segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Os acessórios de Pilates

O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental. O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável. No inicio Joseph desenvolveu os aparelhos e depois vieram os acessórios, como forma de otimizar o treino. Os acessórios podem facilitar ou dificultar um exercício. 

Vamos ver alguns dos acessórios mais utilizados nos Estúdios de Pilates

- bola suiça;

- over Ball;

- toning Ball;

domingo, 13 de dezembro de 2015

3h de exercícios semanais ajudam a prevenir Alzheimer

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro mostra que três horas de exercícios físicos semanais são capazes de retardar e até prevenir o Alzheimer, inclusive nos casos em que há predisposição genética.

O estudo que durou quatro anos levou em consideração fatores genéticos que podem aumentar o risco do processo neurodegenerativo e a existência de substâncias associadas à formação de placas amilóides, depósitos que causam inflamações e prejudicam os neurônios, aumentando em até quatro vezes o risco de Alzheimer.

“Vários estudos já apontaram que os idosos apresentam essa inflamação e essa inflamação é sistêmica, então ela está presente no meu corpo inteiro, e, uma vez presente, ela está sinalizando que tem a ação do sistema imunológico, que ele pode estar causando a morte de algumas células”, explicou a pesquisadora Carla Nascimento.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Conheça as causas das dores torácicas

As dores torácicas podem ser causadas por várias situações, menos graves como o stress, ou muito graves como um ataque de coração.

O que se deve fazer

As dores torácicas são um dos sintomas mais difíceis de interpretar. As causas da dor podem variar de problemas menores, tais como a indigestão e o stress, às emergências médicas, tais como um ataque de coração e embolia pulmonar.

Tal como todas as dores súbitas e inexplicáveis, a dor no tórax pode ser um sinal de alerta e deverá procurar ajuda médica imediatamente.

Use esta informação para ajudar a determinar se a sua dor torácica corresponde a uma situação de emergência médica:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dor no joelhos pode ser condromalácia patelar ou síndrome femoropatelar

Dores nos joelhos acompanhadas de pontadas ou pressão na hora de correr, subir ou descer escadas pode ser um sinal de uma lesão chamada de condromalácia patelar. O problema é caracterizado pelo amolecimento da cartilagem da patela que impossibilita a pessoa de andar, dobrar os joelhos ou esticar a perna.

As mulheres entre 15 e 40 anos e os atletas são os que mais sofrem com a lesão.

Os sintomas são dor intensa e estalos na região do joelho na hora de fazer agachamentos ou movimentos que envolvam a flexão das pernas como subir as escadas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cuidado com a alimentação durante a noite

O que você come à noite antes de dormir pode interferir na sua dieta e no seu sono. 

Se você enfrenta problemas para dormir, saber o que comer à noite pode ser decisivo para noites mais tranquilas. Refeições pesadas e bebidas estimulantes tendem a causar inquietação e insônia, além de refletir na disposição do dia seguinte.

Os alimentos da ceia devem ser controlados, pois o metabolismo é mais lento durante a noite. Isso não significa fechar a boca e passar fome. Pelo contrário: escolher um cardápio leve e balanceado ajuda você a dormir bem e até a perder alguns quilinhos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Veja dicas para uma alimentação saudável

Reeducação alimentar é a chave para um corpo em forma e para saúde. Como de 3 em 3 horas, alimentos saudáveis; evite frituras e refrigerante; como alimentos integrais, substitua o pão; durma bem e pratique atividade física.

Veja dicas:
veja-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel

Fonte: Comer bem, viver mais (facebook)

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mãe inventa cinto para crianças com paralisia cerebral poderem andar

O que uma mãe não é capaz de fazer pelo filho, Debby Elnatan é mãe de uma garotinha com paralisia cerebral, ou seja a menina não pode andar com as próprias pernas. Mas o amor de mãe falou mais alto e a criatividade também, então para não ver sua filha crescer frustrada por não conseguir andar a super mãe criou um dispositivo muito simples e eficiente. O dispositivo permite que mãe e filha caminhem juntos, mantendo as mãos livres para outras atividades.

“Quando minha filha tinha 2 anos de idade, os médicos disseram que ela não sabia o que suas pernas são e não tinha consciência delas”, disse Deby ao Daily Mail.


Trata-se de uma espécie de cinto que prende a criança às pernas da mãe, permitindo que a menina fique ereta e tenha a sensação insubstituível de dar seus próprios passos. A ideia deu tão certo que Debby cirou o “The Firefly Upsee”.

O dispositivo custa U$ 500 e funciona como o mesmo princípio que aluns pais ensinam as crianças a dançar. Mas em vez das crianças colocarem os pés em cima de sapatos dos pais, com o Upsee os pés ficam ao lado pés dos adultos e as crianças ficam viradas para a frente.

Ele nos permite fazer muitas coisas e ir a muitos lugares que não podíamos ir antes”, disse Stacy Warden, mãe de um menino de 5 anos de idade que também tem paralisia cerebral. “Meu filho ri e ri, algo que ele não fazia com outros dispositivos de passeio, que ele via como um trabalho”, disse Warden.
mae-inventa-cinto-para-criancas-com-paralisia-cerebral-poderem-andar-1

Conor McKernan, gerente de marketing para Upsee, disse que o interesse no produto já é esmagadora. O que prova que com amor e criatividade sempre teremos bons resultados, muitas vezes ideias simples mudam o mundo.

Fonte: mundoconectado.net