sábado, 28 de junho de 2014

Exercícios, em porção, para controlar o açúcar no sangue

Múltiplas e breves porções de exercício podem controlar o açúcar no sangue melhor do que um treino único e contínuo, de acordo com uma nova pesquisa que acrescenta a um corpo crescente de evidências sobre o conhecimento de seccionar exercícios ao longo do dia.

Por um tempo, cientistas têm ficado intrigados com a ideia de que dividir o exercício em repetidas e curtas sessões pode ser tão benéfico quanto os treinos mais longos, e os experimentos mais relacionados à época eram encorajadores. Em um estudo de 2012, no qual participaram pessoas com sintomas de hipertensão, por exemplo, os voluntários controlavam sua pressão arterial melhor durante todo o dia se eles completassem três treinos com 10 minutos de caminhada, em vez de um treino de 30 minutos.

Mas pouca pesquisa nesta área tinha sido dirigida a pessoas com problemas de açúcar no sangue. Assim, para o novo estudo, publicado este mês no “Diabetologia”, cientistas da Nova Zelândia recrutaram nove homens e mulheres adultos, com resistência à insulina, medicamente confirmados com um precursor comum de diabetes tipo 2. Os cientistas, verificando a saúde em geral de seus voluntários observaram a capacidade aeróbica e a resposta, do açúcar no sangue, ao alimento. Como seria de se esperar, os voluntários desenvolveram açúcar no sangue de forma elevada depois que se alimentaram e ficaram numa condição insalubre por horas.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Por que será que os seus músculos doem mais no frio?

O tempo frio faz que os músculos percam mais calor e se contraiam, causando tensão em todo o corpo. As juntas ficam mais tensas, os músculos podem perder sua amplitude de movimento e os nervos podem ser mais facilmente comprimidos, de acordo com a fisioterapeuta ortopédica Vivian Eisenstadt, de Los Angeles.

Por conta do tempo frio, os músculos são forçados a trabalhar muito mais para completar as mesmas tarefas quando comparado a um ambiente de clima mais ameno. Isto pode causar mais danos ao tecido muscular, resultando num aumento da dor. Para neutralizar o dano , não se esqueça de aquecer um pouco mais do que o habitual em dias mais frios.

Não se pode esquecer que “É normal sentir dor muscular por alguns dias após o exercício físico, especialmente se ele é um tipo diferente de atividade ou foi feito em um nível mais intenso do que o seu corpo está habituado”, diz Amy McDowell, fisioterapeuta e instrutora de Pilates da ARC Fisioterapia em Chicago.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bursite trocantérica do quadril: saiba como tratar

A articulação no quadril é muito complexa, possuindo 32 músculos que com frequência sofrem um grande impacto durante atividade física. Para se ter uma ideia, uma simples caminhada pode ofertar até três vezes o peso do corpo na articulação e na corrida cinco vezes em cada apoio do pé no chão. Está carga pode acabar sobrecarregando o quadril.
Dentre as várias bursas encontradas nesta articulação, a inflamação da bursa trocantérica é a mais comum e também a mais conhecida por causar dor na região lateral da coxa.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Alimentos que causam inflamação abdominal

Você já ficou com aquela sensação de barriga inchada, após comer algum alimento?

Isso não é só uma sensação, existem alguns alimentos que causam uma inflamação no estômago e seu inchaço. Conheça quais são os principais alimentos que causam este incômodo:

  • Verduras como brócolis, couve-flor, repolho, são muito famosas por causar os sintomas aos quais nos referimos anteriormente. Por isso, se essas verduras surtem esse efeito em você o melhor é diminuir seu consumo.
  • O excesso de sal nas refeições também aumenta o risco de apresentarmos distensão abdominal, pois geralmente o sal retém líquidos e isso contribui para inchaços nessa região. Assim, o ideal é reduzir o consumo excessivo de sal a fim de evitar um mal-estar, aliás, pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiarão muito dessa dica.
  • O feijão é famoso por causar desconfortos abdominais instantâneos, mesmo que para algumas pessoas os efeitos negativos do alimento não sejam sentidos e elas consigam desfrutá-lo sem maiores inconvenientes.
  • Os produtos lácteos também contribuem para o inchaço abdominal. Pessoas que passam muito tempo sem consumir esse tipo de produto, ou intolerantes à lactose, costumam sofrer incômodos abdominais, cólicas e até diarreias quando o consomem. É muito importante que, frente a uma suspeita de intolerância a esse tipo de produto, um médico seja consultado para fazer um diagnóstico preciso e receitar um tratamento correto, pois os incômodos podem ser cada vez piores sem esse tratamento.
  • Bebidas gasosas, além de não serem saudáveis por seu alto teor de calorias e açúcares, podem gerar gases incômodos e inchaço no abdômen. É preferível substituí-las por sucos ou bebidas mais saudáveis, como é o caso da água.
  • Alimentos fritos também estão na lista dos causares de incômodos abdominais, são difíceis de digerir, permanecendo por mais tempo no sistema digestivo e nos enchendo de gases.
  • O chiclete, por incrível que pareça, também pode gerar esses incômodos. A razão está no fato de que ao mastigá-lo uma grande quantidade de ar preenche nosso estômago e se acumula na região.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Frio faz emagrecer mais que exercícios físicos?

Ok, neste começo de ano, sentir frio parece tarefa impossível no Brasil. Mas, caso tenha um ar condicionado, fica a dica: passar frio pode fazer você emagrecer mais do que os exercícios físicos.

É o que diz um estudo liderado pelo endocrinologista Paul Lee, do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália. Eles expuseram alguns voluntários ao frio por até 15 minutos e depois pediram para que se exercitassem numa bicicleta ergométrica, num nível de dificuldade moderado, por uma hora. E, olha só, por meio da análise de hormônios, descobriram que as duas atividades consumiram a mesma quantidade de calorias. Ou seja, vale mais a pena passar frio por 15 minutinhos do que se exercitar por 60 minutos numa bicicleta.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tem dores de cabeça, nas costas ou nos membros com frequência? Veja quais são os principais sinais de alerta

Muita gente quando sente dor toma um analgésico em busca de alívio.

Mas para cada dor há centenas de causas prováveis... então pense bem, como um único remédio pode curar todas elas?
Observar sintomas associados às dores de cabeça ou dores no corpo é fundamental para atacar a causa correta.

DOR NA CABEÇA

Muitas podem ser as causas de dor de cabeça. Variam desde as mais simples, como a dor de cabeça tensional, até as causas mais graves como tumores ou processos infecciosos, como a meningite. No meio deste “caminho”, há outras causas comumente encontradas como, para citar algumas, enxaqueca, infecções de vias respiratórias – sinusite, otite ou amigdalite, por exemplo –, além de outras causas como esforço físico, determinados cheiros, calor excessivo ou estresse físico e /ou emocional. Tudo isso pode dar dor de cabeça. 
O mais indicado é, claro, descobrir qual é a causa da dor de cada um. Só então definir o melhor tratamento para a determinada causa da determinada dor de cada pessoa, especificamente. Por isso nunca se deve “copiar” a prescrição de amigos ou parentes. Só o médico é que pode prescrever e cada um tem a sua prescrição.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Xuxa trata pé quebrado com Pilates e fisioterapia

Xuxa está ingerindo apenas 800 calorias por dia para perder dez quilos com urgência. É que a apresentadora está com um problema sério no osso do pé e a perda de peso podefacilitar o tratamento e a recuperação. Pilates e fisioterapia agora fazem parte constante da rotina de exercícios dela. Confira mais detalhes sobre o tratamento.

Xuxa está se submetendo a uma dieta rigorosa desde maio, quando se hospedou em um spa no litoral paulista. Em quatro dias de internação, a loira já conseguiu eliminar três dos dez quilos que necessita. Ela admite que está sendo bem difícil se manter longe das tentações, principalmente dos doces. “Muitas vezes não aguento e como umas besteiras”, diverte-se.

Por causa do pé imobilizado, Xuxa não está podendo fazer os exercícios físicos que costumava, só fisioterapia e Pilates, para fortalecer. Aos 51 anos, ela reclama que o metabolismo já não é mais o mesmo. “É tudo mais lento, mas estou gostando do que estou vendo e sentindo. Sei que já emagreci, mas não sei quanto, não gosto de me pesar todo tempo’’, diz.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Reeducação Postural Global (RPG) no preparo físico de atletas

Os jogadores da seleção brasileira de futebol estão fazendo preparo físico com Reeducação Postural Global (RPG). Segundo Patrícia Poeta, no Jornal Nacional do dia 10, alguns jogadores que atuam na Europa solicitaram que fosse incluída a RPG no preparo físico. O argumento é que na Europa já se aplica normalmente a RPG no preparo dos atletas de alto nível.

Que necessitamos de uma postura adequada ao longo do dia, todos já sabem. Porém, a atenção deve ser redobrada na hora de fazer exercícios com carga. O posicionamento errado nas máquinas, o excesso de peso e repetições são responsáveis por cerca de 80% das lesões na academia, além de explicar boa parte das queixas de dor nas costas. Por isso, todo treino deve ser ajustado de acordo com a individualidade do aluno, respeitando seu corpo e limites.

domingo, 15 de junho de 2014

Escoliose - o que é e como tratar

O que é Escoliose?

É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade. (Dimeglio, 1990 ).

Tipos de Escoliose:

Idiopática: 75% dos casos. O tipo habitual é a “Escoliose Idiopática”, assim chamada porque se desconhece sua causa. Na maioria dos casos Hereditária.

Congênita: 10% dos casos.

Miopatia: o risco de escoliose aumenta quando a criança fica de cama.

Para cada tipo de escoliose existe um tratamento ideal, geralmente coletes, em casos graves cirurgias e assim vai. Porém atitudes podem melhorar a postura, e a curvatura da coluna, entre elas a natação, o RPG, aula de pilates e Fisioterapia.

sábado, 14 de junho de 2014

Entenda diferença entre Pilates no solo e Pilates com aparelhos

Benefícios do Pilates: consciência corporal, ajuste da postura, melhora da respiração, tonificação dos músculos, mais equilíbrio e coordenação, entre outros. Que o exercício é ótimo você já sabe, mas e o método ideal? Existem duas classificações básicas para o pilates: a modalidade no solo, também chamada de Mat Pilates, e o pilates feito com a ajuda de aparelhos. O melhor é escolher de acordo com os seus principais objetivos.

Vamos as diferenças:

Esforço

Pilates com aparelhos: a estrutura básica dos aparelhos de pilates é composta por molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer – carregando parte do peso que você deveria estar puxando e dando um impulso ao movimento -, ou aumentar, servindo como uma resistência – assim, é preciso “aumentar o tamanho da mola”. A escolha de como usar essas molas depende dos seus objetivos, dá para facilitar ou dificultar.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cervicalgia

A coluna cervical, localizada na região posterior do pescoço, é composta por sete vértebras e é considerada o elo flexível entre o crânio e o tronco. Possui funções de suporte e movimentação da cabeça, além de proteção para as estruturas vasculares e do sistema nervoso.

Justamente por ser uma área de bastante mobilidade, a coluna cervical merece cuidados especiais, que proporcionem um adequado equilíbrio entre a flexibilidade e a força muscular do pescoço.

É bastante frequente a ocorrência de dores, tensões e rigidez no local onde está localizada a coluna cervical, gerando a Cervicalgia.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Fadiga muscular

Fadiga pode ser definida com a não aptidão para manter a força muscular durante a sustentação ou repetição das contrações musculares, sua causa normalmente está ligada a intensidade de exercícios específicos. Exercícios aeróbios como corrida, por exemplo, a fadiga está associada ao esgotamento do glicogênio muscular e ao baixo nível de glicose do sangue devido ao esgotamento do glicogênio do fígado. Se o carboidrato é consumido durante o exercício, o declínio da glicose no sangue pode ser retardado e o exercício pode ser sustentado por um maior período.

Retarde a Fadiga: Antes de realizar uma atividade física, ou realizar uma sessão de fisioterapia é imprescindível a ingestão de alimentos de preferência ricos em carboidratos.

Segue a dica:

Antes do treino ou sessão de fisioterapia: Prefira alimentos ricos em carboidratos como frutas (Abacate, Banana); Pão com geleia, bolacha salgada etc..

Após o treino ou sessão de fisioterapia: Prefira alimentos com proteínas como filé de frango, arroz integral e salada, queijo branco com pão integral, leite batido com fruta etc..

Água: quanto mais, melhor beber água não tem contraindicação, pelo contrario, é ótima para o organismo, beba antes, durante e após os exercícios.

Para uma melhor avaliação e prescrição de alimentos procure um nutricionista!

Fonte: MRfisioterapia

terça-feira, 10 de junho de 2014

Cinco remédios naturais para a sinusite

A dor e inflamação causadas pela sinusite é um verdadeiro sofrimento. Os ossos em torno do nariz, olhos e bochecha estão cheias de membranas que produzem muco, para aquecer e umedecer o ar inalado, além de filtrar os germes.

Quando está congestionado e não pode drenar adequadamente, o muco continua a acumular, ele estagna e infecciona, causando sinusite.

A sinusite crônica

Existe uma série de causas da sinusite crônica:
  • O consumo excessivo de produtos lácteos ( queijo, leite, sorvete, iogurte etc).
  • Alergias do ambiente
  • Tabaco e a irritação da poluição
  • As alergias alimentares
  • Infecção dentária
  • Infecção por fungos na cavidade nasal
  • Cândida albicans sistêmicas (crescimento de levedura)
  • Resfriados e sintomas da gripe

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como evitar as câimbras?

As causas das câimbras são muito diversas, desde a oxigenação insuficiente dos músculos até a falta de sais minerais ou líquidos, além de má postura ou esforços prolongados, o frio e os movimentos bruscos. Outra principal causa de câimbras é a prática de exercícios físicos sem o devido alongamento prévio.

Assim, acabam ocorrendo contrações súbitas em um ou em vários músculos, causando dor e incômodo. Sofrer esse tipo de espasmo também é frequente enquanto dormimos, isso acontece porque existe uma alteração na irrigação do sangue até os músculos.

Se nos deitamos logo depois de comer, por exemplo, o sangue será irrigado para o aparelho digestivo (estômago principalmente) e não aos demais músculos.

As câimbras costumam ser inofensivos e não exigem tratamentos. Os médicos dizem que não existem maneiras de preveni-las além de evitar praticar exercícios depois das refeições e alongar depois de qualquer atividade física.

domingo, 8 de junho de 2014

Cinco receitas de sucos para ficar em forma e deixar a saúde em dia

A nutróloga Liliane Oppermann preparou cinco sucos diferentes para ajudar a manter a boa forma, limpar o organismo e acelerar o metabolismo.

Eles são todos da família “verde” e, segundo ela, são energia e ainda melhoram o humor.

Confira as receitas

1) Suco de couve

Auxilia no bom funcionamento do intestino e tem ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Calorias : 40 calorias por copo

Receita: 2 folhas de couve, 2 folhas de couve-de-bruxelas, 1 rama de couve-flor, 1 rama de brócolis, 4 cenouras, 1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas) e 1 copo de suco de laranja. Bata no liquidificador, adoce com mel e sirva.

sábado, 7 de junho de 2014

Confira como preparar receitas para planejar o seu café da manhã

Você costuma ter tempo para tomar café da manhã com calma? A nutricionista Catharina Paiva mostrou que é possível comer bem de manhã, basta ter planejamento e se preparar. A dica é deixar tudo pronto no dia anterior. Confira abaixo algumas sugestões de receitas:

Bolo de banana com aveia
Ingredientes
5 bananas nanicas maduras
½ xícara de chá de óleo
4 ovos
½ xícara e meia de uva passa
2 xícaras de chá de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de fermento químico em pó
½ xícara de açúcar refinado (opcional)
Canela em pó à gosto

Modo de preparo
No liquidificador, bata as bananas, os ovos, o óleo e a uva passa. Reserve. Em uma tigela, junte a aveia, o fermento e a canela. Acrescente o creme de banana e mexa até que fique homogêneo. Coloque a mistura em uma forma untada com margarina e polvilhada com aveia e canela. Leve em forno pré aquecido por cerca de 40 minutos ou até que esteja assado.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Os benefícios da acupuntura

Quando um órgão está debilitado, determinados pontos da pele manifestam maior sensibilidade. Observando esse fenômeno, há mais de 3 mil anos, os chineses concluíram que cada órgão possui um correspondente ponto específico que, uma vez estimulado, pode aliviar a dor, prevenir e até tratar doenças. Assim nasceu a acupuntura, uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como especialidade médica. Em 2006, o Ministério da Saúde incluiu a técnica entre as Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como funciona

Segundo a médica Gislaine Cristina Abe, especialista em acupuntura e responsável pelo ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o mecanismo de ação da terapia ainda não foi totalmente elucidado: “Sabe-se que existe uma relação muito estreita com o sistema nervoso e o movimento da água no organismo”. Já o médico Dirceu de Lavôr Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), explica que, quando um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Essa ação provoca “a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas”. Como o ponto forte da acupuntura é a prevenção de doenças e ela não tem contraindicação, muitas pessoas se submetem à prática visando apenas ao bem-estar e ao equilíbrio.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Entenda a diferença entre Pilates e Yoga

Muitas pessoas confundem as duas práticas porque elas têm em comum o trabalho da consciência corporal, do autocontrole, da concentração e da respiração. Agora vamos entender as diferenças.

Originária da Índia, a Yoga é uma prática muito antiga e há indícios de que existia desde quatro mil anos antes de Cristo. O nome da prática faz referência à busca para alinhar o corpo e a mente. É um conjunto de práticas de movimentos, exercícios respiratórios, meditação e mantras. A visão da Yoga é de que o corpo e a mente são um só e que dadas as ferramentas corretas e o ambiente certo elas encontrarão harmonia e cura. Atualmente os movimentos da Yoga são realizados em pequenos grupos, em uma esteira própria para a prática, com a ajuda de um instrutor. Como resistência, é utilizado o peso do próprio corpo e uma grande quantidade de variações das posições são executadas entre uma postura e outra.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pilates para pessoas com sobrepeso

Muitos se perguntam, estou acima do peso, posso fazer Pilates? 

O Pilates envolve uma série de exercícios que proporcionam desenvolvimento do tônus muscular, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, tudo isso sem impacto nas articulações. Alguns movimentos são realizados em equipamentos, que facilitam ou desafiam por conta da resistência oferecida pelas molas. Sendo um trabalho global, o Pilates trabalha o fortalecimento dos músculos profundos do CORE, contribuindo para a melhora da postura. O objetivo de trabalhar diferentes capacidades físicas faz com que essa técnica tenha diferentes adeptos, cada um com um objetivo específico. 

Clientes com sobrepeso encontram nesta técnica um modo eficiente para iniciar um programa de treinamento de modo gradativo, aliado com um acompanhamento nutricional. O fato das aulas terem como objetivo inicial o desenvolvimento da consciênciacorporal e o fortalecimento da musculatura profunda, faz com que outras atividades sejam incorporadas no cotidiano sem o risco de lesões, especialmente nas articulações. 

