
As regiões mais acometidas pelo DORT em cirurgiões dentistas são: pescoço, punhos, mãos, ombro e região lombar.
O MÉTODO PILATES tem sido uma alternativa de condicionamento muscular procurado por alguns profissionais da área para a manutenção da boa postura. O Pilates consiste em exercícios de condicionamento físico executados em aparelhos ou no solo, utilizando-se de molas como assistência ou resistência para ensinar a forma mais correta “bio mecanicamente” de se utilizar o nosso corpo.
O método ajuda a corrigir a postura; melhorar a flexibilidade e força de forma global; melhorar a coordenação motora e consciência corporal. Além disso, o Pilates ativa a musculatura estabilizadora da coluna (transverso do abdômen e multífidos) de grande importância para o dentista por assumir posições estáticas por um longo período. A musculatura da cintura escapular e membros superiores também deve ser bastante trabalhada por estes profissionais.
A respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método para existir uma conexão entre mente e corpo, dissipando tensões e stress, melhorando a disposição do dia-a-dia.
Autor: Silvia Aguiar – professora de educação física
Um comentário:
Bem...eu sou até suspeita para falar....mas realmente nós dentistas sofremos muito com nossa postura.E o pilates funciona mesmo. Já faço ha algum tempo e senti a melhora, além disso a nossa professora de pilates,a Aline, é bem interessada e nos ajuda muito.
Recomendo o pilates para os dentistas e para outros profissionais da saude tb.
Juliana
Postar um comentário