sexta-feira, 31 de julho de 2015

Pilates e seus alongamentos

A flexibilidade é a capacidade que cada articulação tem de atingir um certo grau de movimento. Ela é determinada, não só pela extensibilidade do músculo, mas também por outras estruturas, como a cápsula articular, ligamentos e tendões.

A flexibilidade é influenciada por diversos fatores: idade, sexo e hereditariedade (fatores intrínsecos, imutáveis); e também por fatores extrínsecos, como temperatura e hora do dia.
Além disso, condição física, respiração e concentração também influenciam na capacidade de movimento articular.

Estes são treináveis e muito relacionados à prática do método Pilates. A importância da flexibilidade nas atividades de vida diária é notória: quando uma articulação não é capaz de realizar seu movimento completo, em toda sua amplitude, somos obrigados compensar esta falta de movimento em outra articulação, para assim conseguir atingir a função desejada.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Conheça os diferentes tipos de banana e seus benefícios

Todo dia é dia de banana! Surgem evidências de que colocar a fruta na rotina melhora o controle da pressão e das taxas de colesterol. E ainda tem um bônus: o consumo diário eleva, em algumas pessoas, os níveis de um hormônio que poda a inflamação nas artérias. São mudanças que se traduzem no menor risco de sofrer um derrame ou problema cardíaco.

E trate de esquecer a reputação de que ela É um alimento engordativo. Dá pra comer sem pesar na consciência e na balança. "Caso as bananas sejam incorporadas em um contexto de alimentação saudável, não vejo exagero em comer mais de uma", avalia a nutricionista Camila Torreglosa, do Hospital do Coração, em São Paulo. Momentos para levá-la à mesa não faltam. "É uma ótima opção para o café da manhã, lanches e sobremesas. Fora que pode entrar na receita de vários pratos", exemplifica a nutricionista Fernanda Gabriel, da RG Nutri, na capital paulista.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Como agir em acidentes domésticos com crianças

Todo ano, 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por causa de acidentes domésticos ou lesões não intencionais, segundo o Ministério da Saúde. Com esses números, dá para entender por que os acidentes são a principal causa de morte de brasileiros de 1 a 14 anos de idade. "Muitos deles acontecem no ambiente doméstico, principalmente com as crianças pequenas, que ficam mais tempo em casa", revela a pediatra Renata Waksman, do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Entre os bebês que ainda não completaram o primeiro aniversário e aqueles que têm entre 1 e 2 anos, os acidentes que mais matam são as aspirações de objetos estranhos, como brinquedos e alimentos. Na faixa etária dos 2 aos 4 anos, as estatísticas apontam que os afogamentos e os acidentes de trânsito, a exemplo dos atropelamentos, são os mais fatais. "Se analisarmos os casos de atendimentos em prontos-socorros (e não de mortes), as quedas são a maioria", conta Renata Waksman, que também faz parte do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

terça-feira, 28 de julho de 2015

Pilates e qualidade de vida para todos

O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo. Entretanto, em virtude da exigência de concentração por parte do aluno durante a execução dos exercícios, não é recomendável que o Pilates seja praticado por crianças, que facilmente perdem a atração e a concentração.

Pilates para jovens

Em virtude do rápido crescimento (natural da fase), os jovens podem apresentar muitas dores nas costas. Também é comum o surgimento de desajustes posturais ocasionados por diferentes fatores (mochila pesada, má postura nas salas de aula, em frente ao computador ou à televisão, horas de sono insuficientes ou excessivas); e ocasional sedentarismo, que contribui para o encurtamento muscular que também pode estar ligado ao rápido crescimento.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Por que o uso da chupeta e da mamadeira é prejudicial?

O excesso de dedo na boca e do uso da chupeta merecem atenção especial dos pais. Estes atos têm aumentado e muito o número de problemas na dentição e até mesmo na respiração em crianças que não receberam o aleitamento materno.

“Quando o bebê é alimentado com mamadeira, a necessidade nutricional é suprida, mas a emocional e de sucção, não. Desta forma, as crianças podem ficar facilmente dependentes emocionalmente da chupeta e/ou da mamadeira”, explica a dentista Fabiola Bernadete Lanfredi.

Infelizmente, muitos pais têm usado a chupeta para acalmar e até mesmo silenciar os bebês. E, apesar dela ser vista como uma “solução” para estes “problemas”, é preciso entender que as consequências vão desde alterações no desenvolvimento ósseo, dentário e ainda podem gerar grandes dificuldades respiratórias e problemas emocionais.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Consciência corporal: saiba o que é e como desenvolvê-la

Você está sempre fora do passo nas aulas de zumba. Equilibrar-se em cima de um par de escarpins parece mais desafiador do que aquela reunião sobre as metas do ano com o chefe. A culpa disso tudo poderia ser seu equilíbrio e sua pouca coordenação, mas dizer isso é fazer vista grossa ao verdadeiro culpado: a falta de uma força importante (mas pouco conhecida) chamada de propriocepção - ou consciência corporal.

É assim que ela funciona: tendões, músculos e articulações são revestidos de milhões de microrreceptores sensoriais, chamados de proprioceptores. O trabalho deles é detectar e lidar com mudanças na postura ou no ambiente em que está. "Ter essa consciência corporal afiada nos ajuda a perceber situações de instabilidade e, assim, ativar uma resposta de reequilíbrio nos músculos", diz Edmilson Kawanaka, personal trainer da academia Competition, de São Paulo.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Acupressão é técnica de cura pelas mãos

Acupressão é uma técnica chinesa de cura pelas mãos. Assim como outras terapias orientais, busca tratar o corpo de forma holística.

Como funciona a acupressão

A medicina moderna, especialmente a Ocidental, vê o corpo por partes. Ou seja, o coração, o pulmão, o estômago e assim vai. Já a medicina Oriental tende a ver o organismo como um conjunto. Por exemplo: uma dor de cabeça não precisa necessariamente ter origem na cabeça. Ela pode ter como causador os ombros, o fígado, os pés. Entre as técnicas milenares usadas para tratar o paciente com dor crônica, está a acupressão, que, assim como a acupuntura, tem origem na China.

A acupressão nada mais é do que a pressão com as mãos dos 14 pontos de energia do corpo, também chamados de meridianos. Os chineses chamam a técnica de Tuiná e a praticam há mais de 4 mil anos. Alguns mestres chegam a pressionar alguns pontos com a unha ou com uma colher como forma de promover uma medida de autoajuda. Na Índia, a técnica é aplicada em conjunto com o Reiki.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Moxabustão: conheça o calor curativo da medicina chinesa

Com origem chinesa, a moxabustão é uma técnica terapêutica baseada nos princípios e conhecimentos utilizados na acupuntura. Acredita-se que cada órgão possua um meridiano próprio e que existam vários pontos na pele com funções específicas.

Ao contrário da acupuntura tradicional, a moxabustão não utiliza agulhas. Ela aposta em aplicações de calor nos pontos meridianos. A terapia visa a alcançar o equilíbrio corporal e desobstruir os bloqueios de energia. Essas aplicações contribuem para a regulagem energética do corpo, garantindo o bom funcionamento do organismo.

Como a moxabustão funciona?

A moxabustão pode ser direta ou indireta. Na opção direta, é utilizado um bastão feito a partir de folhas secas da erva artemísia, que é aceso e encostado diretamente na pele, queimando-a.

sábado, 18 de julho de 2015

Cuidados especiais para proteger o seu filho no frio

Com do inverno, é necessário ter uma atenção ainda maior com as crianças pequenas. As temperaturas começam a cair e, com isso, alguns inconvenientes podem afetar a qualidade de vida principalmente dos pequenos. No entanto, é necessário saber dosar os cuidados. Por exemplo, muitas cobertas na hora de dormir podem trazer desconforto ou até mesmo riscos para a saúde da criança, principalmente os recém-nascidos.

CHOQUE DE TEMPERATURAS 

As crianças devem estar sempre bem protegidas do frio com modelos de roupas confortáveis e apropriadas. O ideal é que elas sejam mais leves e não muito justas, pois isso prejudica a sua movimentação e logo elas vão sentir vontade de tirar para poder brincar. Além das roupas, é muito importante selecionar bem o lugar que a criança vive ou frequenta. Ambientes mais secos devem ser evitados, pois são mais propensos a desenvolver nas crianças doenças respiratórias, como bronquite, asma e rinite. A pele também deve ser bem cuidada e hidratada com os produtos adequados, já que as roupas de inverno costumam criar uma fricção, podendo deixar a área irritada. 

ALIMENTAÇÃO 

A alimentação das crianças mais novas também deve receber alguns cuidados especiais. É necessário que ela forneça os nutrientes corretos e essenciais para realizar as atividades do dia a dia, além de reforçar o sistema imunológico. No caso das crianças pequenas, a higienização de instrumentos como a mamadeira deve ser feita com igual cuidado, já que, com as temperaturas mais baixas, os bebês ficam mais propensos a ficarem doentes. Por fim, se o bebê ou a criança apresentar qualquer sinal de adoecimento, procure um médico e jamais o medique sem a prescrição de algum profissional capacitado.

Fonte: odebate

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Comer peixes e vegetais aumenta expectativa de vida

Idosos que consomem maior quantidade de peixes e vegetais vivem cerca de 15 anos mais do que aqueles que comem poucas quantidades desse tipo de alimento.

É o que diz um estudo publicado recentemente na revista científica Circulation.

Uma pesquisa realizada na Suécia mostrou que os idosos com níveis mais altos de gorduras poli-insaturadas, provenientes de peixes e vegetais, no sangue, eram significativamente menos propensos a morrer de doença cardíaca ou qualquer outra causa do que aqueles com níveis mais baixos.

"O estudo apoia as atuais orientações alimentares que aconselham a ingestão de peixes e óleos vegetais para manter uma dieta saudável para o coração", disse Ulf Riserus,principal autor do estudo e pesquisador da Universidade de Uppsala, na Suécia.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Veja dicas de como manter uma boa postura durante o dia a dia

Com a correria do dia a dia, por diversas vezes, as pessoas ignoram os efeitos que determinadas ações podem ter futuramente, comprometendo sua saúde. 

Uma das atitudes mais comuns e mais errôneas que as pessoas têm é relativo à posição com que exercem suas atividades diárias, colocando em risco sua saúde postural.

Segundo a fisioterapeuta Carla Tissiane de Souza Silva, atuante em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, é necessário trabalhar para sempre buscar uma postura correta, que deve ser funcional e esteticamente aceitável. 

"O ideal é procurar ter um equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, permitindo proteger as estruturas de suporte de corpo contra lesões ou deformidades, não causando fadiga.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pilates Funcional

Tanto o Pilates quanto o treinamento funcional solicitam em todo momento o Core, que é um conjunto de músculos importantíssimos, são os mobilizadores (maiores) e estabilizadores (menores, mais profundos) do tronco. O fortalecimento destas musculaturas do centro de força ou power house, como chamado pelo criador Josef Pilates e atualmente denominado de Core é de fundamental importância para a prevenção e alivio de dores na coluna, melhora na postura, para o movimentar-se das tarefas diárias, evita também a incontinência urinária. Com o treino do Core durante treinos de até 1 hora, no mínimo 2x por semana, consegue-se na maioria dos praticantes uma melhora do tônus muscular na região de coxa, abdômen, glúteos e panturrilha.

Existem muitos exercícios do Pilates de Solo que foram incorporados nos treinos funcionais, nas salas de ginástica e musculação, por sua praticidade e eficiência, é são justamente os exercícios que focam a região abdominal, glúteos e dorso lombar, o Core!

domingo, 12 de julho de 2015

Cefaleia tensional e Pilates

A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Suas causas não são bem compreendidas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de dor de cabeça não tem relação direta com a tensão emocional.

Ela ocorre normalmente devido a tensão nos músculos do pescoço, cabeça, mandíbula e ombro. É caracterizada por dor difusa, de leve a moderada na cabeça, descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio. A cefaleia tensional, cuja a causa está relacionada a contração involuntária e crônica de músculos, pode durar entre 30 minutos e vários dias. E o que leva o indivíduo a ter estas tensões musculares que levam a dor? Vejamos:

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Transplante de medula óssea pode curar anemia falciforme

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea concluiu que o transplante de medula é o tratamento mais eficaz no combate a anemia falciforme. Isso porque, segundo os médicos que desenvolveram o estudo, com ele, as células doentes são substituídas, e o paciente não precisa ser submetido a transfusões crônicas e não recebe sobrecarga de ferro no sangue, consequência destas transfusões. 

A anemia falciforme se caracteriza por mudanças no formato das hemácias (glóbulos vermelhos), cuja forma redonda passa a ser rígida e a ter aspecto de foice. O processo causa dois problemas: quando o organismo detecta a anormalidade, passa a destruir as hemácias, o que leva à anemia crônica. Já o formato de foice dificulta a circulação e facilita a formação de coágulos, aumentando o risco de AVC e de trombose. 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Universidade da Flórida descobre cura para o Lúpus

O lúpus é uma doença auto-imune crônica, que pode danificar qualquer parte do corpo, desde a pele até aos órgãos através das articulações.

É uma doença que age por brotamento e, em seguida, parece desaparecer antes de voltar novamente.

Mas os pesquisadores dizem que descobriram que, usando uma combinação de duas drogas já existentes, é possível reverter os efeitos do lúpus em ratinhos.

Em um novo estudo publicado na revista Sciense Translational Medicine, pesquisadores da Universidade da Flórida, Gainesville, descobriram que inibindo determinadas vias metabólicas em células do sistema imunológico que podem combater o lúpus em ratinhos. UF investigadores de saúde podem ter encontrado uma maneira de controlar o lúpus mudando a forma como as células do sistema imunológico utilizam energia.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Água com mel de estômago vazia ajuda a emagrecer

Vários estudos demonstraram que o mel dissolvido na água tem muitos benefícios para a saúde, e essa pode ser uma excelente forma de consumi-lo mais vezes ao dia.

Ajuda a perder peso

O mel é um alimento que proporciona sensação de saciedade e ajuda a controlar os problemas de ansiedade pela comida. Diluir uma colher de mel na água poderia ajudar a perder peso, pois além de fazer com que nos sintamos mais saciados, também controla o mecanismo do cérebro que causa o desejo de ingerir açúcar.

Combate artrite

Um estudo realizado pela Universidade de Copenhagen demonstrou que os pacientes que consumiram água com mel sentiram um alívio de suas dores em questão de minutos. Por esta razão, se recomenda o consumo de água com mel para prevenir e combater as dores provocadas pela artrite.

domingo, 5 de julho de 2015

Pilates laboral

Você já ouviu no Pilates Laboral? A Fisioterapeuta Tamine Abdalla Ávila especialista no assunto, falou sobre na Revista Pilates. Confira!

A ginástica laboral é uma técnica antiga e bem conceituada dentro das empresas. Ela visa prevenir e diminuir a incidência de lesões relacionadas ao ambiente ocupacional. Além disso, proporciona benefícios físicos, fisiológicos, psicológicos e sociais ao trabalhador, aumentando a qualidade de vida e gerando melhorias no ambiente de trabalho e na produtividade da empresa.

Todo programa de ginástica laboral deve proporcionar uma mudança individual, que resultará em benefícios coletivos a partir de melhorias no ambiente ocupacional. Embora já comprovados os benefícios da ginástica laboral, observa-se resistência de alguns trabalhadores perante a prática. Na tentativa de reverter esse quadro, as empresas buscam estratégias bem estruturadas para garantir a motivação e, consequentemente, uma maior participação voluntária.

Com o intuito de reverter esse quadro de desmotivação e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores, a inserção do método Pilates nas empresas surge como uma técnica inovadora e altamente eficaz. O método é um programa completo de condicionamento físico e mental e consiste em exercícios diferenciados que trabalham vários grupos musculares, alongando e fortalecendo ao mesmo tempo.

sábado, 4 de julho de 2015

Você sente dor de cabeça após a corrida? Saiba porque isso ocorre

Alguma vez depois da corrida de rua você já sentiu dor de cabeça? Apesar de os exercícios aeróbios melhorarem os sintomas dessas dores, em certos momentos a corrida também pode fazer com que elas se manifestem. Isso acontece por conta da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, já que há o aumento da demanda cardíaca ocasionada pelo esforço durante as passadas.

Além disso, a dor de cabeça pode surgir, também, em decorrência da hipoglicemia, da alimentação inadequada ou como resultado da desidratação, ocasionada por ingestão insuficiente de água. Por isso, certifique-se de que você está bem alimentado e hidratado o suficiente antes, durante e após as corridas para evitar o incômodo. Para reconhecer quando o problema está surgindo, você pode usar a sede como seu guia. Sempre que você estiver com a boca seca tome ao menos um gole de água. E quando correr mais de 45 minutos, aposte também em bebidas isotônicas para repor os eletrólitos perdidos com o suor.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Veja mitos e verdades sobre a ingestão de água

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.

Água é essencial para a saúde e o bem-estar. Mas existem dúvidas em relação às propriedades desse líquido do qual o organismo não pode prescindir. Confira alguns mitos e verdades sobre a ingestão de água.

Tomar água gelada queima calorias
VERDADE. A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo.

“Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo. Mas daí a imaginar que água gelada é a solução para a perda de peso é exagero. Até porque a queima calórica é pequena: meio litro de água gelada consome 17 calorias.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Veja dica de treino com faixa elástica para praticantes de corrida

Além do treino específico para corrida, é importante que o seu programa também inclua treinamentos de força, responsáveis por manter o corpo e a musculatura preparada para aguentar o impacto que a corrida traz para as articulações, além de fazer com que o seu rendimento melhore. Mas fazer apenas os exercícios da academia, certas vezes, faz com que o treino fique enfadonho. Por isso, montamos um treino que traz exercícios com elástico, para que você ganhe ainda mais desempenho nas ruas.

Com esses exercícios com elástico você vai fortalecer o core (centro de força do corpo que abrange os músculos das costas, da barriga e dos quadris), já que os movimentos trabalham a melhoria da força muscular por desenvolver os músculos posturais, o que ainda reduz o risco de lesões. Aliás, os músculos do core ajudam você a se manter ereto, fazendo a transferência de energia e sustentando o peso do corpo. Já reparou que durante as passadas, quando o seu corpo começa a ficar cansado, a tendência é a sua coluna ceder e você ir formando um “C” com as costas? Isso faz com que você perca minutos preciosos na corrida, visto que a técnica acaba sendo influenciada pela fadiga. Mas com esses exercícios você ficará com a musculatura fortalecida.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Você já teve dor no flanco? Saiba o que é este incômodo

Quase todo mundo já teve um incômodo na parte superior do abdômen ao praticar atividade física. Essa é a famosa dor no flanco, mais especificamente abaixo das costelas e acima da pelve (bacia), na parte lateral. É muito comum se deparar com esse desconforto durante um exercício aeróbico e quem já passou por isso sabe o quanto é desagradável. Pode afetar pessoas que são iniciantes no mundo esportivo, mas os mais experientes também podem ter os sintomas.

Esse desconforto é tão intenso que pode fazer com que alguém interrompa uma atividade física no meio do processo. Mas, obviamente, não é nem um pouco interessante conviver com isso. De acordo com o doutor Marcelo Aragão, fisiologista do exercício e médico do esporte, alguns fatores podem ser responsáveis para o descadeamento das dores. “A dor no flanco é proveniente da contração excessiva do músculo do diafragma, que pode ser em decorrência do acúmulo de ácido lático na região ou por uma desorganização do movimento respiratório durante a prática da corrida”, destaca.