segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Técnicas de pilates ajudam a apimentar a relação sexual

Mariane Thamsten - O Globo Online




Rio - A atividade física, além de proporcionar a boa forma pode dar uma forcinha para performace na hora "H". E o pilates é um ótimo aliado para apimentar a relação sexual. Por trabalhar especialmente os múculos da região pélvica (ou do quadril) os exercícios tendem a deixar os praticantes com mais disposição para o sexo.

Segundo a Fisioterapeuta Cristina Kinschinhevsky, do Studio Phyx, diversos fatores contribuem para isso: o desenvolvimento da capacidade respiratória, uma vez que os exercícios são realizados com uma respiração correta e suave; maior capacidade de concentração; aumento da resistência, da força e da flexibilidade corporal; e redução de dores, como as das costas, por exemplo.

A força que o pilates dará aos músculos da região abdominal e da pelve, muito usados durantes a relação sexual, ajuda na sustentação e na durabilidade do ato sexual, afirma a Fisioterapeuta.

De acordo com Cristina, algumas mulheres sofrem com o relaxamento da musculatura pélvica após a gravidez ou no período da menopausa, o que pode reduzir o prazer na hora da relação sexual.

O problema, que pode ocorrer devido às alterações hormonais e aos partos, pode ser contornado com exercícios de pilates focados no fortalecimento pélvico. O resultado é maior conforto e prazer durante o ato sexual, completa.
Além disso, com a liberação da serotonina (substância liberada ao praticar atividade física e que esta ligada ao humor e ao prazer) há uma diminuição do estresse. A especialista diz que o estresse é um dos principais baldes de àgua fria no sexo.
A serotonia desempenha um importante papel no sistema nervoso como, por exemplo, regular o sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a aitvidade motora e as funções congnitivas. A substância propicia uma sensação de bem-estar que certamente contribui para deixar a pessoa mais sensível aos estímulos sexuais - explica.

Já a Fisioterapeuta da Acquafisio, Michele Godoy, aponta o fortalecimento do períneo ( músculo responsável por controlar a urina) e dos músculos adutores ( da parte interna da coxa) como fundamentais para uma boa performace sexual.
Os movimentos de abrir e fechar a perna e o de empurrar e encaixar o quadril feitos no pilates trabalham com o períneo e os adutores, os mesmos usados nas posições sexuais. Fortalecer essa musculatura só pode ajudar para melhorar a performace na
transa - salienta Godoy.
Michele lembra ainda que, dependendo da posição, a força dos músculos abdominais tem sua importância na hora do sexo.
Há certas posições sexuais exigem sustentabilidade dos músculos abdominais e dos braços, tanto para mulheres, quanto para os homens. A força proporcionada pelos exercícios do pilates evita, inclusive, as dores no dia seguinte - completa.