terça-feira, 28 de agosto de 2007

Pilates ganha a preferência dos idosos


Natação, caminhada, aeróbica e boxe. Essa era a rotina do empresário aposentado Edson Ferreira Bastos, 65, quatro anos atrás, quando dois edemas cerebrais paralisaram o lado direito do seu corpo. Desde então, Bastos se dedica três vezes por semana à prática de pilates.
"É um milagre. Hoje eu posso fazer qualquer movimento sem muito esforço. Estou praticamente curado", diz.

A professora aposentada Anna Maria Valls de Souza, 72, também é adepta. Ela, que já fez aulas de jazz, dança e alongamento, mas cansou-se de ter de seguir o ritmo do grupo, decidiu que precisava de uma atividade que respeitasse suas limitações de movimentação e seu marcapasso. Há três anos faz pilates, três vezes por semana, e comemora os resultados: as dores nas articulações melhoraram e a flexibilidade aumentou.

Já para as empresárias Betty Notari, 56, e Constança Carvalho, 63, que nunca gostaram muito do que elas chamam de "esquema chato" das academias de ginástica nem de suar e se cansar muito, o pilates foi a alternativa ideal. "Nunca tive tanta flexibilidade", diz Carvalho. "Além de ser um excelente exercício, tem o papo", completa Notari, se referindo ao "Chá das 11", nome do grupo formado pelas duas, Anna Maria e outras três colegas para fazerem as sessões juntas.


Histórias como essas já se repetem aos montes nas academias e estúdios que ensinam pilates no país. O método, que chegou ao Brasil no início dos anos 90 e fez sucesso inicialmente no restrito universo do balé, virou febre entre celebridades e hoje tem cada vez mais adeptos entre os que não podem ou não querem aderir à malhação tradicional, seja por causa da idade, problemas e limitações físicas ou simplesmente por não gostarem de música alta, repetições infindáveis, falta de atenção individualizada e clima de academia. Benefícios Instrutores e especialistas ouvidos pelo Equilíbrio afirmam que não há contra-indicações para a prática de pilates.



O método, criado na Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), bebe na fonte da ioga, da meditação e dos exercício gregos e romanos, entre outros, e se baseia em concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
Os exercícios, feitos no solo ou em equipamentos que usam molas para oferecer assistência e resistência ao movimento, nunca são repetidos mais que dez vezes e são realizados com foco na respiração correta e na postura, onde a ênfase fica por conta da contração do abdômen e dos glúteos.

As sessões são individuais ou em grupos pequenos, para que as séries possam ser adaptadas às necessidades e limitações de cada praticante, e o instrutor possa dedicar atenção à qualidade dos movimentos -que importa mais do que a quantidade. Os resultados de todo esse cuidado são sentidos em no máximo 30 sessões, dizia o próprio Pilates.

Mais força, maior controle muscular, melhor capacidade respiratória e melhor circulação, maior flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, postura mais correta, mais consciência corporal, maiores equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga e de dores musculares e melhor saúde das articulações são alguns dos ganhos enumerados por três das pioneiras do pilates no país: Inélia Garcia, do Studio Pilates, em São Paulo; Teresa Camarão, do estúdio que leva seu nome no Rio de Janeiro; e Alice Becker, do Physio Pilates, em Salvador.

Tudo em benefício dos mais idosos ou de quem tem algum problema de saúde que causa limitações físicas. "O maior equilíbrio muscular possibilita realizar com mais conforto as tarefas do dia-a-dia. Dá mais energia", diz Garcia.

"O respeito aos limites do corpo evita lesões e desgaste físico; a respiração correta aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação; e o trabalho individualizado permite corrigir desvios posturais, trabalhando mais determinados músculos que outros.

Isso é bom para todos, desde o esportista que não quer se machucar, até quem está se recuperando de um derrame", afirma Camarão. Mesmo quem sempre resistiu à ginástica tradicional hoje já freqüenta as academias em busca da "reorganização" da musculatura do corpo. É o caso da decoradora Naicyr Salles de Lima, 60, praticante de pilates em São Paulo há dois anos. Sem a euforia dos instrutores e dos praticantes, o geriatra e colunista da Folha Wilson Jacob Filho, 51, ressalta que o pilates não deve ser caracterizado como melhor que outras atividade física.

"Tudo depende do objetivo que se busca", diz. O pilates, por exemplo, não é um bom exercício aeróbico e não ajuda a perder peso. Os estúdios costumam solicitar exames médicos ou atestados que mostrem que o o futuro aluno está apto a praticar pilates. Se houver algum problema preexistente de saúde, ele deve ser comunicado ao instrutor para que os exercícios sejam adaptados.

Fonte: Folha de São Paulo







quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Dicas de suplementos e como melhorar seu rendimento físico na prática de Pilates.

O Pilates é um sistema de exercícios que visa melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força sem a hipertrofia muscular. O método pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos. É uma atividade física direcionada às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

O pilates tem a função de combinar a respiração com os movimentos do corpo. Os exercícios desenvolvem os músculos mais profundos do abdômen e das costas, dando uma melhor postura. Os equipamentos do pilates se utilizam da resistência das molas para criar a dificuldade nos exercícios e trabalhar melhor os grupamentos musculares. Já os exercícios nos colchonetes servem para trabalhar a elasticidade e flexibilidade.

Como em qualquer atividade física é essencial ingerir os nutrientes necessários. Assim você poderá aumentar seu sistema imunológico, seus níveis de energia, sua massa muscular, sua concentração e reduzir gorduras saudavelmente.

Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes que você precisa. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação.

A lista de suplementos, a seguir, indica quais os suplementos ajudarão você a desenvolver o seu melhor desempenho no pilates:

- Suplementação Para Auxiliar na Prática de Pilates:

Ômega-3: Alguns dos principais benefícios do pilates são aumentar o poder de concentração e aumentar a resistência mental. Existem suplementos, como o Ômega-3, que ajudam ainda mais para um bom funcionamento do cérebro. Uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de Ômega-3 como as encontradas no óleo de peixe. As cadeias longas poliinsaturadas de Ômega-3 são essenciais para um bom desenvolvimento do cérebro.

As pessoas que procuram o pilates com o objetivo de ter uma sensação de bem-estar e uma maior resistência mental podem acrescentar a suplementação com Ômega-3 à dieta como uma forma de complementar as aulas e ter uma melhor ativação dessas funções.

Barras Energéticas: São ricas em carboidratos, por isso mantém um bom nível de energia durante suas aulas de pilates. Os carboidratos são a fonte ideal de energia para o corpo.

As Barras Energéticas podem ser ingeridas antes, durante ou depois das aulas. Se você sentir muita necessidade de comer e estiver na hora de fazer uma refeição pode-se ingerir as barrinhas até durante a aula. As barras são super leves e práticas, além de não pesarem no estômago. Fornecem nutrientes essenciais e são muito saborosas.

Termogênicos: Importantes no auxílio para a perda de gordura. Quando usados junto com alguma atividade física têm uma ação ainda melhor na queima de gorduras. Por isso, são ideais para serem auxiliares na redução de gordura junto com as aulas de pilates. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Se o seu objetivo com as aulas de pilates é perder gordura, os Termogênicos são ideais para ajudá-lo a conseguir melhores resultados.

Multivitamínicos: Os praticantes de quaisquer atividades físicas necessitam de mais vitaminas e minerais do que pessoas sedentárias. Se você não alimentar seus músculos com as vitaminas e minerais das quais eles necessitam, o cansaço vai vir antes da hora e você vai começar a se sentir mais fraco. É bom fazer uso de um multivitamínico para evitar esse tipo de problema. É importante que o suplemento seja rico em Vitamina C, Vitamina E, Zinco e Vitamina B. As Vitaminas C e E são poderosos antioxidantes que protegem o sistema imunológico. O Zinco é importante para a produção de hormônios de suporte para o músculo. A Vitamina B ajuda na construção de novos tecidos musculares e a prevenir perda de tecidos durante as suas aulas de pilates. O multivitamínico também ajuda no reparo de músculos danificados e cansados.

Whey Protein: É a fonte ideal de proteínas para qualquer praticante de atividade física. O Whey Protein (Proteína do Soro do Leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador dos danos dos tecidos musculares, o Whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. O Whey fornece energia aos músculos trabalhados durante os exercícios de pilates. Por ser de rápida absorção, quando usado depois das aulas, o Whey vai rapidamente para o músculo, sendo excelente para a recuperação muscular. Com ele você conseguirá um bom tônus muscular.


Benefícios do Pilates:

-Aumenta a resistência física e mental.
-Ajuda na correção da postura.
-Aumenta a flexibilidade, tonifica e fortifica os músculos.
-Alivia o estresse, as tensões e as dores crônicas.
-Melhora a coordenação motora.
-Permite uma maior mobilidade das articulações.
-Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue.
-Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas.
-Fortalece os órgãos internos.
-Aumenta a concentração.
-Dá a sensação de relaxamento.

Riscos/Cuidados do Pilates:

As aulas de pilates não apresentam riscos para a saúde. - Principais Grupamentos Musculares Utilizados no Pilates:

-Abdômen
-Lombar
-Quadris
-Glúteos
- Dicas Para um Melhor Rendimento Físico no Pilates:

Aumentando a coordenação e a força nos músculos abdominais profundos, ou seja, abdominais transversais, a lombar será protegida e estabilizada.

Para que o corpo receba a quantidade suficiente de oxigênio, para executar o exercício, é importante controlar bem a respiração.

Aprenda a controlar o corpo sozinho (a) no solo, pois exige muito mais do praticante.

Procure não focar sua atenção para a quantidade de repetições e sim na qualidade. Faça os exercícios de modo lento, de modo que você tenha tempo de organizar o tronco, tendo qualidade no exercício.

Cuidados com postura eliminam dores

A maneira de sentar, andar, permanecer em pé ou deitado determina não só a qualidade da postura, mas a qualidade de vida das pessoas. "O modo como cada indivíduo 'carrega' seu próprio corpo tem influência direta sobre a dor e pode comprometer a saúde como um todo", alerta Lafayette Lage, especialista em quadril e medicina esportiva, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta.

Segundo o médico, a má postura afeta a posição de alguns órgãos internos, diminui o fluxo sangüíneo e pode prejudicar até mesmo a visão", diz. De acordo com o ortopedista, todas as partes do corpo ficam em equilíbrio quando se tem boa postura.

"Em pé, é necessário que pescoço, ombros, coluna lombar, pélvis e quadril estejam todos alinhados. Sentado, enquanto o quadril suporta o peso do corpo, os pés devem estar totalmente apoiados no chão e a coluna deve receber todo suporte do encosto da cadeira".

Desde cedo

Lage defende que desde a infância é importante aprender a ter bons hábitos posturais. "Grande parte das dores na fase adulta poderia ser evitada se as pessoas assumissem uma boa postura desde crianças. É muito importante corrigir casos em que a criança se apóia em uma só perna quando em pé, ou mesmo quando brinca sentada no chão sobre as pernas dobradas, ou ainda quando dorme de bruços. Tem adolescente que debruça metade do corpo sobre a carteira enquanto copia lições da lousa. Eles precisam de ajuda."

Segundo o especialista, depois de anos cultivando hábitos nocivos ao deitar, sentar, parar ou andar, ossos e cartilagens sofrem um desgaste maior e localizado, sendo comum a pessoa começar a sentir dores agudas, como se fossem 'pontadas' ou 'choques elétricos' nas pernas, costas, ombros ou pescoço.

"A má postura na fase de crescimento, que vai do nascimento aos 20 anos, chega a 'torcer os ossos' levando a um encaixe assimétrico nas pontas dos ossos e sobrecarregando as cartilagens. Algumas vezes, este desencaixe é tão grave que chega a ser de difícil solução, levando a uma artrose (desgaste) precoce da articulação".

Ao dormir

"Nós passamos quase um terço da vida dormindo. Daí a importância fundamental de adquirir bons hábitos posturais ao deitar", diz Lafayette Lage. O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural.

"Dormir de bruços deve ser combatido, já que a pessoa acaba não só forçando a coluna lombar, como também acaba entortando o pescoço. Essa é a razão por que muita gente acorda mal, mais cansada e dolorida. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço".

Dica para o alivio da dor:

"Colocar um pequeno travesseiro entre as pernas ligeiramente flexionadas também é aconselhável para que o repouso seja restaurador", diz Lafayette Lage.

Sapatos

"Os pés devem receber uma atenção especial, já que contribuem para a boa postura. Usar calçados confortáveis é uma das primeiras medidas recomendadas quando o assunto é dor", ressalta.

"Saltos altos, formatos apertados, ou modelos que ponham em risco a estabilidade da pessoa podem resultar em dores nas costas, cansaço extremo nas pernas, enfim, uma série de desconfortos que chegam ao consultório dos ortopedistas diariamente".

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Pilates "Corpo e mente trabalhando em conjunto"

História de Joseph Pilates

Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Düsseldorf, Alemanha. Desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo yoga, zen, técnicas Gregas e Romanas. Em 1912, decidiu ir para a Inglaterra onde se tornou boxeador. Neste período começava a 1ª Guerra Mundial. Ele e outros alemães ficaram presos por um ano.

Ainda na prisão, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra.

Após a guerra retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento na polícia da cidade de Flamberg. Em 1925, Pilates foi professor de um importante membro do governo alemão que o convidou para treinar o novo exército alemão.

Neste período ele decidiu partir para a América, onde iniciou aplicação de seu método revolucionário de condicionamento físico e mental.

Pilates 50 anos à frente de seu tempo. Sua definição para o condicionamento físico ideal é: obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias.

O método Pilates é uma educação corporal muito completa, onde se trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica.Não há suor, na há desgaste e o resultado é uma nova relação com o corpo. Este método permite trabalhos especiais com gestantes, crianças e idodos, corrigindo problemas posturais, musculares e vasculares.

Não existe contra indicação para o método, pois é direcionado as necessidades individuais do aluno.Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o atleta até o sedentário, do idoso ao adolescente, da grávida aos pacientes em fase de reabilitação, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos.

O método está baseado em 6 princípios básicos ( Concentração , Controle, Centralização do corpo, Movimento, Precisão e Respiração) e um programa de exercícios lentos e controlados. Buscando a precisão em poucas repetições.

Alguns benefícios do Método Pilates são:

Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;

Alivia o stress, diminuindo a tensão e fadiga;

Melhora o desempenho sexual;

Fortalece a musculatura abdominal e aumento do volume muscular corporal como um todo;

Melhora a postura;

Diminui % de gordura ;

Melhora o estado geral de saúde;

Mantém a mente alerta;


O objetivo é conseguir um equilibrio muscular, fortalecendo os músculos fracos e alongando os músculos encurtados. Levando assim ao controle, força e flexibilidade do corpo, respeitando os limites das articulações.É um método válido para quem nunca realizou atividades fisícas, como para os que buscam a perfeição do movimento e corpo.

Pilates é uma maneira de aproximar os exercícios dos que fogem das tradicionais academias e privilegiar os que não se preocupam apenas em condicionar o corpo, e sim em harmonizar físico e mente.

Referência: Método Peak Pilates: www.peakpilates.com