sábado, 31 de outubro de 2015

Saiba por que comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer

Especialistas explicam que, quando o objetivo é perder peso, mais importante que o intervalo entre as refeições é a quantidade de calorias ingeridas. Ou seja, não adianta comer de 3 em 3 horas se forem consumidos os alimentos errados.

Porém, com refeições mais seguidas e um cardápio balanceado, é possível garantir o bom funcionamento do organismo e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento. Tudo depende da combinação de outros hábitos saudáveis, além do tempo entre uma refeição e outra.

Por que comer de 3 em 3 horas?

Acredita-se que, com um intervalo menor entre as refeições, a pessoa coma porções menores e acelere o metabolismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências científicas de que esse procedimento diminua os riscos de engordar.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Problemas de coluna causados pelo uso de celular e como evitá-­los


Amigo inseparável da maioria da população mundial, o celular está intimamente ligado aos problemas de coluna. O celular tornou-­se mais um vilão da coluna e tem levado muitas pessoas aos hospitais e clínicas de reabilitação.

Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos, revela que 79% da população, com faixa etária dos 18 aos 44, ficam com o celular por perto 22 horas por dia. Usar nosso aparelho celular por tanto tempo interfere na saúde da coluna, uma vez que a cabeça fica quase que predominantemente posicionada para o chão e o correto é a cabeça levantada e a coluna ereta, com o peso todo equilibrado.

A dor surge porque o peso está descompensado, seria como se uma criança de 8 anos estivesse sentada em nosso pescoço! Esse fenômeno ficou conhecido como “text neck” (pescoço de texto) e tem como sintomas:dor de cabeça crônica, dor nas costas, nos ombros e no pescoço e mudança na curvatura da espinha.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pilates combate tensão em ombros e pescoço trabalhando a postura

A tensão no pescoço e nos ombros é uma das reclamações mais comuns da idade moderna. As pessoas tendem a se sentar em um computador por horas a fio. Mesmo nos locais de trabalho mais ergonômicos, é quase impossível evitar a sobrecarga dos músculos do pescoço e dos ombros. A própria posição de trabalho em frente ao computador faz com que force mais a musculatura dos ombros para segurar os braços no momento de digitar. As pessoas também tendem a manter a tensão emocional e estresse em seus pescoços. Os exercícios de Pilates podem ajudar a relaxar os músculos. 

A maioria dos exercícios de pilates fortalecem os músculos necessários para dar suporte adequado à coluna e facilitam a conscientização sobre o que realmente é a postura correta. Porém fazer apenas os exercícios de Pilates não é o suficiente, se você quer melhorar sua postura e curar suas dores nas costas você deve incorporar o exercício na sua rotina diária. É necessário manter a coluna com as curvaturas normais (neutras) e a contração abdominal (centro) nas atividades diárias. Dessa forma perceberá mudanças imediatamente - em suas dores nas costas, na sua postura e no seu senso de bem-estar. 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Linguiça, bacon e presunto são cancerígenos, diz OMS

Segundo o documento, 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%.

De forma mais branda, pela falta de provas mais contundentes, a organização também reforçou o alerta em relação à carne vermelha, dizendo que ela seria "provavelmente cancerígena".

De acordo a correspondente da BBC em Genebra, Imogene Foulkes, no caso da carne vermelha o "quadro não é tão claro".

"O estudo mostra provas limitadas de que comer carne bovina, carne de porco ou cordeiro pode causar câncer, mas outras explicações não podem ser descartadas", afirmou.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Saiba o que é tensegridade muscular e previna lesões

Termo que remete á física, a tensegridade ou integridade tensional é uma propriedade desta ciência que se aplica em materiais cujos componentes usam da tração e da compressão de forma a proporcionar - ­lhes estabilidade e resistência. Ou seja, o conceito de tensegridade é descrito como uma relação entre forças contrárias, sendo a tração uma força contínua e a compressão, descontínua.

Um balão cheio de ar, por exemplo, mesmo sendo fino e fraco, apresenta estabilidade, pois enquanto as moléculas de ar agem comprimindo as paredes do balão, estas agem em tensão, como contrapartida. Tal conceito pode ser aplicado aos seres humanos.

Tensegridade pode ser relacionada na interação entre músculos e ossos, onde os músculos atuam em uma tração contínua e os ossos atuam em uma compressão descontínua dando estabilidade estática e dinâmica às partes do corpo e ao movimento. Se a relação não for harmoniosa, algum tipo de lesão pode ser desenvolvida a longo ou curto prazo, com a presença de dores e alterações de postura.

domingo, 25 de outubro de 2015

Pilates na obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal com potencial prejuízo à saúde, e é decorrente de vários fatores genéticos ou ambientais, como padrões dietéticos e de atividade física, ou ainda a susceptibilidade biológica, entre muitos outros.

Não se trata de um problema meramente estético. Pessoas obesas tendem a desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e má formação óssea. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo.

sábado, 24 de outubro de 2015

5 curiosidade sobre o sono do bebê

Basta ter um recém-nascido em casa para perceber que o ritmo de sono dele é bem diferente dos adultos. Apesar de dormirem mais horas do que os pais, eles acordam em intervalos menores. Isso ocorre porque seu sono é regulado pelas sensações de fome e saciedade e não pela alternância entre dia e noite. Além da diferença de ritmo, os pais podem notar algumas reações inesperadas durante o descanso do filho. Alguns bebês dormem de olhos abertos ou sorriem e choram. Veja as explicações e entenda por que isso acontece:

O RECÉM-NASCIDO DORME QUANTAS HORAS POR DIA?

Por ainda ter alguns sistemas imaturos, ele dorme de 16 a 18 horas por dia. Porém, não é esperado que o sono se prolongue por mais de três horas seguidas, já que a criança precisa despertar para mamar.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Vamos relembrar os princípios do Pilates

A prática do Método Pilates proporciona flexibilidade, alinhamento corporal, definição muscular, concentração, equilíbrio, entre outros benefícios.

O foco do Pilates está em favorecer a consciência corporal com a respiração e a postura, através da realização de exercícios de baixo impacto e poucas repetições.

O controle da respiração ofertado pela prática do Pilates permite abrandar a ansiedade, auxiliando no autoconhecimento e na estabilidade emocional, sendo um importante aliado para aplacar o estresse cotidiano.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Corrida x Artrose: combinação benéfica ou prejudicial aos joelhos?

Até hoje acreditava-se que qualquer prática esportiva aceleraria a degradação do revestimento cartilaginoso do joelho, levando à temida doença inflamatória degenerativa denominada artrose. O temor em se desenvolver esta condição de caráter incapacitante progressivo e que, muitas vezes exige tratamento cirúrgico, tem levado muitos corredores ao uso de suplementos que “prometem” poupar as articulações durante o treino. 

Muitos destes produtos ainda não têm nenhum estudo que comprove sua eficácia. A corrida, em especial, por se tratar de um esporte de esforço repetitivo cíclico, teoricamente teria íntima ligação com a doença. Ou seja, quanto mais se corre, mais se degrada a cartilagem e mais se acelera a doença. Certo? Talvez! 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Veja dicas para evitar o inchaço nas pernas durante a gravidez

O inchaço corporal é uma queixa frequente entre toda mulher que está à espera de um bebê. O edema costuma ocorrer já no primeiro trimestre de gravidez em decorrência das mudanças nos níveis de hormônios que passam a ser produzida em altas doses entre eles a progesterona o estrogênio.

Aliás, o estrogênio é o principal hormônio que causa mudanças no sistema circulatório. De acordo com o angiologista, Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, esse hormônio favorece a dilatação dos vasos como meio de preparar o corpo para receber maior volume sanguíneo circulante nas veias.

domingo, 18 de outubro de 2015

Como evitar a perda de massa muscular causada pela idade

Um dos principais fatores que produzem limitações físicas na pessoa que vai envelhecendo é a redução generalizada de massa muscular. Este fenômeno ocorre por atrofia e por redução do número de fibras musculares (processo este chamado de sarcopenia) e é responsável pela perda de força na musculatura esquelética (aquela responsável pelos movimentos voluntários do corpo) o que por sua vez leva a problemas de equilíbrio e quedas. Apesar de pouco perceptível em adultos mais jovens, este processo tem início entre os 30 e 40 anos de idade. Nas duas ou três décadas seguintes a força continua a diminuir e a musculatura vai atrofiando. A qualidade de vida vai diminuindo proporcionalmente.

sábado, 17 de outubro de 2015

10 dicas para economizar energia e diminuir a conta de luz

Em tempos de crise no setor elétrico, conta de luz em alta - média de R$5 por cada 100 quilowatts/hora (kWh) - e escassez de água, algumas simples mudanças de hábito no dia a dia e aparelhos de alta eficiência podem ajudar a economizar bastante no fim do mês.

De acordo com o engenheiro e gerente da Grundfos no Brasil, Marcelo Pustilnic, os aparelhos de alta eficiência, que têm mecanismos de ajustes e controles adaptáveis de acordo com o uso, podem reduzir o consumo de energia e água bem como algumas mudanças de hábitos. "Quanto maior for o rendimento do equipamento, menor é o consumo de energia. Alguns cuidados que parecem simples também podem gerar uma grande economia", explica.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Água com gás: conheça os benefícios

Será que água com gás faz mal? Uma opção para variar o consumo é aromatizar água com hortelã e gengibre.

Indispensável para o bom funcionamento do organismo, a água é fonte de vida e deve ser consumida diariamente. O que poucos comentam, no entanto, são os possíveis benefícios do hábito de beber água com gás. Ou será que ela faz mal?

Resultado do processo de gaseificação, em que é acrescido dióxido de carbono, a água gaseificada é a opção de muitas pessoas para matar a sede. Ela também é um dos ingredientes básicos para o preparo de refrigerantes caseiros, drinques e outras opções refrescantes. Saiba mais sobre os mitos que rondam a bebida. 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Homeopatia no tratamento da Rinite

Espirra, coça, nariz, garganta, ouvido olhos, palato... já pensou que aflição? De todas as patologias que chegam ao consultório, a rinite e a sinusite são as mais persistentes, de difícil controle e, de forma geral, que exigem medicação por mais tempo. Não existe um único fator determinante para estas doenças, e faz parte da arte homeopática descobrir todas as variações para melhor tratar a rinite com homeopatia.

O aparelho respiratório tem importante papel na manutenção da qualidade de vida. A mucosa nasal produz uma fina lâmina de secreção que a mantém úmida e na qual adere poeira, corpos estranhos, pequenos objetos e fungos. Ao espirrar esses elementos estranhos são jogados para fora. Então, o espirrar e o tossir são mecanismos de defesa. Alergia não quer dizer que o corpo tem baixa imunidade, muito pelo contrário, é, na verdade, um organismo que reage de forma muito exuberante a estímulos como poeira ou mudança de temperatura, que não afetam outras pessoas.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Uso prolongado de tablets, computadores e celulares podem provocar problema na coluna das crianças

A cada ano as crianças utilizam tablets, smartphones e computadores mais precocemente e de forma prolongada. Esta exposição à tecnologia e o sedentarismo têm provocado dores nos pescoços e nas costas desses jovens. Segundo uma pesquisa do Reino Unido, aproximadamente, 75% das crianças da escola primária e 66% da secundária relataram desconfortos na região lombar ou no pescoço. Das 204 crianças questionadas, 64% do ensino secundário relataram sofrer com problemas nas costas, mas 90% destas disseram não ter dito isso a ninguém. Da escola primária, 72% admitiram sofrer de dor nas costas.

O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP) explica que o sedentarismo gera alterações posturais, desconfortos e o surgimento de diversas patologias de coluna vertebral. “Sobre a tecnologia, a permanência estática por muito tempo leva ao enfraquecimento de toda a musculatura. A posição adotada para operar estes equipamentos é totalmente errada, e esta má postura provoca doenças e dores”, revela.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Pilates para crianças

Existem várias diferenças entre o modo de vida das crianças de ‘antigamente’ para as de hoje. Antes, até mesmo para as brincadeiras era necessário um certo esforço físico — subir em árvores no esconde-esconde, jogar futebol em terrenos baldios, correr em carrinho de rolimã, queimada… Hoje, para a maioria, a diversão é dentro de casa ou apartamento; entenda-se televisão, computador e vídeogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera sequelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates pode ser uma poderosa ferramenta.

Mas quando se fala em pilates para crianças, uma das primeiras perguntas a vir nas mentes dos pais é: “Mas não é uma atividade muito puxada para meu filho? Não vai comprometer seu desenvolvimento?”

domingo, 11 de outubro de 2015

Câncer de mama: o que é, como diagnosticar e tratamentos

Outubro chegou e com ele o ‘Outubro Rosa’, uma campanha que tem o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama. O que fazer logo depois do diagnóstico? Como prevenir? Como tratar a doença? O Bem Estar falou sobre o assunto com o oncologista Antonio Buzaid e a mastologista Maira Caleffi.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Só neste ano, mais de 57 mil brasileiras vão começar a travar a batalha contra esse câncer. A cada quatro novos casos de câncer descobertos, um é de mama.

sábado, 10 de outubro de 2015

Uva controla a pressão arterial, é anticâncer e antienvelhecimento

A uva é uma das frutas mais saudáveis. Por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, por isso é uma ótima opção de lanche. Ela também tem alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação. Apesar da doçura, ela não causa pico glicêmico porque é rica em fibras.

A fruta faz muito bem para a saúde. A uva diminui a possibilidade de formar coágulos, controla a pressão arterial, ajuda no funcionamento do intestino, é anticâncer, anti-inflamatória, antienvelhecimento, antimicrobiana. Estudos também mostram que uma taça de vinho ou um copo de suco de uva por dia diminui a chance de problema cardíaco.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Idosa encontra no Pilates forma de se recuperar de três AVCs em Manaus

Quem vê a dona de casa Donor Azaro D’Lippi, de 76 anos, praticando Pilates, método de controle e fortalecimento muscular, não imagina a importância da técnica na vida dela. Depois de sofrer três acidentes vasculares em três anos consecutivos (1989, 1990 e 1991), ela começou a realizar Pilates diariamente, contribuindo para recuperar os movimentos do lado direito do corpo.

"No início, eram três horas de manhã e três à tarde de fisioterapia e depois me voltei ao Pilates”, disse Donor ao mencionar que frequenta as sessões de duas a três vezes por semana. “Pilates é fundamental na minha vida”.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Alimentação incorreta e estresse podem deflagrar crises de labirintite

Você acorda cedinho e parece que tudo está girando. Aí, você sente tontura, enjoo, perde o equilíbrio e tem um grande mal-estar. Cuidado, isso pode ser labirintite.

Labirintite é um termo usado popularmente para descrever quadros de tontura e vertigem. Mas, na verdade, é uma doença pouco frequente, caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto (estrutura do ouvido interno constituída pela cóclea, responsável pela audição, e pelo vestíbulo, responsável pelo equilíbrio).

"As alterações do equilíbrio decorrentes do labirinto deveriam ser denominadas alterações vestibulares", ensina Eliézia Alvarenga, otorrinolaringologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Essas alterações vestibulares, ao contrário, são muito comuns, e atingem cerca de 33% das pessoas em algum período da vida, de acordo com uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) no ano passado. E podem ser desencadeadas pela má alimentação e pelo estresse. 

sábado, 3 de outubro de 2015

Conheça a bandagem esportiva, opção que alivia dores e trabalha articulações de atletas

Os cinco anéis olímpicos não foram o único atrativo colorido nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012: atletas também foram alvo de olhares ao pisarem em quadra com fitas adesivas de diferentes tonalidades aplicadas sobre a pele. Desenvolvida por um quiropraxista japonês na década de 1970 e comum entre esportistas, a bandagem esportiva — ou Kinesio Taping, como é popularmente conhecida — busca corrigir movimentos e aliviar a dor e ficou cada vez mais popular desde então. Mas será que essa moda é realmente terapêutica?

A fita estimulam o controle motor, o fluxo sanguíneo e a sensibilidade do córtex, deixando-o mais ativo, o que contribui para a diminuição da dor, por exemplo — explica o fisioterapeuta Gustavo Portella dos Santos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pilates no tratamento da fascite plantar

Uma das principais causas de desconforto em corredores é a fascite plantar, que se caracteriza por dor na região medial da planta do pé e no calcâneo. Esta dor é pior no início do dia (devido ao encurtamento da fáscia durante a noite), ou após longos períodos de caminhada ou corrida. A fascite, apesar de comum em corredores, pode se manifestar em qualquer um, sendo mais corriqueiro em mulheres a partir dos 40 anos.

Ocorre um processo inflamatório na fáscia plantar (tecido conectivo espesso que ajuda a formar o arco longitudinal medial do pé), devido à sobrecarga contínua sobre ela, deixando-a tensionada. Esta sobrecarga é multifatorial e pode estar relacionada a aumento de peso, uso de salto alto, fraqueza da musculatura intrínseca do pé e a pés planos, cavos ou pronados.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Artralgia: Saiba o que causa as dores nas articulações

Dores articulares podem ser chamadas de artralgia. Essa é uma queixa bastante comum entre indivíduos das mais diferentes idades e pode estar relacionada a um grande número de doenças.

Para o diagnóstico correto da causa da dor, é preciso levar em conta a história clínica do paciente, bem como um exame físico cuidadoso. Em alguns casos, inclusive, não é possível chegar a uma conclusão precisa para o que está causando a artralgia, mas os sintomas podem ser aliviados com acompanhamento médico.

A artralgia é mais frequente que a artrite, mas ambas são consideradas doenças de curta duração, que tendem a desaparecer sem comprometer as articulações de forma permanente. No entanto, identificar a causa e iniciar o tratamento adequado é fundamental para que o problema não tome maiores proporções.