quinta-feira, 31 de julho de 2014

Estudo mostra que tomar iogurte abaixa a pressão arterial

Existe um motivo a mais para ingerir iogurte regularmente. Além de serem ótimos para o funcionamento do intestino e darem uma turbinada no sistema imunológico, um novo estudo afirma que os probióticos (as boas bactérias encontradas no iogurte) podem melhorar a pressão arterial.

Um estudo realizado na Universidade de Griffith, na Austrália, analisou nove novas pesquisas que examinaram a relação de probióticos e pressão arterial. Ao todo, os estudos envolveram 543 pessoas que tomaram probióticos regularmente por um período de dois meses. No fim deste período, foi observado que aqueles que tomaram probióticos tiveram uma redução leve tanto na pressão sistólica (o número mais alto) quanto na pressão diastólica (o número mais baixo) .

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Excesso de soja pode inibir absorção de nutrientes e antecipar puberdade

A soja virou umas das "queridinhas" de praticamente todas as dietas da moda. Por seu alto valor proteico, as pessoas que praticam atividades físicas e buscam uma alimentação mais saudável tentam colocá-la em praticamente todas as refeições, consumindo-a na forma de salada, queijo, suco e leite. Mas o consumo em excesso do vegetal pode trazer riscos à saúde, já que ele possui compostos que inibem a absorção de nutrientes no organismo, além de fitoestrógeno, similar ao hormônio feminino que pode antecipar a puberdade em meninas.

Segundo a nutricionista da Associação Brasileira de Nutrição Alessandra Paula Nunes, "a forma de preparo, cozida ou fermentada, é que traz benefícios à saúde. Quando consumida crua, apresenta fitato, que inibe a absorção de alguns minerais como cálcio, magnésio, ferro, cromo e zinco".

Mas a soja pode ser sim uma grande aliada da vida saudável, já que "pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de controlar a glicemia, reduzir os níveis de colesterol total no sangue, da fração ruim do colesterol (LDL) e de triglicérides", ressalta Nunes.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Osteopatia promete tratar hérnias e dores nas costas sem remédio ou cirurgia

Um tratamento para problemas nos ossos, músculos e articulações que promete a cura de males como hérnias e dores nas costas sem remédio nem cirurgia. Parece mentira, mas existe. Trata-se da osteopatia, técnica criada no século 19 nos EUA pelo cirurgião Andrew Taylor Still. Insatisfeito com os métodos disponíveis na época para tratar os feridos na Guerra de Secessão americana, o médico passou a estudar anatomia e fisiologia em cadáveres para tentar entender melhor o funcionamento do corpo humano.

A partir dos resultados dessas pesquisas, o cirurgião desenvolveu o tratamento que consiste, basicamente, na estimulação manual dos tecidos (articulações, músculos, tendões, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático), com técnicas específicas, que incluem massagens e outros exercícios. Still acreditava que essas intervenções poderiam aumentar a capacidade de recuperação do organismo de forma natural.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Famosas pilateiras de carteirinha

Pilates na vida das famosas, veja o que três famosas dizem do Pilates e os segredos para manter a forma.

Sheron Menezzes pratica Pilates há mais de três anos e adora o exercício. A bela tem feito Pilates durante três vezes na semana e chama atenção com a performance nos exercícios. Ela descobriu o Pilates há pouco tempo, mas continua praticando Kick boxing, musculação e corrida. A atriz também faz tratamentos estéticos que incluem Manthus, drenagem bombada e drenagem linfática.

“Gosto muito de comer e como de tudo, sem restrições. Por isso preciso malhar muito. E também faço drenagem linfática’’, revela. A gata conta que é movida a exercícios e não abre mão de praticar atividade física todo santo dia. Quando não grava, faz três modalidades diferentes de segunda a sexta.” Eu sou muito satisfeita com o meu corpo e com o meu bumbunzão, ele é de responsa’’, brincou ela em entrevista ao programa Superbonita que Grazi Massafera apresenta.

Kelly Key começou a praticar Pilates faz pouco tempo, mas já adora. ‘’Estou adorando! É uma ótima forma de começar o dia”, contou ela no seu perfil do Instagram. Além de Pilates, a cantora faz Jiu Jitsu e musculação. Kelly cuida muito da alimentação, não consome açúcar e evita alimentos com muito sal e gordura.

Grazi Massafera mantém a boa forma com Pilates e Stand up paddle. Durante toda a gravidez da primeira filha, Sofia, a atriz fez Pilates. E hoje, mesmo amando pastel, a atriz trocou as frituras por peixes grelhados, assados ou ensopados. “Já cortei a fritura da vida. Acho que tem que ter prazer. Amo doce e como até açúcar queimado”, disse ela.

Fonte: Revista Pilates

domingo, 27 de julho de 2014

Pilates ameniza a celulite

A celulite nada mais é que células de gordura que se localizam sob a pele. Embora não existam tratamentos que a elimine totalmente, há muitas formas de amenizá-la. O Pilates pode ajudar. Confira:

A causa do aparecimento da celulite é determinada por vários fatores, tais como a má alimentação, fumo, sedentarismo, problemas hormonais, entre outros. E para melhorar o aspecto da pele, existem alguns hábitos que você deve adotar.

1 – Faça Pilates

Assim como outros exercícios, o Pilates melhora a circulação sanguínea. Uma das vantagens de praticá-lo, é que ele trabalha a flexibilidade dos músculos, contraindo-os no decorrer dos movimentos. Como conseqüência, a circulação do sangue é estimulada. Com isso, o metabolismo passa a funcionar melhor e potencializa a redução da retenção de líquidos e a eliminação das toxinas.

sábado, 26 de julho de 2014

Pilates e ciclismo

Aliar a prática do Pilates a prática esportiva traz muitos benefícios ao atleta, como o aumento da força do core, melhora da coordenação, propriocepção, consciência corporal, autoconhecimento, entre outros, além da possibilidade de melhorar o desempenho do esportista. 

Muitos atletas vêm usando o Pilates com bastante sucesso na rotina de treinos. Tendo em vista que o Pilates sempre busca um bom alinhamento, fica fácil perceber como isso beneficia quem pedala. Os quadris, joelhos e tornozelos são a primeira coisa que vêm à mente quando se pensa nisso.

Devido à natureza cíclica do esporte, qualquer falta de alinhamento nessas articulações, com certeza trará problemas de desgaste em longo prazo, portanto, uma boa consciência do que acontece nessas regiões é fundamental ao praticante. Todo trabalho de pernas que se faz bem feito tanto no solo quanto nos equipamentos trará benefícios e resultados positivos ao ciclista.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dormir emagrece! Uma boa noite de sono pode ser capaz de queimar mais calorias e diminuir o apetite

Quer emagrecer? Durma direito! É isso que revela um estudo apresentado em Chicago, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, não ter uma boa noite de sono pode fazer com que você consuma 220 calorias a mais em lanches e carboidratos, principalmente pela noite.

Para fazer a pesquisa, foram necessárias 390 pessoas, entre homens e mulheres obesos, por dois anos.

Divididos em três grupos, os pesquisadores constataram que aqueles que perderam, pelo menos, 5% de seu peso, tiveram um aumento de 21 minutos de sono por dia. Já os que que emagreceram menos de 5%, tiveram um aumento de apenas 1,2 minuto.

Já os que emagreceram mais de 5% tiveram uma melhoria ainda no humor.

Uma noite bem dormida ainda favorece a normalização de níveis de hormônios ligados à sensação de saciedade e contribui para a liberação do hormônio do crescimento, que só é ativado quando atingimos um nível de sono profundo.

Nos adultos, este hormônio tem como função poupar os músculos e estimular a utilização da gordura como fonte de energia.

Não dormir bem também aumenta o nível do hormônio responsável pela fome, fazendo com que você procure por alimentos mais calóricos e em maior quantidade.

Fonte: R7

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Drenagem linfática: tratamento para inchaço e celulite

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Cássia Kiss aposta no Pilates aos 56 anos

Praticante de exercícios físicos desde os 15 anos, Cássia já adotou vários tipos de atividades para estar sempre em movimento. Já fez balé, circo, alongamento e Ioga. Atualmente a atriz Cássia Kiss, 56, considera ter atingido seu “auge” com a prática do Pilates. Adepta do método há mais de três anos, a atriz garante que a atividade que a faz sentir-se bem é o Pilates.

“No Pilates você trabalha o corpo inteiro, ganha consciência corporal e essa consciência você leva para tudo, todas as atividades do seu dia. Se vai andar de bicicleta, fazer musculação ou caminhar, você trabalha isso”, explica a atriz.

Uma das principais razões que fizeram a atriz procurar o Pilates foi uma lesão que sofreu na lombar. Quando não está gravando, ela frequenta as aulas três vezes por semana, mas quando as gravações estão mais intensas Cássia tenta ir às aulas pelo menos uma vez na semana. “O Pilates é a única coisa que me deixa bem”, garante ela.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Principais tipos de alergia: conheça os sintomas de cada uma

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , somente no Brasil há 35% da população sofrendo com algum tipo de alergia. As alergias mais comuns são as respiratórias, que se agravam ainda mais no inverno, mas há também as de pele, alimentares, picadas de insetos, medicamentos, entre outras. “A pessoa alérgica é aquela que reage a um determinado estímulo que é considerado normal para as outras pessoas”, diz a alergista e imunologista Ana Paula Castro, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

DTM: disfunção temporomandibular pode ser a causa da sua dor de cabeça

O que é DTM

Essa sigla se refere à disfunção temporomandibular, nome dado ao conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM) - aquela situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha.

Existem três tipos principais de DTM: a muscular, que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; a articular, que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os distúrbios musculares e articulares.

As causas

Não há uma causa definida para a DTM, mas os especialistas sabem que certos hábitos aumentam o risco de desenvolver a disfunção - como apertar os dentes durante o dia e a noite, apoiar a mão na mandíbula com frequência, roer as unhas e mascar chiclete. Traumas, predisposição genética e até depressão e estresse também podem fazer com que a DTM apareça.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pilates no pós-parto

A gravidez é uma das mais maravilhosas e conturbadas experiências pelas quais uma mulher pode passar, se não, a maior de todas. Junto a uma criança, nasce um vínculo, um amor incondicional e super-protetor. E ainda mais: as transformações físicas, mudanças de rotina e prioridades também acompanham esta nova fase da vida da mulher.

“Ter um bebê faz com que não tenhamos tempo para nós mesmas. A maior parte do nosso tempo está concentrada neles, nossos filhos. Horas trocando fraldas, levantando e segurando nossos bebês… Esses movimentos alteram nosso corpo e nossa postura” afirma Michelle Starlin, bailarina, professora de Pilates e mãe de dois filhos.

A grande maioria das mulheres tem a sensação de descontentamento com o seu corpo, após darem a luz ao bebê. E apesar disso, a insegurança e a ilusão de estão “abandonando” seus filhos, faz com que as mamães tenham receio em retomar sua rotina de exercícios.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pilates e os problemas posturais

A prática de exercícios deve ser prioridade para evitar futuros problemas posturais. Pessoas que trabalham horas na frente do computador, em posição de flexão torácica, podem sofrer as consequências por se manterem muito tempo na mesma posição.

O Pilates pode ser uma ótima escolha de atividade física. Além de trabalhar força, alongamento, coordenação motora e equilíbrio, irá desenvolver a percepção e a consciência corporal.

Exercícios que trabalham o grupo dos eretores da coluna são fundamentais para fortalecer essa musculatura que, muitas vezes, está fraca e alongada. Além deste objetivo principal, a extensão da coluna promove também o alongamento da musculatura do peitoral e trabalha excentricamente os abdominais.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Pilates pode ajudar no tratamento de Neymar

Neymar sofre uma fratura na coluna no jogo entre Brasil e Colômbia, o craque foi atingido pelo joelho do jogador colombiano Zuñiga na região lombar.

O choque de uma corrida equivalente a 10 km/h e o impacto superior a 50 kg, ocasionaram uma lesão infrequente no futebol de campo, a fratura do processo transverso da 3ª vértebra lombar.

A fisioterapeuta Marjorie Filellini Laurino(Crefito-3: 160760-F) fala sobre o acontecido na Revista Pilates e sugere uma forma de tratamento que pode ajudar Neymar a voltar logo para o campo.

‘’O tempo de recuperação é relativo e pode variar de 6 até 12 semanas, tudo depende da extensão e gravidade da fratura. Para que a recuperação seja breve e eficaz o repouso é extremamente importante, já que a região acometida abriga a fixação de importantes músculos mobilizadores da coluna, como os intertransversários, rotadores e multífidos. Estes músculos fazem com que a coluna se movimente para os lados e rotacione, para tanto, o uso do colete é imprescindível ‘’, explica Marjorie.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Quatro produtos que parecem saudáveis e não são

Nem todos os alimentos que aparentam ser menos calóricos e mais saudáveis, são realmente saudáveis. Você já parou pra pensar nisso?

Veja quatro produtos muito procurados por quem está de dieta e que podem se tornar verdadeiros problemas para a saúde. Substituir refrigerante por suco de caixinha, bolacha por barrinha de cereal ou pão francês por pão multigrãos, por exemplo, não é tão vantajoso quanto parece. Saiba o porquê.

Suco de caixinha
Contém excesso de açúcares e aditivos químicos, como corantes, conservantes e aromatizantes. Além de engordar, pode desencadear reações alérgicas. “Mesmo os sucos light, devido ao processo de industrialização, perdem muitos minerais, fibras e vitaminas presentes na fruta in natura. Assim, a função nutritiva já não é mais a mesma”, explica Ana Huggler, nutricionista do centro clínico Global Nutrição.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Conheça a história do Pilates

A história do Pilates começa em 1883, com o nascimento do nosso guru do exercício, o criador do método Joseph H. Pilates. Ele nasceu em 9 de dezembro, numa cidadezinha perto de Dusseldorf, Alemanha.

Seu pai era um premiado ginasta de descendência grega. Sua mãe era uma naturopata, que acreditava no estímulo ao corpo para a autocura, sem medicamentos ou cirurgias, preferindo usar remédios naturais como ervas e alimentos. Algumas literaturas apontam o nascimento de Joseph em 1880, pois o registro de crianças naquela época demorava alguns dias.

A filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai foram as grandes influências de Pilates para suas ideias. Pilates foi uma criança doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Ele decidiu superar suas desvantagens físicas e dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força. Pilates passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde. Se focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pilates e a "dor no joelho"

DOR NOS JOELHOS é uma das maiores queixas de dor, por permitir muita mobilidade é uma das articulação que mais sofre.

Está dor pode estar associada à: desequilíbrios musculares, desvio postural, sobrepeso entre outros como a artrite, tendinite, condromalácia, ou até mesmo lesões no menisco, tendões e ligamentos.

A primeira coisa que um instrutor de Pilates deve se preocupar é o histórico dessa pessoa, desde rotina de vida até os momentos de como ela sente a dor.

Através da Análise Postural desse cliente o instrutor observa os desvios posturais e desequilíbrios musculares (ele consegue identificar o que está alongado ou encurtado), então é possível programar a aula em relação ao que deverá ser estabilizado, mobilizado e possíveis modificações de acordo com as necessidades daquela postura.

terça-feira, 8 de julho de 2014

99% das pessoas com sobrepeso possuem problemas posturais

Cerca de 99% dos pacientes com sobrepeso possuem algum tipo de problema postural ou de coluna e quase todos podem ser curados com a perda de peso.

Pesquisas apontam que a cada dez quilos a mais do que o recomendado para o peso da pessoa, as chances de dor nas costas e problemas na coluna aumentam em 20%.

O professor e cirurgião Caetano Marchesini explica que a obesidade é uma porta de entrada para inúmeras doenças que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

“O excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral, por isso é muito comum encontrar pessoas obesas e com problemas na coluna”, explica o médico. Segundo ele, as pessoas que estão acima do peso e possuem dores nas costas e articulações, devem procurar um especialista.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Acupuntura no tratamento do ácido úrico

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.
Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir

1) porque sua produção aumentou muito;

2) porque a pessoa está eliminando pouco pela urina;

3) por interferência do uso de certos medicamentos.

Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.

domingo, 6 de julho de 2014

Exercício físico ajuda a diminuir dor no corpo causada pela fibromialgia

Por ser um tema polêmico e desafiante, uma vez que a Fibromialgia é uma doença de diagnóstico difícil, muitas vezes confundida com outras patologias mórbidas e não raro atribuída a distúrbios emocionais. As dores musculares em pontos diversos, a irritabilidade, a cefaléia e a incidência maior em pacientes do sexo feminino são algumas de suas características mais marcantes. O exercício é uma intervenção de baixo custo que pode promover saúde em vários aspectos e é capaz de reduzir a dor e outros sintomas da fibromialgia (FM).

Ao fazer exercício, o organismo libera substâncias analgésicas no cérebro. A Síndrome não tem cura, mas existem casos em que melhoram com o tempo.

sábado, 5 de julho de 2014

Fraturas no quadril devem aumentar 32% até 2050

O número de fraturas no quadril, causadas por fragilidade óssea, deve aumentar em 16% até 2020 e em 32% até 2050 no Brasil. A previsão está em relatório divulgado pela Fundação Internacional para Osteoporose (IOF, sigla em inglês).

Atualmente estima-se que ocorram cerca de 121.700 dessas fraturas todos os anos no país. O aumento da incidência do problema, informa o documento, é provocado pela osteoporose em idosos.

Cerca de 20% da população brasileira tem 50 anos ou mais, e 4,3% tem 70 anos ou mais. Acredita-se que, todos os anos, de 153 a 343 fraturas no quadril ocorram em um grupo de 100.000 pessoas com 50 anos ou mais. Até 2050, com o aumento da expectativa de vida para 80 anos, estima-se que 37% da população terá mais de 50 anos, e que 14% terá 70 anos ou mais. "Dadas as projeções futuras, a osteoporose e as fraturas por fragilidade se tornaram um problema de saúde de preocupação imediata. Devemos implementar medidas nacionais para prevenção, enquanto asseguramos que pessoas em risco são apropriadamente diagnosticadas e tratadas", diz Bruno Muzzi Camargos, presidente da Associação Brasileira da Avaliação da Saúde Óssea e Osteometabolismo (ABrASSO).

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Glúten: saiba por que ele não é tão perigoso quanto você pensa

Por que o glúten ganhou status de vilão

O universo da nutrição tende ao maniqueísmo. Enquanto alguns alimentos são alçados à fama em um piscar de olhos, outros são mandados ao limbo em um zás-trás. Às vezes, vale registrar, sem motivo cientificamente correto. É o caso do glúten, uma proteína presente em todos os itens que levam trigo, centeio, aveia, malte e cevada.

A substância só não é tolerada por uma parcela da população que tem a doença celíaca. Estamos falando de quase 1 milhão de brasileiros. E, para atendê-los - que bom -, a indústria aumentou a oferta de produtos isentos dessa proteína. Ocorre que boa parte dos outros 194 milhões de consumidores do país passaram a imaginar que, se havia comida destacando o "sem glúten" no rótulo, isso seria indicador de que o tal glúten faria mal. Interpretação errônea no caso. E há sempre quem se aproveite da situação. Exemplo: prometendo que a barriga irá secar se você tirar o bendito ingrediente da mesa. "É um grande mito", dispara a gastroenterologista Lorete Kotze, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. "É claro que, se uma pessoa abdicar dos carboidratos, sejam eles fontes ou não de glúten, ela irá emagrecer. Agora, se substituir itens com glúten por receitas com farinha de arroz, tal qual um celíaco faria, certamente não notará nenhuma diferença no peso."

quinta-feira, 3 de julho de 2014

10 táticas para evitar as doenças de inverno como os resfriados

Mal o tempo esfria e já é possível escutar atchins e cof cof. Que bom que medidas simples já ajudam a contornar gripes e resfriados. Veja as dicas do infectologista Bráulio de Mello Araújo, do Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra, para passar por essa estação sem espirrar ou tossir tanto.

- Não fume e evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.

- Mantenha o local em que se encontra arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados.

- Tente não entrar em contato direto com pessoas gripadas ou resfriadas.

- Lave sempre as mãos.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Exercícios potencializam os efeitos de vacina

Segundo o The New York Times, uma série de estudos apresentados por diversas instituições nos EUA vem apontando que a prática de exercícios físicos pode potencializar os efeitos da vacina contra a gripe.

Além disso, se a atividade física for realizada dentro de um determinado intervalo e envolver uma quantidade ideal de suor, os resultados da potencialização podem ser ainda melhores, duplicando as chances de não ficarmos doentes.

Apesar de que as vacinas contra a gripe são uma das melhores alternativas para prevenir a doença, o índice de eficácia se encontra entre 50 e 70%, dependendo da quantidade de anticorpos que o medicamento ajuda o organismo a produzir. Além disso, estar em boa forma física pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico, diminuindo o tempo de resposta do organismo no evento de uma infecção.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Confira os 41 alimentos mais nutritivos do mundo

Como é a sua alimentação diária? Se você é do time do fast food, dos salgadinhos processados, da comida enlatada e de muito refrigerante, é melhor você repensar o seu cardápio. Mesmo que você ache que tudo isso não lhe faz mal agora, esse tipo de alimentação pode afetar bastante a sua saúde em longo prazo.

Porém, o que se vê cada vez mais são pessoas buscando um estilo de vida mais saudável, incluindo mais frutas, verduras e legumes em suas refeições, além de proteínas magras, massas integrais e outras boas escolhas, sem abrir mão de dar aquela escapadinha para opções calóricas de vez em quando.

Os especialistas em nutrição, além dos cardiologistas e outros profissionais de saúde, têm orientado as pessoas a consumir com mais frequência os alimentos mais poderosos para a saúde, que são aqueles que contêm uma porcentagem alta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e prevenção de doenças.