terça-feira, 1 de julho de 2008

Pilates: uma atividade em ascensão



Para quem tem arrepios só de pensar em ingressar em uma sala de aeróbica, ou tem pavor de contar repetições entre pesos e alteres na musculação, a alternativa mais procurada atualmente é o Pilates. No Brasil há pouco mais de uma década, o método já cativou milhares de pessoas e continua crescendo em ritmo acelerado por todo o território nacional.

A estudante Camila Fröhlich, 19 anos, de Novo Hamburgo, é uma das pessoas que trocou a academia de ginástica pelo Pilates. Há um ano na atividade, ela diz já ter obtido resultados melhores do que no tempo em que se via entre alteres e a esteira. “Foi a atividade física com a qual eu mais me identifiquei, não falto às aulas e gosto muito dos exercícios”, destaca a estudante.

Os exercícios são feitos por diversos equipamentos que auxiliam no alongamento e no relaxamento corporal, o que proporciona mais conhecimento dos limites do corpo, além de aumentar sua flexibilidade. Além disso, o Pilates melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, além de ajudar a combater o estresse e outros males de uma vida agitada.

Os movimentos da prática lembram os de um acrobata e os equipamentos têm uma aparência rudimentar – mas não tenha receio, é só a aparência.

Os exercícios são classificados como básico, intermediário e avançado e são repassados de acordo com os objetivos e as necessidades do praticante. Nos Estados Unidos, a técnica conquistou a todos e aqui no Brasil está seguindo o mesmo caminho.
Fonte: Revista Pilates online

Nenhum comentário: