sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cardiologista alerta sobre cuidados que foliões devem ter no carnaval

Carnaval de rua no Parque da Luz, o bloco Pholia da Luz anima os foliões paulistanos e levanta cidade neste final de semana - Divulgação

Não esquecer da hidratação é o primeiro cuidado que os foliões devem ter na época do carnaval para garantir aproveitamento máximo e prevenir doenças indesejáveis que podem estragar a festa.

A cardiologista Isa Bragança, especializada em medicina do esporte, disse que nesta época de verão, as pessoas, às vezes, se esquecem de beber água, que hidrata, e ingerem muito álcool, café, mate e chá, “que desidratam”.

- Hidratação é água ou isotônico, água de coco.

Ela referiu-se ao excesso de comida em viagens, que pode ser prejudicial aos foliões. A ingestão de alimentos aos quais a pessoa não está acostumada pode acarretar problemas, somados à desidratação.

- Você pode ter uma diarreia, uma gastroenterite. Vale então ter cuidado com a alimentação. O ideal é que você coma o que está acostumado.

A médica lembrou que isso se aplica, principalmente, a alimentos feitos na rua. Em relação à água, observou que nunca se deve aceitar beber água cuja embalagem esteja aberta

- Você não sabe de onde vem aquela comida. Ela [a embalagem da água] deve ser vedada, lacrada, para evitar alguma infecção intestinal.

A cardiologista advertiu também para que as pessoas evitem gorduras e frituras, além de frutas que ficam expostas ao sol.

- Tudo que fica exposto ao sol perde os nutrientes. Além disso, você estará comendo uma caloria vazia que ainda vai fazer mal.

Sobre vestimentas, a recomendação é para evitar fantasias de tecidos ásperos e secos, com muita renda, fitas, que podem desenvolver alergia.

- Podem complicar, dar edema ou fechamento de glote e levar o folião ao pronto-socorro.

O mesmo se aplica à maquiagem em crianças e às roupas fechadas ou pretas, que não transpiram.

Outro alerta diz respeito ao perigo de lesões no carnaval. Segundo a especialista, as mulheres, em especial, devem evitar fantasias com sapatos ou sandálias de salto alto.

- Para não ter nenhuma lesão de tornozelo, de joelho, complicação ortopédica, que são muito comuns nessa época.

O calçado ideal para quem vai pular em blocos de rua é um tênis confortável ou sapato sem salto.

O uso de bebida alcoólica deve ser moderado. O ideal para os homens, segundo Isa Bragança, é tomar 30 mililitros (ml) de álcool e para as mulheres, 15 ml.

- Isso para quem está acostumado a beber. Quem não está acostumado, não deve beber nada que contenha álcool.

Ela esclareceu que essa é a dose que não é prejudicial ao organismo. Ainda sobre bebida alcoólica, a dica dada pela cardiologista é que para cada copo de álcool, o folião deve beber dois de água, “para poder diluir esse álcool”. E, se beber, não dirija, destacou.

Antes e depois da folia, os adeptos do carnaval devem consumir carboidratos, “porque têm muita energia”. Entre eles, a médica citou o macarrão sem molho branco, arroz, a batata cozida, o pão com peito de peru. Sugeriu que junto com o carboidrato, a pessoa pode comer também uma proteína, dando preferência a frango, peixe e ovo. “

- Porque é isso que dá energia, que dá pique, que faz a pessoa ficar em pé”.

Fonte: http://noticias.r7.com/carnaval-2012/noticias/cardiologista-alerta-sobre-cuidados-que-folioes-devem-ter-no-carnaval/

Nenhum comentário: