terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pilates ameniza a dor causada por doenças nas articulações

Quais são os diferentes tipos de artrite?
Existem mais de 100 diferentes tipos de artrite. Os mais comuns são Osteoartrose, Artrite Reumatóide, Gota, Artrite Infecciosa, Artrite Reativa, Artrite Psoriática, Artrite Reumatóide Juvenil, Bursite e Tendinite.Não há nenhuma cura para a artrite, por isso tome cuidado com "soluções milagrosas", somente um Médico pode receitar medicamentos anti-inflamatórios, o Fisioterapeuta recomendar terapia e tratamento ou o Profissional de Educação Física prescrever exercícios. Em último caso e grave, a cirurgia pode ser sugerida e o tipo de cirurgia dependerá da sua idade e gravidade da doença.
Exercícios de baixo impacto, em piscinas aquecidas, como a hidroterapia, podem trazer um enorme alívio de dor e rigidez, e estudos também têm demonstrado que os exercícios de Pilates ajudam as pessoas com artrite, pois aumentam a lubrificação das articulações reduzindo as dores, ameniza a rigidez e aumenta a flexibilidade, força muscular e a energia, diminuindo assim o esforço nas articulações. Não ajuda na redução de peso, mas oferece um melhor senso de bem-estar e pode ser associado á outros exercícios que auxiliem na perda de peso. Para as pessoas com artrite, aprender a torná-la parte de sua vida pode ser difícil, mas é fundamental. Há uma abundância de informações, algumas específicas de artrite e outras não, portanto cuide-se e procure um profissional.
Osteoartrose
Também chamada doença degenerativa comum, este é o tipo mais comum de artrite, o que ocorre mais freqüentemente em pessoas idosas. Esta doença afeta cartilagem, o tecido que protege as almofadas e termina em um conjunto de ossos. Com osteoartrose, a cartilagem começa a se desgastar ao longo do tempo. Em casos extremos, a cartilagem pode se desgastar por completo, não deixando nada para proteger os ossos, causando o contato entre eles, desta forma os ossos podem calcificar formando uma protusão chamada de osteófitos (esporão ósseo). Osteoartrose provoca dor nas articulações e pode limitar a amplitude de movimento e quando grave pode perder todos os movimentos, causando na pessoa uma forte tendência à deficiência. Essa deficiência na maioria das vezes acontece quando a doença afeta a coluna vertebral, joelhos e quadris.
Artrite Reumatóide
Esta é uma doença auto-imune (formação de anticorpos contra seus próprios constituintes) que ataca as articulações saudáveis, tecidos e órgãos. Ocorrendo mais freqüentemente em mulheres em idade fértil (de 15 a 44 anos) e podendo causar dor, rigidez, inchaço e perda de função ou até deformar ou alterar as articulações. Artrite Reumatóide afeta principalmente as articulações das mãos e pés e tende a ser simétrico. Isto significa que a doença afeta as mesmas articulações nos dois lados do corpo (como as duas mãos ou os dois pés), ao mesmo tempo e com os mesmos sintomas. Nenhuma outra forma de artrite é simétrica. Cerca de duas a três vezes mais as mulheres como os homens têm esta doença.
Gota
A Gota é uma doença em que a pessoa tem maior que o normal os níveis de ácido úrico no sangue. O corpo absorve ácido úrico na maior parte dos alimentos que comemos que em excesso provoca depósitos de cristais de ácido úrico. O resultado é um ataque de artrite extremamente dolorosa, o mais comum é a gota, que afeta mais aos homens do que as mulheres.
Artrite Infecciosa
Esta Artrite pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral. Quando esta doença é causada por bactérias, o tratamento precoce com antibióticos pode aliviar os sintomas e curar a doença. Artrite Reativa Síndrome de Reiter ou Artrite Reativa é uma doença reumática com tendência a cronicidade. Normalmente, causada por infecção por Clamidya ou Salmonela. Os sintomas mais freqüentes são inflamação em várias articulações, principalmente a sacro-ilíaco e grandes articulações, conjuntivite e outras inflamações oftalmológicas e inflamações do sistema urinário. Conforme a severidade, é tratada com antiinflamatórios, imunossupressores (suprem as ações imunológicas). A doença normalmente persiste após o fim da infecção e atinge principalmente homens entre 20 e 40 anos.
Artrite Psoriática
Algumas pessoas que têm psoríase, um problema comum que provoca escamação da pele e erupções cutâneas, também tem artrite. Esta doença geralmente afeta as articulações nas extremidades dos dedos e pode causar alterações na unhas e ás vezes a coluna vertebral também podem ser afetada. Contraem a doença indivíduos geneticamente predispostos, a presença de um fator ambiental também pode funcionar como “gatilho” para desencadear as alterações imunológicas que darão origem à doença. Dentre os fatores ambientais, podemos citar infecção (retrovírus ou bactérias gram-positivas, como o estreptococo) e trauma articular.
Artrite Reumatóide Juvenil
O tipo mais comum de artrite em crianças, esta doença causa dor, rigidez, inchaço, perda de função e nas articulações. É uma doença crônica, auto-imune (formação de anticorpos contra seus próprios constituintes), de etiologia desconhecida, que ocorre em crianças menores de 16 anos, que se caracteriza pela presença de artrite crônica em uma ou mais articulações, com possíveis manifestações sistêmicas (pele, coração, olhos, etc).Caracterizada por alterações como inflamação, deformidades, alterações no crescimento, rigidez articular, fraqueza muscular, diminuição da atividade funcional. Não é fatal, mas caso não seja tratada precocemente pode acarretar prejuízos permanentes.
Bursite
Esta condição envolve inflamação da bursa, pequeno fluido dentro de “bolsas” que ajudam a reduzir o atrito entre os ossos e outras estruturas que se deslocam nas articulações. A inflamação pode resultar de artrite em comum a ou lesão ou infecção da bursa. Bursite produz dor e pode limitar a circulação de sangue perto articulações.
Tendinite
A tendinite é a inflamação dos tendões (duros cordões de tecido muscular que se conectam ao osso) causada por esforço repetitivo, lesões, ou uma condição reumática, a tendinite produz dor e pode restringir a circulação de perto articulações.
O que provoca o Osteoartrite?
Osteoartrite é decorrente do desgaste da cartilagem que cobre o osso. Pode ocorrer devido à tensão excessiva durante longos períodos de tempo ou devido a outras doenças comuns, lesão ou deformidade.
Osteoartrite primária é comumente associada ao envelhecimento e degeneração geral das articulações. Osteoartrite secundária é geralmente conseqüência de uma outra doença ou condição, tais como trauma, cirurgia ou anormalidade das estruturas a partir do nascimento.
Fonte: Lise Stefani CREF 2 011890-G

Nenhum comentário: