor de cabeça eventual ou uma indisposição estomacal, por exemplo. A própria Organização Mundial de Saúde reconhece a automedicação como um complemento aos sistemas de saúde, que certamente entrariam em colapso se precisassem atender a todos os casos de males simples e passageiros. O problema é que os limites do consumo racional são frequentemente ultrapassados. E as consequências podem ser desastrosas. Em vez da cura para o seu problema, o leigo que se automedica pode estar se expondo a riscos que desconhece – até o óbito, em casos mais extremos.

domingo, 11 de maio de 2014

Usar maquiagem na academia é tão ruim assim?

Maquiagem na academia provoca decomposição e mais…

Encorajamos sair para os lugares sem maquiagem o mais frequentemente possível. Não só dá a sua pele uma chance de respirar, mas também incentiva você a notar sua real beleza.

Sabemos que muitas de vocês estão balançando um rosto cheio de maquiagem na academia e, bem, nós estamos esperando que possamos mudar isso.

Por que usar maquiagem na academia é uma má ideia…

sábado, 10 de maio de 2014

Paralisia do sono

Quem desenvolve paralisia do sono?

A cada 10 pessoas, 4 podem ter paralisia do sono. Esta síndrome comum é muitas vezes experimentada pela primeira vez na adolescência. Mas homens e mulheres de qualquer idade podem incorrê-la. A paralisia do sono pode se desenvolver, também, hereditariamente. Outros fatores que podem estar ligados à paralisia do sono incluem:
Falta de sono;
Horário alternado de sono;
Condições mentais, como estresse ou transtorno bipolar;
Dormir de barriga pra cima;
Outros problemas do sono, como narcolepsia ou cãibras noturnas;
O uso de certos medicamentos e
Abuso de substâncias químicas.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Exercícios para melhorar a postura

Você já ouviu isso muitas vezes antes, de todos os adultos em sua vida: “Fique reto”; “endireite os ombros”; “Não fique mole!”.

Podemos quase ouvir a voz de nossas mães em nossos ouvidos.

À medida que envelhecemos, a importância da boa postura tornou-se ainda mais relevante. Ter uma boa postura pode fazer você parecer mais alta, magra e o mais importante, confiante. É literalmente uma ameaça tripla! O segredo da boa postura é o alinhamento adequado do corpo, o que você pode conseguir por meio do fortalecimento dos músculos da parte superior das costas e ombros. Consultamos Alisa Wyatt, Chief Officer da Pilatesology.com Sobre sua postura favorita de pilates, que visa melhorar exatamente esta área.

Tudo que você precisa são dois pesos de 1 ou 2kg (confiar em nós , você não vai precisar de mais peso que isso!) …E um lugar para colocar para funcionar toda essa confiança!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Seis dicas para não deixar o alimento se tornar um vício

Comer demais, sem vontade, engolir rápido e sentir culpa. Se você se identificou com esses sinais, atenção: você pode estar sofrendo de compulsão alimentar. Nesse distúrbio, a comida acaba sendo utilizada como válvula de escape para aliviar a ansiedade, estresse e frustrações. A nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, alerta que o problema é mais comum do que parece. Atinge cerca de 4% da população geral e 6% dos obesos. “É preciso entender que há outras formas, mais saudáveis, de se controlar os sentimentos. Os exercícios físicos, por exemplo, ajudam a aliviar a tensão e se manter saudável, a comida não. É preciso ficar atento aos sintomas, para que eles não se tornem frequentes, abrindo espaço para outras doenças, como a obesidade”, afirma. O compulsivo não tem hora para comer e não controla a quantidade que come. A nutricionista do Hortifruti, Giovana Bastazini Guerra, explica que a compulsão acontece quando não estamos em equilíbrio. “A válvula de escape geralmente é a comida. O indivíduo deve buscar ter prazer em vários seguimentos além da comida, no esporte, no lazer, na religião, no trabalho, na relação sexual sadia”, afirma.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Veja quais exercícios ajudam a combater a hipercifose

A hipercifose, também conhecida como "corcunda", é o aumento da curvatura da coluna torácica. A cifose dorsal é uma curvatura normal da coluna, e só quando é aumentada - o que acontece quando os ombros são projetados para frente, curvando o corpo -, pode ser considerada um problema, a hipercifose.

Para resolvê-la, é possível recorrer à RPG (Reeducação Postural Global) ou até mesmo a alguns exercícios da academia. O que não é aconselhável, alerta o fisiatra Marco Franzoi, da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABRR), é exagerar na carga de peso, nem ficar muito tempo na mesma posição - como acontece, por exemplo, com pessoas que trabalham em frente a um computador.

Confira os exercícios que ajudam a endireitar a coluna e combater a hipercifose.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Orientações e cuidados para pacientes operados de prótese total de quadril

1. Você deve fazer exercícios desde o primeiro dia após a cirurgia do quadril, tanto na perna operada como na não operada, para evitar a trombose. Como:

Movimentar os pés para cima e para baixo várias vezes por dia;
Contrair os músculos da perna e da coxa, como se estivesse apertando o joelho contra a cama. Assim como esticar e dobrar o joelho.

2. Geralmente, a critério médico, deve tomar medicações para evitar trombose.
3. Para evitar deslocamentos da prótese você nunca deve dobrar o quadril mais que 70 graus, tanto deitado como sentado:

Então você não deve:
Dobrar demais o quadril ao sentar, nem sentar com o tronco pra frente, ou sentar em lugares baixos.

4. Ao sentar mantenha a perna operada esticada e o corpo inclinado para trás. Faça apoio na perna não operada e nos braços. De preferência use cadeiras altas.
Ou coloque um travesseiro rígido.
Ao levantar muito cuidado para não dobrar demais o quadril, tente fazer o mesmo movimento que fez ao sentar.

domingo, 4 de maio de 2014

Invista nos alimentos e hábitos que previnem a gripe

Pelo menos 2 mil pessoas morrem ao ano em consequência da gripe sazonal, que é a gripe comum, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso é muito importante tomar certos cuidados, incluindo tomar a vacina e ficar atento em fortalecer nosso sistema imunológico.

Veja alguns hábitos e alimentos que podem fortalecer sua imunidade e manter a gripe bem longe de você.

1. Doses de vitamina A

Essa vitamina é formada a partir de substâncias conhecidas como carotenoides, cujas funções principais são: manutenção do equilíbrio da pele, nutrição do globo ocular e fortalecimento do sistema imunológico. Capriche no consumo desse grupo.

“Os alimentos ricos nesse nutriente são os vegetais e frutas que apresentam cores vivas e fortes, tais como: abóbora, abacate, acelga, brócolis, alfafa, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado”, explica a nutricionista Elisa Goulart, do Laboratório Sabin.

2. Consuma mais flavonoides

Tratam-se de substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando na recuperação dos pacientes em estados gripais. Eles são encontrados em alguns vegetais e frutas secas, no chá verde, no vinho tinto, sucos de uva e laranja, cebola, tomate e até no chocolate, preferencialmente no tipo amargo.

sábado, 3 de maio de 2014

Saiba como se alimentar antes e depois dos exercícios

Cuidados com a alimentação antes e depois do treino ajudam na busca do peso ideal e na performance do exercício.

É muito importante saber que se o objetivo inicial é perder peso, a alimentação deverá ser hipocalórica, ou seja, o consumo alimentar deverá ser inferior ao gasto. Mesmo com o treino, se não houver redução do consumo alimentar, não haverá emagrecimento. Assim, o treino não deverá ser realizado por período superior a 60 minutos. Um corpo que recebe menos energia do que gasta, não terá estoques de energia para muito tempo. Adequar a alimentação, tempo e tipo de treino é muito mais eficiente do que ficar horas nas academias.

A definição do que comer antes e depois costuma ser uma dúvida comum entre praticantes de academia e, frequentemente, encontramos erros que podem comprometer seriamente os resultados. Treinar em jejum, por exemplo, gera emagrecimento, mas não poupa massa muscular. O treinamento eficiente é aquele promove justamente o contrário, preserva massa muscular e queima a gordura localizada.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dez alimentos que aliviam a enxaqueca

Não abuse dos queijos amarelos. Maneire nas xícaras de café. Chocolate, só se for apenas um pedacinho. Quem sofre de enxaqueca está acostumado a ouvir recomendações desse tipo. Afinal, são alimentos tentadores mas que podem desencadear uma crise de enxaqueca.

A boa notícia é que há algumas bebidas e comidas que – por serem ricos em ômega 3 ou em ácido graxo – podem aliviar as dores da própria enxaqueca ou de outros efeitos colaterais causados por esta dor de cabeça que atinge cerca de 20% da população, de crianças a idosos. Veja o que comer quando a dor surgir!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Exercitar-se à noite pode prejudicar o sono?

Talvez você seja o tipo de pessoa que gosta de fazer levantamento de pesos enquanto assiste a "Late Night with Jimmy Fallon", vai correr no parque às 10 horas da noite ou pratica Pilates depois de ter digerido o jantar.

Se assim for, não há dúvidas de que tenha ouvido rumores de que exercícios durante a noite são péssimos para o seu sono. Afinal, o exercício aumenta a sua temperatura corporal, aumenta o ritmo cardíaco e pede ao sistema que libere epinefrina (adrenalina).

Mesmo esses sendo os objetivos ​​(uma espécie de razão pela qual você se exercita), a cultura popular diz que, à noite, os efeitos do exercício físico podem mantê-lo acordado.

A pergunta é: Isso é verdade, ou é apenas um mito inventado por pessoas que estão à procura de uma desculpa para se privar de treino depois do trabalho?

A verdade: Para a maior parte, exercitar-se a qualquer hora do dia vai ajudar a dormir.

Há indícios de que algumas pessoas têm dificuldade em adormecer depois de lutas vigorosas ou exercícios de fim de noite – e o Dr. Stuart Quan, o professor Gerald E. McGinnis de medicina do sono em Harvard Medical School e o editor-chefe do UnderstandingSleep.org, reconhecem que estes indivíduos devem ser cuidadosos ao exercitar-se muito perto da hora de dormir.

"A adrenalina é alta, seu cérebro está ativo, e é difícil para relaxar", diz ele.