quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como melhorar o desempenho no esporte com Pilates?

Como melhorar o desempenho no seu esporte preferido? Saiba como a prática do Pilates pode ajudar no rendimento de várias modalidades


 
foto: chico audi


Sabemos que para uma boa qualidade física, precisamos tem uma base que suporte os esforços, ou seja, a camada muscular mais profunda forte e bem estruturada para evitarmos lesões e possíveis fraturas em caso de queda. Para isso que isso efetivamente aconteça, o Pilates também é muito indicado para aqueles que visam rendimento.

Muitos preparadores físicos vêm inserindo o método como parte do treinamento tanto para reabilitar, prevenir e aperfeiçoar os resultados de seus atletas.

Seguem os esportes mais procurados e como a prática do Pilates contribui no resultado:

CORRIDA: Esporte que exige bastante comprometimento e concentração. Trabalhar a respiração (um dos princípios da técnica) pode ajudar muito durante as provas para ter um controle maior da frequência cardíaca. Além disso, o Pilates prioriza o fortalecimento do centro do corpo, mais conhecido como CORE, que é constituído pelo transverso do abdome (parede abdominal profunda), multífidos (músculos da coluna), diafragma (músculo da respiração) e assoalho pélvico (camada inferior do abdome) para o desenvolvimento do treinamento, pois é de onde grande parte da força de estabilização do corpo e movimento ocorre.

FUTEBOL: Além dos benefícios acima, trabalhar o equilíbrio e a resistência muscular tornam os padrões de movimentos mais eficientes, fazendo com que a energia seja canalizada estritamente às ações recrutadas, e a resistência conseguirá ser mantida por um período mais prolongado.

CICLISMO: Pedalar adequadamente aumenta o desempenho durante a prática, além de trabalhar todas as musculaturas dos membros inferiores em equilíbrio. Fazer exercícios que mobilizem as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris para que se movam uniformemente, e melhorem o rendimento corporal durante as "pedaladas".

NATAÇÃO: Por mais que seja uma modalidade que não possui impacto, existe um grande trabalho concentrado na articulação do ombro (vencer a resistência da água), que pode ter algum tipo de lesão caso não seja preparada e forte. Fortalecer o CORE também é extremamente importante para proteção da coluna.

VÔLEI: Complementando todos os benefícios dos esportes anteriores, na prática desse esporte existem os saltos que podem ser reproduzidos nas aulas de pilates com acessórios que aumentam a instabilidade, o que pode promover em conjunto com o fortalecimento de centro, uma melhora de força dos membros inferiores.

Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/PilatesxEsportes.aspx

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Reportagem sobre Pilates no Jornal Hoje

A aula de Pilates feita em estúdios, é dividida em duas etapas. Exercícios realizados em solo com o uso de acessórios e exercícios realizados nos aparelhos do método.

A reportagem mostra como fazer alguns desses exercícios no solo.

Para assistir o vídeo clique no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/aprenda-a-fazer-exercicios-de-pilates-no-solo/1584917/

Fonte: Site Jornal Hoje