domingo, 31 de maio de 2015

USP comprova energia liberada pelas mãos tem o poder de curar

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

sábado, 30 de maio de 2015

Pilates na terceira idade

Com o passar dos anos é natural que haja diminuição de importantes capacidades funcionais: o equilíbrio piora, os músculos enfraquecem, a resistência diminui, a postura já não é mais a mesma, a caminhada fica mais lenta e é perceptível o aumento da dificuldade em realizar atividades, que até então eram fáceis e corriqueiras.

Todas essas constatações associadas à falta de exercício físico contribuem para aparecimento de dores articulares e musculares, cansaço, dificuldade em executar atividades diárias, quedas frequentes e, consequentemente, diminuição da capacidade funcional.

O desafio é envelhecer com saúde e de forma ativa. É – exatamente- neste ponto, que o Pilates atua como aliado.

O método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates surge do equilíbrio entre filosofias de relaxamento, ligação do corpo e da mente, com ênfase no fortalecimento muscular, resistência e intensidade dos movimentos.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Saiba como prevenir, tratar e acelerar a recuperação de lesões musculares

As lesões musculares são comuns nos esportes, com sua frequência variando 10 a 55% de todas as lesões. Mais de 90% delas são relacionadas com contusões ou distinções musculares. A contusão muscular ocorre quando um músculo é submetido a uma força súbita de compressão como um golpe direto, por exemplo. Já nos estiramentos, o músculo é submetido a uma tração excessiva levando à sobrecarga das miofibras e, consequentemente, a sua ruptura.

Os músculos são os únicos geradores de força capazes de produzir movimento articular. Realizam contração convertendo energia química em trabalho mecânico. São 434 músculos, representando 40% do peso corporal; dentre estes, 75 pares de músculos estriados são envolvidos na postura geral e movimentação do corpo.

O que distingue a cura da lesão muscular de um osso fraturado é que o músculo esquelético cicatriza através de um processo chamado “reparação”. Nele, há formação de tecido fibroso de entre as duas partes de músculo lesionado, enquanto uma fratura cicatriza por “regeneração”. Ou seja, o osso fraturado é curado através da produção de calo ósseo que, posteriormente, se remodela em tecido ósseo.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Conheça a diferença da dengue e da febre chikungunya

O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. As duas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento.

“Ambas têm em comum o agente transmissor, o Aedes Aegypti, e os sintomas que são parecidos, bem como o tratamento. A diferença é que a febre chikungunya é de período mais curto e os sintomas hemorrágicos são menos observados”, esclarece o médico clínico do Hapvida de Belém, Wagner dos Santos. A principal diferença da chikungunya é a sensação de fortes dores nas articulações, com sinais de flogose - vermelhidão, dor, inchaço e calor. As duas doenças são diagnosticadas com exames de laboratório e podem se manifestar em um mesmo paciente.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O que é halitose?

A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. É um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação), esteja acontecendo. A halitose não significa apenas uma doença, mas também, uma alteração das condições fisiológicas como por exemplo a halitose matinal, que a maioria das pessoas têm. A halitose em geral é um problema de saúde com consequências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que aflige, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial. A halitose também é conhecida como hálito fétido, mau hálito, fedor da boca.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Veja o efeito que o cigarro causa na aparência humana

Todos sabem que o cigarro pode gerar efeitos agravados na saúde humana. Mas você já imaginou que isso pode refletir na aparência?

Para provar essa tese, um estudo comparou gêmeos idênticos. Em todos os casos havia ao menos um deles que fumava regularmente.

A diferença daqueles mais saudáveis nesse aspecto é visível, dando a impressão de que são muito mais jovens que os irmãos da mesma idade.

Para testar sua capacidade de percepção, embaralhamos os gêmeos. Veja a imagem de cada um deles lado a lado e descubra se o fumante é o da direita ou da esquerda. A resposta está abaixo de cada um.

Gêmeos idênticos que mostram os efeitos do cigarro na aparência humana
Esquerda (ambos fumam mas a da esquerda passou 17 anos a mais com o vício)

2
Direita (ambos fumam mas o da direita passou 17 anos a mais com o vício)

3
Direita

4
Esquerda

5
Esquerda

6
















Direita

7

















Direita

8














Direita

9














Esquerda

10














Esquerda

Fonte: www.gadoo.com.br

segunda-feira, 25 de maio de 2015

7 dicas para evitar lesões antes das competições

É muito comum alguns atletas quererem intensificar um pouco os treinos na reta final da preparação de uma prova longa, e muitas vezes acabam se machucando em apenas algumas semanas antes da prova. E esse tipo de lesão que acontece nas últimas semanas antes da prova são muito comuns, resultando em uma grande decepção ao atleta que dedicou um grande esforço em seu treinamento.

O bom é que isso pode ser evitado com apenas algumas medidas básicas:

Evite o overtraining

Existe uma máxima, que diz que é melhor estar 10% destreinado do que com 1% de overtrainig. Preste atenção no descanso entre as sessões de treino, pois é durante o repouso que o seu corpo melhora. Recomendo a todos os meus atletas pelo menos 1 dia de descanso completo na semana para reduzir o estresse dos músculos e promover a assimilação dos estímulos dos treinos.

sábado, 23 de maio de 2015

Pilates e reabilitação postural

Ao longo do tempo o Pilates vem mostrando toda sua importância no cenário da atividade física. Além da capacidade de condicionar o indivíduo em sua totalidade, levando em conta os aspectos físico, mental e espiritual, o Pilates também já mostrou potencial na reabilitação de doenças. O método denominado por Joseph Pilates de Contrologia, já estava sistematizado quando ele saiu da Alemanha e foi para a Inglaterra quando se deflagrou a I Guerra Mundial.

Toda a proposta do Pilates está pautada em atingir a plena saúde física, mental e espiritual através do exercício consciente. A atividade utiliza o peso do próprio corpo e cargas moderadas para alcançar o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda musculatura, sem sobrecargas nas articulações e sem exaustão. Tudo na medida certa para promover o desenvolvimento pleno das capacidades físicas.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Evite a constipação intestinal - regule seu intestino com a nutrição funcional

A prisão de ventre (constipação intestinal) é um evento muito frequente na prática clínica. A definição de constipação intestinal é a ocorrência de evacuação em frequência inferior a uma vez ao dia, sem dificuldade para evacuar, sem endurecimento de fezes, sem sensação de evacuação incompleta. Desta forma, observamos que o hábito intestinal é individualizado e não se baseia apenas no número de evacuação diária.

Causas

Alimentação inadequada, sedentarismo, hipotireoidismo, doenças autoimune, gravidez e uso de alguns medicamentos.

Intestino (órgão de absorção)

Função: sintetizar e absorver vitaminas e minerais, normalizar níveis de colesterol e triglicerídeos.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Pilates durante a menopausa

A menopausa é um dos eventos biológicos que acontece na vida de todas as mulheres com idade entre 40 à 45 anos de idade, e pode refletir tanto na mente como no corpo.

Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, seus principais efeitos são redução da memória e da atenção; aumento considerável de ondas de calor, que podem vir acompanhadas de transpiração, ansiedade e irritabilidade; cansaço; fragilidade dos ossos; entre outros sintomas.

Durante a menopausa a mulher deixa de produzir hormônios, e isso pode gerar riscos à saúde. Neste período a mulher deve ter uma alimentação rica em nutrientes como zinco, ácido fólico e magnésio. Também é importante evitar bebidas alcóolicas, cigarro e deve-se manter uma rotina de atividades físicas.

O Pilates pode auxiliar na redução de alguns sintomas do período, e até mesmo na prevenção ou retardo do aparecimento de outros, pois proporciona à mulher diversos benefícios, como resistência e alinhamento da postura.

O método Pilates ajuda a evitar a ansiedade e irritabilidade, ameniza os sintomas da variação hormonal, enxaquecas, retenção de líquidos, age na força muscular, melhora disposição e bom humor, aumenta a concentração, trabalha o equilíbrio e a flexibilidade.

Fonte: Revista Pilates

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como evitar as lesões por esforços repetitivos

Nesta entrevista ao Portal RH Connect, a Dra. Flávia Souza de Almeida, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica mais detalhes sobre a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) / DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

Como podemos caracterizar as Lesões por Esforços Repetitivos do Trabalho?

Além da sigla LER (Lesões por Esforços Repetitivos), usamos também a nomenclatura DORT que é Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

Elas têm uma origem multifatorial, desde fatores ambientais até alguns fatores pessoais, mas que em geral, quando é relacionado ao trabalho, tem a ver com postos que exigem posturas inadequadas constantes ou também linhas de produção que exigem movimentos repetitivos, sempre na mesma origem, o que pode ocasionar uma lesão osteomuscular. Se o mobiliário não tiver os ajustes para que cada trabalhador se adeque no ambiente de trabalho à sua altura e tudo mais, pode haver uma postura inadequada que pode originar uma doença osteomuscular relacionada ao trabalho.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Alguns sentimentos podem desencadeiar doenças

Somos responsáveis por nosso corpo e por tudo que ocorre nele, nossos pensamentos, principalmente os mais negativos, como tristeza, raiva. medo, ódio, baixa auto-estima, desvalor próprio, rejeição, vontade de fugir (dentre outros), em geral originam um estado de falta de perdão, consigo ou com o outro.

