segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

RPG é uma das mais eficientes ferramentas da fisioterapia para quem quer se livrar das dores no corpo e praticar uma atividade física

Dores nas costas, no quadril, nos tornozelos, nos ombros... Com certeza, você já deve ter sentido algumas delas. “O corpo funciona em cadeias musculares. Uma lesão em determinado lugar gera compensações em outros. Ou seja, quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando.
“E o sobrepeso é mais um agravante desse quadro”, explica o fisioterapeuta Oldack Borges Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (Reeducação Postural Global). Para aqueles que nunca ouviram falar, RPG é uma atividade indicada a pessoas de qualquer faixa etária. Ela trabalha duas vertentes: a reeducação postural e as lesões articulares. O tratamento é individualizado e visa enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios orientados pelo fisioterapeuta. “Eu sempre digo que a RPG transforma o impossível em possível porque entendemos que cada indivíduo tem sua fisiologia, o que significa que as patologias se manifestam de formas diferentes. “Por isso, não tratamos a doença e sim o paciente”, enfatiza o fisioterapeuta.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Calor aumenta chance de câimbras; veja como evitar

Contrações involuntárias de um ou mais músculos, as câimbras costumam incomodar muito, principalmente durante as atividades físicas. Desidratação e má circulação estão entre as causas das câimbras. Segundo Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração, no verão o número de câimbras aumenta.

"Isso acontece porque no calor transpiramos mais e desidratamos facilmente, além de água, neste processo há perda de sais minerais", afirma ele. Durante a transpiração excessiva há perda de grande quantidade de eletrólitos (sais) e é na ausência deles que há desequilíbrio dos fluídos corporais, o que causa as câimbras.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Diástase reto abdominal e Pilates

Mais comum em mulheres que tiveram múltiplas gravidez, causando repetidos estiramentos dos músculos, a diástase reto abdominal é uma separação da linha média (linha alba) dos músculos reto da parede abdominal. É uma abertura da linha média, no abdome, palpável de mais de 2,5 cm, ou qualquer abaulamento visível durante esforço é considerado como uma diástase.

A diástase reto abdominal comumente ocorre ao redor do umbigo, mas pode ocorrer em qualquer lugar entre o processo xifoide e o osso púbico. Isso ocorre devido a uma fraqueza da musculatura abdominal junto com alterações hormonais maternas e aumento da tensão na parede abdominal pelo útero crescente. A diástase reto abdominal pode ocorrer em diferentes graus durante a gravidez e pode não resolver-se espontaneamente no período pós-parto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O alinhamento da coluna no Pilates

A prática de exercícios deve ser prioridade para evitar futuros problemas posturais. Pessoas que trabalham horas na frente do computador, em posição de flexão torácica, podem sofrer as consequências por se manterem muito tempo na mesma posição.

O Pilates pode ser uma ótima escolha de atividade física. Além de trabalhar força, alongamento, coordenação motora e equilíbrio, irá desenvolver a percepção e a consciência corporal, trabalhando de forma precisa o alinhamento da coluna ou alongamento axial.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Efeito dos exercícios terapêuticos a disfunção temporomandibular

A disfunção temporomandibular (DTM) abrange um determinado número de problemas clínicos que envolve a musculatura mastigatória, a articulação temporomandibular (ATM), as estruturas associadas ou ambas.

Cerca de 70% da população geral tem pelo menos um sinal de DTM, no entanto apenas uma em quatro pessoas com sinais é conhecedora destes e o reportam como um sintoma. Das pessoas que apresentam um ou mais sinais de DTM, somente 5% procuram tratamento.

A etiologia da DTM possui caráter multifatorial decorrente de diversos fatores que modificam o equilíbrio estático e dinâmico dos componentes do sistema craniocervicomandibular.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O que pode causar o inchaço no corpo?

O inchaço pode aparecer por causa de diversos fatores, entre eles, o calor, o estresse e a posição em que a pessoa está.

Ficar parado do mesmo jeito, seja em pé ou sentado, por muito tempo prejudica a anatomia das veias, dificultando o retorno venoso, o que pode fazer o corpo inchar. Já o calor faz as veias dilatarem e não conseguirem circular o sangue, enquanto o estresse aumenta o nível do hormônio responsável pela retenção de líquido.

Além desses fatores, a gravidez, o consumo de sal, alergias a picadas de inseto e excesso de peso também contribuem para deixar o corpo inchado, como explicaram o ginecologista José Bento e o nefrologista Décio Mion no Bem Estar.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Levar a vida com bom humor ajuda a envelhecer com a saúde em dia

Com apenas 25 anos, o corpo inicia o processo de envelhecimento. As células perdem algumas características e não conseguem manter a mesma função de antes. Assim, para envelhecer com saúde, é preciso ter cuidados especiais com a alimentação, com a pele e até com nosso humor.

Consumir diariamente saladas, legumes, verduras e frutas variadas são essenciais. Além de possuírem muitas vitaminas e minerais, também são ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, no controle do colesterol e aumentam a sensação de saciedade durante a refeição.

Praticar atividades físicas também é bom para o corpo e para a mente. Cigarro e álcool são drogas que devem ser evitadas. Cuidar da pele também é importante. Usar filtro solar diariamente e hidratá-la, principalmente durante a noite, ajuda a combater o envelhecimento.

O bom humor também influencia no seu envelhecimento. Risadas exercitam o coração, reduzem os níveis dos hormônios do estresse, aumentam a imunidade e limpam os pulmões. Além disso, encarar a vida e os problemas com bom humor e de uma forma otimista, é muito mais fácil. Aceite a sua idade e seja feliz.

Fonte: Bem Estar

sábado, 17 de janeiro de 2015

Cuidados com a garrafinha de água

Bateu aquela sede e não nenhum bebedouro por perto? O ideal é ter sempre em mãos uma garrafinha com água, para manter o corpo hidratado durante todo o dia. Além da praticidade, as squeezes são ecologicamente corretas, uma vez que dispensamos o uso de vários copos descartáveis ao longo do dia. Mas será que utilizamos as garrafinhas da maneira correta?

Por estar em contato direto com nossa boca e mãos, as garrafinhas de água acabam se enchendo de bactérias. Por isso, há risco de contaminação por bactérias nocivas à nossa saúde, como o estreptococos e o estafilococos, causando doenças como amidalite, faringite e outras ainda mais sérias.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

É possível perder gordura abdominal em qualquer idade?

Já é sabido que, com o avanço da idade, o ganho de peso costuma ser inevitável e emagrecer se torna uma tarefa um pouco mais difícil. O fato, no entanto, não pode servir como desculpa para abandonar completamente os exercícios. Saiba que é possível eliminar a gordura abdominal, por exemplo, em qualquer idade.

A desaceleração do metabolismo é um fato real e você perde cerca de meio quilo de massa muscular a cada ano em seus 20, 30 e 40 anos, enquanto perde cerca de um quilo de massa muscular quando atinge os 50 anos. Uma das teorias é que seu corpo começa a perder músculos em um ritmo mais rápido do que ele pode construí-lo de volta novamente quando chega à meia idade.

Pesquisas indicam que levantar pesos duas vezes por semana durante 25 minutos já é suficiente para manter seu metabolismo em dia. Manter uma rotina de exercícios aliada a uma alimentação saudável é essencial para a longevidade e ainda faz com que você se sinta confortável com o próprio corpo em qualquer idade.

Fonte: Bolsa de Mulher

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Fisioterapia no tratamento da bursite

A fisioterapia irá atuar para amenizar os sintomas da doença, utilizando-se de recursos físicos e terapêuticos.

A bursite é uma inflamação da bursa (bolsa pequena de líquido que envolve as articulações que serve para amortecer dos ossos, tecidos musculares e tendões), que sucede principalmente nos cotovelos, ombros e joelhos. Ela pode se apresentar na forma aguda ou crônica.

As bursites podem ser apresentadas em decorrência de traumatismos, infecções, movimentos repetitivos, esforço excessivo, gota e artrite. Os sintomas mais comuns desse tipo de inflamação são: dor nas articulações, restrição de movimentos, rigidez e dor ao movimentar-se, inchaço e inflamação.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pilates para uma gravidez saudável

Associado a uma alimentação saudável e balanceada, a técnica do Pilates é capaz de garantir mais qualidade de vida durante e depois da gravidez. Hábitos saudáveis durante esse período ajudam a suportar as diversas alterações hormonais que causam mudanças físicas e emocionais à mulher.

O Pilates é uma técnica bastante recomendada para as mulheres gestantes, à exceção daquelas que estão em um quadro de risco ou que, por orientações médicas após algum tipo de complicação, precisem manter o repouso para evitar um possível agravamento.

O Pilates oferece exercícios de baixo impacto que não causam sobrecargas às articulações e os seus benefícios são variados.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

RPG e Pilates: eficientes técnicas para correção postural

Se somadas a isso questões como sedentarismo, stress e até mesmo disfunções no processo de crescimento na pré-adolescência, a ideia de andar com apenas dois apoios tem seus lados negativos. Mas nada que cuidados essenciais e tratamentos como a Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates não possam resolver. 

Um dia, há quase quatro milhões de anos – conforme pesquisa recente da Universidade de Liverpool – o homem passou a ser bípede e começou a andar ereto. Ao invés de quatro apoios no solo, preferiu ter dois (os pés) enquanto as mãos foram alçadas e ficaram livres. Ponto para o desenvolvimento do cérebro, influenciado pela capacidade de manipular alimentos e objetos, culminando na produção das próprias ferramentas de subsistência. Em suma, andar em pé ajudou o homem a se tornar inteligente e habilidoso na trajetória evolutiva.

Mas quem disse que tudo isso seria fácil? Em 2013, em plena Era Pós-Moderna, não são poucos os indivíduos herdeiros dos bípedes de milhões de anos atrás a procurarem clínicas de Fisioterapia e estúdios para consertarem erros posturais. Isso porque desde que aprenderam a se locomover em pé, os seres humanos passaram a sobrecarregar estruturas musculares e esqueléticas na tentativa de vencer a lei da gravidade.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Acupuntura x dor crônica

Uma análise de 29 estudos clínicos feita por cientistas da Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (EUA), mostrou que a acupuntura é melhor que o uso de placebo para o tratamento de alguns tipos de dor crônica, como a lombalgia e a cefaleia.

Os pesquisadores utilizaram informações de estudos clínicos feitos com um total de 17.992 pacientes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Suécia. A acupuntura se mostrou superior no tratamento da dor crônica tanto em relação ao grupo que não recebeu nenhuma terapia quanto ao que recebeu acupuntura simulada, quando as agulhas são introduzidas na pele, mas fora dos pontos específicos. Também foram usadas nos estudos analisados agulhas retráteis (que não ultrapassam a pele dos pacientes), acupuntura a laser e nenhum tratamento.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Dieta Viking pode diminuir riscos do excesso de peso, aponta pesquisa

Uma dieta nórdica - apelidada de dieta Viking - poderia reduzir os perigos de estar acima do peso, de acordo com um novo estudo da Universidade da Finlândia Oriental, cientistas descobriram que comer peixe, frutos, cereais integrais e vegetais reduz a taxa de genes associados com as inflamações ligadas a doenças crônicas. Os resultados foram publicados no “American Journal of Clinical Nutrition”.

A dieta parece diminuir a expressão de um gene localizado nas células de gordura embaixo da pele associado com a inflamação, que se acredita que causa diversos problemas de saúde como a diabetes do tipo 2 e a pressão alta.

Também está associada com uma condição chamada aterosclerose, em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Especialistas discutem mitos e verdades sobre o Pilates

O Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos), só nos Estados Unidos o número de praticantes aumentou 471% de 2000 para 2008, e hoje estima-se que sejam quase nove milhões. No mesmo período, o spinning cresceu 42% e a corrida na esteira apenas 32%.
Mas, Antes de iniciar a pessoa deve saber o que esperar do pilates.

Por exemplo, se quiser melhorar a postura, a coordenação motora e o equilíbrio; fortalecer e alongar a musculatura, vá em frente. Mas se a ideia for ganhar músculos e queimar muitas calorias para emagrecer prefira outra ginástica, ou melhor, associe-o a outras. Nas questões sobre pilates, há mais prós do que contras, mas há também uma ideia equivocada de que o exercício isoladamente pode te dar um corpão como o de Madonna ou Demi Moore. Vale lembrar que as duas fazem musculação pesada. E pilates.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Veja dicas de exercícios para aliviar a dor do esporão

As dores no calcanhar são o principal sintoma do esporão. O problema se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular – localizados na região plantar dos pés. Essa calcificação se assemelha à espora do galo, de onde vem o nome da doença - Esporão de Galo. No entanto, a dor não é provocada pelo esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim pela inflamação do tendão e da fáscia.

Veja dicas de exercícios para aliviar os sintomas causados pela inflamação:

São movimentos que você pode fazer em casa, e que evitam muitas vezes o uso de remédios e até cirurgias. Só inicie sua fisioterapia em casa com os pés desinchados. Faça os exercícios pelo menos duas vezes ao dia e evite atividades esportivas durante as duas primeiras semanas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Veja dicas para consumir 5 porções de frutas por dia

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5 porções de frutas por dia. Esse consumo pode ser distribuído ao longo do dia, nas três refeições e nos lanches entre elas, de preferência com uma boa variedade entre essas frutas para garantir os diferentes nutrientes de cada fruta.

A porção varia de acordo com a fruta. Pode ser meia manga, uma fatia de mamão formosa, uma maçã inteira ou um pequeno cacho com entre 10 e 12 uvas.

Os sucos também podem contar como porção, mas é preciso ter atenção. Muitas vezes, eles concentram muito mais frutose -- ou seja, mais calorias -- que a fruta in natura, com a desvantagem de não preservar as fibras. Um caso clássico é o suco de laranja, que pode concentrar o açúcar presente em três frutas.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Alimentos que aumentam a energia

Alimentos ricos em nutrientes trazem a energia que nosso corpo precisa para enfrentar as atividades do dia a dia. Alguns alimentos e bebidas podem ajudar até a combater e diminuir o cansaço, quando incluídos nas refeições diárias.

Confira cinco alimentos que aumentam a energia:

Ovos

Comuns no café da manhã de algumas pessoas, são uma fonte importante de vitamina B, que se encontra concentrada na gema. Como possivelmente você já escutou, o grupo de vitaminas B tem um importante papel no metabolismo.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pimenta emagrece e ar condicionado pode engordar

São milhares de coisas que podem ajudar na perda ou ganho de peso, o endocrinologista Bruno Halpern e a nutricionista Andréia Naves falaram sobre dois fatores específicos que podem interferir na balança: o ar-condicionado e a pimenta.

De acordo com a nutricionista, a pimenta é um alimento termogênico, como o gengibre, a canela e a cafeína, por exemplo, que faz com que o corpo aumente a produção de calor e queime mais energia.

Fora isso, ela ainda estimula a produção de certos hormônios que aceleram a frequência cardíaca e o metabolismo. Uma boa dica, segundo a especialista, é consumir ovos mexidos com pimenta 40 minutos antes de fazer atividade física, porque isso acelera a quebra de gordura.