segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A importância de beber água para o nosso organismo

Conheça a importância de beber água para o nosso organismo


 
É inegável a importância da água não só para a nossa saúde, mas também para o planeta, pois a água é símbolo de vida, sendo assim fundamental.
A água tem extrema importância para o nosso organismo, pois é ela quem transporta ao organismo todos os nutrientes provenientes dos processos metabólicos, além de substâncias, enzimas, células sanguínea, entre outros.
O consumo de água também facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados através da urina.
Outro grande benefício que o consumo de água traz para a nossa saúde é seu efeito lubrificante nas articulações, evitando a desidratação nas cartilagens, que resultam em movimentos abrasivos nos ossos. A água também é importantíssima para o controle da temperatura em nosso organismo, além de ser essencial em todos os processos fisiológicos, da digestão, absorção e excreção.
Como sabemos o nosso organismo é composto por água, por isso para uma hidratação adequada é necessário a ingestão de oito copos de água por dia, cerca de dois litros, já a quantidade de água em nosso corpo varia de acordo com a idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo, porém é fundamental a ingestão diariamente não só para garantir o bom funcionamento do nosso organismo como também para repor a quantidade de água que perdemos ao longo do dia através do suor, lágrimas, urina.
Para todos que buscam perder peso, saiba que o consumo de água pode se tornar um verdadeiro aliado nesse processo, pois nosso metabolismo produz em nosso organismo cerca de 550g de água repleta de resíduos, para que essa “água suja” que se encontra em nosso organismo possa ser eliminada é preciso que haja a ingestão de água limpa em nosso organismo, garantindo assim um equilíbrio hídrico. Essa água produzida através da gordura se não for eliminada ocasiona um inchaço e a concentração de sódio em nosso organismo e o corpo para compensar esse aumento de sódio retém líquidos. Portanto se quer perder peso e evitar a retenção de líquidos, beba água diariamente!
Muitas dores de cabeça poderiam ser evitadas se houvesse um maior consumo de água por parte das pessoas, pois nosso cérebro é constituído por 85% de água, sendo assim quando não há água suficiente para o seu bom funcionamento, este recorre ao intestino para repor a quantidade que falta, gerando com isso dor de cabeça e o intestino preso.
Ingerindo a quantidade recomendada de água diariamente, todos os órgãos do nosso corpo trabalham melhor, pulmões, rins, coração, circulação sanguínea e principalmente o intestino, por todos esses benefícios beba bastante água, pois a água em nosso organismo além de proporcionar mais saúde e melhor qualidade de vida ainda é responsável pelo nosso bem estar.

Nenhum comentário: