sábado, 20 de dezembro de 2014

Os riscos para a saúde em ficar muito tempo sentado

Atualmente, vários estudos já conseguem provar o que muita gente já sentia na prática: passar muito tempo sentado faz mal à saúde. Além de dores e desconfortos, ficar um longo período na posição pode causar inúmeros males.

Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine revelou que ficar mais de 11 horas por dia sentado, seja trabalhando, vendo televisão ou navegando na internet, pode dobrar o risco de morrer dentro dos próximos três anos. A pesquisa tem como base pessoas com mais de 45 anos de idade, mas os jovens também devem começar a se preocupar se preocupar.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A importância da fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que trata e previne distúrbios na funcionalidade do organismo humano por meio de agentes naturais e terapêuticos. Surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação de lesões e patologias que acometem o sistema músculo-esquelético. A fisioterapia atua no pré-cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos terminais, ortopédicos, pediátricos, geriátricos, neurológicos, clínicas estéticas, entre outras. A fisioterapia é indispensável, pois irá promover a melhora no quadro clínico do paciente, aumentando a qualidade de vida.

A fisioterapia de reabilitação consiste em restaurar os movimentos e funções comprometidas por uma doença ou acidente, diminuir processos inflamatórios, evitar dores, bem como realizar recuperação em fase pós-operatória. Porém, a falta de recursos para contratações de profissionais e aquisição de materiais é uma grande dificuldade para a realização desse atendimento à comunidade, mas nossa cidade disponibilizou uma sala para esse tipo de atendimento.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

10 motivos para praticar Pilates

1. Melhora da Postura
Sua coluna suporta o peso do seu corpo e permite que o seu corpo se desloque com facilidade e conforto. Essa é a teoria. Mas, na prática, horas passadas sentado a frente do computador ou da TV, acabam fazendo com que a coluna perca a forma natural, em S, resultando em dores nas costas e ombros arredondados. O Pilates contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.

2. Alívio da dor nas costas
A maioria dos problemas de coluna é proveniente de má postura e maus tratos à coluna. Por realinhar a sua coluna e conscientizar a postura, muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fisioterapia no tratamento da escoliose

Formada por 33 vértebras, a coluna vertebral possui curvaturas próprias, desenvolvidas na infância. A coluna do ser humano é dividida em quatro regiões, cada uma com uma determinada quantidade de vértebras. São elas: lordose cervical, com 7 vértebras; cifose torácica, com 12; lordose lombar, com 5 e cifose sacrococcígea, com 5 vértebras formando o sacro e 4 fundidas, formando o cóccix.

Ao nascer, o homem possui a coluna reta e uma curvatura cifótica, em formato de “C” ao ser vista de perfil. Com a necessidade de levantar a cabeça ao engatinhar, o bebê desenvolve uma curvatura chamada lordose cervical. Ao andar, o apoio dos quadris (essencial para a centralização do centro gravitacional e ao equilíbrio) é fundamental. Para isso, a coluna ganha mais uma curvatura, a lordose lombrar. Já na adolescência, fase da puberdade e do estirão, é frequente a quantidade de jovens que acabam acentuando a curvatura torácica, por vergonha do corpo ou má postura. A acentuação dessa curvatura resulta na hipercifose ou corcunda. caso os desvios sejam laterais, têm-se a escoliose.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Kinesio Taping – Evidências científicas no uso em lesões musculares

A Kinesio Taping é uma técnica que utiliza bandagem elástica adesiva sobre a pele proporcionando um mecanismo de pressão/força. Essa técnica foi inventada por um quiropraxista, Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão, utilizada para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Por apresentar a propriedade elástica, após a aplicação promove uma tração constante na pele com força para cima, diferente de uma bandagem comum.

O tratamento

A Kinesio taping é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura natural do corpo, através de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir por completo a amplitude de movimento. Esta técnica pode ser amplamente explorada nas diversas populações que vão desde a pediatria a geriatria, devido sua segurança. Apresenta excelentes resultados no tratamento de lesões dentro das áreas de ortopedia, neurologia e outras condições médicas. Essa bandagem é aplicada de acordo com as necessidades do paciente, após uma criteriosa avaliação, auxiliando ao retorno do equilíbrio corporal.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Seios grandes e má postura

Muitas mulheres sentem dores nas costas, mas não descobrem o porquê. Algumas já foram a médicos, mas os exames não constataram nenhuma alteração e nenhum problema com relação à musculatura ou à coluna vertebral. Independente da causa, seios grandes podem resultar em uma postura inadequada, tudo para suportar o seu peso.
O volume extra pode, sim, causar dores nas costas, embora muitos achem que se trata de um mito. A característica tanto pode ser genética quanto ocasionada pela gravidez, por exemplo.
Em casos extremos, é sugerida uma cirurgia para a diminuição das mamas. Mas, para que isso aconteça, é preciso passar por um acompanhamento minucioso com um médico especialista, para avaliar se isso é realmente necessário.

Embora exista essa saída, o melhor é fazer um acompanhamento específico, pois nem sempre a mesma solução é aplicada a todas as mulheres.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estressado no trabalho? A culpa é do e-mail

Uma nova palavra foi criada para descrever o estresse mais comum do trabalho no século XXI. Pesquisadores cunharam um termo, “telepressão”, para descrever nossa necessidade de responder imediatamente aos e-mails que recebemos. A definição também inclui aqueles que pensam repetidamente em como precisam responder uma mensagem de seus colegas ou um e-mail do chefe.

“Você tem um problema cognitivo se não se preocupar com isso”, diz Larissa K. Barber, professora-assistente de psicologia da Universidade do Norte de Illinois.

Barber e um colega escreveram recentemente um artigo associando o estresse a essa preocupação com a comunicação no trabalho — isso pode também ser aplicado a torpedos de celular, diz ela. Funcionários com altos níveis de telepressão têm maior propensão para concordar com afirmações como: “Eu não tenho energia para ir trabalhar de manhã” e “Eu me sinto como se minhas baterias estivessem descarregadas”. Além de se sentirem cansados, eles também tendem a perder o foco e ser incapazes de pensar claramente.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Saiba quem são os profissionais legalmente habilitados para dar aulas de Pilates

Já abordamos em alguns outros textos informações referentes ao Pilates. Algumas informações que todos já conhecemos é o fato de que o Pilates se tornou uma prática largamente difundida devido ao grande número de benefícios que traz enquanto atividade física, que a demanda por locais onde se possa praticar o Pilates têm crescido em larga escala e que infelizmente, nem todos estes locais possuem qualificações técnicas específicas para a correta aplicação da prática.

Com isso, procuramos esclarecer alguns pontos que são primordiais para que você possa escolher de maneira consciente o melhor local para fazer seus exercícios e além disso, poder contar sempre com a ajuda e orientação de um profissional qualificado para lhe acompanhar nos exercícios de Pilates.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Endometriose: conheça algumas formas de tratamento

Todos os meses, o endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fica mais espesso à espera de um bebê. Quando a mulher não engravida, ele se descama e é eliminado na menstruação. Acontece que, em alguns casos, parte do que seria expelido migra em sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, dando origem a um problema bastante comum atualmente: a endometriose. A doença, caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina (trompas, ovários, intestinos e bexiga) ainda não tem causas conhecidas, mas os médicos já descobriram que existe um risco aumentado se a sua mãe ou irmã tiverem o problema. Atualmente, cerca de seis milhões de brasileiras sofrem de endometriose, sendo que até 50% delas podem ficar inférteis. “Mas existem tratamentos capazes de controlar o problema e os sintomas que ele traz, como cólicas muito fortes e sangramento intenso”, afirma o ginecologista e obstetra Mauricio Abrão, presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE). Recentemente a ANVISA aprovou o uso das pílulas com baixa concentração de dienogest (2 mg) no Brasil. O remédio é o primeiro desde 1988 a ser desenvolvido especificamente para o tratamento da endometriose e já está sendo comercializado por aqui, mas ainda passa por avaliação no FDA (Food and Drugs Administration), órgão regulamentador de medicações nos Estados Unidos. Veja abaixo esse e outros tratamentos para endometriose.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Pilates contra Celulite

Uma das principais inimigas das mulheres hoje em dia, a tão temida celulite pode ser tratada com Pilates. Neste blog damos ênfase aos benefícios do Pilates principalmente pela parte terapêutica, mas dado que o Pilates possui também inúmeros benefícios estéticos, vamos falar um pouco sobre este, que é apenas um deles: amenizar a celulite com Pilates!

Além do que a gente escuta nas ruas e entre os praticantes de Pilates já ser um baita estímulo para que possamos conhecer o Pilates, a opinião de celebridades que vivem de sua aparência física torna-se um estimulante ainda maior, visto que podemos acompanhar de certo modo a evolução e verificar os resultados.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Exercício excessivo faz mal ao coração? Conheça os perigos do overtraining

O coração de atleta é um termo usado em cardiologia para descrever de forma abrangente todas as modificações na forma e funcionamento do coração de atletas bem treinados.

Quando uma pessoa é submetida a qualquer atividade repetitiva acontecem duas coisas: desgaste e adaptação. O desgaste pode ser observado mais facilmente por dores articulares em joelhos de corredores ou cotovelos de tenistas e golfistas. Isso pode ser prevenido evitando abusos e utilizando proteção adequada dos membros. A adaptação é mais facilmente observada na hipertrofia muscular em halterofilistas e no rearranjo das traves fibrosas ósseas para suportar melhor impacto durante o crescimento.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os Equipamentos de Pilates

No mês passado falamos um pouco sobre alguns acessórios para praticar o Pilates.

Neste post, falaremos sobre alguns equipamentos que podem ser encontrados na aula de Pilates, veja se você conhece ou já fez exercícios em alguns deles.

Cadillac

Este é o nome de um dos equipamentos preferidos pela maioria das pessoas que praticam Pilates. Possui barras, alças e molas para oferecer um leque variado de exercícios que auxilia desde enfermos até atletas a trabalhar o corpo.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mulheres que convivem muito menstruam juntas?

Sim. O motivo ainda é desconhecido, mas possivelmente a causa são os feromônios, segundo a maioria das pesquisas a respeito. Feromônios são odores, não captados pelo olfato humano, exalados naturalmente pelo corpo e que podem alterar o funcionamento do organismo de outras pessoas. Quando mulheres passam muito tempo juntas, seja em uma grande viagem ou confinadas em um reality show, elas absorvem o odor natural umas das outras. Em uma pesquisa feita em 1971 pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, cientistas passaram o suor de uma mulher no nariz de outras. No fim do estudo, a maioria delas menstruava na mesma época. Mas, por mais que esses aromas sejam a explicação mais conhecida para a sincronia do ciclo menstrual, a ciência ainda não comprovou isso. É porque nenhum pesquisador conseguiu até hoje isolar os compostos químicos do feromônio e saber do que ele é feito – se é que existe. Mas se não são os feromônios, o que causa a sincronização? Mera coincidência, alegam os mais céticos. Como o ciclo menstrual não dura exatamente 1 mês e não é igual para todas, eventualmente ele pode coincidir com outros.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Exercício físico: aliado das boas noites de sono

Estar em casa e preparar-se para dormir é o que muitos esperam depois de um dia intenso. Entretanto, relaxar durante a noite pode ser um problema para quem sofre de algum tipo de distúrbio do sono. Uma excelente alternativa para garantir uma noite bem dormida é praticar atividade física. Exercitar o corpo proporciona sono mais profundo e, consequentemente, mais reparador.

Os especialistas apontam a endorfina – o neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar – liberada durante os exercícios, como responsável pelas boas noites de sono. Aliás, os sedentários levam mais tempo para dormir: são em média dez minutos, contra sete dos que se exercitam regularmente.

No entanto, é importante evitar a prática minutos antes de ir para a cama. “A prática libera substâncias que fazem com que a temperatura corporal aumente. E o sono começa justamente quando a temperatura diminui”, explica a dra. Stella Márcia Tavares, responsável pelo setor de Polissonografia da Neurofisiologia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, aumenta a adrenalina no organismo, o que pode atrapalhar o sono.