Esse estado desencadeia em nosso cérebro uma série de substâncias que acabam desestabilizando alguma parte do nosso corpo, gerando doenças, por vezes algumas bem graves.

foto2


Segue uma tabela com algumas doenças e os sentimentos que as desencadeiam.
  • Amigdalite : Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
  • Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo.
  • Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
  • Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
  • Asma: Sentimento contido, choro reprimido.
  • Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, Gritos e discussões.
  • Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
  • Colesterol: medo de aceitar alegria.
  • Derrame: Resistência. Rejeição a vida.
  • Diabetes: Tristeza profunda ( vida sem docura).
  • Diarréia: Medo, rejeição, fuga (eliminar de dentro o que está ruim).
  • Dor de cabeça: Autocrítica, falta de auto valorização.
  • Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
  • Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
  • Frigidez: Medo. Negação do prazer.
  • Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação, idéias mal digeridas.
  • Hemorróidas: Medo de prazos determinados. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
  • Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
  • Insônia: Medo, culpa.
  • Labirintite: Medo de não estar no controle.
  • Meningite: Tumulto interior. Falta de apoio.
  • Nódulo: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
  • Pele (acne): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
  • Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida.
  • Pressão Alta: Problema emocionalmente duradouro e não resolvido.
  • Prisão de Ventre: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
  • Pulmões: Medo de absorver a vida.
  • Quistos: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
  • Resfriados: Confusão mental, desordem, mágoas.
  • Reumatismo: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.
  • Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa. Crença em perseguissão.
  • Rins: Crítica, desapontamento, fracasso.
  • Ronco: Teimosia, apego ao passado.
  • Sinusite: Irritação com pessoas próximas.
  • Tireóide: Humilhação.
  • Úlceras: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
  • Varizes: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Fonte: http://thesecret.tv.br/2015/05/sentimentos-geram-doencas-as-emocoes-e-as-doencas/

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Melhorando o seu equilíbrio

O controle postural ou do equilíbrio é um elemento básico para execução das mais variadas atividades cotidianas. Alterações dos sistemas sensoriais (vestibular, visual e somato-sensitivo) e nos músculos-esqueléticos podem levar a diminuição do controle postural.

Utilizando-se dos mais variados acessórios como bolas, discos de equilíbrio, discos de rotação e faixas elásticas, o Pilates pode beneficiar o equilíbrio, trabalhando nos seus exercícios o fortalecimento muscular, a estimulação proprioceptiva, a flexibilidade e a estabilização postural que são alguns dos vários fatores para a perda do equilíbrio.

Evidências apontam que pessoas idosas caidoras – que sofrem queda com maior frequência - apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural; apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos podem e muito contribuir para reverter esse cenário.

Desta forma, infere-se que, sendo o Método Pilates uma forma de exercício físico que trabalha dentro de um treinamento visando o desempenho motor e sensorial, pode este ser mais um recurso benéfico na melhora do equilíbrio das pessoas idosas.

Fonte:http://portaldoenvelhecimento.org.br

domingo, 17 de maio de 2015

Sete exercícios para quem passou dos 60 anos

Com o passar do tempo, quem já chegou à casa dos 60 muitas vezes deixa de fazer exercícios por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado. Depois dos 65 anos, tanto os homens quanto as mulheres sofrem alterações no corpo que os deixam mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e mais cansaço do que os mais jovens. Por isso, escolher o exercício certo para as características do seu corpo é uma ótima alternativa para continuar (ou começar) a fazer atividades físicas, favorecendo a saúde e a qualidade de vida.

De acordo com a educadora física Francini Vilela Novais, coordenadora do Centro de Estudos do Envelhecimento, da Unifesp, os exercícios para idosos devem buscar melhorar quatro "pilares" que, além de aumentar a saúde e evitar doenças comuns na velhice, ainda diminuem as chances de quedas, falta de equilíbrio e fraqueza nas pernas. "Quem chega à terceira idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo", diz Francini Vilela.

sábado, 16 de maio de 2015

Pilates x RPG

Atualmente as pessoas estão muito preocupadas com a postura e com a prevenção de lesões musculares e articulares. Cresce a cada ano a procura por uma atividade física ou um tratamento para obter a melhora da qualidade de vida. Temos várias opções de trabalho corporal disponíveis, mas uma grande dúvida que aparece com frequência é, qual a melhor?

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates, que utiliza os exercícios físicos para melhorar as relações musculares. São exercícios inteligentes, que buscam a concentração em cada movimento da parte do corpo, o controle e a harmonia do movimento, a precisão para qualidade do movimento, a força de centro para controle do corpo e o movimento fluido (sem impacto) juntamente com a respiração. Os exercícios são realizados no solo ou em aparelhos com ou sem acessórios que facilitam ou desafiam o aluno. Um dos pontos fortes é que o método possui alguns princípios básicos que são ferramentas para que o indivíduo realize os exercícios de uma forma segura.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Quais alimentos têm mais agrotóxicos?

Eles surgiram para combater as pragas que atacavam as plantações e hoje são regra na agricultura: são os agrotóxicos, nome dado aos pesticidas, hormônios, adubos químicos e herbicidas usados nas culturas de vegetais e até de alimentos como o café, açúcar e mel.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto e descobrir quais são os alimentos que mais têm agrotóxicos:

Perigos dos agrotóxicos
Na mira de um mundo cada vez mais preocupado com alimentação saudável, os agrotóxicos, apesar de serem classificados como seguros, são alvo cada vez maior de acusações de diversos problemas de saúde.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seu uso constante leva a degradação de recursos naturais e do meio ambiente.
Sua utilização excessiva e intensiva tem efeito cumulativo em nosso organismo, podendo causar de intoxicações agudas (como dor de barriga, dor de cabeça e alergias) até problemas como paralisias, intolerâncias alimentares, câncer e problemas neurológicos.
Importante: os agrotóxicos não podem ser "lavados" dos alimentos. Desinfetar frutas e verduras antes de comer é essencial para eliminação de bactérias e micro-organismos nocivos, mas não elimina o agrotóxico, que já faz parte da composição do alimento que foi pulverizado durante todo o ciclo de crescimento.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Óleo de semente de abóbora ajuda na fertilidade do homem e previne doenças

O uso da semente de abóbora na culinária não chega a ser algo novo. Fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais, ela se torna um elemento crocante que pode ser adicionado em saladas, iogurtes e cereais. Mas você sabia que o óleo da semente de abóbora também garante vários benefícios para a saúde?

Óleo de semente de abóbora ajuda na fertilidade

Por ser rico em zinco, o óleo de semente de abóbora é bastante eficaz na ajuda da fertilidade masculina. É preciso lembrar, no entanto, que ele não deve ir ao fogo e deve ser consumido em sua forma natural para não perder seus nutrientes, adicionado em saladas, por exemplo.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Como absorver melhor os nutrientes da comida

Você já ouviu falar sobre biodisponibilidade dos alimentos? Já imaginou que nem tudo o que você consome pode ser absorvido ou utilizado pelo organismo? Muitos não sabem, mas a biodisponibilidade dos nutrientes significa a eficiência com que um componente do alimento é utilizado sistematicamente no metabolismo.

Nem tudo o que comemos é realmente aproveitado pelo organismo, pois vários fatores influenciam na absorção dos nutrientes, como, por exemplo, o uso de medicamentos, a faixa etária já que pessoas mais velhas tem uma diminuição na retenção dos nutrientes, estado fisiológico pois algumas patologias diminuem nutrientes em grandes quantidades e a flora intestinal uma vez que um intestino equilibrado aproveita melhor os benefícios do que comemos.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Os 13 conselhos do Dr. Hamer para curar-se

Se está com alguma doença, siga os conselhos do Dr. Hamer para busca da cura.

1- Não deixar-se vencer pelo pânico
Ao entrar em pânico fará com que a central de comando execute um programa, e estabeleça o programa onde se deva. Neste momento, a pessoa perde a conexão funcional coerente do cérebro. Muito frequentemente, as pessoas morrem em pânico. A pessoa não deveria entrar nunca em pânico e nem fazer com que os demais entrem em pânico.

Deve se ter um enorme cuidado com o ambiente a nossa volta e especialmente com quem convive conosco. AMEM-SE! Amem-se a vocês mesmos e também uns aos outros. AMAR-SE tem um duplo sentido de grande valor terapêutico. Se você se ama, primeiro, não terá nenhum conflito consigo mesmo, nem de desvalorização, nem de culpa. Se ama aos demais então não terá nenhum conflito com os demais.

domingo, 10 de maio de 2015

Estudo aponta que 3 em cada 7 brasileiros com artrite não recebem diagnóstico

Demora no diagnóstico pode acarretar em consequências irreversíveis como deformações.

Realidade para 43% dos pacientes brasileiros, a demora no diagnóstico da artrite reumatoide pode acarretar em consequências irreversíveis como deformações e amputação de membros, segundo um estudo realizado em cinco capitais brasileiras.
Durante a divulgação da pesquisa, o médico Cristiano Zerbini, professor da USP (Universidade de São Paulo), disse que "quanto mais precoce o tratamento, menor é o dano estrutural e menor é a incapacidade física dos enfermos".

A pesquisa Não ignore sua dor: pode ser artrite reumatoide foi encomendada pela farmacêutica Pfizer e ouviu 200 pacientes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, que apontaram a demora no diagnóstico e a falta de informação como maiores dificuldades no combate a doença.

sábado, 9 de maio de 2015

Pessoas com insônia são mais sensíveis à dor, diz estudo

Se você tem problemas para adormecer, também pode ser mais sensível à dor. Essa é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Norueguês de Saúde Pública, publicada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor. Os dados são do jornal Daily Mail.

Mais de 10 mil adultos foram submetidos a um teste padrão de sensibilidade à dor, mantendo as suas mãos submersas em água fria durante o maior tempo possível. Apenas 32% dos participantes foram capazes de aguentar os 106 segundos propostos.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Intestino sensível demais?

Você mal cruza os garfos e já sente a barriga inchar. Tem de correr para o banheiro e ficar algum tempo esperando até tudo ir embora, inclusive as cólicas. E é a quarta vez no mês que o episódio se repete ? e olha que não comeu nada tão forte ou pesado. Aí o suplício some e você já está se esquecendo... Até que ele volta com tudo, após um prosaico pão com manteiga no café da manhã. Se você protagoniza essa história, é provável que tenha um intestino sensível demais. Ou irritável, como preferem os médicos.

Presente em até 20% da população mundial, a síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição ainda não totalmente compreendida pela comunidade científica. Isso porque, quando se examina o sistema digestivo de quem tem o problema, não se veem alterações anatômicas ou lesões. Só em 1994 foram estabelecidos os critérios de diagnósticos. E esses critérios, bem como as condutas de controle, acabam de ser revistos em um trabalho publicado no renomado The Journal of the American Medical Association.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Controle a glicose após a gravidez

O chamado diabete gestacional, problema que assusta muitas mulheres prestes a virarem mães, eleva a probabilidade de a forma crônica da doença surgir mais pra frente. Mas, segundo uma pesquisa realizada por seis centros internacionais com mais de 4500 voluntárias, esse risco cai 9% a cada 100 minutos de atividade física incluídos na semana. “Além de exercícios propriamente ditos, entram na conta ações rotineiras, como usar as escadas”, esclarece uma das autoras do trabalho, Deirdre Tobias, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Ameaças também ao filho

Se não controlado, o diabete gestacional não prejudica apenas a saúde da mãe. Ele ainda pode provocar...

terça-feira, 5 de maio de 2015

Contrologia - nome original do método Pilates

Quem conhece um pouco sobre a história do Pilates sabe que o nome dado ao método por Joseph Pilates era “contrologia”. Isso porque o mais importante para ele era o controle total do corpo e da mente, por meio dos exercícios.

Sendo assim, se quisermos ser fiéis ao método, precisamos saber bem quais são estes princípios, e respeitá-los durante toda a execução dos movimentos. Desta forma, podemos garantir que eles estão sendo feitos da maneira correta, no posicionamento ideal, pois só assim teremos os resultados esperados, e o mais importante: estaremos prevenindo lesões!

Princípios da Contrologia

Respiração:

A respiração é um dos princípios mais importantes do método Pilates, e por este motivo está presente em todos os exercícios. Devemos usar um padrão respiratório eupneico (não aumentar nem diminuir a frequência respiratória), utilizando a parte inferior do tronco. Você deve tentar expandir sua caixa torácica lateralmente na inspiração (quando puxar o ar), e durante a expiração (quando soltar o ar), enfatizar o fechamento da caixa torácica. Um bom jeito de visualizar isto é colocar as mãos na região das últimas costelas e senti-las abrindo para os lados na inspiração e descendo na expiração.