quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pilates, o acelerador da dieta

POR VLADIMIR MALUF


Para os "anti-malhação"


A modalidade que a atriz Tania Khalill escolheu para manter a forma aumenta bastante a capacidade física e ajuda a perder peso mais rápido. Fora isso, é indicada às pessoas que nunca fizeram atividade nenhuma e, o melhor, para as que não gostam de malhar. Para completar, diminui a ansiedade e, com isso, você come menos. Quer mais? O pilates queima calorias!!!




Atualmente, muito se ouve falar em uma nova modalidade que está conquistando cada dia mais adeptos, principalmente, entre o público feminino: o pilates. Trata-se de uma atividade que contribui para a saúde do corpo e da mente, e emagrece. Os principais benefícios são percebidos na melhora sensível do condicionamento físico, na postura e na elasticidade muscular. O resultado: você descarta o excesso de peso bem depressa. Quem pode confirmar tudo isso é a atriz Tania Khalill, de 29 anos, que pratica a novidade há pouco tempo, mas já nota um progresso em sua condição física e no desempenho para fazer sua atividade favorita, a corrida.



Além de eliminar calorias, o pilates aumenta - e muito - a capacidade de executar exercícios indicados para quem quer perder peso, como caminhada, bicicleta e aeróbicos. Por isso, pode ser considerado o acelerador da dieta.



Um dos primeiros obstáculos na hora de começar a emagrecer é a dificuldade de iniciar os exercícios, devido ao longo tempo de sedentarismo. É aí que entra o pilates. Ele é recomendado a pessoas com problemas posturais, que desejam adquirir mais flexibilidade, além de diminuir o estresse", explica a professora, Fabiane Miguel, da Fórmula Academia (SP). E se minimiza a ansiedade, você passa a comer menos.


Também é indicado para aqueles que não gostam de malhar - outra característica dos gordinhos. "Isso porque é uma prática extremamente prazerosa", completa a profissional. Tania confirma que essa é uma das vantagens que notou no pilates. "Ao contrário de outras atividades, como a musculação, os exercícios não se repetem muito, em longas séries. É tudo mais dinâmico, por isso, não enjoa", diz a atriz.



Outro aspecto importante, e comum para quem está iniciando práticas aeróbicas, é que o pilates ajuda a prevenir lesões, principalmente nas costas, joelhos e tornozelos. "Ele prepara e protege o corpo; isso ajuda no emagrecimento", diz Deise Navarro que, como Fabiane, dá aula da modalidade na mesma academia paulistana.

Para quem já eliminou quilos, continuar com o pilates é uma ótima opção, pois ele ajuda a tonificar os músculos e corrigir a postura, que é significativamente prejudicada pelo período que se esteve com excesso de peso. "Fazer pilates ajuda a pessoa ter mais consciência corporal", afirma.


Deise previne que uma avaliação física deve ser realizada antes de iniciar esta ou qualquer atividade esportiva. "É bom para descobrir eventuais desvios de coluna e até problemas mais graves, como escolioses, hérnias ou osteoporose", exemplifica ela.



Teaser: Fortalece os músculos abdominais, cintura e mobilidade da coluna. Com o tempo, o aluno domina os movimentos e pode manter-se posicionado sem o aparelho.




Os segredos de Tania


Mesmo sendo novata na modalidade, Tania Khalill garante que já nota os efeitos em seu corpo, além de sua capacidade física. "Eu sinto que minha respiração e postura estão diferentes", salienta. A esposa do cantor Jairzinho confessa que não é muito fã de musculação, por isso, faz esteira pelo menos por 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Mas ela confessa que, quando acha que ganhou alguns quilinhos, apela para os exercícios com pesos e intensifica a corrida. Tania é muito ligada à boa alimentação. Não passa fome, mas não descuida. "Como de tudo! Graças a uma dieta muito bem balanceada por meu consultor nutricional, Alfredo Galebe", revela.


De acordo com a personal de Tania no pilates, a professora Ana Letícia Torres Nardi, sua aluna está se saindo muito bem. Ana afirma que para executá-lo é necessário concentração, e a atriz tem muita - talvez, devido à sua profissão. Antes de estrear na TV, a bela foi bailarina até os 21 anos, o que explica sua elegância. Porém, a postura firme que o balé exige chega a dificultar a adaptação em alguns movimentos da atividade, ao contrário do que parece. "O pilates prioriza a manutenção das curvas fisiológicas da coluna e proporciona uma distribuição correta do peso corporal", explica a personal. O pilates faz com que o praticante fique mais atento aos movimentos que podem prejudicar o corpo, durante os afazeres no dia a dia, não só durante atividades esportivas.













Ponte: O exercício enrijece pernas, glúteos e coluna










"V" invertido na cadeira combo: tonifica a musculatura da barriga e cintura.
Leg press sentado: colabora para fortalecer a musculatura das pernas e coluna.
http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/123/artigo29008-1.asp

Nenhum comentário: