quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Previna a dor no nervo ciático com exercícios

Você já deve ter visto alguém sofrendo – ou mesmo sentido você mesmo – a famigerada dor no nervo ciático. O incômodo que ele provoca quando tem alguma complicação é proporcional ao fato de ele ser o maior nervo do corpo humano, interferindo diretamente na qualidade de vida.

Agora, você sabia que é possível prevenir a dor com a prática de exercícios físicos? Conheça as causas para o problema e descubra maneiras saudáveis de se livrar desse mal.

Causas da dor no nervo ciático

O ciático se estende a partir da parte posterior do quadril, desce por trás da coxa e dos joelhos e chega ao dedão do pé. É esse nervo que permite o movimento dos músculos das pernas, possibilitando a articulação dos membros inferiores.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Importância dos alimentos construtores no cardápio infantil

Os alimentos construtores, como o nome já diz, são responsáveis pela construção dos tecidos do corpo. Os ingredientes ricos em proteínas são os protagonistas desse grupo, contribuindo para o bom desenvolvimento da criança desde os primeiros anos de vida.

Especialmente no período da infância e da adolescência, os jovens necessitam da maior quantidade de proteínas possível, visando à formação das estruturas corporais. Uma alimentação equilibrada oferece essa necessidade do organismo, garantindo um desenvolvimento de forma mais saudável.

Conheça os alimentos construtores

Além da construção e da reparação dos tecidos, esse grupo alimentar é responsável pela produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos.

Também ajuda na reposição dos gastos das células e no transporte das substâncias pelo corpo.

domingo, 27 de setembro de 2015

As atividades diárias que aliviam as dores nas costas

Sabe-se que as dores na coluna não têm, necessariamente, a mesma causa em todos os quadros de pacientes acometidos por crises. Diferentes fatores podem estar associados ao surgimento de dores e outros sintomas, especialmente, na região lombar. 

O grande problema consiste em considerar o repouso a melhor opção durante uma crise de dores crônicas nas costas. O indivíduo opta pela imobilidade total na maioria dos casos, o que poderá produzir uma aparente sensação de alívio das dores, sem, contudo, solucioná-las. Ainda que os movimentos do tronco e dos membros se tornem mais difíceis quando as dores se manifestam, recomenda-se, após diagnóstico adequado e tratamento médico da fase aguda, o retorno gradual às atividades físicas cotidianas e mesmo a um programa personalizado de exercícios físicos sob acompanhamento profissional. 

sábado, 26 de setembro de 2015

Diverticulite - o que é, quando a cirurgia é indicada?

A doença diverticular dos cólons é consequência da herniação da mucosa que reveste internamente o intestino grosso entre as fibras musculares da parede muscular. As doenças diverticulares do intestino (diverticulite e diverticulose) eram raras até o final do século 19, sendo hoje epidêmica nos países ocidentais.

Aos 60 anos, o risco de se desenvolver doença diverticular é de 50%, porém não mais que 10% apresentarão sintomas, e uma parcela menor ainda necessitará de cirurgia. O aumento da incidência deve-se principalmente à drástica redução da ingestão de fibras alimentares.

A diverticulite aguda é uma complicação da doença diverticular decorrente de um processo infeccioso e inflamatório que se inicia dentro do divertículo.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Controle a incontinência urinária com pilates

A incontinência urinária é uma condição desagradável e constrangedora que ocorre da perda  involuntária  de  urina  que,  entre  causas  diversas,  está  comumente  ligada  à  idade avançada,  à  gravidez,  ao  partos,  à  diminuição  dos  hormônios  femininos  na  menopausa,  ao tratamento  do  câncer  de  próstata,  às  incapacidades  físicas  e  mentais,  à  obesidade  e  à constipação intestinal.

A musculatura do assoalho pélvico  e  períneo  tem  a  função  de  sustentar  os  órgãos pélvicos ­ principalmente a bexiga; se ela se enfraquece, a urina sai involuntariamente. É o que costuma ocorrer durante a gravidez, período em que o útero aumentado comprime a bexiga.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Diabetes e Pilates - incentivando a mudança de hábito

A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia resultante de defeitos na produção da insulina (tipo 1) ou resistência à ação da insulina (tipo 2).

A insulina é a responsável por transportar a glicemia (açúcar) que está na corrente sanguínea para dentro das células e, assim, gerar energia para o corpo. Ela é produzida por uma célula chamada Beta, no pâncreas.

Nos casos de Diabetes tipo 1, o sistema imunológico cria anticorpos que atacam essas células, impedindo a produção de insulina. O indivíduo se torna insulino-dependente. Não se sabe ainda o porquê desse processo. Nos casos de Diabetes tipo 2, o indivíduo produz insulina normalmente pelas células beta, porém, um transportador interno das células, chamado GLUT 4, não permite que a glicose entre. Nesse caso, além de muita glicose no sangue, há muita insulina (hiperinsulinemia).

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Conheça cinco tipos de alongamentos e veja qual o melhor para o seu treino

Será que é melhor alongar ou aquecer? Algumas pesquisas afirmam que fazer alongamento pode até atrapalhar o desempenho durante a atividade física e tem muito aluno que confia nisso para dar uma encurtada no treino. Mas um novo estudo, publicado pelo American College of Sports Medicine, vem para provar o contrário e acabar com as dúvidas sobre o assunto: a pesquisa, que revisou mais de 100 trabalhos, concluiu que segurar até 45 segundos braços, pernas, pescoço ou costas, em alongamento, não prejudica o rendimento da corrida. Segundo o educador físico Newton Nunes, do Instituto do Coração (INCOR) o alongamento pode e deve ser feito, mas com alguns cuidados. "Cada aluno deve alongar os músculos considerando dois fatores: as limitações individuais e o tipo de exercício que será praticado", afirma. Comece pelos movimentos mais fáceis, do alongamento estático, e avance para modelos mais complexos, como a facilitação neuromuscular proprioceptiva. Os cuidados redobram nas situações em que houve uma lesão muscular: a não ser que exista indicação profissional, seu corpo deve ser poupado de esforços devido ao risco de aparecimento de novos microtraumatismos na região. Para entender as diferenças entre esses e outros métodos, acompanhe as dicas dos especialistas e deixe seu treino mais completo.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Quais os sintomas da intolerância ao glúten?

O tenista sérvio Novak Djokovic, que venceu o torneio U.S. Open no último final de semana, diz que já passou muito mal em seus treinos e que uma mudança na alimentação foi fundamental para a sua carreira. Antes de ser considerado o número 1 do ranking mundial do tênis, em 2011, o atleta tinha problemas de saúde porque não processava direito alimentos com trigo, como pães e massas.

Em seu livro “Sirva Para Vencer – A Dieta Sem Glúten Para a Excelência Física e Mental”, lançado em fevereiro, o tenista conta que ao eliminar o glúten da dieta passou a se sentir melhor e teve dois ganhos em quadra: leveza e raciocínio mais rápido.

O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e alimentos derivados. A intolerância ao ingrediente, devido à dificuldade de o intestino processar o glúten, se caracteriza por dor e inchaço abdominal.

domingo, 20 de setembro de 2015

6 exercícios para fazer antes de sair da cama

Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos:

sábado, 19 de setembro de 2015

O jeito certo de amarrar o seu tênis

Você sempre amarrou o cadarço do tênis da mesma maneira e nunca se sentiu confortável? Isso pode acontecer porque seu pé tem uma particularidade ou outra que, com uma determinada amarração, pode melhorar sua vida. Diferentes formas de laçar seu cadarço pode deixar o seu tênis ainda mais confortável. Depende se você tem o pé cavo, se seu pé é mais gordinho, se você tem dor no dedão...

Pé cavo (peito do pé alto): deixe um espaço livre no meio
Quem tem pé cavo, o peito do pé alto, não deve entrelaçar o cadarço por toda a extensão do tênis. Não cruze o cadarço nos primeiros buracos, siga direto para os próximos, deixando um espaço livre no meio do sapato, para que fique agradável.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Massagem terapêutica - conheça as vantagens do toque terapêutico

1. Adeus estresse
A massagem é uma das melhores invenções da humanidade para apaziguar a tensão. “As sessões tendem a diminuir a frequência cardíaca e respiratória e baixar a concentração de hormônios como cortisol e adrenalina”, explica Juliana Gama, terapeuta do Olimpia Spa, Day Spa & Wellness, na capital paulista. Em um estudo clássico realizado nos Estados Unidos dentro de uma empresa com 50 funcionários, os pesquisadores aplicaram massagens de 15 minutos duas vezes por semana em parte dos empregados. O restante recorria a técnicas mais simples de relaxamento. Ao final, confirmou-se que os massageados estavam mais dispostos e com um menor nível de hormônios de estresse.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Conheça a Auriculoterapia

Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular é uma técnica cientificamente comprovada e reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que consegue ser ao mesmo tempo prática pela sua simplicidade e eficaz porque se obtém resultados logo a partir da primeira sessão.

Temos na orelha um local reflexo muito privilegiado pela sua proximidade com o cérebro e que realizado o tratamento, repercute em todo o organismo.

O tratamento é realizado utilizando-se agulhas auriculares semi-permanentes, descartáveis, de 1mm, presas por esparadrapo hipoalérgico. O tratamento é feito em uma orelha de cada vez. As agulhas permanecem por 2 semanas na orelha e repete-se o ciclo após 15 dias da primeira sessão.

Muitos transtornos clínicos são tratados com sucesso pela Auriculoterapia, tanto isolada como associada à outras terapias.

Está comprovada sua eficácia nos seguintes tratamentos:

- Ansiedade / Depressão / Stress

- Tabagismo / Alcoolismo/ Drogas

- Emagrecimento

- Alergias

- Tendinites (LER)

- Dores de coluna vertebral, dores articulares

- Dores de cabeça / Enxaquecas

- Hipertensão

- TPM

- Cólicas menstruais e Irregularidades menstruais

- Fertilidade

- Desordens de ATM

- Distúrbios digestivos

- Zumbido / Labirintite / Vertigem

Fonte: auriculoacupuntura.com.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pilates auxilia no tratamento da pubalgia

Mas o que é o púbis? O púbis é uma parte da pelve que é composta pelo: ílio, ísquio e púbis (é a base de nossa coluna, essa região é mais conhecida como “bacia”). Encontramos muitos músculos envolvidos e entre eles está inserido um dos principais e mais lembrados em uma aula de Pilates, o assoalho pélvico, que junto com o transverso do abdômen serão os responsáveis pelo posicionamento adequado e saudável da pelve. Além disso, a camada mais superficial não menos solicitada durante uma aula de Pilates justamente por conta de sua origem (no púbis) e os adutores (musculatura do fêmur).

Biomecanicamente a pelve tem três alinhamentos: Anteriorização/posteriorização, rotação horário/anti-horário e inclinação lado direito/esquerdo, por isso a nossa preocupação em encontrar o melhor posicionamento para nosso cliente, seja no alinhamento neutro ou com uma leve inclinação posterior da pelve mais conhecida como imprint.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conheça alimentos que contribuem para saúde da sua pele

Água

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a hidratação da pele. Uma pessoa desidratada, segundo o site "Mind Body Green", fica com a pele ressecada e descamando, o que torna a aparência menos jovial.

Mas além de beber o líquido, você também pode manter a hidratação em dia com alimentos como espinafre, tomate e melancia. Aveia e feijão também ajudam na saúde da pele e na manutenção do peso.

Limão

A fruta cítrica ajuda a limpar o organismo, beneficia a digestão e e estimula o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C, complexo de vitamina B, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fibras
Além de tudo isso, ela também é queridinha de famosas que não dispensam suco de limão como primeira refeição do dia para ajudar a deixar a pele radiante.

Vegetais

Na hora de escolher seu vegetais, prefira os mais escuros, como couve, rúcula e espinafre, pois eles ajudam a combater os radicais livres que prejudicam o colágeno ao longo do tempo. Não esqueça do abacate, pois ele possui gorduras que fazem bem à saúde.

Se você não tem tempo de ingerir vegetais suficientes durante o dia, um smoothie pode ser a solução para inserí-los na sua dieta. Uma dica é bater no liquidificador os vegetais acima com água de coco, gengibre e pepino.

Fonte: O Debate

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fortalecimento de membros inferiores

O fortalecimento dos membros inferiores é muito utilizados por praticantes de corrida de rua e ciclismo. Os membros inferiores (quadríceps, isquiotibiais, glúteos, adutores, abdutores, panturrilhas, tibial anterior e core), quando bem fortalecidos, podem desde evitar lesões até garantir passadas mais firmes e seguras. Treinos como o agachamento, treinamento pliométrico e com as mini faixas elásticas (ou “mini bands“), prometem esses e outros benefícios. A seguir, veja como eles funcionam.

Agachamento

O agachamento é simples e um exercício clássico, principalmente, para os corredores complementarem a sua rotina de treinamento. Com este tipo de exercício, você terá maior mobilidade articular e fortalecerá os principais músculos utilizados na corrida (quadríceps, isquiotibiais, glúteos, panturrilhas e tibial anterior), e também o “core” (músculos do abdômen, da pelve e da coluna).

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Conheça a bandagem funcional - benefícios e indicações

Kinesio Taping® é um método de bandagem funcional que tem como objetivo a estimulação do sistema tegumentar (pele), através de estimulação somato sensorial. Foi desenvolvido pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase no Japão há mais de 25 anos atrás. Ela auxilia na terapia dando estímulos mecânicos constantes e duradouros na pele, proporcionando o alívio da dor.

É uma forma diferente de abordar as desordens musculares, tendinosas, ligamentares e circulatórias. A bandagem cria uma estabilização articular limitando as amplitudes e exerce uma pressão sobre a região da lesão, que induz a uma redução da circulação subcutânea. A bandagem funcional permite liberdade de movimento e funciona como uma bomba estimulando a circulação linfática.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Conheça alguns alimentos que ajudam a baixar a pressão alta

A relação entre sódio e pressão alta não é novidade. Quem sofre da doença, que atinge cerca de 35% dos brasileiros com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde, sabe que tirar o sal da mesa é um dos primeiros passos para controlar a hipertensão. O que nem todo mundo sabe é que os níveis desse nutriente no organismo dependem de outro elemento: o potássio. "A dupla sódio e potássio geram o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos", explica a nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Uma dieta rica em potássio, portanto, leva a uma maior eliminação de sódio, o que pode ajudar a combater a pressão alta. Interessou? Então veja quais alimentos são boas fontes desse mineral:

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Uso excessivo do sal aumenta em 25% o risco de obesidade

O consumo em excesso de sal favorece a obesidade. É o que aponta um estudo publicado na revista científica Hypertension. Os pesquisadores concluíram que a cada grama extra consumido de sal o risco de obesidade aumenta em mais de 25%, tanto em crianças quanto em adultos. O risco de obesidade ocorreu independente da quantidade de calorias ingeridas.

Participaram do estudo 458 crianças e 785 adultos e foi observada uma associação significativa entre o consumo de sal, a circunferência da cintura e a porcentagem de gordura no corpo.

Nas crianças os pesquisadores notaram que cada grama extra de sal aumentou o risco de obesidade em 28%, enquanto nos adultos as chances de obesidade cresceram 26% com a mesma quantidade a mais.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Bicicleta: evite as lesões e incômodos mais comuns

Pedalar parece muito simples para aqueles que andam de bicicleta desde criança. Basta pegar sua magrela e passear por aí, seja com um grupo de ciclismo ou sozinho pelas ruas e ciclovias. Certo? Errado. Inúmeros aventureiros da bike sofrem com lesões e incômodos dos mais diversos tipos, cujas causas variam desde as quedas, o uso inadequado dos equipamentos até a má postura e acidentes sérios.

"Em ciclistas é comum observarmos problemas nas rótulas e tendinites nos joelhos e no tendão de aquiles. Muitos relatam dores no pescoço, na lombar, e ao redor dos ombros na região dos músculos do trapézio", de acordo com o ortopedista Fabio Ravaglia.

O empresário Raphael Pazos pratica triathlon, modalidade que envolve natação, ciclismo e corrida, há seis anos. Apesar de não utilizar o esporte como profissão, ele leva os treinos e competições bastante a sério, mas já teve problemas de saúde por conta do esporte. "Em uma queda, acabei machucando o ombro. A ferida não cicatrizava, mas não dei muita importância na hora. Tempos depois, descobri um câncer de pele, relacionado à exposição ao sol e a falta de cuidado que tive com esse machucado". Uma boa dica que o esportista dá para aqueles que encaram competições ou longos percursos é não utilizar equipamentos diferentes daqueles utilizados nos treinos: "não invente de usar uma bermuda nova, que pode lhe causar machucados. Também é bom evitar comer durante a prova um lanche que você nunca ingeriu antes, por exemplo". Outro ponto importante é ter cuidado com a lombar, preocupando-se em fortalecê-la com exercícios de musculação.

domingo, 6 de setembro de 2015

Bursite - causas, sintomas e tratamento

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição.

A doença pode ser aguda ou crônica.

A ocorrência de bursite é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril. Mas ela também pode ocorrer nos joelhos, calcanhares e no dedão do pé, além de outras articulações. Em geral, bursite ocorre perto das articulações que realizam movimentos repetitivos.

sábado, 5 de setembro de 2015

Descubra quantas calorias você perde ao fazer exercícios

A onda fitness que tomou as redes sociais e incentivou muita gente a praticar exercícios físicos oferece uma grande variedade de atividades para quem busca uma vida mais saudável. 

Cada um tem deles queima, no entanto, uma quantidade diferente de calorias.

Crossfit

O exercício é um dos que mais exigem fisicamente, pois mistura movimentos funcionais com a alta intensidade da academia.

De acordo com um estudo de 2013, mulheres que praticam crossfit queimam em média 12 calorias por minuto, ou 700 por hora informou o site "Byrdie".

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Uso contínuo do descongestionante nasal traz consequências para saúde

Um dos órgãos mais afetados pelo tempo seco é o nariz. Ele coça, irrita, incomoda, fica entupido. A falta de chuva aumenta o número de partículas suspensas na atmosfera, que irritam e ajudam a formar crostas no nariz. A irritação facilita a entrada de vírus e bactérias nas vias aéreas.

Quando o nariz entope, muita gente recorre ao descongestionante nasal para aliviar o incômodo. Entretanto, o uso contínuo pode trazer consequências para a saúde.

Em excesso, o descongestionante pode provocar lesões na mucosa. Isso gera uma dependência do medicamento, o que impacta em riscos cardiovasculares, como taquicardia e angina.

E por que viciamos nos descongestionantes? Quando pingamos o descongestionante, os vasos se contraem, desincham e sobra mais passagem do ar.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Consuma sardinha, faz bem para o coração e para o cérebro

A sardinha é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, 100 gramas de sardinha crua apresentam 21 gramas de proteína. Ela é uma boa fonte de cálcio, especialmente quando consumida com as espinhas, fósforo, selênio, vitamina D, vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3.

Quando não for possível comprar as sardinhas frescas, a enlatada pode ser uma opção. Os nutrientes como proteínas e minerais são mantidos. Porém as enlatadas apresentam algumas desvantagens como maior teor de sódio e a proteção interna das latas transfere bisfenol-A (toxina) para o alimento. As conservas em óleo preservam mais o ômega-3 que em água. Mas é importante escorrer bem o óleo da lata, pois em geral, são utilizados óleos refinados para a conserva. O ideal seriam peixes em conserva de azeite e em embalagem de vidro.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Endometriose, diástase, hora do parto - veja o que dizem os especialistas

Como está a força do seu assoalho pélvico? O assunto pode ser desconhecido, porém é de grande importância e necessidade. A estrutura é formada por um conjunto de músculos que garante a sustentação dos órgãos pélvicos – intestino, útero, bexiga. O ginecologista e consultor do programa Bem Estar José Bento e a fisioterapeuta Mirca Batista falam sobre o assunto.

Alguns exercícios, que podem ser feitos em casa, ajudam a fortalecer a musculatura do assoalho. Além do suporte, o assoalho pélvico tem outras funções: ele resiste à pressão para baixo que acompanha o aumento da pressão intra-abdominal (tosse e espirro); sustenta a parede posterior da vagina; auxilia na defecação; sustenta a maior parte do peso da massa fecal; sustenta a cabeça do feto durante o parto e desempenha importante papel na atividade sexual.


Algumas mulheres precisam fortalecer a musculatura depois de operar a endometriose, por exemplo. É o caso da publicitária Inês de Moura Cola, que começou a fisioterapia depois da cirurgia. Na endometriose, parte do endométrio pega o caminho errado e, em vez de sair do corpo, segue pela trompa e cai na cavidade abdominal, gruda no intestino, nos ovários, na bexiga e provoca a dor.

Por causa da doença, Inês teve que retirar o útero e os ovários, mas a cirurgia deixou uma consequência desagradável. “Acabaram as dores, só que tive uma sequela na bexiga. Tive um problema e tive dificuldade de fazer xixi”, conta. Para tratar o problema e as dores é que entram os exercícios. A ideia da fisioterapia é trabalhar o assoalho pélvico, que nada mais é do que o chão da nossa bacia.

A hora do parto

O consultor do Bem Estar e ginecologista José Bento fez um passeio pelo corpo da mulher, na exposição Sentidos do Nascer. Nela é possível percorrer o caminho que o nenê faz até o parto. De acordo com a pediatra e coordenadora da exposição Sônia Lansky, o principal motivo foi o efeito da cesariana marcada.
“O motivo que nos mobilizou foi a prematuridade, que é um dos efeitos da cesárea marcada, antes da hora do bebê nascer. É muito agressivo, é uma violência contra o bebê não esperar o seu tempo de nascer, a sua maturidade, seu processo natural de vir ao mundo.”
Se a cesariana for feita antes da hora certa do bebê nascer, pode acontecer, inclusive, de a mãe não ter leite para amamentar. Só 15% das grávidas precisam mesmo de cesárea. São os casos em que o parto se complica e há risco de mãe ou bebê morrerem, por exemplo. No Brasil, quase 55% dos bebês nascem por esse tipo de cirurgia e mais da metade dessas cesarianas não são emergência. São cirurgias agendadas, com hora marcada.

Diástase

Depois da gravidez, os músculos do abdômen podem não voltar para o lugar normal. Existem jeitos de corrigir, com exercícios e cirurgia. A diástase afeta uma a cada quatro mulheres grávidas. Isso acontece porque os músculos da barriga são pressionados pelo crescimento do útero.
Os músculos retos do abdômen da mãe podem esticar tanto que se abre um espaço entre eles. Depois do parto, o ideal é que eles voltem aos poucos à posição original. Entretanto, com frequência esses músculos não voltam totalmente.
“O que é importante dizer é que a diástase da musculatura reto abdominal não leva a nenhuma consequência de saúde maior. O que acontece é que às vezes a mulher se incomoda de olhar porque percebe que a silhueta do corpo modificou”, explica o ginecologista e obstetra Marcelo Jacobbe.
Uma dieta rica em proteína e exercícios ajuda a recuperar a musculatura, mas muitas mulheres não ficam satisfeitas e recorrem à cirurgia plástica. A cirurgia mais comum é a abdominoplastia, que reaproxima os músculos do abdômen e já retira o excesso de pele.

Fonte: Bem Estar

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Osteopatia no tratamento da cervicalgia crônica

A cervicalgia acomete cerca de 55% da população adulta em alguma fase da vida, com maior incidência no sexo feminino. Geralmente está relacionado com a idade e atividade ocupacional. Quando se torna crônica, freqüentemente associa-se a problemas psicológicos, sociais e trauma físico. (Goldenberg 2003).

O pescoço controla os movimentos da cabeça em relação ao resto do corpo e quando são submetidos a sobrecargas, tensionam , diminuindo o fluxo sanguíneo para a região, gerando dor, que pode irradiar para os ombros e até causar dores de cabeça, (cefaléia tensional). Má postura, apertamento dentário (bruxismo), má posição ao dormir, colchão muito mole, travesseiro muito baixo ou muito alto e fatores emocionais, como o estresse, podem causar esse tipo de dor. A cervicalgia pode, assim sendo, ter profundas conseqüências.