terça-feira, 30 de junho de 2015

Uso contínuo de salto alto pode enfraquecer músculos do tornozelo

Obviamente, o que usamos nos pés afeta a maneira como nossos corpos se movem. As pessoas que correm descalças, por exemplo, têm mais propensão a colocar, a cada passada, primeiro a parte da frente dos pés no chão; já as que usam tênis de corrida normalmente pisam primeiro com o calcanhar.

Mas poucos calçados afetam a forma e o funcionamento dos pés tão drasticamente quanto os de salto alto. De acordo com uma recente avaliação de pesquisas sobre sapatos, andar de salto pode "alterar a posição natural do conjunto pé-tornozelo e assim produzir uma reação em cadeia de efeitos que sobem dos membros inferiores pelo menos até a espinha".

No entanto, apesar de estar claro que os pés e tornozelos das mulheres que usam salto por longos períodos são diferentes daqueles das que usam sapato baixo, a progressão dessas mudanças ainda não foi bem compreendida.

domingo, 28 de junho de 2015

Mitos e verdades sobre o uso de antibióticos em crianças

Antibióticos mancham os dentes
VERDADE, mas só em alguns casos. O principal deles é a tetraciclina, mas a boa notícia é que ela não é mais utilizada em crianças. Hoje em dia, há várias outras opções de antibióticos mais seguras e eficazes, portanto, essa não deve ser uma preocupação em relação aos pequenos.

Quando meu filho começar a melhorar, posso diminuir a dose diária
MITO. Isso compromete o tratamento que estava sendo feito e, para piorar, aumenta a probabilidade do aparecimento de bactérias resistentes ao remédio. Por isso, é essencial seguir a recomendação do pediatra e levar o tratamento até o fim com a dose indicada por ele.

sábado, 27 de junho de 2015

Pilates no combate da celulite

Além de garantir o condicionamento, o pilates aplicado pode diminuir a celulite e garantir a firmeza e elasticidade da pele, intensificando o bom visual que tantos procuram como forma física ideal.

Assim como o ioga, a prática ajuda a alongar a musculatura e permitir que os septos fibrosos, responsáveis pelo repuxo da pele para baixo, se soltem, revestindo músculos e livrando a perna e outras partes do corpo das celulites.

Como o Pilates reduz a celulite?
Os exercícios propostos pelo pilates têm como principal objetivo projetar a força, a resistência e a flexibilidade ao mesmo tempo, garantindo que o corpo entre em movimento e reestabeleça sua estrutura.

Com essa atividade, a diminuição dos efeitos da celulite é certa, considerando a perda de gordura localizada, a modelagem do corpo e a movimentação do organismo, que envolve melhorias em todos os sistemas.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Calça skinny - jeans apertado pode prejudicar músculos e nervos

Uma australiana de 35 anos foi ajudar a encaixotar a mudança de um parente e acabou sendo internada por dias, com danos nos músculos e nervos da perna. A culpa, segundo os médicos, foi do jeans apertado que ela estava usando.

O caso foi publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psyachiatry por pesquisadores australianos da Universidade de Adelaide, em um estudo para alertar sobre os perigos de se usar jeans bastante apertados, conhecidos como "skinny".

O perigo no caso da australiana é que ela passou horas agachada, esvaziando armários. No meio do dia, ela sentiu que sua calça estava extremamente apertada e, quando estava a caminho de casa para tirá-la, caiu e não conseguiu mais se levantar.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Hidratação das vias aéreas com soro ajuda a prevenir doenças respiratórias

A gente costuma pensar que os primeiros sinais de tempo seco se manifestam na nossa pele, mas quem sofre antes é o nariz. Por isso, é importante manter as vias respiratórias hidratadas como forma de prevenção e alívio de doenças, principalmente nas crianças.

O nariz filtra as partículas poluentes e agentes externos, impedindo que entrem em contato com a parte interna do sistema respiratório. Durante o outono e o inverno as pessoas costumam ficar mais tempo em locais fechados com pouca circulação de ar, principalmente em escolas e creches. Como são muitas crianças respirando no mesmo ambiente, é comum que existam mais vírus e bactérias no local.

O uso do soro fisiológico possibilita a desobstrução e hidratação dessas vias respiratórias. Se essa limpeza não é feita, a secreção fica parada nas narinas e isso facilita a permanência e disseminação de vírus e bactérias, que podem ocasionar doenças respiratórias”, explica Felipe Monti Lora, pai de Marcelo e Gabriela e pediatra do Hospital Infantil do Sabará.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Risco de ataque cardíaco e AVC é aumentado ao se dormir pouco

Você dorme pouco ou mal? Pois saiba que esse detalhe pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou AVC (acidente vascular cerebral), de acordo com pesquisa de um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentada no EuroHeartCare 2015, nesta segunda-feira (15), na Croácia. Os dados são do site da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Os cientistas analisaram 657 homens, entre 25 e 64 anos, sem histórico de ataque cardíaco, AVC ou diabetes, em Novosibirsk, Rússia. A qualidade do sono foi avaliada quando o estudo começou, em 1994.

Durante o período de acompanhamento, quase dois terços (63%) dos participantes que sofreram ataque cardíaco também tinham um distúrbio do sono. Quem dormia mal apresentou um risco de enfarte do miocárdio de duas a 2,6 vezes maior. A probabilidade de AVC se mostrou 1,5 a quatro vezes mais elevada.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Estudo brasileiro descobre novo medicamento para artrite reumatoide

O chefe da especialidade de Reumatologia do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), César Radominski, participou de um estudo sobre artrite reumatoide, realizado em parceria com outros três centros de estudos do Brasil.

“A pesquisa desenvolveu um medicamento inovador, de uma nova classe terapêutica (anti-JAK3), o Tofacitinibe, que age bloqueando a sinalização para a inflamação agora dentro do núcleo das células, reduzindo a progressão da doença e impedindo a destruição articular", explica Radominski.

Com perfil de segurança e eficácia semelhantes aos imunobiológicos, que são administrados de maneira injetável em instituições de saúde, esse novo fármaco é muito mais prático, pois pode ser utilizado via oral, inclusive, tornando o procedimento economicamente muito mais viável.

domingo, 21 de junho de 2015

Veja 5 dicas para manter o peso no inverno

Você exagera na alimentação durante o inverno, e briga com a balança? É importante saber que, esse é o melhor período para perder aqueles quilinhos e manter o peso. “Quem vive brigando com a balança deve aproveitar essa época de baixas temperaturas para emagrecer, já que é no inverno que o nosso metabolismo fica acelerado”, explica Brunna Reis nutricionista do Dietas Delivery.

Mas, por que afinal costumamos consumir alimentos ainda mais calóricos nos dias frios? Para a nutricionista isso acontece porque o nosso organismo precisa trabalhar ainda mais para manter sua temperatura corpórea, o que faz com que ele consuma mais energia e ‘peça’ por alimentos com alto teor de gordura.

Segundo a nutricionista, algumas dicas são valiosas para conseguir emagrecer e manter o peso durante inverno. Veja nosso “mapa da mina”:

sábado, 20 de junho de 2015

4 alimentos que eram considerados vilões, mas na verdade são mocinhos

1 - Margarina

A margarina ocupou o posto de substituição saudável da manteiga durante muitos anos. A manteiga é derivada da gordura animal, enquanto a margarina vem da gordura vegetal.

A gordura vegetal foi vendida como mais saudável, ainda mais por estar associada a algo realmente nutritivo como os vegetais, muito embora um não tenha nada a ver com o outro.
A margarina nada mais é que óleo vegetal em estado sólido, mas, para que isso aconteça, a margarina leva uma série de aditivos químicos que vão para dentro do nosso corpo, enquanto a manteiga leva apenas um ingrediente: o creme de leite. Por isso, olhe o rótulo para não ser enganado.

Embora a manteiga tenha sido considerada vilã por conter gordura saturada, que se consumida em grandes aumenta os níveis de colesterol ruim, ela é um produto muito mais natural para a nosso corpo que a margarina. A mesma gordura da manteiga está presente no leite, no queijo e na carne vermelha, alimentos que fazem parte de qualquer dieta balanceada.

A dica é sempre a mesma: se consumida com moderação, a manteiga não apresenta nenhum risco à saúde.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Veja 13 alimentos que contêm gordura trans

Os Estados Unidos anunciaram que os produtos que possuem gordura trans em sua composição deverão ser retirados do mercado nos próximos três anos. A decisão foi da FDA, agência americana que controla drogas e alimentos.

No Brasil não há uma legislação deste tipo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, impôs uma norma válida desde 2006 que exige que os rótulos dos produtos indiquem a quantidade de gordura trans. Estão isentos dessa apresentação alimentos com quantidade inferior a 0,2 g por porção -- ou seja, um alimento pode até conter uma certa quantidade de gordura trans sem indicação no rótulo, e estar em conformidade com a regra da Anvisa.

O G1 ouviu especialistas que explicam o que é a gordura trans e citam 13 alimentos que podem ter esse tipo especial de gordura.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Veja hábitos que favorecem a má digestão

Você costuma comer rápido ou não dorme o suficiente à noite? Talvez você não saiba, mas esses deslizes com a saúde podem causar má digestão.

Fique em dia com sua saúde: especialistas explicaram ao site “Minha Vida” quais são os maus hábitos que ajudam a causar azia, gases e sensação de estômago pesado.

Confira:

– Comer muito rápido
Ao comer rapidamente, cometemos dois erros cruciais – não mastigamos direito e não damos tempo suficiente ao nosso cérebro para perceber que estamos comendo. “Quando começamos a mastigar, nosso organismo libera uma enzima que facilita a quebra do alimento, iniciando o processo de digestão”, explica o nutrólogo Fernando Bahdur Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

terça-feira, 16 de junho de 2015

RPG e cefaleia tensional

As cefaleias se caracterizam, de forma geral, pela presença de sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face e são divididas em primárias e secundárias. As primárias, não têm uma causa subjacente e são causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro; já as secundárias, têm sua causa em problemas em qualquer região do corpo, como tumores cerebrais, aneurismas, problemas nos olhos, ouvido e garganta ou até mesmo um simples resfriado.

Apesar da grande prevalência no mundo contemporâneo, as dores de cabeça não são exclusivas dessa era. Podem ser encontrados documentos com descrições de cefaleia em sumérios e egípcios antes da era cristã. Aretaeus da Capadócia, no segundo século turco, escreveu que as pessoas que sofriam de cefaleia escondiam-se da luz e desejavam a morte (provavelmente, uma referência à crise enxaquecosa). Em meados do ano de 1985, um estudo baseado em pesquisa de grande escala, informou que a prevalência de cefaleia nos EUA era de 78% nas mulheres e 68% nos homens. Mais recentemente (2005), um estudo nacional realizado por Bolan e colaboradores, mostrou uma prevalência de 74,1% de cefaleia na amostra estudada.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Conheça alguns benefícios do Pilates

Pilates, sintonia entre corpo e mente. Traz benefícios para o corpo inteiro. Veja 25 benefícios do Pilates que podem mudar sua vida!

1. É a melhor maneira de obter uma barriga lisa, especialmente após a gravidez;

2. O Pilates melhora a postura. Pilates coloca muita ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. Isso o torna mais consciente do seu corpo e da posição correta do seu corpo em todos os momentos.

3. O Pilates lhe dá um corpo esguio e elegante como o de dançarino profissional.

4. O Pilates ajuda pessoas que têm dor nas costas. Além de poder ser um grande aliado dos Fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves, como hérnia de disco ou graves desvios posturais, o Pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas devido a um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus ​​muscular;

domingo, 14 de junho de 2015

Biscoito Nesfit é fit mesmo?


O biscoito Nesfit analisado pelo site Salada Mista é o Cacau e cereais. Vamos ver o que acharam em sua composição.

Iniciemos pelos ingredientes, oferecidos pelo próprio site:

Farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, aveia em flocos, cacau, mix de cereais, amido, farinha de centeio integral, farinha de cevada, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico, corante caramelo, aromatizantes, emulsificantes lecitina de soja, antioxidante TBHQ e acidulante ácido cítrico.

Para quem não sabe, o primeiro ingrediente será sempre o que aparece em maior quantidade no produto. Ai, o nesfitinho começou bem, até que veio o segundo ingrediente: FARINHA BRANCA.

A questão não está,totalmente, na farinha e sim no que o produto propõe, não tem pra quê essa farinha se a proposta é ser mais leve e saudável para quem quer emagrecer, isso tira a característica do produto.

sábado, 13 de junho de 2015

Escolha o tênis ideal para cada tipo de treino

Escolher os tênis para o seu objetivo, tipo físico e condicionamento não é tarefa simples. Tem tantas opções no mercado, com as mais diversas tecnologias, que às vezes você pode até ficar confuso sobre o melhor tênis para cada tipo de treinamento. Quando o assunto é correr na esteira a questão fica ainda mais latente. Muitos corredores usam os mesmo tênis dos treinos nas ruas, pensando que não há diferença entre um tipo de treinamento e outro. Mas a realidade é que você deve escolher outro tipo de calçado quando vai correr usando o aparelho.

Como a esteira já conta com amortecimento, o seu calçado não precisa ser tão estruturado. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para que você aposte em pisantes mais leves e, consequentemente, com menos sistema de absorção de impacto. Isso pode fazer, inclusive, com que o seu rendimento melhore, visto que tênis mais leves tendem a deixar a corrida mais rápida.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Estiramento do músculo isquiotibial

O estiramento dos isquiotibiais é a lesão mais comum nos atletas. Os músculos isquiotibiais são os menos alongados do membro inferior e, por este motivo, mais facilmente lesionados durante a contração muscular excêntrica. A gravidade da lesão é geralmente negligenciada, especialmente na fase aguda.

O diagnóstico da lesão normalmente é realizado a partir de um alto índice de suspeita clínica e exame clínico cuidadoso. A ressonância magnética é valiosa para se diferenciar entre uma lesão completa ou incompleta e para o planejamento do tratamento.

A ruptura proximal na origem completa dos músculos isquiotibiais é rara. A condução do caso varia entre o tratamento conservador com um imobilizador em flexão ou o reparo cirúrgico em um segundo momento. Embora o reparo cirúrgico em um segundo tempo possa apresentar bons resultados, o reparo precoce permite uma reabilitação funcional mais rápida e evita o sintoma neurológico potencial de ciática glútea.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Antibiótico: como usar

Antibiótico corta o efeito da pílula anticoncepcional? E o álcool? Ele corta o efeito do antibiótico?

Por que temos que tomar o antibiótico na hora certa? Segundo os especialistas, quando a pessoa deixa de tomar o medicamento na hora determinada, a concentração de antibiótico que deveria estar presente no sangue sofre uma queda, deixando de agir no combate à infecção.

Além do horário, é preciso respeitar o prazo do tratamento. Quando ele é interrompido antes do tempo, as bactérias não são eliminadas completamente. Os sintomas desaparecem em quatro dias, mas o tratamento dura uma semana? Continue a tomar o medicamento! E de preferência com água. Nada de leite, suco, refrigerante.

domingo, 7 de junho de 2015

Tênis de corrida: furos extras têm utilidade

Diversas dúvidas sobre os tênis de corrida de rua rolam por aí: “Qual é o melhor para o meu estilo de corrida?”, “O que fazer para manter os meus pisantes por mais tempo?”, “Como os tênis devem ser limpos?”… Mas tem um questionamento, que às vezes até passa batido: afinal, para que servem aqueles dois furinhos que ficam na parte superior do calçado e que quase nunca são usados?

Eles não estão ali por acaso. Aqueles dois buraquinhos extras que parecem não servir para nada, na realidade, ajudam na segurança durante a corrida de rua. Se eles forem usados da maneira correta, ajudam a amarrar os tênis de corrida de maneira que eles fiquem mais fixos nos pés, o que resulta em menos atrito do calcanhar com o cabedal, com a sola do tênis e evita as temíveisbolhas nos pés. Geralmente, o problema aparece em treinos maiores ou em provas longas, já que os pés são mais requisitados nesse tipo de percurso. E apesar de não ser uma lesão grave, ela é uma das mais comuns entre os corredores. Isso porque ela surge em uma camada de proteção entre a epiderme e a derme, um mecanismo de defesa do corpo. Assim, estar longe das bolhas usando estratégias simples é muito bem-vindo para quem corre.

Como usar os furinhos?

O processo é simples e não fará com que você perca mais tempo com a amarração. Primeiro, passe o cadarço no último furinho, sem puxá-lo até o final, criando loops com os fios. Em seguida, passe a ponta do cadarço oposto por dentro do loop e, aí sim, puxe os fios até que eles se ajustem ao seu pé. Em seguida, dê o laço normalmente, como você já costuma fazer. Isso fará com que o ajuste do tênis de corrida fique melhor, além de proporcionar uma corrida mais confortável e segura.

Fonte: O2porminuto

sábado, 6 de junho de 2015

Como reduzir barriga (gordura abdominal)

Todos sabem que para reduzir a barriga ou a gordura abdominal é fundamental a associação de atividade física com alimentação balanceada. Porém muitos, apesar de investirem nestes dois quesitos, continuam com as medidas ou demoram muito a reduzi-las nesta região, considerada uma das mais difíceis para perder gordura, por um fator que muitos nem chegam a pensar: a postura.

Se desconsiderarmos o tempo que ficamos dormindo, a proporção de horas do dia que muitos passam sentados, em relação ao tempo que ficam em pé pode ser assustadora: mais de 80%! Refeições do dia, deslocamentos em veículos, trabalho, momentos de descanso e lazer (televisão, cinema, teatro, etc.)… mesmo que alguns ainda treinem corridas e façam academia, ainda assim, não conseguem fugir dessa proporção.

A postura sentada desfavorece a contração dos músculos abdominais pela diminuição do comprimento de suas fibras, deixando-as frouxas e inativas. Só esse fator já colabora para redução de gasto calórico local. Outro ponto é que a pele na mesma região fica frouxa também, muitas vezes criando pequenas dobras que, permanecendo por muito tempo, criam aderências. Neste último caso, é só imaginar uma pessoa que fica com o cotovelo dobrado o dia todo e de noite tenta esticá-lo: vai sentir uma leve dificuldade e resistência, como se ele estivesse grudado e encurtado, por conta da tendência que os tecidos do corpo têm de se adaptar à tensão neles gerada. Esta aderência criada dificulta a ação do músculo abaixo dela, reduzindo o uso de energia da região.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Benefícios do Pilates na saúde da mulher

A técnica de Pilates presta uma grande ajuda para o corpo como um todo, em especial no tocante à flexibilidade, resistência e força muscular.

Basicamente, os exercícios de pilates dão ênfase ao alongamento da coluna, concentração e controle da respiração.

Veja alguns benefícios do Pilates para a saúde da mulher:

– Melhora a postura, já que os exercícios visam o alinhamento correto do corpo;

– Traz alívio para dores nas costas, não só aquelas causadas por uma vida sedentária e rigidez muscular, mas também tem ajudado muitas pessoas que sofrem de hérnia de disco e graves desvios da coluna, por exemplo;

– Aliado a uma dieta equilibrada e saudável, o Pilates pode ajudar e muito na perda de peso;

– Alivia os desconfortos e cólicas que muitas mulheres sofrem durante a época do ciclo menstrual;

– Traz uma maior energia para o corpo;

– Beneficia até mesmo a vida sexual, uma vez que exercita vários músculos, inclusive os músculos pélvicos;

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Canela – Conheça os benefícios desse alimento termogênico natural

Os alimentos termogênicos são aqueles que, devido a suas propriedades, conseguem acelerar o metabolismo do organismo e são considerados ótimos auxiliares nos processos de emagrecimento.

Isso porque o corpo precisa de maior quantidades de energia para realizar a digestão dos termogênicos e, em consequência, começa a queimar as gorduras armazenadas e os quilos da balança começam a cair.

Existem vários alimentos termogênicos conhecidos, e um deles é a canela.

A canela tem propriedades estimulantes, auxilia na boa digestão e é capaz de combater os gases intestinais. É utilizada não somente na alimentação, mas também em tratamentos da pele.

A canela ainda ajuda a prevenir o diabetes, auxiliando na manutenção dos bons níveis de açúcar no sangue. Ajuda a diminuir o colesterol, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Impacto femoroacetabular (IFA)

O que é?
Impacto femoroacetabular (IFA): é uma condição em que os ossos da pelve (acetábulo) e do fêmur (colo femoral) adquirem uma alteração de formato, podendo até resultar em uma deformidade. Essa alteração provoca um encaixe imperfeito dos ossos, podendo causar danos na articulação. Existem dois tipos de impacto: CAM, em que há um aumento da junção entre o colo e a cabeça femoral e PINCER, em que há aumento do rebordo acetabular. Muitos pacientes podem também apresentar ambos os tipos de impacto.

Causa

O IFA acontece devido a uma alteração de formato dos ossos do quadril que podem ser adquiridos quando há instabilidade desta articulação ou por má-formação durante a infância. Alterações na placa de crescimento do quadril em desenvolvimento e alterações biomecânicas nos membros inferiores são consideradas umas das possíveis causas.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Dicas de suplementos e como melhorar seu rendimento físico na prática de Pilates

O Pilates é um sistema de exercícios que visa melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força sem a hipertrofia muscular. O método pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos. É uma atividade física direcionada às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

O pilates tem a função de combinar a respiração com os movimentos do corpo. Os exercícios desenvolvem os músculos mais profundos do abdômen e das costas, dando uma melhor postura. Os equipamentos do pilates se utilizam da resistência das molas para criar a dificuldade nos exercícios e trabalhar melhor os grupamentos musculares. Já os exercícios nos colchonetes servem para trabalhar a elasticidade e flexibilidade.

Como em qualquer atividade física é essencial ingerir os nutrientes necessários. Assim você poderá aumentar seu sistema imunológico, seus níveis de energia, sua massa muscular, sua concentração e reduzir gorduras saudavelmente.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Conheça exercício respiratório para combater ansiedade e insônia

Você apresenta algum destes sintomas: Insônia, nervosismo, ansiedade, mau humor? A solução pode ser mais simples do que você imagina: exercícios respiratórios.

Os exercícios de respiração podem reduzir o estresse, melhorar o humor e ajudá-lo a se sentir energizado.

Melhor ainda, eles são simples, fáceis e podem ser praticados em qualquer lugar.

Exercícios respiratórios são uma maneira maravilhosa de reduzir a ansiedade, agitação e estresse, promovendo ao mesmo tempo relaxamento, calma e paz interior.

Eles requerem disciplina e algum empenho de sua parte para alcançar resultados.