sábado, 20 de dezembro de 2008

Recesso de fim de ano

Prezados clientes,

Por favor, entrem em contato por meio do telefone (11) 8451 3677 ou pelo e-mail: espacofisiopilates@yahoo.com.br.

Retornaremos no dia 5.1.2009.

Desejamos a todos Boas Festas!!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pilates para o alívio da Artrite


A artrite tem sido a maior causa de incapacidade física no Reino Unido, afetando nove milhões de pessoas de todas as idades, incluindo 12.000 crianças.

Toda pessoa com diagnóstico de artrite deveria tornar o exercício regular para ajudá-los a viver com o seu estado e melhorar a sua mobilidade, bem como reduzir a dor, colaborando para sua qualidade de vida.

É o fisioterapeuta que deve avaliar o paciente e determinar o melhor tipo de exercício que irá ajudar cada caso.Segundo a fisioterapeuta britânica Chris Norris, o Pilates é muito útil para os que sofrem de artrite. “É também uma prática controlada, a execução dos movimentos é suave o que significa que pode ser praticado por pessoas independentemente da sua idade e de seu nível anterior de fitness.”

O maior benefício da prática regular de Pilates para os que sofrem de artrite é que as pessoas conseguem adquirir maior mobilidade. “Eles trabalham dentro da sua própria zona de conforto, de forma calma, sem colocar estresse extra sobre suas articulações. Isso os ajuda a se tornarem mais móveis eflexíveis ao longo do tempo”, diz a fisioterapeuta. E ela ainda completa: “Como o Pilates é uma atividade supervisionada pelo fisioterapeuta, permite que o praticante vá avançando gradativamente, de forma tão eficiente quanto possível, apesar dos problemas de saúde subjacentes, como a artrite.”

Fonte: Pilates digest

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pilates: Quando a dor é do dentista

A odontologia tem sido considerada uma profissão “estressante”, sendo freqüentemente associada a agravos à saúde, tanto de ordem física como psíquica. Estudos sistemáticos sobre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) colocam os profissionais de odontologia entre os primeiros lugares em afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou permanente e respondendo por cerca de 30% das causas de abandono prematuro da profissão, devido, principalmente, pela postura incorreta, movimentos repetitivos e o uso do mesmo grupo muscular para manter a posição de trabalho.

As regiões mais acometidas pelo DORT em cirurgiões dentistas são: pescoço, punhos, mãos, ombro e região lombar.

O MÉTODO PILATES tem sido uma alternativa de condicionamento muscular procurado por alguns profissionais da área para a manutenção da boa postura. O Pilates consiste em exercícios de condicionamento físico executados em aparelhos ou no solo, utilizando-se de molas como assistência ou resistência para ensinar a forma mais correta “bio mecanicamente” de se utilizar o nosso corpo.

O método ajuda a corrigir a postura; melhorar a flexibilidade e força de forma global; melhorar a coordenação motora e consciência corporal. Além disso, o Pilates ativa a musculatura estabilizadora da coluna (transverso do abdômen e multífidos) de grande importância para o dentista por assumir posições estáticas por um longo período. A musculatura da cintura escapular e membros superiores também deve ser bastante trabalhada por estes profissionais.
A respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método para existir uma conexão entre mente e corpo, dissipando tensões e stress, melhorando a disposição do dia-a-dia.

Autor: Silvia Aguiar – professora de educação física