segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pilates e cãimbras

Muitos pessoas reclamam de cãimbras durante as aulas de Pilates, em determinados exercícios. A cãimbra é uma contração muscular involuntária, que ocorre por hipocalcemia ou hipotassemia (baixo teor de cálcio e potássio no sangue, respectivamente), ou por baixa oxigenação.

Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãimbra, falta energia suficiente para relaxá-lo e o músculo entra em contração prolongada. Isso ocorre no Pilates quando utilizamos um músculo que não estamos acostumados para realizar certos movimentos, e o músculo não tem força ou resistência suficiente para o mesmo.

Quando não chega oxigênio suficiente ao músculo, além da escassez energética citada acima, a energia precisa ser gerada de forma anaeróbia, por meio de um processo que libera ácido lático. O ácido lático em excesso provoca o espasmo muscular, e consequentemente a dor.

domingo, 30 de agosto de 2015

Conheça os 10 sintomas da hiperglicemia

Hiperglicemia significa (hiper = alto + glicemia = taxa de glicose no sangue). A hiperglicemia é um problema grave de saúde, que prevalece em indivíduos diabéticos, pois no corpo destes indivíduos não há a presença do hormônio insulina suficientemente ou a insulina não funciona corretamente para controlar os níveis de glicose no sangue.

Os níveis normais de glicose no sangue é de até 99mg/dL pré-prandial (antes de comer) e de até 140mg/dL pós-prandial (depois de comer). Porém, a hiperglicemia raramente causa sintomas perceptíveis. Os sintomas de hiperglicemia podem desenvolver ao longo de vários dias ou semanas, e quanto mais longa a condição for deixada sem tratamento, mais grave o problema pode tornar-se. Os sinais e sintomas da hiperglicemia incluem:

sábado, 29 de agosto de 2015

Entenda como devem ser as curvas da sua coluna

O posicionamento da coluna é muito importante para que a coluna seja saudável: Lombar, torácica e cervical. Pra isso mobilização em todos os planos de movimento é aconselhável. No plano sagital (mediano), temos a flexão e extensão. No plano coronal (frontal) temos as flexões laterais e no plano transversal (horizontal) temos as rotações.

Coluna lombar: A coluna lombar é formada por 5 vértebras e possui uma convexidade anterior (lordose). É uma das regiões da coluna que menos possui movimento e mais absorve impactos. Normalmente dores acontecem nessa região devido a falta de força, falta de mobilidade e mal posicionamento durante exercícios.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Exposição ao sol aumenta produção de vitamina D

Saiba como suprir as necessidades diárias do seu filho mesmo na estação mais fria do ano. Formação da massa óssea, melhor atuação do sistema imunológico, prevenção do diabetes tipo 1 e diminuição de outros problemas metabólicos são alguns dos benefícios da vitamina D para o organismo. Para se ter uma ideia, o nutriente é responsável por regular a expressão de mais de dois mil genes no nosso organismo. Não é para menos que sua deficiência está relacionada a males diversos, como esclerose múltipla, câncer de próstata, de mama e de intestino, e a problemas cardiovasculares, conforme enumera a pediatra Natália Oliveira, especialista em endocrinologia infantil e medicina preventiva associada à nutrição funcional, de São Paulo.

Ocorre, que a vitamina D é encontrada em quantidades ínfimas nos alimentos, como peixes de carne gordurosa, ovos, margarina e manteiga. Por isso, a exposição solar é a grande responsável por promover a síntese da vitamina por meio da pele, assegurando as doses necessárias para o funcionamento saudável do organismo. O problema é que, no inverno, a menor incidência de raios solares prejudica a fabricação do nutriente. Uma pesquisa da Universidade de Harvard (EUA) aponta que, durante a estação, a carência da vitamina está associada ao enfraquecimento das defesas do organismo contra agentes externos. Após avaliarem 744 crianças em idade escolar e dosarem suas taxas de vitamina D, os especialistas identificaram 250 participantes com deficiência. Metade deles passou a receber doses diárias de suplemento, o que impactou em um resultado expressivo: uma incidência duas vezes menor de infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite, em comparação com o grupo que não recebeu o reforço.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Benefícios do Pilates na incontinência urinária

A International Continence Society (ICS) define a incontinência urinária como “uma condição na qual a perda involuntária de urina é um problema social ou higiênico e é objetivamente demonstrável”. As causas da IU são diversas, entretanto na maioria dos casos pode-se citar a idade avançada, a gravidez, o parto, a diminuição dos hormônios femininos na menopausa, o tratamento do Câncer de Próstata e as incapacidades físicas e mentais.

Causas primárias ou agravantes da incontinência urinária:

SEDENTARISMO – pouca atividade física associada a longo período de permanência na posição sentada causam diminuição na força da musculatura do períneo.

TABAGISMO – a nicotina diminui a síntese e a qualidade do colágeno, fundamental na manutenção da elasticidade muscular, e também favorece o surgimento de contrações involuntárias da bexiga. O excesso de tosse, comum aos tabagistas, causa danos aos tecidos de sustentação da uretra e da vagina.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fígado gorduroso - saiba o que é e como tratar

O fígado gorduroso é uma condição comum que afeta cerca de 25% da população. Ter uma determinada quantidade de gordura no fígado é normal; no entanto, quando ela corresponde a cerca de 5 - 10% do peso do órgão, pode se tratar de um caso de fígado gorduroso.

Existem dois tipos principais da doença:

Fígado gorduroso alcoólico, obviamente causado pela ingestão de álcool em excesso.
Fígado gorduroso não alcoólico, que pode surgir devido a algumas causas principais.
Embora esteja claro que o primeiro tipo seja provocado pelo consumo exagerado de álcool, os fatores que causam a segunda modalidade da doença não são totalmente esclarecidos. O que se sabe é que existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença:

- Ingestão de alguns medicamentos
- Hepatite viral
- Doenças autoimunes
- Diabetes tipo 2
- Obesidade
- Colesterol elevado
- Má nutrição
- Perda de peso drástica e rápida demais
Embora seja muito mais raro, também podem ocorrer casos de fígado gorduroso durante a gravidez.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cuidados com os olhos: tenha olhos saudáveis

Claro que cada um pode fazer o que bem entender com seu corpo e seus hábitos, porém, pelo menos é preciso estar consciente dos perigos envolvidos em não cuidarmos e nem prestarmos atenção na saúde de nossos olhos.

O fato é que, para que seus olhos fiquem mais saudáveis, é preciso consumir mais vitamina A, que previne e combate várias infecções, mas também ajuda a reduzir a fadiga do nervo óptico, algo muito frequente atualmente, dado ao fato de que forçamos constantemente os olhos quando estamos na frente do computador, usando celular, tablete ou assistindo a televisão. Existe uma lista de remédios naturais que podem ajudar você a melhorar a saúde da visão, um dos órgãos mais importantes que temos.

Dicas para cuidar da saúde ocular
Primeiro, é preciso saber que nossos olhos são uma extensão de nosso sistema nervoso, portanto, precisamos nos alimentar melhor, diminuir o nível de estresse e descansar o suficiente para mantê-los saudáveis. Algumas dicas que podem ajudar são:

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A importância do fortalecimento dos membros superiores

Poder pegar um objeto com as mãos, limpar uma vidraça, tomar banho, alimentar-se, verstir-se, abrir uma porta, enfim, é difícil imaginar como seria não conseguir executar qualquer um desses simples movimentos entre tantos outros. No dia a dia, passamos sem perceber a importância dos nossos membros superiores e de como a falta de atividade física irá prejudicar o seu funcionamento a curto e a longo prazo. Mesmo quando falamos em atividade, devemos pensar no melhor tipo ou modalidade que o ajudará a fortalecer e melhorar esses membros. Uma das opções hoje é o Pilates, que a cada dia tem sido incluído na sociedade brasileira.

Há alguns anos o método Pilates vem tendo destaque mundialmente, sendo uma técnica desenvolvida no século passado pelo alemão Joseph H. Pilates, de início voltado para bailarinos com o objetivo de reforçar a musculatura e dar mais flexibilidade ao corpo.

domingo, 23 de agosto de 2015

Saiba que alimentos incluir na dieta para ganhar e manter a massa muscular

O ganho de massa muscular é comumente atribuído à prática de exercício físico. Mas tão importante quanto a série de musculação ou a ginástica aeróbica é a alimentação adequada. Incluir na dieta alimentos ricos em proteína, por exemplo, é fundamental para promover a reparação dos tecidos danificados após a atividade física, enquanto o alto teor de carboidratos favorece o fornecimento de energia para o treinamento. "Uma dieta baseada em carboidratos complexos e proteínas magras ajuda na hipertrofia muscular, mas não se pode esquecer da gordura boa, que é necessária para manter as taxas ideais hormonais, o que facilita o ganho de músculo", explica a nutricionista Camila Monteiro.

A ingestão de alimentos com alto teor desses macronutrientes deve estar associada à absorção de micronutrientes, ou seja, as vitaminas e minerais. Pessoas que têm dificuldade de aumentar a massa magra mesmo treinando e se alimentando bem e que sofrem com a falta de disposição e de ânimo no dia-a-dia podem estar com carência dessas susbstâncias que são responsáveis pelo equilíbrio metabólico.

sábado, 22 de agosto de 2015

Reeducação Postural Global (RPG) - conheça seus benefícios

Reeducação postural global, a popular RPG, é uma técnica que se dedica a ensinar novamente as pessoas a se posicionar de forma correta, a se sentar e até a respirar adequadamente. Os exercícios ajudam a eliminar dores e podem evitar surgimento de novos problemas

Dor, fisgada, queimação. As denominações para os desconfortos que acometem músculos, ossos e articulações são variáveis, mas a desagradável sensação atinge a todos, não importa a idade, a raça ou o sexo. Quem nunca se queixou ou sofreu com dores no sistema músculo-esquelético, que compõe a máquina complexa que é o corpo humano? Quando não é decorrente de acidentes ou de processos degenerativos que alteram a anatomia humana, a dor sinaliza que a postura está alterada. E é ela, a postura, o foco da reeducação postural global, técnica da fisioterapia desenvolvida na França há três décadas, a conhecida RPG. O método corrige lesões e deformações do corpo, além de ensinar o paciente a se posicionar de forma correta, curando lesões, evitando novos problemas e proporcionando equilíbrio.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pilates é um excelente exercício para bikers

Não é raro entre um atendimento e outro conversar com o ciclista sobre o fortalecimento específico para melhoria do posicionamento na bike e consequentemente a melhoria da sua pedalada. Mas também não é raro essa recomendação ser recebida com olhos e comentários fora de contexto: “Mas homem fazendo Pilates”, “E é bom mesmo?”, “Será que resolve?”, “Pilates não é somente para quem está com lesão? Não é tipo uma fisioterapia?”, “Ah! Mas Pilates é muito fácil. Não faz força alguma.”

Com a evolução na prática da Bike ocorre um ajuste entre corpo e bicicleta. A prática regular do Pilates auxilia nesta evolução, melhorando significativamente a força, flexibilidade e correção postural.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Hábito de dormir com o celular perto, faz mal à saúde

O celular está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Seja no trabalho, em casa ou no momento de dormir, ele nunca é esquecido por seus donos.

A prática, porém, pode gerar danos inicialmente imperceptíveis à sua saúde. As radiações presentes nos smartphones são realmente perigosas e não aconselháveis.

Em qualquer hora do dia elas podem causar danos, mas quando estamos dormindo são capazes de influenciar nos pesadelos, insônia e no ato de acordarmos várias vezes durante a noite.

A explicação para isso é ligada a uma alteração no sistema de auto-regulação de certos processos, como o do relógio biológico ou os ritmos circadianos.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Pilates no tratamento do entorse de tornozelo

Muitas vezes, nem é necessário ser um atleta para sofrer uma lesão. No tornozelo, por exemplo, a torção pode acontecer com um simples pisar num buraco ou uma quebra no salto do sapato e te colocar no “banco de reservas” por vários dias.
A torção (ou entorse) do tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo. Em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos. A parte de fora do tornozelo – abaixo e a frente da ponta do osso (fíbula ou perôneo porção distal) apresenta dor e inchaço e geralmente fica roxa.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cansaço na perna pode dar problema no coração

Você já ouviu falar na doença arterial periférica (DAP)? É provável que não – e é justamente a falta de informação que a torna mais ameaçadora. Bem, esse nome pomposo significa que vasos sanguíneos nos membros inferiores estão sofrendo uma obstrução. Como o sangue não consegue circular normalmente por ali, surgem o cansaço e as fisgadas nas pernas. Porém, a grande complicação é que essa doença indica que outras artérias do corpo também podem estar entupidas. Para ter ideia, um indivíduo com DAP corre um risco 60% maior de ter uma obstrução nas artérias coronárias, que abastecem o coração.

E não vá pensando que esse problema é raro. Estima-se que a DAP afete mais de 200 milhões de pessoas no mundo. De 2000 a 2010, cientistas escoceses registraram um aumento de 24% da incidência global da doença. Além dos possíveis piripaques no coração, essa condição abala muito a qualidade de vida do portador, já que uma simples caminhada ao ponto de ônibus pode virar um desafio, com dores e várias paradas ao longo do caminho. Como a DAP está relacionada ao estilo de vida, há alguns hábitos que favorecem os entupimentos. Aqui estão alguns:

domingo, 16 de agosto de 2015

O que comer antes do Pilates?

Uma alimentação balanceada está diretamente relacionada com um bom rendimento durante a prática do Pilates, as refeições e os exercícios fazem parte de uma mesmo objetivo que é emagrecer.

O consumo de carboidratos é importante antes da prática do Pilates, pois são alimentos de digestão rápida que fornecem combustível para os exercícios. Proteína e lipídeos devem ser evitados, pois ambos são de digestão lenta e podem causar desconforto intestinal.

O consumo de carboidratos, para a prática do Pilates tem como objetivo fornecimento de energia, para trabalho muscular, e mobilização de gordura que será gasta como fonte de energia, além de fornecer líquidos suficientes para o início do exercício, e evitar a fome durante a prática da atividade.

Quanto mais próximo estiver da aula de Pilates é aconselhável comer pouco e algo leve, pois durante os exercícios acabamos ficando muito em decúbito ventral (barriga para baixo) e decúbito dorsal (barriga para cima) o que poderá acarretar refluxo gastroesofágico caso consuma alimentos muito pesados.

Portanto de 2 à 4 horas antes da aula de Pilates é recomendável a ingestão de carboidratos como: granola, barra de cereais, pães integral; porém uma hora antes deve ser ingerido frutas secas e alimentos mais leves.

Fonte: Revista Pilates em Evidência

sábado, 15 de agosto de 2015

Torcer a coluna faz bem para o corpo

Você é daquelas pessoas que ao torcer a coluna adora suspirar e pensa: ‘’que delícia’’? Seja bem vindo ao clube e saiba que sua coluna também agradece!

No Pilates a torção aparece em vários exercícios como o spine twist, o saw e o criss cross. Já no Yoga ela aparece com uma frequência muito maior e a praticamos inclusive porque no sentido mais emocional desta modalidade, ela pode ser uma ponte para torná-lo uma pessoa mais forte e resistente diante das intempéries do nosso complexo dia-a-dia.

Com uma prática assídua você deve ter uma atitude mais coerente diante a todos os problemas que surgirão no seu caminho, você irá torcer sua coluna e vai aprender a olhar para os dois lados, vai deixar seu olhar desenhar um caminho mais amplo e, tudo isso, pode ampliar os seus horizontes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Síndrome do coração partido - saiba o que é

“Segue seu coração” - quem nunca ouviu isso na hora de tomar uma decisão? Essa expressão é usada quando decidimos algo pela emoção e não pela razão. Entretanto, quem comanda o nosso corpo é o cérebro e não o coração. Mas ele também não está livre de sofrer as consequências de um problema emocional. E quem nunca teve o coração partido?

A síndrome do coração partido ou tako-tsubo é o nome dado à um problema cardíaco que acontece quando a pessoa sofre uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente, ou a perda de um ente querido. Acredita-se que excesso de adrenalina provado por este susto, por esta emoção forte, seja o responsável pelo mal funcionamento cardíaco.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Acupuntura para combater o estresse

Como pode uma agulha colocada em uma área qualquer do corpo levar à redução do estresse, um problema inicialmente emocional? "É que cada ponto utilizado na acupuntura corresponde a uma região específica do cérebro", explica o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba), Ruy Tanigawa. Assim, o método mexe com neurotransmissores responsáveis por sintomas do estresse como ansiedade, irritabilidade, apatia, depressão, sono perturbado, libido reduzida, hipersensibilidade emocional, dificuldade de concentração e menor disposição para atividades físicas. 

A acupuntura é desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas só em 1995 foi reconhecida como técnica medicinal no Ocidente.

O método consiste em espetar agulhas de fina espessura (chegam a ser 50% mais finas que as agulhas utilizadas em injeções) em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar determinado tipo de desconforto. 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Suco de pera para reduzir os efeitos da ressaca

A ciência descobriu que a pera, uma das frutas mais comuns aqui no Brasil, pode ser o melhor remédio para diminuir os efeitos do álcool no corpo.

Suco de pera contra ressaca

O estudo realizado pela CSIRO, uma agência governamental australiana de pesquisa industrial, avaliou os efeitos da pera asiática sobre a ressaca. Para isso, os pesquisadores dividiram os participantes da pesquisa em grupos que tomaram suco de pera ou que tomaram bebidas com efeito placebo, ou seja, sem qualquer ação sobre a ressaca.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Jeito errado de comer couve pode destruir sua tireoide e saúde

Queridinha de quem faz dieta ou quer apenas “fazer um detox”, a couve é rica em fibras e nutrientes que fazem muito bem para a saúde. Contudo, o jeito errado de comer esse vegetal pode acabar causando efeitos nada agradáveis no seu corpo. Não respeitar os limites de consumo pode provocar hipotireoidismo, além de prejudicar sua digestão. Ainda há a indícios de que o excesso de couve cause intoxicação alimentar.

Hipotireoidismo

O nutricionista Gabriel Cairo, especialista em fisiologia do emagrecimento, explica que a couve contém uma substância chamada pró-goitrina. No corpo humano, ela vira goitrina, essa, sim, capaz de diminuir a liberação de hormônios pela glândula tireoide. A couve também contém tiocianato, uma substância que compete com o iodo no corpo e diminui a absorção do mineral, importante para a saúde da glândula.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Atividade física voltada para o fitness e o Pilates

A prática da atividade física evoluiu com a própria evolução do homem. O homem primitivo passou a lutar, caçar e fugir a fim de preservar a sua existência. Assim o homem à luz da ciência executa os movimentos corporais mais básicos desde que se colocou ereto: corre, arremessa, salta, tem relações sexuais, empurra, puxa, etc.

Existem alguns fatos históricos no decorrer da civilização humana que talvez explique, em parte, a falta de exercícios específicos para melhorar a mobilidade da coluna vertebral na Educação Física. Durante o Império Romano e toda a idade média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar, incluindo, também, a caça e os torneios. A queda do Império Romano, por exemplo, foi muito ruim para a evolução da Educação Física, principalmente com o crescimento do Cristianismo que, por sua vez, perdurou por toda a Idade Média, pois o culto ao corpo era considerado pecado, passando a ser cada vez mais reprimidos devido à comunidade altamente puritana não ver com bons olhos a atividade física. (Costa, 1998).

domingo, 9 de agosto de 2015

Dicas de saúde para os Pais

Vamos aproveitar o Dia dos Pais para dar algumas dicas de saúde para estes super heróis.

Nossos pais sempre dão uma de super herói, né? Correm o dia inteiro pra nos dar segurança e conforto, mas às vezes se esquecem que super herói também tem que se cuidar! E dar o exemplo.

Pesquisas mostram que, comparados às mulheres, os homens não se alimentam corretamente, não fazem exercícios físicos regulares, fumam mais, vão menos ao médico e, por consequência, têm mais problemas de saúde e vivem menos.

Segue algumas dicas de saúde:

- Para manter um peso adequado dá para melhorar a alimentação, evitando gorduras e açúcar em excesso e consumindo bebidas alcoólicas com moderação;

- Os que já passaram dos 50 anos podem precisar de uma suplementação de minerais e vitaminas, como cálcio, zinco, vitaminas A, C, E e B12. Que tal uma consulta ao médico?

- Praticar esportes regularmente também é cuidar da saúde. O ideal é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física aeróbica, como correr, pedalar, nadar. Encara?

- Consuma mais tomate - que ajuda a diminuir os riscos de câncer de próstata, e fibras solúveis como aveia, feijão e maçã. Elas auxiliam no controle da diabetes, principal causa de impotência sexual masculina;

- Os pais devem cuidar com o cigarro, um dos maiores vilões da saúde. E fazer exames preventivos regulares.

Fonte: Revista Pilates

sábado, 8 de agosto de 2015

10 alimentos que deixam a aparência mais jovem

Você sabia que pode melhorar a aparência ao consumir determinados alimentos? Entre os benefícios estão suavização de rugas, cabelo brilhante e fortalecimento das unhas . "Sua dieta afeta diretamente a sua aparência no dia-a-dia e desempenha um papel importante na forma como você envelhece", disse o médico americano Joshua Zeichner. Confira 10 iguarias que dão uma força extra para a beleza, listadas no site da revista americana Health:

1 - Café
Os compostos bioativos do café podem ajudar a proteger a pele do melanoma, um tipo de câncer de pele , de acordo com um relatório recente do Journal of the National Cancer Institute. Os pesquisadores descobriram que os voluntários que bebiam quatro xícaras da iguaria por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver a doença ao longo de um período de 10 anos do que os que não a saboreavam.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vitaminas: até que ponto precisamos delas?

Tape o nariz e beba de um gole só: leite com cenoura e morango, suco de mamão com maçã, fígado cru batido com beterraba. Desde criança nos acostumamos a sufocos alimentares para conseguir ingredientes fundamentais para saúde, força e beleza: as vitaminas. Até que, em algum momento, alguém ofereceu um trato mais camarada: um comprimido por dia e nada mais de dietas e sucos esquisitos. As vitaminas viriam prontas em um frasco.

Simples, não? A proposta transformou em hit essas vitaminas de frasco, os chamados suplementos vitamínicos. No mundo todo, a venda chega a US$ 76 bilhões, maior do que mercados tradicionais como os de perfumes e remédios para resfriados. É uma indústria que colou no crescimento da economia, graças a uma regra fácil de entender: quem ganha mais dinheiro investe mais no próprio corpo. É por isso que a venda de suplementos cresce no mundo - 6% entre 2007 e 2008 -, mas principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, aumentou 20% entre 2007 e 2008. Na China, 9%.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Atriz Lea Michele fala sobre os benefícios do pilates para o corpo

Nova adepta do método Pilates, a atriz Lea Michele fala dos benefícios do Pilates em sua vida...

Lea Michele é uma mulher com muitos talentos. Além de atuar, cantar e dançar, a morena agora é também uma musa fitness! Há algumas semanas, ela lançou um desafio em seu Instagram estimulando seus seguidores a serem mais saudáveis e praticarem atividades físicas. Morando atualmente em Nova Orleans, cidade em que grava a série Scream Queens, ela mostra diariamente sua rotina de exercícios e afirma que o pilates mudou o seu corpo.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pilates no tratamento do Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa incurável, felizmente atualmente existem muitos tratamentos que podem ser aplicados para a melhora dos sintomas ou mesmo retardar alguns deles, como é o caso do Pilates, os exercícios ajudam e muito os portadores deste mal. Normalmente a doença atinge não só o cérebro, mas também a parte muscular, trazendo rigidez aos músculos causando a perda das coordenações motoras finas e grossas. “O Pilates por ser um exercício sem impacto, trabalha os idosos com esse mal e melhora a musculatura, já que se trabalha o alongamento e o fortalecimento dos músculos”, explica Priscila Guimarães, proprietária do espaço Santo Corpo em São Paulo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Bolhas nas mãos são sintoma de disidrose

A disidrose é uma doença caracterizada por pequenas bolhas nas mãos e extremidades do corpo, associada ao estresse, à ansiedade e a outras causas de fundo emocional. Ela é predominante na faixa dos 20 aos 40 anos de idade, sendo que apenas 4,8% dos pacientes têm menos de 10 anos. 

A maior parte dos atingidos é da cor branca - cerca de 80% dos casos relatados, conforme pesquisas. Já quanto ao sexo, homens e mulheres podem igualmente ser vítimas da doença. Saiba mais sobre como identificar os sintomas e tratar esse problema.

Causas da disidrose

De acordo com o médico dermatologista José Camilo, a disidrose pode ser psicossomática, mas também por contato ou excesso de suor. Além disso, as lesões são de caráter recidivante, ou seja, elas costumam ir e voltar. “A manifestação é na pele, mas as razões são bastante diversas, podem ser de fundo emocional ou não”, relata.

domingo, 2 de agosto de 2015

Benefícios do Pilates para os homens

Hoje, a grande maioria do público praticante de Pilates é feminino. Mas essa realidade vem mudando. Os benefícios do Pilates são facilmente listados quando o assunto é mudança na estética corporal, assunto que interessa e muito o público feminino.

Mas onde o homem entra nesses benefícios? Se o Pilates for visto apenas como uma modalidade para fins estéticos, sempre será reconhecido como uma modalidade prioritariamente feminina, mas temos que deixar claro que os benefícios vão muito além da melhora e desenvolvimento estético do nosso corpo. Os pontos a serem destacados são inúmeros, mas como essa matéria é voltada para a importância do Pilates na vida do homem, vamos listar e entender como atuamos no bem estar e saúde do público masculino.

Benefícios do Pilates para o homem:

- Uma das principais deficiências masculinas quando o assunto é exercício físico é a pouca ou nenhuma flexibilidade de seus músculos. Isso fica fácil de notar quando vemos os famosos “atletas de final de semana” jogando futebol e resultando em um dolorido estiramento muscular por pura falta de flexibilidade e fortalecimento muscular. O Pilates atua no ganho e melhora dessa elasticidade, uma vez que promove o alongamento global da musculatura visando sua manutenção e ganho de amplitude e qualidade de movimento;

sábado, 1 de agosto de 2015

Conheça 8 alimentos que ajudam a reforçar a imunidade

1. Pimentão

Este vegetal tem quase o dobro vitamina C do que a maioria das frutas cítricas.

É importante consumir o pimentão vermelho, porque a quantidade do nutriente é maior nele do que nos pimentões verde e amarelo.

2. Alho

O alho tem uma variedade de antioxidantes que atacam as bactérias que entram no corpo.

Além disso, um estudo realizado na Europa encontrou uma ligação entre a frequência de consumo de alho e redução do risco de desenvolver certos tipos de câncer.