domingo, 31 de agosto de 2014

4 motivos pelos quais o refrigerante light acaba com a dieta

Você é daqueles que ao iniciar uma dieta troca o refrigerante normal pela versão zero ou light, com o pensamento de que não engorda, afinal é zero caloria? Cuidado! Na esperança de emagrecer sem abrir mão da bebida gasosa, você ignora que além de ser um verdadeiro veneno para a sua saúde, ela é um vilão bem disfarçado para a sua dieta.

Apesar do gosto muitas vezes se transformar em vício por refrigerantes, sempre é possível se desvincular aos poucos dos líquidos pretos, amarelados ou alaranjados. Veja a seguir quatro bons motivos para nunca mais trocar um refrescante copo de água por alguns goles do falso saudável.

Incha: segundo a endocrinologista Ana Priscila Soggia, o refrigerante normal possui, de fato, mais calorias, o que causa o ganho de peso, mas o zero compensa na quantidade de sódio, o que, além de aumentar o risco de pressão alta, provoca a retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço. Mesmo que você perca gordura, a água nos tecidos continuará pesando no ponteiro da balança e impedindo que aquele botão da calça jeans seja fechado.

sábado, 30 de agosto de 2014

Alimentação pode ter relação com dores nas costas

Ao contrário do que muita gente acredita, doenças da coluna e quadros de dores nas costas não são desencadeados apenas por manutenção de má postura, carregamento de peso, genética ou ergonomia incorreta. A alimentação também pode estar relacionada ao aparecimento de degenerações e doenças na coluna, que podem gerar dores crônicas.

Segundo a fisioterapeuta Angela Lepesqueur, diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) e da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABR Coluna) em Brasília, a falta de equilíbrio na alimentação pode causar inflamações no organismo, gerando dores articulares e agravando quadros de dores já existentes. “Alguns alimentos podem ser pouco tolerados por pessoas que desenvolvem sensibilidade ou alergia, gerando reações inflamatórias e aumento considerável de anticorpos que atacam as articulações e, por sua vez, causam dores articulares, podendo afetar a coluna vertebral”, esclarece a especialista em Coluna Vertebral.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Os tipos de contração muscular

A maior e mais frequente fonte de força gerada dentro do corpo humano é pela contração dos músculos. Forças passivas adicionais ocorrem pela tensão das fáscias, ligamentos e estruturas não contráteis dos músculos.

Normalmente, os músculos nunca se contraem isoladamente, porque isto produziria um movimento não funcional estereotipado. 

Por exemplo, a contração isolada do bíceps do braço produziria flexão no cotovelo, supinação do antebraço e flexão do ombro. Em vez disso, diversos músculos, em uma refinada combinação de forças, contribuem para produzir a força desejada e o resultante movimento ou composição dos segmentos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Isis Valverde controla hiperatividade com a ajuda do pilates

Quem acompanha os posts de Isis Valverde no pilates, em poses dignas de contorcionista, não imagina que a atriz precisou de entrega e dedicação para se exibir daquela forma. Para executar os movimentos que exigem concentração e equilíbrio, ela seguiu à risca as orientações da professora de pilates e também fisioterapeuta, Flávia Coutinho.

Isis vem se dedicando há um ano e meio à prática da atividade. E a evolução da atriz durante esse tempo é impressionante, conta Flávia. “Isis é hiperativa e o pilates aumentou a sua concentração, acalmando-a”, diz a professora. "A sua coordenação motora também melhorou muito”, acrescenta.

Isis Valverde procurou o pilates para buscar benefícios para o seu corpo. Duas vezes por semana já são suficientes para se colher o fruto da atividade, informa a professora. “Isis curte muito o pilates e sempre no final da aula, que dura uma hora, dou um desafio para ela fazer. Persistente e dedicada, ela consegue cumprir muito bem o que mando”, diz Flávia.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Paracetamol é ineficaz e causa efeitos colaterais graves

Você toma paracetamol a qualquer sinal de dor? Pois talvez seja melhor repensar esse hábito. Pesquisas têm indicado que o medicamento pode não ser tão eficaz e ainda causar efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos e renais. Confira as curiosidades reunidas pelo jornal Daily Mail:

Dor nas costas
Estudo publicado no mês passado na revista The Lancet constatou que o medicamento não é melhor que um placebo para dor lombar. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, avaliaram mais de 1.650 pessoas que sofreram dor nas costas por variadas razões.

Um terço recebeu doses diárias de paracetamol, outro terço tomou o medicamento quando sentiu necessidade e o restante ingeriu placebo. Cada um dos grupos levou, em média, 17 dias para se recuperar. “Os resultados sugerem que é preciso reconsiderar a recomendação universal de fornecer paracetamol como um tratamento de primeira linha para dor nas costas”, disse o cientista Christopher Williams.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Exercícios intensos de 6s 'melhoram saúde de idosos', diz pesquisa

Estudo sugere que treinos intensos reduzem pressão sanguínea e podem ser tão eficientes quanto exercícios mais longos.

Pesquisadores da Escócia descobriram que seis segundos de exercícios físicos intensos podem transformar a saúde de idosos, ao reduzir a pressão sanguínea e melhorar o condicionamento geral ao longo do tempo.

Esta modalidade de treinamentos curtos, de alta intensidade, tem atraído cada vez mais seguidores, prometendo alguns dos mesmos benefícios que os exercícios convencionais, mas em um tempo muito menor.

O estudo piloto da Universidade de Abertay testou a hipótese em 12 aposentados. O grupo realizou exercícios intensos de bicicleta duas vezes por semana durante duas semanas.

domingo, 24 de agosto de 2014

Conheça a osteopatia e as doenças que ela trata

A osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, criado pelo Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural.

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde. De acordo com Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.

sábado, 23 de agosto de 2014

Pilates é um aliado contra a bursite

Dores nos ombros, cotovelos e em alguns outros lugares do corpo, está se tronando cada vez mais comum entre as pessoas. Uma das causas pode ser a bursite, inflamação da bursa.

A bursa é uma bolsa cheia de liquido sinovial que fica próxima das articulações . Ela tem a função de amortecer os movimentos e evitar o atrito entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

A bursite é a inflamação dessa bolsa. Geralmente é causada pelo uso excessivo da articulação, movimentos repetitivos, podendo também ser por trauma, infecções, atrite reumatoide.

A bolsa responde a essa inflamação produzindo mais líquido e a bolsa cheia provoca dor ao movimento. Quando é um processo agudo encontramos esse aumento de líquido. Quando é um processo crônico, de longa data, além do aumento de líquido, as paredes da bolsa estão espessadas e ela perde a capacidade de diminuir o atrito entre as partes móveis e apresenta crepitação, que é o “rangido” que percebemos ao colocar a mão na articulação.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dormir e sonhar aumenta células que protegem o cérebro

O inverso também é verdadeiro: a falta de sono gera alterações dramáticas no corpo – o que tem levado alguns a apelar para o travesseiro-avestruz.

Dormir bem faz bem – mas faz bem como?

Como o sono interfere com as funções do organismo, sobretudo com o cérebro, para que acordemos com a mente tão melhor disposta do que na noite anterior?

Uma das modificações que o sono produz no cérebro acaba de ser descoberta pela equipe da Dra Chiara Cirelli, da Universidade de Wisconsin (EUA).

A equipe descobriu que dormir eleva a produção de células que produzem uma substância estimuladora conhecida como mielina, responsável por proteger o circuito neural.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tratamento da fisioterapia na dor crônica

A fisioterapia apresenta várias técnicas para o tratamento da dor, listaremos algumas delas:

Bandagem terapêutica

Com esparadrapos rígidos ou elásticos, as bandagens conseguem diminuir a dor de diversas maneiras: melhora da postura, ativação dos músculos que estão dormindo, relaxamento dos que estão muito acordados e, hoje muito falada, estimulando fibras na pele que ajudam a controlar a dor e diminuindo os estímulos das fibras que geram dor.

Fortalecimento muscular

O treino de força ou fortalecimento deve ser rotina nos pacientes de dor crônica. Quando temos um músculo forte e resistente, temos uma melhora nas atividades do dia-a-dia, se cansa menos. Pode organizar os receptores de dor nos tendões, diminuindo estímulos excessivos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Qual é a diferença entre dor aguda, crônica e recorrente?

“A dor aguda está ligada a uma lesão. Após a cura, ela desaparece”, explica Karine Leão, do Hospital das Clínicas da USP. Ela costuma surgir após cirurgias, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos (como a quimioterapia), traumas em geral e infecções. Para o reumatologista Jail Natour, professor da Unifesp, ela não deve ser negligenciada, para evitar o início de um mal crônico.

A dor crônica é a que continua mesmo depois do tratamento da lesão, ou pode ser consequência de certas doenças, como câncer, aids, diabetes. “É a que dura mais de três meses e ataca de forma contínua ou intermitente”, conta Karine. Ela atrapalha a rotina do doente e também a da família, pois está associada a muito sofrimento e até à depressão.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

8 coisas que as unhas podem dizem sobre a nossa saúde

Pode não parecer, mas as nossas unhas têm muitas funções importantes a desempenhar: elas protegem tecidos, são imprescindíveis para coçar e também agem como janelas para o nosso bem-estar geral. Esclarecendo o último fator, de fato, as unhas também podem nos dizer muito sobre a nossa saúde, mostrando sinais de desnutrição, infecções e até doenças graves.
As unhas são camadas de queratina e são compostas de várias partes. A lâmina ungueal é a parte dura, de proteção e a parte mais visível. Ela se origina no leito ungueal, que fica embaixo da unha e a matriz, que é o tecido conjuntivo de onde a porção de queratina nasce. Esse local é cheio de terminações nervosas

Além disso, ainda temos a paroníquia, que é a dobra de pele que fica nas laterais da unha. Aquela “lua crescente” branquinha que se vê na base das unhas, sob a placa ungueal, é chamada de lúnula, e o tecido sobreposto a unha na sua base é a cutícula. As unhas das mãos crescem de 2 a 3 milímetros por mês e as dos pés cerca de 1 milímetro. Uma curiosidade é que o crescimento é mais rápido nos meses de verão e em sua mão dominante.
Aparadinha ou mais longa, pintada ou não, uma coisa é certa: unhas saudáveis significam saúde para você. Confira logo abaixo algumas condições e doenças que podem ser “denunciadas” pela aparência das unhas:

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Temperos que substituem o sal

Apesar de ser usado com bastante frequência, o sal em excesso é bastante prejudicial ao organismo, já que ele é uma fonte rica em sódio (substância que traz riscos à saúde). Dessa forma, vale apostar em outros temperos que, além de benefícios ao corpo, também são saborosos! Saiba mais sobre eles!

Cebola e alho

A cebola e o alho são ingredientes básicos para o preparo de vários pratos e são fontes de alicina e gama-glutamilcisteína, substâncias de ação antioxidante. “Eles também possuem propriedades anticâncer, reduzem o colesterol e a pressão arterial e fortalecem o sistema imunológico”, complementa a nutricionista Talitta Maciel.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Síndrome do piriforme

 A síndrome do piriforme (SP) é uma importante causa de dor na região glútea que pode frequentemente ser acompanhada de ciatalgia. Atualmente é descrita como uma forma de encarceramento do nervo isquiático que causa dor desde a região glútea à área de distribuição deste nervo. Tal síndrome representa uma entidade clínica configurada não somente pela presença do quadro álgico, mas também por distúrbios sensitivos, motores e tróficos relacionados à distribuição radicular do nervo isquiático.

ETIOLOGIA

Não há consenso acerca de uma causa comum que determine o aparecimento desta patologia, havendo registros na literatura referentes a traumas ou histórias de trauma na região glútea ou pelve em aproximadamente metade dos casos.
Em virtude do nervo isquiático e músculo piriforme localizarem- se profundamente ao músculo glúteo máximo, torna-se obvio que qualquer trauma nesta região pode desencadear a síndrome. O trauma pode gerar inflamação, edema e espasmo do músculo piriforme, resultando em compressão do nervo contra o ísquio. Inflamações crônicas do músculo piriforme frequentemente são geradas em virtude de alguma variação anatômica, tal qual a passagem anormal do nervo isquiático através do músculo piriforme. Infecções também são referidas como possível fator etiológico para tal síndrome.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A RPG no tratamento da ATM

Engana-se quem pensa que a RPG é restrita ao tratamento de coluna, braços e pernas. A RPG também é indicada para problemas na Articulação Temporomandibular, popularmente conhecida como ATM. Essa articulação faz parte do conjunto de estruturas que permitem a realização das funções estomatognáticas (como o respirar, comer, deglutir e falar). Isso quer dizer que a ATM está ligada a funções que garantem a sobrevivência do ser humano.

Para que as funções dessa articulação sejam realizadas, ela trabalha em conjunto com os músculos estáticos. Entre esses músculos está o masseter, que é muito tenso e um dos grandes responsáveis pelo fechamento da boca.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Seis cuidados para melhorar seu desempenho na caminhada

Para ser aproveitada ao máximo, recomenda o personal trainer Eduardo Colmanetti, a caminhada deve ser feita com um bom tênis e uma roupa confortável, além de acompanhada de consumo adequado de água e alimentação balanceada.

1. Benefícios para o corpo

Realizada de 20 a 60 minutos de três a seis vezes por semana, a caminhada traz inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental. Melhora a circulação e o funcionamento do intestino, controla o colesterol, perda de peso, reduz os riscos trazidos pelo diabetes, aumenta a qualidade do sono, alivia a depressão e diminui o estresse e a ansiedade.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Qual o melhor horário para praticar Pilates?

Há diferença ao se exercitar pela manhã, à tarde ou no final do dia? Como o nosso corpo se comporta? 

Escolher o turno ideal para fazer exercícios pode fazer a diferença nos resultados. Cada pessoa rende melhor em determinadas atividades em um dos turnos do dia. Isso se explica pelo chamado ritmo circadiano, que determina se uma pessoa consegue, por exemplo, se concentrar mais nos estudos pela manhã, à tarde ou à noite. Assim também funciona com as atividades físicas.

Logo cedo, a musculatura está ”acordando”, e demora um pouco mais para entrar no ritmo. À tarde e à noite, os músculos estão mais ”soltos”, o que facilita a prática de atividades físicas.

Por outro lado, fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.

domingo, 10 de agosto de 2014

Pilates também é opção para tratamento e reabilitação

O Hospital Albertin Einstein incluiu no seu programa de tratamento e reabilitação o Método Pilates, com isso vem obtendo excelentes resultados.

O Pilates é atualmente um dos métodos mais procurados em academias por aqueles indivíduos que querem cuidar do corpo, da postura e da própria consciência corporal.

Atento às novas necessidades de seus pacientes, o Einstein já oferece Pilates no tratamento de diversos problemas do corpo e também para pacientes em reabilitação.

O Pilates é recomendado para pacientes com alterações posturais, pós-tratamento ortopédico, pacientes com sequelas ou déficits neurológicos (causados por derrames cerebrais e doenças neuromusculares, como distrofias musculares, amiotrofias espinhais, Esclerose Amiotrófica, neuropatias, miastenias etc.), idosos, grávidas, crianças e adolescentes com problemas de postura e indivíduos com necessidade de fortalecimento global.

sábado, 9 de agosto de 2014

Infarto em mulheres: saiba como os sintomas são diferentes dos que os homens apresentam

Sintomas clássicos: são os mesmos que aparecem nos homens

- Dor no peito em aperto, que pode irradiar para o braço esquerdo, o pescoço, a mandíbula, o estômago e até as costas
- Náusea
- Vômito
- Suor frio
- Desmaio.

Sintomas atípicos: mais frequentes no sexo feminino

- Enjoos
- Falta de ar
- Cansaço inexplicável
- Desconforto no peito
- Arritmia

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sinusite: o fim desse mal

Respire fundo. No inverno o nariz sofre — e como sofre! Casacos guardados durante meses finalmente saem do armário, o ar está mais seco e a poeira voa livre, leve e solta por todos os cantos. Para piorar, a gente tenta esquentar o corpo se amontoando em locais fechados, um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias. Assim, está armado o circo para que as doenças respiratórias promovam seu show. Nesta época, gripes e resfriados dão o ar da graça e a rinite ataca, deixando as vias aéreas expostas a toda sorte de inflamações. Aí, basta um micro-organismo mais esperto aproveitar a brecha e pronto: instala-se a sinusite – ou rinossinusite, como preferem os especialistas. “É muito raro ocorrer a sinusite sem uma rinite”, justifica Antônio Douglas Menon, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Quem já enfrentou o problema conhece os sintomas: a cabeça fica pesada e o rosto parece que vai explodir. Sem falar naquela secreção esverdeada que sai do nariz. Mas a doença às vezes dá sinais menos óbvios. “Rouquidão e tontura também podem ser indícios”, exemplifica o otorrinolaringologista Fernando Chami, do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, em São Paulo. Até dor de dente a sinusite, como ainda é popularmente conhecida, pode provocar.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fratura do quadril é osteoporose? Saiba porque o trauma é tão temido

A fratura de quadril é uma lesão grave, que ocorre em pessoas com mais de 65 anos, com o risco aumentando mais rapidamente depois de 80 anos de idade e as complicações podem ser fatais. As pessoas mais velhas estão em maior risco de fratura de quadril porque os ossos tendem a se enfraquecer com a idade. Mas apesar dessa diminuição da massa óssea (osteoporose) tornar o esqueleto propenso a fraturas, é a erosão gradual da massa muscularmagra(sarcopenia) e a consequente fragilidade que leva o idoso às quedas. Além disso, vários medicamentos, falta de visão e problemas de equilíbrio também fazem com que as pessoas mais velhas tenham mais probabilidade de tropeçar e cair.

As fraturas do quadril integram uma classificação mundial, uma das 10 piores deficiências em termos de perda de mobilidade e de deficiência de longo prazo

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sorrir fortalece o sistema imunológico e previne doenças

Dar boas gargalhadas ou simplesmente sorrir traz uma sensação prazerosa que todo mundo conhece, mas, além disso, esse simples gesto pode ser um grande aliado da sua saúde. Fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças, equilibrar o organismo, acabar com estresse e eliminar as rugas são apenas alguns dos benefícios de sorrir.

De acordo com o dentista Alessandro Silva, ao sorrir, o cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina, neurotransmissor relacionado às sensações de prazer e bem-estar, além de ser um potente analgésico natural.