terça-feira, 6 de maio de 2008

Tratamento de alterações posturais, através da técnica de pilates

Pilates é uma técnica de exercícios terapêuticos, desenvolvido por Joseph Pilates em 1923, que tem como objetivo o condicionamento físico e mental, buscando a harmonia corporal, através da reorganização neuromuscular, corrigindo desequilíbrios e fraquezas do sistema locomotor. Sua filosofia integra como princípios básicos a respiração, concentração, controle, precisão, fluidez de movimento e ativação do centro de força (complexo lombo-pelve-quadril, centro de estabilidade do corpo) . A técnica permite uma abordagem funcional ampla, sistemática e integrada, desenvolvendo forças de aceleração, desaceleração e estabilização dinâmica, na cadeia cinética de forma suave, coordenada e eficiente. O método foi criado com base no que Pilates denominou a ARTE DA CONTROLOGIA, que é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo .


É uma prática terapêutica que pode ser utilizada na reabilitação de alterações posturais. De acordo com Shouchard, 1996, a estrutura musculoesquelética é a carcaça do nosso corpo. Ela determina sua forma, influencia as funções, condiciona os movimentos e pode alterar o psiquismo. Sua deformação é dispendiosa em energia e pertuba obrigatoriamente a sensibilidade.


A postura envolve uma relação dinâmica na qual as partes do corpo, principalmente os músculos esqueléticos se adaptam em respostas a estímulos recebidos 10. Muitas alterações posturais, em especial aquelas relacionadas com a coluna vertebral, têm sua origem no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência . Durante essas fases, os indivíduos estão sujeitos a situações de riscos para a coluna, principalmente aqueles relacionados à utilização de mochilas e à postura sentada (para assistir televisão e utilizar o computador, por exemplo).


Há uma alta prevalência de alterações posturais de coluna entre crianças e adolescentes. Um estudo com escolares de 7 a 14 anos demonstrou que 84,9% das crianças apresentavam protrusão de ombros e hipercifose dorsal 14. Em um outro estudo envolvendo escolares de 6 a 17 anos de idade apresentou hipercifose em 20,9%, com predominância no sexo masculino.


O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de um caso de alterações posturais em um adolescente de 15 anos tratado pelo método de Pilates.



APRESENTAÇÃO DO CASO

Idetificação

JPM, sexo masculino, brasileiro, solteiro, 15 anos, estudante, destro.


História da Doença Atual


Paciente com queixa de dor em região posterior de joelho bilateral e dor esporádica em região dorsal ao ficar muito tempo sentado na frente do computador ou na escola. Relata que sente essa dor há aproximadamente 2 anos.


Antecedentes


Nega cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes mellitus e tabagismo. Refere que nunca fez atividade física anteriormente, com exceção das aulas de educação física na escola.


Exame do Paciente


Foi realizado uma avaliação postural no paciente JPM antes de dar início ao tratamento com a técnica de Pilates. Ele apresentava na vista anterior cabeça lateralizada para direita e rodada para esquerda; ombro enrolados e deprimidos e o direito mais baixo, espinha ilíaca antero-superior direita mais alta; rotação externa de fêmur principalmente a esquerda; pés levemente pronados. Na vista lateral, cabeça anteriorizada; hiperextensão cervical; hipercifose dorsal; hiperlordose lombar; retroversão pélvica; joelhos levemente flexos. Na vista posterior; escápulas aladas com a direita mais baixa; cintura direita mais cava; espinha ilíaca postero-superior direita mais alta. Na flexão anterior apresentou 15cm de distância ao solo.


Exames Complementares

Paciente não realizou nenhum exame completar durante o tratamento

Tratamento


O tratamento teve início em maio de 2007 até novembro de 2007. O acompanhamento foi realizado 2 vezes por semana com duração de 1h pela própria autora. A reabilitação foi realizada através de um programa que visou o ganho de flexibilidade, força muscular de uma forma global, e mobilidade de coluna. Posteriormente foi acrescentado exercícios de maior controle neuromuscular, buscando um melhor grau funcional e equilíbrio musculoesquelético.


Evolução


Após 6 meses de tratamento com a técnica de Pilates, o paciente obteve uma melhora de força e equilíbrio muscular de forma global, diminuição da anteriorização da cabeça e da hiperlordose cervical, dos ombros enrolados, da hipercifose dorsal. Na flexão anterio apresenta 7 cm de distância ao solo.


CONCLUSÃO

O paciente JPM apresentou uma evolução bastante significativa com a técnica de Pilates, obtendo melhora da dor e da postura. O Pilates é uma técnica que permite uma abordagem funcional e integrada, favorecendo uma melhor eficácia no processo de reabilitação.


Antigamente, o processo de reabilitação concentrava-se na restauração da força e resistência muscular e da flexibilidade sem levar em conta a função do mecanismo neuromuscular, resultando muitas vezes, em restauração incompleta da capacidade da articulação. A técnica do Pilates tem como principal componente a associação do trabalho concêntrico, excêntrico e controle neuromuscular, o que permite o melhor ganho de força, flexibilidade e estabilização dinâmica, favorecendo dessa forma uma grande eficácia na reorganização musculoesquelética estabelecida pelo quadro anterior do paciente.


Enfim,o Pilates é uma técnica nova, ainda pouco utilizada na área de reabilitação, mas que teve um excelente resultado no tratamento de alterações posturais em adolescentes. Outros estudos devem ser realizados para maior divulgação e aprimoramento da técnica de Pilates, tendo em vista uma melhor aplicabilidade da mesma na área de reabilitação.


Autora: Lilian Andrade

Nenhum comentário: