quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pesquisadores australianos descobrem método para reverter Alzheimer e restaurar a memória

Parece que finalmente foi encontrado um método para restaurar completamente a memória de pessoas com Alzheimer. Uma equipe do Instituto do Cérebro de Queensland, da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu uma tecnologia de ultra-som não-invasiva capaz de remover do cérebro as placas responsáveis ​​pela perda de memória e pelo declínio da função cognitiva causados pela doença.

Geralmente, o Alzheimer é o resultado de um acúmulo de dois tipos de lesões: 'placas amilóides' e 'emaranhados neurofibrilares'. As placas amiloides ficam entre os neurônios e os emaranhados neurofibrilares no interior deles. Esses acúmulos atrapalham o transporte de materiais essenciais, como nutrientes e organelas.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pilates na UTI reduz o risco de morte

Hospitais de Curitiba, Paraná, utilizam o método Pilates na recuperação de pacientes internados na UTI, obtendo ótimos resultados com diminuição no tempo de internação.

"Hoje, nas primeiras 24h de internação do paciente, já é feito trabalho de mobilização. Usamos muito Pilates, bicicleta, step, cama elástica. Tudo isso diminui o risco de fraturas, contraturas e lesões musculares, preservando a massa muscular". Diz, Esperidião Aquim, fisioterapeuta doutor em Medicina Física e reabilitação, coordenador do projeto.

Veja matéria completa:
esperidiao

Fonte: Faculdade Inspirar

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Alimentos que “roubam” o cálcio de seu organismo

Quando a questão é garantir ossos fortes, determinados alimentos, incluindo alguns saudáveis, acabam se saindo como verdadeiros vilões, pois podem diminuir a capacidade que o organismo tem de absorver o cálcio.

Antes de falar desses alimentos, porém, é importante ressaltar que a solução na maioria das vezes não é eliminá-los totalmente da dieta, visto que possuem outros nutrientes que o corpo necessita.

Apesar disso, nutricionistas afirmam que o correto é balancear bem para evitar excessos, principalmente nos casos de pessoas que já possuem problemas relacionados à estrutura óssea. Dito isso, é hora de conhecermos a seguir alguns desses “vilões”. Veja!

domingo, 26 de abril de 2015

Atividade física moderada pode ajudar no tratamentos de doenças crônicas

No início do século XIX os pacientes eram orientados a guardarem repouso sempre que uma enfermidade aguda ou crônica era diagnosticada. Tinha-se como certo que o esforço físico roubaria energia que seria destinada para a cura, levando à morte ou mesmo à incapacidade.

Com o advento dos ergômetros, estudos observacionais e prospectivos, a ciência mostra que ficar parado é bom apenas para quem é preguiçoso. A revolução industrial e as modernidades que chegaram com ela, empurraram a civilização ao sedentarismo enquanto que a ciência começava a mostrar que o maior aliado de todos os tratamentos propostos, clínicos, cirúrgicos, medicamentosos ou não, são os exercícios programados.

Com cautela, programas de reabilitação cardíaca, para transplantados e infartados, começaram a entrar em prática, com supervisão médica e de educador físico especificamente treinado para a função.

sábado, 25 de abril de 2015

Alternativas para substituir o leite de vaca

Nos últimos anos grande parte da população mundial está passando por uma significativa mudança nos padrões alimentares, e este inclui os alimentos processados e de fácil ingestão como o leite de vaca e seus derivados. Associado a esta tendência de consumo, a população em geral começou a apresentar diversos problemas de saúde, como a intolerância a lactose. Embora o leite seja fonte de cálcio e a vitamina D, e promova o crescimento e enrijecimento dos ossos, alguns indivíduos apresentam disfunções enzimáticas que podem limitar ou impedir o consumo de leite e seus derivados desde a infância.

Quando se descobre a intolerância a lactose, começa a busca por alternativas para substituir o leite de vaca em sua vida, seja para tomar puro ou como ingrediente de receitas.

Abaixo serão citados alguns substitutos fáceis de encontrar em nossas lojas de produtos naturais. Experimente estas opções e descubra qual você mais gosta e qual funciona melhor em suas receitas:

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pilates e Diabetes

Vários são os estudos que investigam a relação entre sedentarismo como fator de risco para diversas patologias. A diabetes é uma delas e está se tornando um grande problema da saúde pública. Praticar Pilates por portadores de Diabetes é de suma importância, baseado em seus benefícios específicos, porém, a prática sem supervisão adequada pode gerar um efeito negativo.

Os diabéticos produzem mais produtos finais de glicolização, isto é, suas moléculas de glicose aderem a várias estruturas do corpo, incluindo a cartilagem e o colágeno, fazendo com que elas endureçam e percam sua flexibilidade normal mais aceleradamente do que os não portadores. Portanto, são mais propensos a limitações articulares, redução da funcionalidade, algias (dores), tendinites, capsulites, entre outras. Apresentam complicações no sistema musculoesquelético, afeta a circulação e a sensibilidade, e em alguns casos há patologias associadas.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cinco benefícios de beber água em jejum

A maior parte do organismo humano é formada por água, 75% dos músculos é água, por exemplo. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde.

Hidratação adequada é importante para o cérebro

Com a ingestão de água provocamos uma diurese maior, o que favorece a eliminação de toxinas e previne algumas doenças. Os especialistas vão mais longe e insistem na importância do consumo da água em jejum. Mas por que?

Segundo o Instituto Europeu de Hidratação, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais.

Vai fazer uma viagem longa? Deixar de beber água pode provocar irritação e sonolência

Confira abaixo uma lista dos benefícios, segundo o instituto.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alimentos que não engordam a noite

Para manter o peso e a saúde em dia é necessário atentar-se à alimentação durante o dia todo, do café da manhã ao jantar. Para quem ainda tem dúvidas sobre o que comer no jantar, é importante ressaltar que a última refeição do dia deve ser leve não só para não engordar, mas também para dormir bem. “O sono reequilibra hormônios responsáveis pela sensação de prazer, humor, boa disposição, além de aumentar a sensibilidade à leptina, responsável por informar ao organismo a ausência da fome”, explica a consultora do sono, Renata Federighi.

O que comer a noite?

Para matar fome a sem engordar e dormir bem, aposte em alimentos ricos no aminoácido triptofano. “O triptofano é um aminoácido que participa da formação da melatonina, hormônio responsável pela sonolência”, comenta a consultora. Alimentos como queijos magros, leite, frutas como maçã e uva, além de castanhas e amendoins são ricos nesse elemento.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Sopa fortificante de agrião para blindar seu corpo contra doenças

Nada melhor do que fortalecer o organismo para prevenir contra males e infecções e, ao mesmo tempo, fazer um detox para expulsar as toxinas do corpo. A receita de sopa de agrião, que também leva outros ingredientes, indicada pela nutricionista Vandelí Marchiori, é ótima para a saúde e traz benefícios tanto para quem quer maneirar após aquele dia de muita comilança, como também vai potencializar os resultados de uma alimentação equilibrada.

Benefícios do agrião

O vegetal tem importantes componentes capazes de acelerar a cura de doenças e uma vasta gama de nutrientes como minerais, fibras, vitaminas, além de ser um antioxidante natural — ótimo alimento para incluir em receitas detox. Mas os benefícios não param por aí. O agrião reforça o sistema imunológico, combatendo e aliviando doenças respiratórias como asma, sinusite e bronquite. Por conter propriedades expectorantes e descongestionantes, também ajuda na recuperação de resfriados e gripes.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cuidado com os punhos durante as aulas de Pilates

Punhos de aço: quem tem? Poucos! Motivo de muitas queixas (e muito corrigido durante as aulas de Pilates), os punhos e as mãos estão, na maioria das vezes, realizando movimentos que não deveriam quando se está executando exercícios de membros superiores.

O punho é formado pelas articulações radio-ulnar e rádio-cárpica. Por aí passam vários tendões, dos músculos responsáveis pelos movimentos das mãos, ligamentos e nervos, todos envolvidos por uma cápsula articular.

domingo, 19 de abril de 2015

O Pilates e a labirintite

A labirintite é a patologia mais conhecida dos tipos de distúrbios vestibulares periféricos. Apesar do seu nome ser o mais popular, ela não é a mais comum, uma vez que as labirintites são de causa infecciosa, bacteriana, viral ou tóxica.

A denominação correta para as patologias que afetam o sistema vestibular é labirintopatias ou vestibulopatias, e estas podem ser do sistema periférico ou central. A doença vestibular periférica é causada por disfunções no sistema nervoso periférico.

O equilíbrio corporal depende de informações geradas pelos sistemas vestibular, proprioceptivo e visual. Essas informações são integradas nos núcleos vestibulares e no cerebelo, permitindo a manutenção da postura ereta e a estabilização do campo visual. Alterações em qualquer um desses sistemas podem provocar a sensação de tontura, náusea e instabilidade postural.

sábado, 18 de abril de 2015

Conheça mitos e verdades sobre a trombose

A Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida como trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo que pode surgir no coração ou no interior de um vaso sanguíneo. Normalmente, essa doença ocorre em uma ou mais veias que, com maior frequência, estão localizadas da parte inferior do corpo, como nas pernas e coxas.

Esse coágulo, conhecido como trombo, se torna responsável pelo bloqueio do fluxo de sangue da região causando inchaço e dor. O caso se agrava quando o coágulo se desprende e circula pela corrente sanguínea, podendo chegar ao cérebro, pulmão, coração ou outras áreas, levando a graves lesões — processo chamado de embolia.

Para entender mais sobre a doença, o hematologista João Carlos de Campos Guerra, vice-presidente do Grupo Cooperativo Latino Americano de Hemostasia e Trombose (CLAHT), esclarece o que é mito e o que é verdade sobre a trombose. Confira:

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Desidratação é a principal causa para o surgimento de câimbras

Quem já sofreu uma câimbra sabe que as dores atingem sem que a pessoa esteja esperando por isso. Esse espasmo, ou contração involuntária dos músculos, pode ter duração de alguns segundos ou perdurar por longos minutos. Apesar de ser mais frequente durante a noite ou após a prática de exercícios intensos, o problema pode acontecer em qualquer período do dia.

— As contrações são provenientes de uma má irrigação sanguínea dos músculos por causa de um estreitamento ou obstrução dos vasos que impedem o sangue de levar oxigênio às células — explica o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

De acordo com o médico, a falta de hidratação ou desequilíbrio mineral e, em especial, a deficiência de potássio, são outros fatores que colaboram para o surgimento de câimbras nas pernas.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Teste caseiro para identificar problemas na tireoide

O papel da tireoide no nosso organismo é muito importante, essa glândula produz hormônios que têm como uma de suas principais funções regular o metabolismo.

Quando ela não funciona adequadamente, pode haver repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco à vida.

O pior é que muitas pessoas têm problema de tireoide e nem sequer desconfiam.

Um sinal de alerta do mau funcionamento dessa glândula é a dificuldade de perder peso, que pode ter como causa o funcionamento mais lento do órgão.

Se desconfiar de que sua tireoide não está funcionando bem, é bom procurar um médico.

E, em casa, você também pode detectar o mau funcionamento dessa glândula.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Receita milenar para os cabelos crescerem


A milenar receita que faz o cabelo crescer milagrosamente!

Com esta receita milenar e milagrosa, os seus cabelos vão crescer muito mais saudáveis e bem mais rápido do que o tempo normal.

A infusão de maçã, cenoura e limão é tradicionalmente chinesa e eles usam há milhares de anos contra a queda de cabelos. A mistura ainda ajuda os cabelos a crescerem mais fortes. É incrível!

Em um bowl, rale uma cenoura, acrescente uma maçã picada e meio limão fatiado em rodelas. Em seguida, despeje um litro de água fervente e tampe a mistura para que tenha o efeito de infusão. Quando estiver morno, coe a mistura para dentro de uma jarra e beba toda a infusão durante o dia, como um suquinho milagroso. Não aproveite nada desta mistura para o dia seguinte, pois as vitaminas não terão mais suas propriedades. Repita a receita uma vez por mês durante três meses, é natural e maravilhoso!

Fonte: Veja São Paulo

terça-feira, 14 de abril de 2015

Pé chato: diagnóstico só é certeiro após os 4 anos

Entre tropeços e acertos, por volta do primeiro ano de idade, os pequenos começam a arriscar alguns passos. Mas logo já estão dando aquele trabalho, correndo pela casa toda, certo? Entretanto, passado algum tempo, quando notam algo estranho na aparência do pé ou no modo como o filho anda, apoiando toda a planta do pé no chão, os pais podem se perguntar se a criança tem pé chato. Segundo o médico Bruno Massa, o pé plano se trata de uma constituição anatômica normal a todos os bebês durante os primeiros anos de vida.

“A curvatura do pé depende do desenvolvimento da criança e até mesmo do estímulo do andar para se formar. Por isso, só confirmamos o diagnóstico aos quatro anos de idade”, diz o ortopedista que atua no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.

Se ainda assim a queixa persistir, os pais devem procurar um ortopedista para avaliar não apenas a anatomia, mas a rigidez e o incomodo que o paciente sente. “Isso porque o pé pode, de fato, ter menos arco medial, mas não causar sintomas à criança. A intervenção médica só é recomendada quando há dor ou calosidade.”

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pilates com bola: controle sua ansiedade

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.

Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.

No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.

A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

Venha para nossa semana temática!

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

domingo, 12 de abril de 2015

10 Dicas para um coração saudável

Um estilo de vida saudável ajuda a proteger o seu coração. Conheça 10 dicas para ter um coração saudável.

1.Pare de Fumar.

Use a tecnologia a seu favor. Aplicativos como Smoke Redutor para Android, e iQuit para iPhone podem ajudar você a vencer o cigarro. Você também pode usar o Firefox Quitomzilla, que mostra a quantidade de dinheiro que você economiza por não fumar, o número de cigarros fumados e o tempo total desde a sua última tragada.

2. Mantenha-se dentro de um peso saudável.

Torne mais fácil para monitorar seu progresso de perda de peso com o iHealth. Você pode acompanhar o seu peso ao longo do tempo, e ver os resultados em relação à atividade diária, hora do dia, dieta, exercício e muito mais. A escala permite que você defina um marco e compartilhe seus resultados com os médicos, amigos e familiares de fitness. O aplicativo iHealth funciona com o iPod touch, iPhone e iPad. Caso tenha alguma sugestão de outros aplicativos compartilhe conosco!

sábado, 11 de abril de 2015

A sinusite é uma doença dos seios paranasais ou cavidades ocas que tem nos ossos que está em torno do nariz, causada por vários motivos, e que pode ser aguda ou crônica.

Neste artigo te explicaremos um método simples, econômico e natural para tratar a sinusite e seus sintomas: mucosidade, congestão, sensação de peso no rosto, dores em diferentes regiões da cabeça, tose e cansaço. Também te explicaremos quais alimentos que originam mais mucosidade, e alguns conselhos finais para completar este tratamento natural.

Para tratar a sinusite naturalmente podemos usar este simples remédio, econômico e eficaz. Precisamos:

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Australiana fica paraplégica após contrair infecção grave por usar pincel de maquiagem emprestado

Uma australiana de 27 anos ficou paraplégica após contrair uma grave infecção ao usar um pincel de maquiagem emprestado de uma amiga para cobrir uma espinha infeccionada. Jo Gilchrist sofreu uma infecção por bactérias estafilococos que se espalhou pelo corpo e se instalou em sua coluna.

Os sintomas começaram com dores nas costas, que ela achava se tratar de má postura, mas a dor aumentou. “Eu estava sentindo uma dor incrível e nada funcionava. Eu sinceramente achei que fosse morrer –era uma dor pior que a do parto”, disse ela ao Daily Mail Australia.

Levou muito tempo até que os médicos diagnosticassem o problema, o que fez com que Jo, que vive em Warwick, em Queensland, fosse transferida de avião para outro hospital, em Brisbane.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mamão papaia: conheça seus benefícios

O mamão papaia oferece múltiplos benefícios para a manutenção da saúde e da beleza. Além de ser super acessível, pois é facilmente encontrado em supermercados, feiras e hortifrutis. O mamão é um fruto oriundo de países sul-americanos, contudo atualmente é cultivado em todo o mundo, em especial, em países de climas tropicais.

O mamão papaia é considerado como uma planta medicinal, devido as suas substâncias bioativas com propriedades terapêuticas naturais. Muitos estudos e pesquisas são realizados com a fruta, a fim de ampliar os conhecimentos já existentes sobre as ações fitoterápicas que o mamão exerce. Ele é um alimento amplamente nutritivo e abundante em vitaminas, tais como: vitamina A, vitamina C e vitamina E. Também é possível encontrar na composição do mamão papaia, proteínas, ácidos graxos e minerais (cálcio, ferro, potássio e outros).

terça-feira, 7 de abril de 2015

A verdade sobre o glúten

O glúten é um tipo de proteína que é encontrada em alimentos à base de trigo e produtos que pode começar a causar em algumas pessoas uma angústia sobre o consumo. Essa proteína é encontrada também na cevada e centeio. Para aqueles que estão seguindo uma dieta sem glúten, tem que cortar todos os alimentos que contenham essas proteínas.

Então, o que acontece quando você tem intolerância ao glúten? Essencialmente você não será capaz de quebrar o glúten como deveria e, por isso, quando você o consumir, um dos sintomas será a dor de estômago, juntamente com vários outros efeitos colaterais gastrointestinais que podem ocorrer.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Potássio: qual a importância para nosso organismo?

O Potássio é uma substância encontrada em alimentos vegetal e animal, esse mineral é importante para a nossa saúde. Potássio é um mineral que ajuda a desempenhar várias funções do organismo como regular os batimentos cardíacos, eliminar o excesso de sódio do sangue (que aumenta a pressão), relaxamento muscular e liberar insulina do pâncreas. A falta de Potássio ou escassez no organismo pode provocar vários problemas de saúde. Numa diarreia, por exemplo, o corpo perde minerais importantes, entre eles o Potássio que precisa ser reposto porque o equilíbrio dessa substância ajuda a amenizar os sintomas.

Os níveis de sódio e Potássio devem estar em harmonia no organismo para o seu correto funcionamento. Excesso de potássio pode causar problemas assim como o excesso de sódio.

domingo, 5 de abril de 2015

Orégano diminui desejo por sal e combate a hipertensão

O orégano é aliado no combate contra a hipertensão. Ao acrescentar a erva no preparo de pães, as versões mais salgadas se tornam as menos preferidas.

Quantas vezes você já escutou que trocar o sal por ervas ajuda a evitar o aumento da pressão arterial? Pois em um estudo conduzido na Universidade de São Paulo a nutricionista Patrícia Villela confirmou que essa manobra realmente dá certo. Ela recrutou 120 voluntários jovens e idosos, uns com hipertensão e outros com a pressão normal. Em um primeiro momento, a especialista ofereceu a esse pessoal três tipos de pão francês – a diferença entre eles era o teor de sódio. Em geral, quem já tinha a doença preferiu a opção mais salgada do trio. Mas, quando Patrícia incluiu orégano na receita do alimento, a história mudou. Ao provar os produtos feitos com a especiaria, os participantes apontaram o pão com menos sódio como o melhor de todos. “Os voluntários acharam a versão com orégano mais saborosa”, conta Patrícia. Ainda de acordo com ela, qualquer diminuição no uso de sal, por menor que seja, já é vantajosa. “Afinal, recomenda-se o consumo de até 5 gramas, e o brasileiro utiliza cerca de 12”, ressalta.

sábado, 4 de abril de 2015

Pilates para pacientes oncológicos

Diariamente ouvimos falar de pessoas que foram diagnosticadas com câncer, uma doença complexa que pode causar alterações físicas, sociais e emocionais, e que atinge muitas pessoas em diferentes níveis da vida. Contudo, nos perguntamos se há alternativas para amenizar os desconfortos causados pelo tratamento agressivo.

Dentro das especialidades da fisioterapia contamos com a oncologia, que tem como objetivo preservar, melhorar e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir ou minimizar complicações causadas pelo tratamento clínico (quimioterapia, radioterapia, cirurgia).

Como o tratamento contra o câncer pode provocar a sensação de fadiga e perda da força muscular, chamada de astenia, a fisioterapia oncológica vem amenizando e tentando controlar esses efeitos colaterais incômodos aos pacientes. Umas das atividades recomendadas é o Pilates, considerada de baixo impacto e com grande capacidade de adaptação para as necessidades e habilidades de cada paciente.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

A absorção de nutrientes pode ser alterada pelo uso de antiácidos

Os antiácidos alteram a absorção de algumas vitaminas e minerais. Dependendo do tipo de antiácido, a inibição da absorção de nutrientes se modifica.

O hidróxido de alumínio, por exemplo, interage com o fósforo diminuindo sua absorção, assim como vitamina A, vitamina B12, ácido fólico, ferro, potássio e cálcio, que também são menos absorvidos. Por isso, pacientes que usam medicamento contendo ferro e ácido fólico devem esperar por duas horas para ingerir o antiácido e três horas para consumir frutas.

O carbonato de alumínio interfere na absorção de fosfatos, ferro e potássio. Já o fármaco que associa hidróxido de alumínio ao carbonato de magnésio, inativa a tiamina e diminui a absorção de vitamina A, folacina, potássio, cálcio e ferro. A recomendação é que qualquer destes fármacos seja ingerido de uma a três horas após a refeições, para que não interfira na absorção destes nutrientes.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Conheça os tipos de feijão e seus benefícios

O feijão combina com a refeição do brasileiro! Trata-se de uma leguminosa que possui um alto valor nutricional, sendo fonte de vitaminas, sais minerais e proteínas. Além disso, o feijão é rico em compostos fenólicos que agem como antioxidantes, podendo contribuir para a diminuição de neoplasias. O consumo de feijão também tem se relacionado com a diminuição de riscos para doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

1.Feijão branco: possui uma proteína que retarda a absorção de açúcares no sangue, auxiliando no emagrecimento. Além disso, ele é rico em cálcio e zinco: bom para a saúde dos ossos e para imunidade.

2.Feijão azuki: é rico em sais minerais, vitaminas do complexo B e fibras. Possui propriedades diuréticas, fermenta menos que os outros feijões e é mais adocicado.

3.Feijão carioca: além de conter vitaminas e minerais, ele é considerado uma boa fonte de magnésio (mineral que desempenha importantes funções no metabolismo).

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Alimentos que combatem a ansiedade

A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os alimentos campeões para aquietar a mente.

Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. "Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências", ressalta a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.