sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Pilates "Corpo e mente trabalhando em conjunto"

História de Joseph Pilates

Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Düsseldorf, Alemanha. Desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo yoga, zen, técnicas Gregas e Romanas. Em 1912, decidiu ir para a Inglaterra onde se tornou boxeador. Neste período começava a 1ª Guerra Mundial. Ele e outros alemães ficaram presos por um ano.

Ainda na prisão, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra.

Após a guerra retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento na polícia da cidade de Flamberg. Em 1925, Pilates foi professor de um importante membro do governo alemão que o convidou para treinar o novo exército alemão.

Neste período ele decidiu partir para a América, onde iniciou aplicação de seu método revolucionário de condicionamento físico e mental.

Pilates 50 anos à frente de seu tempo. Sua definição para o condicionamento físico ideal é: obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias.

O método Pilates é uma educação corporal muito completa, onde se trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica.Não há suor, na há desgaste e o resultado é uma nova relação com o corpo. Este método permite trabalhos especiais com gestantes, crianças e idodos, corrigindo problemas posturais, musculares e vasculares.

Não existe contra indicação para o método, pois é direcionado as necessidades individuais do aluno.Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o atleta até o sedentário, do idoso ao adolescente, da grávida aos pacientes em fase de reabilitação, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos.

O método está baseado em 6 princípios básicos ( Concentração , Controle, Centralização do corpo, Movimento, Precisão e Respiração) e um programa de exercícios lentos e controlados. Buscando a precisão em poucas repetições.

Alguns benefícios do Método Pilates são:

Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;

Alivia o stress, diminuindo a tensão e fadiga;

Melhora o desempenho sexual;

Fortalece a musculatura abdominal e aumento do volume muscular corporal como um todo;

Melhora a postura;

Diminui % de gordura ;

Melhora o estado geral de saúde;

Mantém a mente alerta;


O objetivo é conseguir um equilibrio muscular, fortalecendo os músculos fracos e alongando os músculos encurtados. Levando assim ao controle, força e flexibilidade do corpo, respeitando os limites das articulações.É um método válido para quem nunca realizou atividades fisícas, como para os que buscam a perfeição do movimento e corpo.

Pilates é uma maneira de aproximar os exercícios dos que fogem das tradicionais academias e privilegiar os que não se preocupam apenas em condicionar o corpo, e sim em harmonizar físico e mente.

Referência: Método Peak Pilates: www.peakpilates.com

Nenhum comentário: