segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O que o Pilates faz com o meu corpo?

Essa é uma das questões mais comuns que encontramos entre as pessoas que começam (ou querem começar) a fazer Pilates. Apesar dos benefícios serem muitos, e alguns deles não serem tão fáceis de serem mensurados, resolvi separar alguns dos benefícios mais comuns da pratica do pilates.
Quando Joseph Pilates criou o método ele muito provavelmente não falava nada a respeito de “barriga chapada” ou sobre emagrecimento, mas sim sobre saúde, vitalidade e melhora postural.
 
  • Melhora o bem estar: Uma das primeiras coisas que aprendemos ao praticar o Pilates é a respiração, já que a respiração é parte fundamental da realização de todos os exercícios do Pilates. Ao aprender respirar corretamente você irá melhora o sistema circulatório, o que oxigenará melhor os tecidos e trará bem estar às células do organismo. Isso resulta em uma maior capacidade de relaxamento, melhora do estresse e melhor controle da pressão arterial.
  • Melhora a postura: Muitos exercícios do Pilates, visam o desenvolvimento saudável da sua coluna. Existem inúmeros exercícios que trabalham a mobilidade da coluna e fortalecimento dos músculos posturais. Isso com o tempo resulta em um melhro alinhamento vertebral o que, em outras palavras, significa melhor postura. Com melhor postura temos menos dores na coluna.
  • Equilibra a musculatura: Eu originalmente sou triatleta, e comecei a fazer Pilates (em especial o Mat Pilates) como uma tentativa de corrigir o meu desequilíbrio muscular e diminuir a minha incidência de lesões no esporte. Encontrei, especialmente nas aulas de Mat Pilates de minha professora (e também namorada) Francini Zanovelo, exercícios naturais e desafiadores que desenvolveram meus músculos apenas usando o peso do meu corpo, já que para o meu nível de desenvolvimento, ainda não usamos acessórios para aumentar a resistência do exercício apenas acessórios para melhorar minha execução de alguns exercícios. O Pilates desenvolve os músculos de uma maneira mais funcional, trabalhando muitas vezes vários músculos de maneira coordenada. Na minha opinião isso gera um corpo mais forte e melhor execução de movimento no meu esporte.
  • Melhora o Alongamento: A prática de Pilates melhora a flexibilidade dos praticantes o que diminui dores e tensões desnecessárias. Deixando o corpo mais ágil e funcional. Para alguns isso significa melhores movimentos para outros pode ser apenas recuperar a habilidade de calçar sapatos e enxugar as costas.
  • Barriga Chapada: Muita gente se mata de fazer exercícios abdominais na academia e não consegue os resultados que deseja. Uma barriga chapada é uma das consequências do treinamento de Pilates. Em quase todos os exercícios do Pilates utilizamos contração dos músculos abdominais (especialmente os músculos oblíquos e transversos abdominais), de maneira a manter uma postura correta. Isso no contexto do treinamento, permite que os músculos se desenvolvam naturalmente e resultem numa barriga mais chapada e harmoniosa.
  • Pilates Acalma e Energisa: Treinar Pilates ajuda a acalmar e aliviar o estresse, pois para realizar corretamente os exercícios é preciso se desconectar dos pensamentos e concentrar-se apenas no movimento e na respiração. Isso ao final da aula faz com que eu me sinta mais calmo e disposto.

  • Fonte: http://matpilates.com.br/artigos/

    Nenhum comentário: