História de Joseph Pilates
Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Düsseldorf, Alemanha. Desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo yoga, zen, técnicas Gregas e Romanas. Em 1912, decidiu ir para a Inglaterra onde se tornou boxeador. Neste período começava a 1ª Guerra Mundial. Ele e outros alemães ficaram presos por um ano.
Ainda na prisão, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra.
Após a guerra retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento na polícia da cidade de Flamberg. Em 1925, Pilates foi professor de um importante membro do governo alemão que o convidou para treinar o novo exército alemão.
Neste período ele decidiu partir para a América, onde iniciou aplicação de seu método revolucionário de condicionamento físico e mental.
Pilates 50 anos à frente de seu tempo. Sua definição para o condicionamento físico ideal é: obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias.
O método Pilates é uma educação corporal muito completa, onde se trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica.Não há suor, na há desgaste e o resultado é uma nova relação com o corpo. Este método permite trabalhos especiais com gestantes, crianças e idodos, corrigindo problemas posturais, musculares e vasculares.
Não existe contra indicação para o método, pois é direcionado as necessidades individuais do aluno.Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o atleta até o sedentário, do idoso ao adolescente, da grávida aos pacientes em fase de reabilitação, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos.
O método está baseado em 6 princípios básicos ( Concentração , Controle, Centralização do corpo, Movimento, Precisão e Respiração) e um programa de exercícios lentos e controlados. Buscando a precisão em poucas repetições.
Alguns benefícios do Método Pilates são:
Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
Alivia o stress, diminuindo a tensão e fadiga;
Melhora o desempenho sexual;
Fortalece a musculatura abdominal e aumento do volume muscular corporal como um todo;
Melhora a postura;
Diminui % de gordura ;
Melhora o estado geral de saúde;
Mantém a mente alerta;
O objetivo é conseguir um equilibrio muscular, fortalecendo os músculos fracos e alongando os músculos encurtados. Levando assim ao controle, força e flexibilidade do corpo, respeitando os limites das articulações.É um método válido para quem nunca realizou atividades fisícas, como para os que buscam a perfeição do movimento e corpo.
Pilates é uma maneira de aproximar os exercícios dos que fogem das tradicionais academias e privilegiar os que não se preocupam apenas em condicionar o corpo, e sim em harmonizar físico e mente.
Referência: Método Peak Pilates: www.peakpilates.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário