terça-feira, 30 de setembro de 2014

Conheça os prós e contras de cada posição para dormir

Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão! Mas para conseguir todos esses benefícios, só tendo uma noite muito bem dormida. E um dos fatores que podem estragar tudo isso é a posição em que nos deitamos. "Para podermos descansar e relaxar a musculatura, precisamos de suporte adequado para não torcer ou tensionar as articulações", comenta o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Mecidina da Universidade de São Paulo (FMUSP). "Ao dormir em uma posição não adequada, a pessoa pode acordar com dores nos músculos, membros, músculos ou na cabeça, além de sensação de sono não profundo", completa o especialista.

Ficou preocupado com a forma como você dorme? Para você saber se está errando ou acertando nessa hora, desvendamos as principais posições para dormir e indicamos como deixá-las melhores ou até mesmo a aprender a mudar e adotar uma forma mais saudável na hora do sono!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ovo: conheça os benefícios

Por muito tempo o ovo foi considerado o grande vilão para o aumento do colesterol. Mas, descobriu-se que mesmo tendo 178 miligramas de colesterol, não é ele quem faz os níveis subirem. Isto porque o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras saturadas que ao longo do tempo estimulam a síntese do LDL, o colesterol ruim, e não o colesterol presente nos alimentos.

O ovo possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, apesar de não estarem presentes em grande quantidade no alimento, ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e a primeira ainda contribui para elevar o colesterol bom (HDL).

O alimento ainda é importante para o desenvolvimento cerebral e da memória, pois possui colina, que é necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares.

O ovo é rico em vitaminas A, que tem efeito antioxidante e é essencial para a visão, D, responsável pela saúde óssea, E, que tem ação antioxidante, e em zinco, selênio e magnésio, minerais antioxidantes importantes para o organismo.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Entenda mais o que é RPG – Reeducação Postural Global

RPG em Osasco – Reeducação Postural Global

Se você é uma das pessoas que passa mais de oito horas por dia sentado em frente ao computador e depois vai para a faculdade ou pós graduação passar mais cerca de três a quatro horas atualizando seus conhecimentos em busca de melhorar sua carreira profissional, você realmente precisa ler este post, pois é um forte candidato a ter dores na coluna ou outras complicações com sua saúde devido ao excesso de tempo que permanece sentado na mesma posição.

A Reeducação Postural Global é uma técnica muito conhecida, criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, comumente chamada de RPG, como passaremos a nos referir aqui também. Muitas pessoas chegam em nosso espaço, questionando os benefícios desta técnica para a coluna, mas o que a maioria das pessoas não sabe, é que esta técnica é muito eficiente também em outros tipos de problemas de saúde, nem sempre relacionados à má postura.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Saiba a diferença entre Yoga e Pilates

Muitas pessoas preocupadas em melhorar sua qualidade de vida, procuram as mais variadas ocupações para seu tempo livre. Com um nível de conscientização diferenciado, em grande parte influenciado por pesquisa na internet e opiniões de amigos e familiares próximos, estas pessoas buscam práticas que possam ajudar e melhorar seu corpo, sua saúde e sua auto-estima.

Entenda a diferença entre Yoga e Pilates.

O povo brasileiro é famoso pelo interesse em sua saúde e sua imagem estética. Com isso, vemos uma procura cada vez maior em técnicas ou práticas que são menos agressivas ao corpo, mas que propiciam grandes melhorias na conscientização corporal e no condicionamento físico, como por exemplo as atividades citadas no título deste post: a Yoga e o Pilates.

Embora tenhamos citados estas atividades em conjunto, elas possuem algumas características semelhantes e outras bem diferentes. Tentaremos a seguir abordar as que achamos mais interessantes para que você possa decidir melhor sobre o que pretende fazer.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Saiba como aliviar o inchaço no joelho

O inchaço no joelho pode ocorrer por causa de um trauma local, de uma lesão articular ou sobrecarga. Quando o joelho se encontra edemaciado, muitas vezes está associado a quadro clínico de sinovite, também conhecida como água no joelho. Isso ocorre quando há um excesso de líquido acumulado nas articulações do joelho provocando um inchaço.
A região da cápsula articular e membrana sinovial do joelho já produz um líquido para lubrificar a articulação chamado líquido sinovial. Em excesso, esse líquido pode prejudicar a articulação.
As causas da água no joelho estão relacionadas a lesões por sobrecarga, traumas ou desgaste da cartilagem. Doenças como osteoartrose e gota que são os cristais de ácido úrico que se acumulam no joelho também pode provocar o problema.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dor nas costas: saiba as causas, como evitar e tratar

Hábitos errados, como má postura no trabalho, faxina, carregar mochila muito pesada, podem contribuir muito para aquela dor nas costas ao final do dia. Muitas pessoas, por conta da dor, não consegue nem respirar direito.

O neurocirurgião Adriano Scaff e o fisioterapeuta Helder Montenegro, explicaram no Bem Estar, quais as causas do problema, como evitá-los e tratá-los.

Uma das causas mais comuns de dor são os erros de postura – por isso, uma das dúvidas do médico durante a consulta é exatamente essa, se o paciente tem erros posturais ao longo do dia.

Além disso, é importante que o médico saiba também se o paciente é sedentário ou se tem pessoas na família com dores, como explicou o neurocirurgião. Antes de direcionar o tratamento, ele avalia também a dor e verifica, por exemplo, se ela é localizada, se irradia para outras partes do corpo e há quanto tempo existe. A partir disso, ele identifica a melhor maneira de tratar, com remédios, cirurgia ou até mesmo fisioterapia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Metatarsalgia causa dor e faz volume no antepé

O nome é estranho, mas metatarsalgia significa literalmente "dor no metatarso". Se você tem essa condição, pode sentir como se houvesse uma bola ou meia dobrada no seu antepé, incomodando e fazendo volume ao andar.

Isso é diferente do Neuroma de Morton, no qual a dor é entre os ossos metatarsos, e diferente de uma fratura por estresse, quando a dor geralmente é ligeiramente atrás da cabeça desses metatarsos. Mas o que chamamos de metatarsalgia é qualquer dor que ocorre na região dos metatarsos e de uma forma genérica inclui esses diagnósticos diferenciais.

Há vários nervos nessa região do pé, por isso ela se torna dolorosa e pode realmente machucar com o uso inadequado de calçados e treinos em superfícies muito rígidas como no asfalto.

A dor é de irritação geral das articulações e tendões perto do coxim anterior do antepé, onde quem usa salto ou corre no antepé geralmente faz calos. Habitualmente o atleta pode continuar treinando, mas diminui a quilometragem ou termina mancando devido a inflamação .

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pilates auxiliando no tratamento de varizes nas pernas

Você sabia que o Pilates pode ajudar a controlar a dor nas pernas causada pelas varizes? O Pilates, caminhada e outras atividades físicas podem ajudar.

A Fisioterapeuta Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F) falou sobre o assunto na Revista Pilates. Confira.

O que deve ser feito, em primeiro lugar?

A primeira coisa é buscar orientação médica, porque existem dois tipos de varizes: as superficiais e as profundas. Algumas delas precisam de cirurgia, tudo vai depender da avaliação do médico.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Uso de bandagem terapêutica no Pilates

Hoje em dia tem se ouvido falar muito no uso da bandagem elástica, principalmente no meio esportivo.

Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes.

Mas, você sabia que a bandagem também pode ajudar no desempenho durante as aulas de Pilates?

Entenda o funcionamento da bandagem:

Para compreender a neurofisiologia da bandagem, é necessário entender o que acontece com o tecido. Cada tecido, quando sujeito a uma carga, sofrerá uma alteração ou deformação como resultado.

domingo, 14 de setembro de 2014

14 aplicativos gratuitos para deixar sua vida mais organizada

Está dica vai para mulherada! Você tem tantas tarefas que gostaria que o dia tivesse mais horas para você poder se organizar? Do período menstrual ao horóscopo: listamos os melhores aplicativos disponíveis em dispositivos Android e iOS para você conquistar uma vida mais leve.

Já pensou em adotar o lema “ordem e progresso”?

Que tal parar de gastar tempo com o que não importa e conseguir fazer o que você sempre quis? Bem-estar também é sinônimo de organização, então conseguir equilibrar o seu dia a dia resulta em uma vida mais leve e feliz. Basta um clique e pronto, tudo começa a se encaixar! Baixe os aplicativos que se adequam à sua rotina e aproveite toda a facilidade gratuita disponível aí na sua mão.

sábado, 13 de setembro de 2014

Benefícios da vitamina D vão além dos ossos

A vitamina D é fundamental para o desenvolvimento de ossos firmes e fortes. E uma série de estudos científicos tem mostrado que o poder desse nutriente vai muito além: ele reforça a imunidade, protege o coração e até ajuda você a emagrecer.

Cérebro sadio

Diversas pesquisas já apontaram que a falta de vitamina D está associada a um maior risco de desenvolver demências – isto é, alterações cognitivas, comportamentais ou de personalidade, a exemplo de Alzheimer e Parkinson. Mas um estudo publicado em agosto de 2014 no periódico Neurology vem reforçar essa relação. No trabalho, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, notaram que os participantes com baixos níveis de vitamina D tinham uma probabilidade 53% maior de desenvolver demências em comparação aos que apresentavam quantidades aceitáveis do nutriente. No caso dos voluntários com deficiência severa da vitamina, o risco subia para 125%. Segundo os autores do estudo, porém, mais pesquisas são necessárias para saber se o consumo de alimentos ricos em vitamina D – como peixes e óleos vegetais – ou de suplementos seria capaz de prevenir o cérebro desses males.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Própolis: 4 motivos por que ele é um grande aliado da sua saúde

Novas pesquisam apontam a eficácia do própolis para saúde. O farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, no interior paulista, avaliou as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras do própolis orgânico brasileiro.

As análises em laboratório revelaram que, além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares, o própolis se mostrou bastante eficaz frente aos micróbios. “Seus compostos interferem na membrana celular das bactérias”, exemplifica o engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor da Esalq. Tal efeito desestabiliza esses seres microscópicos de tal maneira que eles acabam mais facilmente exterminados do pedaço.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fisioterapia no tratamento da tendinite

O tendão é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Qualquer inflamação, inchaço ou lesão sofrida por ele desenvolve a tendinite. A doença também pode surgir como consequência do envelhecimento, nesse caso, o tendão perde gradativamente a elasticidade, à medida que a idade avança. Pessoas que realizam movimentos repetitivos para desempenhar suas funções no trabalho, por exemplo, também estão submetidas a riscos, em virtude do desgaste que acaba sendo gerado nos tendões.

Sintomas da Tendinite

Dentre os locais mais afetados pela tendinite, podemos citar o cotovelo, o ombro, o pulso e o calcanhar e o lado mais acometido é, geralmente, aquele em que o indivíduo tem maior força, utilizando mais repetidamente na vida diária.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Descubra quais são as lesões mais comuns no joelho e por que elas ocorrem

Uma lesão no joelho é muito temida pelos atletas e esportistas, principalmente porque diversas patologias podem até impedir a continuação da prática esportiva.

O joelho é composto da articulação do fêmur com a tíbia e do fêmur com a patela. Contém quatro ligamentos caracterizados como cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral, dois meniscos: medial e lateral, cartilagem articular e da membrana sinovial, que produz o líquido para lubrificar as estruturas do joelho. Este membro pode sofrer lesões de diversas formas seja por trauma direto como pancadas ou indireto que é o caso da entorse. Além disso, o joelho ainda corre o risco de sofrer com o seu uso inadequado e excesso de carga.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Osteoporose é uma das principais causas de fraturas no quadril

A osteoporose é uma doença silenciosa que raramente apresenta sintomas antes da pessoa sofrer uma consequência grave como a fratura.

A doença consiste na redução de massa óssea, que enfraquece os ossos, ou seja, qualquer trauma que a pessoa sofra pode ocorrer uma fratura na coluna ou no quadril.

Esse problema acomete os idosos, especialmente as mulheres. Uma em cada três mulheres acima de 50 anos terá osteoporose, segundo a Fundação Internacional da Osteoporose. Entre os homens, o índice é de um em cinco. A doença atinge 10 milhões de brasileiros e deve crescer 32% até 2050 no país.
As mulheres sofrem mais com a doença por causa da queda do hormônio feminino estrogênio após a menopausa que é importante para a fixação do cálcio no osso. Com a sua perda, a mulher apresenta uma redução na massa óssea que acelera atingindo 25% do esqueleto que é quando a osteoporose se instala.
O osso acometido pela osteoporose sofre a porose – a formação de poros ou de grandes lacunas entre o tecido ósseo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Fazer ou não fazer alongamento antes dos exercícios de musculação?

Fazer alongamento antes de um treino de musculação é algo muito comum de se ver nas academias de ginástica Brasil afora. Acredita-se, com estímulo dos instrutores, que o alongamento evita lesões e prepara os músculos para a carga que será recebida durante o treino.

Fisiculturistas experientes, no entanto, sempre disseram que alongamento antes do treino só serve para diminuir a força. Com base em seus próprios treinos, esses profissionais afirmavam que bastava um leve aquecimento para o preparo dos músculos. Para os praticantes amadores, fica sempre a dúvida: alongar antes ou depois ou nunca?.

Um grupo de pesquisadores da Escola Paulista de Medicina publicou ano passado uma pesquisa para tirar a prova. Afinal, devemos fazer alongamento antes do treino de musculação da forma como é ensinada nas academias?

A resposta é um sonoro NÃO.

domingo, 7 de setembro de 2014

Pesquisadores canadenses conseguem reverter Doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.

No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. Perde apenas para infarto, derrame e câncer.

sábado, 6 de setembro de 2014

Condromalácia patelar – causas, sintomas e tratamento com a fisioterapia

Causas da Condromalácia patelar

Também conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, a condromalácia patelar consiste em uma espécie de “amolecimento” da cartilagem. Não existe uma causa exata, mas
a sua etiologia pode estar relacionada com fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos. O fator
mais comum é o traumatismo crônico – traumas únicos, como pancadas ou traumas mais crônicos,
por fricções entre a patela e o sulco patelar do fêmur. A condromalácia patelar também pode ser o resultado de uma lesão aguda da cartilagem femoropatelar, causando fissuras e provocando desconforto e dores que não vêm da cartilagem, mas dos tecidos carregados próximos da patela.

A patela é um osso com formato triangular, localizado na frente do joelho. Em seu pólo superior está inserida a musculatura anterior da coxa – Quadríceps – e no pólo distal tem origem o Ligamento Patelar. Esse componente do “aparelho extensor do joelho” possui como funções a melhora do movimento de flexo-extensão, além de proteger estruturas internas. A face patelar voltada para o interior do joelho possui inúmeras facetas que permitem a articulação perfeita com a tróclea do fêmur – tipo chave e fechadura. As facetas são revestidas por cartilagem articular, permitindo o
deslizamento patelo-femural.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Fisioterapia é uma das opções de tratamento da incontinência urinária

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Em geral destrói a qualidade de vida das pessoas, mas pode ser revertida (dependendo da causa, até sem cirurgia).

Principais causas

- Gravidez e parto;

- Genética;

- Obesidade;

- Bexiga hiperativa;

- Procedimentos cirúrgicos ou irradiação que danifiquem os nervos da região.

É duas vezes mais frequente nas mulheres em qualquer idade, isso acontece devido à anatomia, o músculo que fecha o canal da urina é mais fraco. Já os homens correm mais risco após operar a próstata.

Dificuldade para segurar o xixi pode ser um problema bastante constrangedor e é muito mais frequente do que a gente imagina. Mas como tratar essa perda de urina?

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Consciência corporal adquirida com Pilates

“Cresça a coluna”, “vértebra por vértebra”, “umbigo nas costas”, “feche as costelas”, “ombros longe das orelhas”…

Quem faz Pilates, está acostumado com estes termos. Mas, o que existe por trás desses pedidos tão inusitados dos instrutores de Pilates?!

Comandos verbais desse tipo são muito importantes para um aluno que não tem consciência corporal. É difícil entender e executar uma contração de transverso do abdome ou de períneo quando nunca se fez.

Essa consciência do corpo pode ser adquirida com o método Pilates, o que para mim, é o seu principal objetivo. Então, o que vem a ser a consciência corporal?