segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lombalgia, dor lombar, dor nas costas

Este tipo de problema caracteriza-se por dor na coluna ao nível da cintura que pode, também, se irradiar para as pernas e chegar até os joelhos. A coluna é composta por ossos (vértebras) , discos intervertebrais e por nervos chamados de raízes. Qualquer uma dessas estruturas, quando afetadas, causa dor. A causa pode estar relacionada à degeneraçao discal, à artrose facetária, à espondilolise e a espondilolistese. Cada uma destas patologias serão abordadas separadamente no site.


Sintomas de dor lombar
Podemos sentir uma ampla variedade de sintomas nas costas. É possível sentir dor, queimação, pontadas, dores em faixa e também um peso na região das costas que pode descer pela coxa até o joelho. Associado a esses sintomas, podemos ter ainda fraqueza nas pernas ou nos pés.
Durante o exame, a palpação da coluna lombar baixa pode ser muito dolorosa, revelando o local do problema. Não é necessário que haja um evento desencadeante para que se comece a ter dor nas costas: ficar em pé por tempo prolongado, sentado por longo período ou levantando algo pesado são alguns dos motivos. Então, subitamente, um movimento simples, como pegar algo do chão ou mesmo dobrar o corpo, pode desencadear sintomas dolorosos e intensos. A dor lombar pode ser aguda quando iniciada há pouco tempo (cerca de um mês) ou então crônica se acontece há mais de 1 mês.
Enquanto ter dor nas costas mais de uma vez é comum, ter dor crônica prolongada não


Opções de tratamento

Muitas dores lombares podem ser tratadas segura e efetivamente por métodos não-cirúrgicos. As medicações para dor e as sessões de fisioterapia são utilizadas com sucesso para controle do quadro.
Hoje em dia dispomos de um arsenal de métodos terapêuticos não-cirúrgicos para o tratamento da dor lombar crônica. São os métodos percutâneos como infiltrações, radiofreqüência e nucleoplastias. Se os métodos não cirurgicos falham, o tratamento cirúrgico deve ser instaurado. Através dos métodos minimamente invasivos, podemos utilizar o disco artificial se não houver instabilidade, realizar uma estabilização dinâmica, ou ainda uma fusão vertebral (artrodese) para correção do segmento.

Tratamento não cirúrgico
• Medicações
• Fisioterapia
• Tratamento da dor
- Bloqueio do Ganglio de L2
- Bloqueio Peridural
- Bloqueiodas Facetas
- Radiofreqüência das Facetas
- Nucleoplastia Lombar
- Ozonioterapia

Tratamento cirúrgico
• Disco artificial (Artroplastia)
• Estabilização Dinâmica (Dinesys ,Isobar)
• Espaçador interespinhoso
• Fusão vertebral minimamente invasiva(Artrodese)
- Método XLIF
- Método ALIF