quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pilates aumenta flexibilidade, resistência e força muscular



Durante muito tempo, o conceito de fitness esteve atrelado simplesmente à forma física. Corpos bem torneados eram o principal objetivo dos adeptos de exercícios físicos.

Outros ares passaram a soprar na direção dessas pessoas e a preocupação, sobretudo, com a qualidade de vida ganhou força nas novas tendências de como trabalhar o corpo.

Desenvolvido há mais de 50 anos por um alemão chamado Joseph H. Pilates, o método de condicionamento físico e mental que leva o seu nome já alcançou o respeito de mais de 12 países para a orientação de como fazer o indivíduo obter qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos.

O método Pilates combina exercícios no chão e movimentos com aparelhos especiais. Os principais benefícios são a melhoria da flexibilidade, da resistência e da força muscular.

A ênfase do Pilates está no desenvolvimento do "centro de força" - região lombar, quadril e abdomen, e tem como característica a utilização de um grande número de exercícios com poucas repetições, realizados com total concentração, precisão de movimentos e fluidez.

Ana Moser, 31, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei pratica o pilates há um ano e meio.

Antes disso, como tratamento auxiliar para as contusões que sofria enquanto jogava, usava o RPG, Reeducação da Postura Global. A RPG é um método revolucionário para a correção de doenças do sistema músculo-esquelético.

Depois que começou a praticar o pilates, a altura do seu salto melhorou bastante; o equilíbrio do corpo e o controle da bola também foram beneficiados.

Permitindo lidar melhor com suas limitações físicas, o Pilates acabou promovendo em Ana uma vida com mais prazer, liberdade e harmonia. Um exemplo disso é sua nova motivação, a prática do surfe.

Outros benefícios do método refletem-se na melhora da postura corporal e também no aspecto psicológico, já que as pessoas obtêm mais segurança e auto-estima para lidar com as tensões do dia-a-dia.

Quem pode praticar o Pilates?
Atletas e praticantes de qualquer atividade física;
Sedentários e portadores de alguma limitação física;
Pessoas com estresse, dores nas costas ou com excesso de peso;
Idosos e adolescentes.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000731_pilates.shtml

Nenhum comentário: