terça-feira, 31 de março de 2015

O Pilates pode ser feito por quem tem pressão alta?

Um a cada cinco brasileiros são portadores de hipertensão arterial (pressão alta) e, para este público, optar por uma atividade física de baixo impacto pode ser um bom caminho para manter a mente e o corpo em equilíbrio. O principal objetivo alcançado pelo hipertenso com a prática regular de Pilates é a união de uma atividade física que traz força, disposição e relaxamento ao mesmo tempo.

O praticante pode conquistar melhores níveis de consciência corporal e provavelmente, maior controle e eficiência sobre todo o trabalho respiratório, que contribui para que a pessoa mantenha-se mais calma e equilibrada.

Durante a atividade física ocorrem algumas mudanças na circulação para promover um maior aporte de oxigênio aos tecidos que estão em movimento e este aporte se produz graças ao esforço do coração que, durante o exercício, pode chegar a quintuplicar em comparação a uma situação de repouso.

segunda-feira, 30 de março de 2015

O Pilates é um grande aliado para quem precisa perder peso

O Pilates é um grande aliado para quem precisa perder peso. A atividade em si não proporciona uma grande queima de calorias, mas ela ajuda no emagrecimento de outras maneiras. O foco dessa atividade é o alongamento e fortalecimento muscular, além do equilíbrio físico e mental. Com o aumento da massa muscular, a queima de calorias em repouso aumenta, já que o corpo precisa gastar mais energia para manter uma quantidade maior de músculos em funcionamento.

Principalmente por estimular um trabalho de respiração, o pilates acelera o metabolismo, o que também é ótimo para eliminar as gordurinhas a mais. Isso sem contar que combate o estresse e a ansiedade, grandes vilões da dieta e do emagrecimento.

domingo, 29 de março de 2015

Depressão - causas, sintomas e tratametos

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Causas

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.

sábado, 28 de março de 2015

Saiba porque alguns joelhos rangem ou fazem barulho ao agachar

Aquele barulho vindo de seus joelhos quando você se agacha, pode ser enervante ou preocupante... “Mas se não for acompanhado por dor, desconforto ou inchaço, não há necessidade de se preocupar com isso”, afirma o ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.701), médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo o ortopedista, “o som de estalo que você ouve é conhecido como crepitação. Em alguns casos, isto não é nada mais que bolhas de gás aparecendo em suas articulações. Isto ocorre quando nós estalamos os dedos das mãos também. Depois de uma ou duas vezes, não há mais bolhas para se formar e os dedos param de estalar por algum tempo, até novas bolhas conseguirem se formar”, explica.

Isto também pode ser resultado da diminuição da espessura da cartilagem, principalmente nos joelhos. Esta cartilagem reveste as extremidades dos ossos, e com o passar do tempo vão perdendo água e afinando. Com isto, as articulações vão perdendo a suavidade, fazendo com que ossos e tecidos criem um pequeno atrito quando você dobra as pernas. “A crepitação é extremamente comum, pois nossas articulações costumam fazer muito barulho”, explica o médico.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Chá-mate ajuda a emagrecer e a combater o diabetes

O chá-mate é uma bebida produzida a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis) tostada. Esta erva tem sido preparada como bebida desde a época pré-colombiana no Paraguai, Argentina e Brasil. No século XVI, os espanhóis provaram a adoraram o alimento.

Outras espécies de ervas também são comercializadas como se fossem a erva mate, são elas: Ilex argentina, Ilex dumosa, Ilex brevicuspis, Ilex taubertiana, Ilex theezans, Ilex pseudobuxus entre outras.

Além da versão em chá, a erva mate também pode ser consumida de outras formas.

Chimarrão: elaborado por meio da infusão de folhas e ramos, possui um gosto amargo e costuma ser consumido no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai
Tererê: feito com água fria na cuia e consumido principalmente na região centro-oeste do Brasil e no Paraguai
Mate cozido: preparado com folhas secas e moídas da erva-mate em saquinhos ou saches e costuma ser consumido na Argentina ou no Paraguai.

quinta-feira, 26 de março de 2015

5 dicas para aliviar a dor de garganta

Com as mudanças de tempo, ora frio ora calor, começam a surgir as típicas doenças desse período, como gripe, faringite, laringite e até mesmo resfriado. Todos esses problemas têm um sintoma comum que causa muito incômodo: ela, a dor de garganta.

Confira dicas que ajudam a aliviar a dor, seja ela aguda ou apenas um "arranhando". Vale lembrar que tais sensações indicam que há algo de errado e tem uma doença se instalando.

Os truques dão um alívio para a garganta, no entanto, não influenciam no tratamento da inflamação ou outra condição existente. Se houver piora, presença de pus, sangue ou dores mais intensas, é imprescindível avisar seu médico. Dê uma olhadas nas dicas abaixo:

1. Hexamidina em spray
Com efeito analgésico, os medicamentos à base de hexamidina trazem benefício durante o efeito da medicação, aliviando o sintoma sem tratá-lo.

quarta-feira, 25 de março de 2015

De mocinho a vilão: cuidado com o suco verde

Utilizado nas dietas detox, por conta de suas propriedades antioxidantes, o suco verde tem sido consumido indiscriminadamente. Na ânsia de perder peso e desinchar rapidamente, muitas pessoas têm substituído refeições por copos do suco, o que pode ser extremamente prejudicial à saúde. O consumo incorreto, sem o cuidado e orientação médica e nutricional necessária, é um risco.

Segundo a nutricionista Luciana Harfenist, especialista em nutrição esportiva e ortomolecular, do Rio, a falta de orientação sobre os ingredientes utilizados no suco (os mais comuns são couve, rúcula, espinafre e brócolis), realmente pode transformar o aliado da dieta em vilão.

Luciana explica que a desinformação em relação aos ingredientes pode agravar alguns transtornos pré-existentes, como gastrite, úlcera, colón irritável e doença inflamatória intestinal. Além disso, é fundamental conhecer a procedência dos legumes e verduras consumidos. Muito do que é encontrado nos hortifrútis vem de áreas sem rede de esgoto, o que pode gerar a contaminação por parasitas transmitidos pela água”, anota.

terça-feira, 24 de março de 2015

Prática de atividades físicas ajuda idosos a manter força e equilíbrio

A prática de exercícios físicos sempre proporciona bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Só que essas práticas geralmente são associadas a pessoas jovens e saudáveis. No entanto, praticar esporte com regularidade acaba sendo fundamental em qualquer idade, já que a atividade não só previne doenças, mas muitas vezes também é a cura para muitos males. Por isso, cada vez mais idosos aderem às práticas esportivas buscando uma vida melhor.

A geriatra Hellen Arruda explica que o envelhecimento é heterogêneo, ou seja, é diferente para cada pessoa. Uma mulher de 60 anos pode apresentar determinado problema que outra aos 70 pode nunca vir a ter. A especialista explica ainda que fatores externos como a genética, os hábitos alimentares e vícios podem encurtar o caminho para problemas de saúde.

sexta-feira, 20 de março de 2015

O método de deixar os pés de molho em antisséptico bucal funciona?

Andou circulando pela internet uma receita caseira supostamente mágica que garantia deixar os pés mais bonitos. Consistia em deixar os pés de molho em antisséptico bucal. A promessa era de deixar a pele mais grossa molinha a fim de retirá-la facilmente.

Usamos antisséptico bucal com álcool, vinagre branco e água morna. Deixamos os pés de molho durante quinze minutos com as plantas totalmente cobertas com a mistura líquida.

Resultado: não valeu a pena. Primeiramente, porque os pés acabaram ficando com uma sensação estranha de refrescância e azuis por dois dias.

Depois, a pele não saiu facilmente. No final, precisamos usar a pedra pomes e passar creme hidratante. Ainda assim, o antes e depois não foi assim tão diferente.

"O antisséptico bucal e o vinagre possuem álcool, o que resseca a pele, deixando-a mais sensível. Não vejo sentido nesse método", afirma a dermatologista Selma Schuartz Cernea, do Hospital Albert Einstein.

"Só a água morna ou um creme hidratante bastam para hidratar essa camada mais grossa dos pés, deixando-a mais fácil de ser removida." Selma também alerta que o uso frequente de sandálias ou andar muito descalça ajuda a piorar a situação.

Fonte: Veja São Paulo

quinta-feira, 19 de março de 2015

Consciência perineal

A função normal dos músculos do assoalho pélvico (MAP) é caracterizada como a habilidade de realizar uma contração voluntária forte, e uma contração involuntária que ocorre concomitante ao aumento da pressão intra-abdominal (Talasz etal., 2008). A correta contração dessa musculatura depende de uma adequada consciência perineal (Palma, 2009; Thompson et al., 2006). Durante uma forte contração deve-se observar a oclusão do intróito vaginal e sua aproximação com o orifício do ânus, resultando em um movimento em sentido ventral dos órgãos pélvicos (Moreno, 2004, p. 102). Não se deve permitir a contração sinérgica da musculatura acessória (glúteos, adutores e reto abdominal) (Morkved et al., 2000).

O assoalho pélvico da mulher adulta é naturalmente fraco, por causa de sua postura ortostática, posição a qual o peso das vísceras recai sobre a musculatura pélvica. Aproximadamente 37% das mulheres não tem consciência de sua musculatura perineal e não conseguem contrair esses músculos quando isso lhes é solicitado (Palma, 2009). Somando-se a este fato, mulheres com perda involuntária de urina demonstram estratégias de controle motor alteradas durante a contração voluntária dos músculos do assoalho pélvico (Madill et al., 2009).

quarta-feira, 18 de março de 2015

8 Curiosidades sobre o sono que você não sabia

1. É pessoal

Oito horas que nada. O sono tem cinco fases e ocorre em ciclos de 90 minutos. A ideia de dividir o dia em três e ter oito horas de sono é cria da Revolução Industrial e não funciona para todo mundo. Alguns organismos podem precisar de seis horas de sono, outros nove.

2. Recuperação do sono, uma ilusão

Não adianta. Dormir mais aos finais de semana não é suficiente para reparar todos os danos causados à saúde pelas poucas horas de sono durante o restante da semana. O hábito pode até diminuir a sensação de sonolência e o stress, mas não é capaz de evitar problemas causados pela privação do sono, como dificuldade de concentração.


3. Sério, desliga esse celular


Ficar no Whatsapp e Facebook antes de dormir é cilada. Uma pesquisa recente indicou que trocar muitas mensagens pelo celular durante a noite são mais propensas a ter insônia, dormir poucas horas ou sentir mais cansaço ao longo do dia seguinte.

terça-feira, 17 de março de 2015

Vamos deixar o abdômen sarado?

Muito se fala em abdominal definido, nas grandes vantagens não só estéticas mas também funcionais que se tem ao fortalecer os músculos abdominais. Pois bem é de fundamental importância para qualquer pessoa ter músculos fortes e bem estabilizados, já que isso melhora a postura, estabiliza os movimentos do dia a dia e ajuda na parte estética. Porém nem todos gostam dos treinos tradicionais de musculação e buscam em outras práticas tal objetivo. Dentre tantas que existem, o Pilates com certeza é uma das mais eficazes neste sentido.

O Pilates é uma prática que tem como foco principal o fortalecimento da base que sustenta nosso corpo, mais especificamente a região do core, abdômen e lombar. Desta forma, mesmo em exercício onde o foco seja outro grupamento muscular, tanto o abdômen, como o core e a lombar estarão ativados. Quando um aluno inicia nas aulas de Pilates, o professor busca nas primeiras aulas trabalhar com o controle tônico desta região e o controle da respiração, desta forma enfatizando esta musculatura do abdômen em específico.

Fonte: http://www.treinomestre.com.br/fortalecimento-abdominal-com-o-pilates/

domingo, 15 de março de 2015

Consumo indevido de suplemento pode provocar doença

O uso de suplementos alimentares tem crescido no País. Nas academias e nas redes sociais, o tema é discutido diariamente. O consumo sem orientação especializada, porém, pode provocar doenças e levar até a morte.

“Ao invés de serem usados para suprir as necessidades fisiológicas, quando não alcançadas na alimentação, os suplementos passaram a substituir refeições. Uma alimentação balanceada não deve ser trocada por suplementos”, adverte o nutricionista Leo Acro, do Rio de Janeiro.

O consumo de suplementos não que é consenso nem entre os nutricionistas. Afinal, para uma vida saudável e um corpo em forma é bom ou não fazer uso deles?

Atualmente, os suplementos vêm sendo cada vez mais utilizados. Porém, de forma errada e sem auxílio do profissional especializado (nutricionista). Em vez de serem usados para suprir as necessidades fisiológicas quando não alcançadas na alimentação, os suplementos passaram a substituir refeições. Uma alimentação balanceada não deve ser trocada por suplementos. O uso deve ser feito de forma a não trazer riscos à saúde e somente um profissional capacitado pode recomendá-lo.

sábado, 14 de março de 2015

Dez alimentos que ajudam a aumentar a massa magra

A luta diária pela redução da gordura corporal e aumento da massa magra está levando muita gente a cometer loucuras, colocando a saúde em risco. Exercícios sem acompanhamento, dietas radicais e o uso de substâncias proibidas estão sendo utilizados, o que é extremamente perigoso.

“Como consequência, pode haver algum dano ao organismo, que nem sempre é reversível. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, um check-up é fundamental para saber se está com a saúde em dia e apto à prática de atividade física. Após isso, um educador físico poderá indicar o melhor tipo de atividade. Para complementar, um acompanhamento de um nutricionista será de extrema importância, pois este poderá indicar o melhor tipo de dieta para alcançar seus objetivos e recomendar as quantidades e o melhor tipo de suplemento, se houver necessidade, lembrando que todo excesso poderá acarretar algum dano à saúde”, afirma a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center.

sexta-feira, 13 de março de 2015

“Uma taça de vinho tinto é equivalente à uma hora na academia”, diz estudo

Academia ou happy hour? De acordo com um estudo da Universidade Alberta, do Canadá, tanto faz. É que para a intrigante pesquisa canadense, uma taça de vinho tinto tem efeitos equivalentes no seu corpo à uma hora de academia.

Jason Dyck, líder da pesquisa, alega que isso se deve às altas quantidades de resveratrol presente na bebida. “O resveratrol é um poderoso antioxidante presente em alguns alimentos como pele e sementes das uvas, vinhos tintos, amendoins, nozes e até em romãs” explica a nutricionista Patrícia Davidson.

Dyck explica que os benefícios obtidos com o resveratrol são similares aos obtidos na academia: eles melhoram a performance física, aumentam os batimentos cardíacos e a força muscular, do mesmo jeito que um exercício na academia. “O resveratrol tem ação comprovada e apresenta diversos benefícios no desempenho físico e das funções cardíacas, como pressão arterial, concentrações de lipídios plasmáticos e consumo máximo de oxigênio foram observados com o uso constante” diz Patrícia.

Mas nada de abandonar a academia: a descoberta da pesquisa deve beneficiar apenas pessoas com alguma deficiência física. “O resveratrol pode simular um exercício ou potencializar os benefícios de alguma atividade que uma pessoa fisicamente incapacitada faça” defende Dyck. Para o restante, a melhor saída talvez seja alternar os dias na academia com uma tacinha aqui, outra ali…

Fonte: http://vogue.globo.com/beleza/saude/noticia/2015/03/uma-taca-de-vinho-tinto-e-equivalente-uma-hora-na-academia-diz-estudo.html

quinta-feira, 12 de março de 2015

Aprenda técnica de respiração para controlar a ansiedade

Nadi Sodhana, Anuloma viloma ou simplesmente Respiração alternada é uma técnica respiratória do Yoga que ajuda a combater além da ansiedade, o estresse, estabiliza a mente, equilibra funções cardio respiratórias, melhora a insônia e a fadiga mental.

Nadi= canais de energia

Sodhana= purificação

Vamos lá:

Sente-se em uma postura firme, mas confortável, assim poderá permanecer sem desconforto nos joelhos dobrados. Essencial coluna ereta .Uma alternativa é sentar-se em uma cadeira com a coluna ereta, os pés bem apoiados no chão, as mãos no joelho. O yoga contempla várias posturas meditativas, se conhece , adote uma.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Fadiga adrenal: saiba o que é e como tratar

Você já se pegou muitas vezes estando cansado, mesmo tendo boas noites de sono?
As causas podem ser muitas, como anemia, excesso de trabalho, deficiência de nutrientes, etc. No entanto, existe uma causa ainda pouco conhecida, que acaba por não diagnosticar e, consequentemente, não tratar de forma correta: A fadiga adrenal.

Se você se sente muito cansado, com muita dificuldade de levantar da cama, desejo de consumir doces, açúcar ou pães e massas, precisa de um cafezinho pra começar o dia e acordar, tem mais energia após as 18h, nem sabe mais o que é ter desejo sexual, ganha peso com facilidade e sente que está difícil perdê-los, mesmo comendo alface, pode ser que você esteja sofrendo esse problema, que tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, deriva-se do estresse, principalmente do estresse crônico.

terça-feira, 10 de março de 2015

O que causa a 'barriga de cerveja'?

Gelada, com amigos e no bar: beber cerveja muitas vezes é um prazer. Talvez por isso haja quem se orgulhe de uma proeminente barriga "conquistada" a base de cerveja.

Mas a bebida é realmente a responsável? O que de fato causa a barriguinha?

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que provoque gordura abdominal. São as calorias do álcool que engordam.

Trabalho extra
O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas.

Isso significa que -- para dar conta do álcool -- deixa de passar pelo órgão outros alimentos, como a gordura da carne, da batata frita e outros petiscos.

domingo, 8 de março de 2015

Trate a condromalácia patelar com Pilates

Pessoas que sentem dores no joelho ao correr, com a sensação de “agulhadas”, podem estar com condromalácia patelar. Também conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, a condromalácia patelar consiste em uma espécie de “amolecimento” e consequente degeneração da cartilagem patelo-femural.

O fator mais comum é o traumatismo que pode ser crônico, por fricções entre a patela e o sulco patelar do fêmur, ou agudo, como pancada e lesão aguda da cartilagem femoropatelar, com impedimento da nutrição ideal dessa estrutura devido às rachaduras originadas.
“A condromalácia patelar é o resultado de uma lesão da cartilagem femoropatelar que causa fissuras e provoca desconforto e dor ao redor ou atrás da patela”, explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Bárbara Farias. 

sábado, 7 de março de 2015

Conheça os ossos sesamóides: ossos dos pés que causam tanta dor

Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux) e são tipicamente de tamanho pequeno (como dois feijões). Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Algumas pessoas podem tê-los separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido.

O que faz o osso sesamóide?
Os ossos sesamóides estão embutidos no tendão flexor do hálux, mas o que torna estes ossos pequenos tão importantes não é a sua localização, mas a natureza com que foram concebidos para funcionar como um ponto de apoio ou um braço de alavanca para os tendões flexores.

Equivalente a seu trabalho como um ponto de apoio, os ossos sesamóides também atuam como um guarda-costas para seus tendões circundantes, segurando os tendões mais longe da articulação. Em cima da proteção, os sesamóides também servem para reforçar os efeitos de tendões do ponto de vista mecânico, como roldanas.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Dor no pulso: tendinite causada pelo WhatsApp afeta quem exagera nas mensagens

Para onde quer que se olhe, pelo menos uma, mas geralmente mais pessoas estão com os olhos voltados para a tela do celular. O hábito é acompanhado pela movimentação rápida dos dedos sobre a tela. Os cotovelos se mantêm dobrados e a cabeça fica voltada para baixo. Uma postura mantida constante por tanto tempo só poderia trazer prejuízos à saúde.

TENDINITE NOS PUNHOS E POLEGARES

“É muito comum hoje às pessoas ficarem horas no celular, digitando no WhatsApp, sempre realizando movimentos repetitivos e sem intervalos”, explica o ortopedista Mauricio Marteleto, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). De início, surge uma dor discreta na região, mas com o tempo ela pode aumentar. “Poderá haver uma inflamação dos punhos que se manifesta com dor nesse local que depois irradia por toda a musculatura que está ao redor”.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Artrose e os Benefícios que o Pilates pode Proporcionar

Artrose ou osteoartrose é o nome dado ao processo de degeneração (deterioração) da cartilagem, fazendo com que aja uma diminuição, podendo chegar à perda total, do espaço existente entre os ossos das articulações.

Cartilagem articular ou cartilagem hialina é uma estrutura que está presente nas extremidades ósseas das articulações. Tem como funções garantir o deslizamento das superfícies articulares entre si de maneira suave e sem atrito, suportar as pressões pelas articulações e a distribuir de maneira uniforme as pressões intra-articulares.

A artrose pode surgir em qualquer articulação, sendo as mais comuns: os dedos, os ombros, os quadris, os joelhos (também chamadas de gonartrose) e a coluna vertebral (também conhecidas como “bico de papagaio”), principalmente nas regiões cervical e lombar, por terem maior mobilidade.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Acupuntura para engravidar: Fernanda Machado usou o método e está grávida

Grávida de seis meses de sua primeira filha, a atriz Fernanda Machado contou em seu Instagram que a acupuntura foi uma de suas aliadas para vencer a endometriose e conseguir engravidar. Veja a seguir como o método ajudou a futura mamãe.

A endometriose faz com que o tecido interno do útero cresça em outras partes do corpo e, no caso de Fernanda, era um dos ovários que estava comprometido. A atriz passou por uma cirurgia para retirar o tecido crescido e suspendeu a menstruação com uso de remédios. Mas, além dos métodos tradicionais, ela também sentiu os benefícios do tratamento específico da acupuntura para engravidar.

terça-feira, 3 de março de 2015

Suco verde da medicina chinesa para emagrecer e passar o dia zen

Além de usar o suco verde para emagrecer, a bebida também pode ser aliada para trazer outros benefícios ao corpo. Segundo acredita a medicina chinesa, a alimentação influencia diretamente no bem-estar do corpo e da mente. A chefe de cozinha Lu Rocha, que segue os ensinamentos orientais, recomenda uma receita para consumir pela manhã que seria capaz de combater o mau humor matinal e ainda evitar o estresse ao longo do dia.

Segundo a profissional do buffet funcional Well Be, o cortisol, hormônio do estresse, é muito alto nesse período do dia. Por isso, a indicação é adicionar à bebida a maçã, que reduz o colesterol e previne câncer. Além dela, a receita ainda leva limão, que ajuda o funcionamento do fígado, e linhaça, poderosa aliada para o emagrecimento e para a redução dos sintomas da TPM e da menopausa.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Conheça o TRX – treino ajuda a emagrecer e tonifica o corpo

Muitos famosos aderiram ao TRX – treinamento suspenso – como treino para reduzir as medidas. Potente para emagrecer e secar a barriga, ele trabalha todos os músculos e é realmente eficiente para ter um corpo definido como o de Sabrina Sato, Juliana Paes e Fernanda Souza, algumas das adeptas da prática.

Essa modalidade, além de tudo, tem um alto gasto calórico em pouco tempo: são mais de 600 calorias perdidas em apenas 40 minutos de exercícios em suspensão. “Todos os movimentos são feitos com o peso do próprio corpo e isso garante um trabalho muscular muito mais intenso”, garante o personal trainer Benedito Silveira Junior, professor da academia SP Fit Club, em São Paulo.

domingo, 1 de março de 2015

Variar os tipos de óleos usados nas refeições faz bem para a saúde

A dose faz a diferença em tudo na alimentação. É o que ocorre com os óleos: se consumidos em excesso, podem causar problemas como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças do coração, pois concentram vários tipos de gorduras.

Para evitar problemas, recomenda-se para um adulto saudável o consumo diário de gordura de no máximo entre 20% a 35% da dieta. Como cada óleo possui uma composição diferente, é recomendável variar o tipo na alimentação.

Já o azeite contém compostos antioxidantes capazes de beneficiar o coração. Além disso, pode ajudar no funcionamento intestinal. E é preciso ter alguns cuidados na hora de guardar e, principalmente, de usar os óleos e azeites para cozinhar alimentos.


O azeite de oliva pode ser classificado em dois tipos: virgem e extra-virgem e a diferença entre eles está no teor de acidez, o que também influencia no sabor. Quanto menor a acidez, maior a pureza do produto. O azeite virgem tem acidez menor ou igual a 2 gramas para cada 100 gramas. Já a acidez do extra-virgem é menor ou igual a 0,8 gramas para cada 100 e é o tipo mais puro.

O extra virgem é recomendado para consumo cru, como por exemplo, em saladas, por causa do sabor. O virgem, apesar de ter os mesmos benefícios, tem o sabor menos apurado e pode ser usado para cozinhar, além de ser mais barato. Apesar de fazer bem para a saúde, o azeite não apresenta quantidades importantes de ômega-3, como o óleo de canola e de soja que possuem teores mais elevados. A gordura do azeite suporta temperatura muito alta, mas suas propriedades benéficas são preservadas apenas até 180 graus. Pode ser usado para refogar, assar, cozinhar, mas não para fritar alimentos.