sábado, 29 de novembro de 2014

Os poderes do mirtilo

Mirtilo é uma fruta pouco consumida. Riquíssima em nutrientes, também comumente conhecida como blueberry e vendida na forma congelada. A novidade é que é possível cultivar a fruta no Brasil. Alguns hortifrutis nas principais capitais do país já comercializam a fruta ¨in natura¨. O mirtilo tem muitas propriedades benéficas à saúde, confira:

Forte ação antioxidante e combate ao envelhecimento precoce. O mirtilo é rico em antioxidantes como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol. Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

Valor nutricional. Fornece vitaminas A, C, E e minerais como potássio, cobre, ferro e zinco.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Uso desnecessário do andador para crianças

No Canadá, desde 2007, o Governo proibiu a venda, propaganda e importação do andador convencional (aquele que o bebê fica sentado e nas pontas dos pés).

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não aprova o seu uso, considerando-o um objeto não seguro. Alegam o risco da queda ser o principal dos fatores. O andador não tem freio e o bebê dentro dele não consegue parar até encontrar um obstáculo que pode ser um degrau ou até mesmo uma escada. Neste caso, o risco geralmente é fatal. No Brasil, infelizmente, ainda não há uma legislação que proteja as nossas crianças e apesar do alerta de muitos fisioterapeutas e pediatras, o produto ainda é facilmente encontrado nas lojas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

15 ótimos alimentos para corredores

Corredores precisam comer de forma saudável e manter seus níveis de energia, para os treinos e provas. Isso, ajuda a manter o corpo forte. A alimentação, além de ser balanceada, precisa contar com alguns alimentos que fazem com que o seu desempenho na corrida de rua melhore. O que se pode comer e o que não deve ser ingerido nos momentos que antecedem a corrida são pontos importantes para qualquer corredor. E, no dia da prova, a preocupação deve ser redobrada, visto que apenas um erro pode jogar por água abaixo semanas de treinamento.

No dia anterior da competição, por exemplo, você pode consumir alimentos que sejam fontes de carboidratos, especialmente os complexos, como batata doce e pães integrais. Os carboidratos são rapidamente digeridos e, por isso, são considerados ideais para o trabalho muscular. Se a corrida for de manhã, acorde pelo menos duas horas antes da largada e tome um café à base de pães, suco e frutas. Outra dica é levar uma barra de cereal, ou alguma fruta como maçã e banana, para comer 40 minutos antes da largada. Mas, caso a prova seja à tarde, faça uma refeição duas horas antes que contenha, por exemplo, arroz integral, salada com legumes cozidos e um filé de frango ou peixe, que são proteínas leves e com baixo teor de gordura.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Condromalácia patelar: causas, prevenção e tratamento

Acontece quando há a degeneração da cartilagem do joelho que fica entre a patela (osso do joelho) e o fêmur (osso da coxa). São quatro níveis de gravidade:

1. Amolecimento da cartilagem e edemas;
2. Fragmentação da cartilagem ou fissuras com diâmetro menor do que 1,3 cm;
3. Fragmentação ou fissuras com diâmetro maior do que 1,3 cm;
4. Perda completa da cartilagem articular.

Como identificar
O principal sintoma desta patologia é a dor na parte anterior do joelho. Alguns estalos – chamados de crepitação – durante a corrida, ao subir escadas escadas, ao agachar ou ao levantar após muito tempo sentado são escutados. Ao sentir algum desses incômodos, o corredor deve procurar um médico ortopedista para que uma avaliação completa seja feita.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Exercícios que combatem a hipercifose

Você sabe o que é essa tal de hipercifose? É um desvio da coluna que leva àquela postura, dando a impressão de corcunda. Isso acontece quando a curvatura natural da coluna torácica (cifose) é acentuada, projetando seus ombros para frente. É muito comum naquelas pessoas que trabalham muito tempo sentadas, em frente ao computador.

O que você pode fazer para melhorar essa postura? Fortalecer os músculos posteriores das costas, para equilibrar o trabalho muscular. Para ajudar a diminuir esse problema, existem exercícios bastante eficientes. Entre eles, a RPG (Reeducação Postural Global) e o nosso queridinho Pilates! Veja outras modalidades para trabalhar a hipercifose:

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Conheça os benefícios de se mobilizar a coluna

Movimento é sinônimo de saúde! Conheça alguns dos benefícios de mobilizar-se:

-Melhorar a nutrição da cartilagem;
-Auxiliar no processo de cicatrização;
-Manutenção da amplitude de movimento (ADM);
-Diminui os efeitos da imobilização prolongada;
-Desenvolver coordenação e atividades motoras para habilidades funcionais;
-Impedir a formação de aderências e contraturas;
-Preservação da consciência dos padrões de movimento;
-Manutenção da elasticidade e contratilidade muscular;
-Auxílio do retorno venoso e linfático; evitar trombos;
-Relaxamento;
-Diminuir ou inibir a dor.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Alterações no trânsito intestinal e sangue nas fezes são sinais de alerta

Alterações no trânsito intestinal podem trazer problemas à saúde. Como está funcionando o seu intestino? Você vai ao banheiro com frequência ou demora dias para ir? Dificuldade para ir ao banheiro é um problema comum e muito desagradável. O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui explicou que cada pessoa tem seu ritmo e o mais importante é se sentir bem com ele.

É preciso observar, no entanto, esse padrão – se você costuma ter o intestino solto, por exemplo, e isso muda de repente, é preciso ir ao médico. Além dessas alterações no trânsito intestinal, é fundamental ainda observar outros sinais de alerta, como sangue, muco e até gordura nas fezes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dietas muito restritivas são difíceis de manter e podem oferecer riscos

Quem está na luta contra a balança, com certeza, já ouviu falar de vários tipos de dieta – da lua, da proteína, líquida, low carb, paleolítica e diversas outras. Mas será que elas realmente funcionam? Depende de quem faz ou do que se come? No Bem Estar, a nutricionista Fernanda Timerman explicou que dietas restritivas podem ser mais difíceis de manter porque, após perder peso, a pessoa volta ao comportamento anterior e passa a comer novamente.

O endocrinologista Bruno Halpern alertou que, depois do emagrecimento, a célula de gordura não morre, só desincha. Ou seja, se a pessoa volta a comer como antes, a célula pode inchar novamente.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tendinite do tendão calcâneo

O tendão calcâneo (também conhecido como tendão de Aquiles), é o maior e mais forte tendão do corpo humano. Ao mesmo tempo, ele é o mais acometido em pessoas que praticam atividades de alta sobrecarga na região da panturrilha, como a corrida, a dança; ou esportes que envolvam saltos, como vôlei e basquete.

A tendinite do tendão calcâneo, é uma lesão por overuse, ou seja, ocorre principalmente quando há um excesso de treinamento, seja pela alta intensidade ou volume de treino, ou por falta do tempo de descanso entre um treino e outro.

Quando sobrecarregamos uma estrutura como o tendão, ocorrem microlesões locais, que são regeneradas após a atividade física. Entretanto, se o tempo de descanso for inadequado e voltarmos a sobrecarregar este tendão antes da sua regeneração, os micro traumas não cicatrizam e vão se somando, comprometendo a estrutura tendínea.

sábado, 15 de novembro de 2014

Pilates em Casa – Posso fazer os exercícios em casa?

Pilates em casa, posso ou não fazer? O Espaço Fisio Pilates da dicas pra você realizar o seu exercício sem se machucar.

O Pilates têm sido uma prática de exercícios tão difundida nestes últimos tempos que fez com que a procura por estas atividades crescesse continuamente. Infelizmente, nem todos os locais oferecem informações e equipes bem treinadas para lidar com a procura, formando equipes muito grandes para o acompanhamento dos instrutores, o que torna muitas vezes difícil a correta execução por parte dos praticantes iniciantes.

Com a internet, não é muito difícil encontrar fartura de material indicando exercícios de pilates para se fazer sozinho, no conforto do seu lar. Resolvemos abordar este tema não porque nos opomos que você faça seus exercícios em casa. Do contrário, acreditamos que as pessoas devem dar continuidade ao treinamento que recebem, devem fazer os exercícios com frequência para atingir os resultados que almejam.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Benefícios do Pilates

Os exercícios de Pilates trazem inúmeros benefícios para seus praticantes. Isso acontece por vários motivos. Para ajudá-los a entender melhor, listaremos alguns neste post.

Benefícios do Pilates:

Pilates e Respiração

O Pilates é conhecido por promover melhoria na respiração, não só na forma como respiramos como também na intensidade. Isso porque muitas pessoas, principalmente aquelas que não praticam nenhuma atividade física desconhecem o poder da respiração, principalmente no melhor aproveitamento e execução dos exercícios. O Pilates não somente ensina a melhor maneira de respirar para realizar cada tipo de exercício como também combina a intensidade da respiração para obter equilíbrio, força e resistência em todo o seu corpo.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pilates e Gravidez

Pilates e gravidez: o Pilates é hoje reconhecido como uma prática física muito eficaz e completa, com exercícios poderosos para corpo e mente e indicado para todas as idades. Mas e as mulheres grávidas? O Pilates pode trazer algum benefício a estas mulheres nesta fase especial da vida? Existem riscos na prática da atividade ou contra-indicações? Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o Pilates na gravidez.

Muitas são as indicações médicas para mulheres que iniciam a gestação, por mais saudáveis que elas sejam, nenhuma escapa de tomar ao menos algum complemento alimentar como vitaminas ou ácido fólico, que são primordiais para garantir a formação do bebê sem maiores problemas. No entanto, quando o assunto é a prática de exercícios físicos, os médicos costumam a ter uma postura um pouco mais restritiva, diminuindo rigorosamente o leque de atividades físicas que as futuras mamães poderão executar.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Envelhecer com saúde, saiba como o Pilates pode ajudar

A população de todo o planeta vem envelhecendo paulatinamente. No entanto, o envelhecimento desta população mundial não está presente apenas nos países ricos, porque quase todos os países vêm assistindo o envelhecimento de seu povo devido à baixa na taxa de natalidade que vem ocorrendo nos últimos anos.

JABOB FILHO (2009) caracterizou o envelhecimento natural como a incapacidade progressiva corpo-mente em equilibrar as questões homeostáticas e funcionais do organismo.

MATSUDO & BARROS NETO (2000) colocam em seu estudo que, além de alterações estruturais e funcionais, a composição corporal sofre modificações importantes com o envelhecimento.

Cigarro e dor nas costas - saiba a relação

Sabemos que o cigarro é prejudicial ao coração, pulmão e risco de câncer. O que muitos não sabem é que ele pode aumentar as chances do aparecimento de hérnia de disco.

A fumaça do cigarro diminui a circulação sanguínea nos platôs sob o disco, evitando que os nutrientes cheguem ao local. O disco resseca, se desgasta mais facilmente e racha, explica João Luiz Pinheiro Franco, neurocirurgião e revisor científico do jornal Spine, a publicação internacional de maior prestígio sobre a coluna.

O problema é progressivo, ou seja, quanto antes o indivíduo começar a fumar, maiores suas chances de desenvolver o problema. Os sintomas iniciais são dores nas costas e um leve inchaço no local, que pode progredir.

“A hérnia pode ser incapacitante se tiver alterações neurológicas associadas. Se houver alteração da condução do nervo para perna, pode ter erro de condução para estímulo de músculo, atrofia e perda de sensibilidade”, alerta Ricardo Nahas, ortopedista do Hospital Nove de Julho.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Diferentes tipos de lesão que acometem o quadril


Diferentes tipos de lesões podem acometer o quadril, devido a sobrecargas ou impactos. Quando há suspeita de dor no quadril, pode ser que seja coluna, devido à ligação de ambos, ou joelho. Pelo menos isso é o que demonstra uma revisão de estudos de 2010, realizado na Universidade do sul da Califórnia. A análise aponta que a perda do controle muscular do quadril pode comprometer a pelve e o tronco, afetando a cinética (energia em movimento) e a cinemática (movimento) das articulações do joelho em vários planos. Além disso, é mais comum que as mulheres sofram com influências no quadril, devido à largura da região ser maior que a dos homens. Com base nas provas apresentadas durante a revisão, os pesquisadores argumentam que os tratamentos e intervenções que abordam deficiências no quadril podem ser benéficos para os pacientes que sofrem com várias lesões dos membros inferiores e do joelho.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Saiba como se formam as aftas e o que fazer para combatê-las

1. Machucadinho de nada?
Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem das aftas, já se sabe que elas começam com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.

2. Aí vem a inflamação
Com a ruptura do epitélio, um tecido mais profundo, o conjuntivo, fica à mostra. Aí, os linfócitos, células de defesa do organismo, passam a se aglomerar na tentativa de regenerar a área. Mas o excesso de soldados instaura, também, uma inflamação no local.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Caminhar 6 mil passos por dia beneficia as articulações

Em um levantamento da Universidade de Boston e de outras instituições americanas, cientistas mediram quantos passos 1 788 voluntários com osteoartrite nos joelhos - ou com alto risco de desenvolvê-la - davam em uma semana. Acompanharam, então, essa turma por dois anos. "Notamos que caminhar, em média, ao menos 6 mil passos diariamente evita incômodos decorrentes do quadro", diz o fisioterapeuta Daniel White, um dos líderes da investigação.

A meta, embora necessite de outras pesquisas para se consolidar, traz um parâmetro a ser mirado por quem está com os joelhos um pouco fragilizados. "Orientado por um especialista, o indivíduo pode iniciar com, por exemplo, 3 mil passos e, aos poucos, evoluir até alcançar o objetivo proposto pelo estudo americano", reflete Leda Magalhães de Oliveira, fisioterapeuta da Universidade Federal de São Paulo. Aliás, ultrapassar o limite mínimo estabelecido por White e seus colegas parece acarretar ainda mais benefícios. Segundo a pesquisa, a cada mil passos extras incluídos na rotina diária, o risco de o joelho ranger - e atrapalhar tarefas no cotidiano - cai mais 16%.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Veja dicas para evitar a contaminação de bactérias na sua cozinha

Frango na torneira, bactérias na cozinha:

A prática é bem-intencionada: eliminar impurezas do frango cru antes de mandá-lo para a panela. Mas a Food Standards Agency (FSA), agência de segurança alimentar britânica, divulgou um comunicado contraindicando a lavagem. A justificativa é que a bactéria Campylobacter, encontrada nessa carne, passaria por mãos, roupas e pela cozinha toda, chegando até a contaminar outras comidas. Apesar de não existir uma legislação para o controle desse micróbio no Brasil, há estudos apontando que ele também marca presença em nossos frangos. E qual o problema disso? “O contato com a Campylobacter pode causar diarreia, cólicas, dores abdominais e febre”, responde a médica veterinária Graciela Volz Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Para escapar de uma eventual intoxicação, basta cozinhar bem os produtos avícolas. Mas, afinal, como garantir uma cozinha livre de micróbios? Saiba abaixo:

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dicas de alimentação saudável para gestantes

Inclua diariamente nas refeições seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, pães e alimentos feitos com farinha de trigo e milho), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/ macaxeira/aipim.

Dê preferência aos alimentos na sua forma mais natural, pois além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Esses alimentos são a fonte de energia mais importante da nossa alimentação e devem estar em maior quantidade nas refeições.

sábado, 1 de novembro de 2014

Sucos detox: 7 receitas para

Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, os sucos detox melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. A nutricionista Andréa Uzeda da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, explica que “as frutas, verduras e outras substâncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”.

Suco detox de cenoura com maçã
Crédito: Shutterstock


Ingredientes
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.

Suco desintoxicante e digestivo

Ingredientes
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco desintoxicante “queima-pneu”

Ingredientes
1 ameixa-preta seca
2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Modo de fazer

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

Suco desintoxicante e energético
Crédito: Shutterstock


Ingredientes
4 cenouras
1 maçã
Suco de 1 limão (sem casca)
2 laranjas
1 pedaço de gengibre

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco detox com gengibre

Ingredientes
200ml de suco de uva integral
1 limão com casca
Gengibre a gosto
Canela a gosto

Modo de preparo

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.

Fonte: Bolsa de mulher