As aulas de Pilates não são aeróbias, mas é possível inserir diferentes estímulos para que haja um progresso, como o uso do TRX e os exercícios de saltos no bosu e reformer. 

O trabalho de grandes grupos musculares aliado ao trabalho de controle neuromuscular favoreceu a perda calórica e, com isso, o emagrecimento. As conquistas em relação a exercícios que necessitam de maior coordenação motora e equilíbrio, por exemplo, estimularam os alunos a fazerem outros exercícios e mudarem seu estilo de vida. Portanto, você que está acima do peso ideal, pode e deve fazer Pilates! 

Fonte: Revista Pilates (adaptado)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Os benefícios do contato físico para a sua saúde

Já abraçou alguém hoje? Uma amiga, conhecida, alguém da família, qualquer pessoa, desde que o toque fosse mais fraterno e menos apaixonado? Provavelmente sim. Mas nem por isso você está totalmente a salvo de uma nova tendência, bem negativa, identificada no Instituto de Pesquisa do Toque, em Miami, pela psicóloga Tiffany Field: a touch deprivation, ou privação do toque. Segundo levantamento feito pelo centro de estudos, a maioria dos americanos tem um contato físico bastante limitado com colegas e pessoas não próximas. Até entre cônjuges essas trocas não sexuais estão cada vez menos frequentes. Triste, não?

E, mesmo que você argumente que as relações e regrinhas sociais do Hemisfério Norte são diferentes das daqui, saiba que a história não é bem assim. É que até a amabilidade espontânea do brasileiro está sujeita a uma das principais causas dessa nova síndrome: a internet. "Quando trocamos o contato presencial pelo virtual, acabamos sentindo uma grande perda no processo de comunicação afetiva", diz Elma.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Como os problemas de tireoide afetam o corpo?

Hipotireoidismo x hipertireoidismo

Hipotireoidismo: essa é a disfunção de tireoide mais comum. Nela, a produção dos seus hormônios, o T3 e o T4, cai drasticamente. Na maioria desses casos, é o próprio organismo que passa a reconhecer a glândula como um elemento estranho e envia anticorpos para atacá-la. Essa situação é conhecida entre os médicos como tireoidite de Hashimoto.

O tratamento é a reposição de hormônios por meio de versões sintéticas pelo resto da vida. Os comprimidos são ingeridos diariamente, logo de manhã.

Hipertireoidismo: como o nome sugere, aqui a fabricação dos hormônios dispara além da conta. O gatilho para o distúrbio pode ser uma ofensiva do próprio sistema de defesa, que estimula a tireoide a trabalhar loucamente. Os experts chamam essa condição de doença de Graves. Outra causa do distúrbio é o excesso de iodo - matéria-prima do T3 e do T4.

domingo, 1 de junho de 2014

Como atingir a silhueta dos sonhos

Quem nunca jacou na dieta e acabou desistindo de tudo? Ou então, quem nunca fugiu da balança depois de extrapolar nos salgadinhos da festa do sobrinho?

Pensando nisso, veja 10 dicas infalíveis para ajudar você, que precisa de uma forçinha pra chegar ao objetivo de obter a silhueta tão desejada! Ah, e é claro que tem Pilates na história… Vamos às dicas:

1- Tenha uma balança em casa
Nós sabemos que ela é o maior terror de quem está acima do peso. Mas é justamente porque você não se pesa todos os dias que você não tomou consciência do peso subindo! Não tenha receio, faça da balança uma aliada. Se você seguir a dieta direitinho, ela se tornará sua melhor amiga!

2- Entenda os alimentos
Se você não sabe o porquê de comer um alimento e a importância dele, qual sentido ele terá na sua dieta? Não basta ir a um profissional, pegar um cardápio e começar a comer sem entender o objetivo disto. Busque em livros ou em sites de que forma cada alimento age no organismo.