segunda-feira, 5 de março de 2012

Acupuntura melhora dor?



A Acupuntura é muito praticada e ensinada em vários países.

É uma terapia eficaz visando analgesia em muitas doenças, principalmente nas dores músculo-esqueléticas, pois diminui a freqüência da dor e sua intensidade, o que ajuda no tratamento de reabilitação.


A Medicina Tradicional Chinesa- MTC (uma das mais antigas formas de medicina oriental) é utilizada há mais de 5 mil anos e a Acupuntura é uma das terapias utilizadas. A MTC tem natureza filosófica e tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza.
A MTC procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos. Inclui entre seus princípios o estudo da relação de Yin/Yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos Meridianos do corpo humano.

O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras, o que ocasiona doenças. A Teoria dos Cinco Elementos é baseada na natureza : terra, água, metal, madeira e fogo. A energia é chamada de Chi e circula no nosso organismo através de meridianos, como o sangue percorre nas artérias e veias.

A Acupuntura é realizada através da aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Nestes pontos a energia ou Chi está estagnada devido ao problema que o paciente apresenta, com a estimulação destes pontos o Chi volta a circular pelos meridianos.

Atribui-se o nome “Acupuntura” a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses “Zhen” e “Jiu”, juntando as palavras latinas “Acum” (agulha) e “Punctum” (picada ou punção).

Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão, método do Shiatsu e pode ser feito por terapeutas), o laser, o stiper (do inglês Stimulation and Permanency – Estimulação Permanente, com aparelho de eletroacupuntura),ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa (“longo tempo de aplicação do fogo”) ou um bastão de artemísia em brasa(aproximado da pele).


É importante alertar que a Acupuntura não é uma terapia que objetiva curar qualquer dor. Ela auxilia no tratamento de reabilitação da dor, pois a analgesia que proporciona, diminui as doses e duração da medicação. Além disso, promove relaxamento muscular facilitando a reabilitação muscular e melhora o sono e humor do paciente.

Existem algumas contra indicações da Acupuntura, são elas:

• embriaguez,

•intoxicação de qualquer espécie, inclusive por medicamentos.

• Após esforços físico muito grande.

• Em jejum.

• Pacientes que usam anticoagulantes ou tem problemas de coagulação- risco relativo.

• Hemorragias.

• Gripes ou infecções

• Nos primeiros dias da menstruação ou logo após o coito.

• Gravidez.

• É contra-indicado o uso de agulhas em crianças de menos de seis anos idade.

• Hepatite C e B.

Fonte: adoratual.wordpress.com


Nenhum comentário: